EDIT MOD: CV 3, agora FCT

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18173
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2272 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1531 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 03, 2018 12:58 am

Lord Nauta escreveu: Sáb Jun 30, 2018 2:21 am Para aqueles que gostariam de melhor entender o significado do projeto das CV's classe Tamandaré para a MB recomendo a leitura deste artigo:

http://tecnodefesa.com.br/corveta-class ... aulo-maia/
Nauta,

Não estão previstos nos requisitos decoys antitorpédicos, estão?




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1532 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jul 03, 2018 3:01 am

knigh7 escreveu: Ter Jul 03, 2018 12:58 am
Lord Nauta escreveu: Sáb Jun 30, 2018 2:21 am Para aqueles que gostariam de melhor entender o significado do projeto das CV's classe Tamandaré para a MB recomendo a leitura deste artigo:

http://tecnodefesa.com.br/corveta-class ... aulo-maia/
Nauta,

Não estão previstos nos requisitos decoys antitorpédicos, estão?

No REM da classe existe a previsão de sistema despistador de torpedos. Existe a possibilidade de adaptação do sistema IPqM SLDM para esta função.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1533 Mensagem por vplemes » Ter Jul 03, 2018 9:17 am

Lord Nauta escreveu: Sáb Jun 30, 2018 2:21 am Para aqueles que gostariam de melhor entender o significado do projeto das CV's classe Tamandaré para a MB recomendo a leitura deste artigo:

http://tecnodefesa.com.br/corveta-class ... aulo-maia/
Pode ser apenas a impressão de um leigo, mas a impressão que ficou em mim após ler este artigo, foi que o argumento de que o projeto da Tamandaré seria de baixo risco por ser apenas uma evolução da Barroso é um engano colossal. Após tantas mudanças, tanto internas quanto externas, me parece que a única coisa em comum entre os dois projetos é serem classificados como corvetas.




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1534 Mensagem por vplemes » Ter Jul 03, 2018 9:32 am

Lord Nauta escreveu: Ter Jul 03, 2018 3:01 am
knigh7 escreveu: Ter Jul 03, 2018 12:58 am

Nauta,

Não estão previstos nos requisitos decoys antitorpédicos, estão?

No REM da classe existe a previsão de sistema despistador de torpedos. Existe a possibilidade de adaptação do sistema IPqM SLDM para esta função.

Sds

Lord Nauta
Por algum motivo, aqui em terra Brasilis, tudo que se inicia com o rótulo de "adaptação" acaba virando "gambiarra". :roll:




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1535 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jul 03, 2018 3:43 pm

vplemes escreveu: Ter Jul 03, 2018 9:32 am
Lord Nauta escreveu: Ter Jul 03, 2018 3:01 am


No REM da classe existe a previsão de sistema despistador de torpedos. Existe a possibilidade de adaptação do sistema IPqM SLDM para esta função.

Sds

Lord Nauta
Por algum motivo, aqui em terra Brasilis, tudo que se inicia com o rótulo de "adaptação" acaba virando "gambiarra". :roll:

O sistema SLDM tem provisão para lançar foguetes despistadores de armas submarinas. E o que posso mencionar no momento.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1536 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jul 03, 2018 3:43 pm

vplemes escreveu: Ter Jul 03, 2018 9:32 am
Lord Nauta escreveu: Ter Jul 03, 2018 3:01 am


No REM da classe existe a previsão de sistema despistador de torpedos. Existe a possibilidade de adaptação do sistema IPqM SLDM para esta função.

Sds

Lord Nauta
Por algum motivo, aqui em terra Brasilis, tudo que se inicia com o rótulo de "adaptação" acaba virando "gambiarra". :roll:

O sistema SLDM tem provisão para lançar foguetes despistadores de armas submarinas. E o que posso mencionar no momento.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18173
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2272 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1537 Mensagem por knigh7 » Qua Jul 04, 2018 12:32 am

SIGMA 10514: A Proposta do Consórcio Damen SAAB para o programa de corvetas da Marinha do Brasil

http://www.defesaaereanaval.com.br/sigm ... do-brasil/




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6181
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1538 Mensagem por Matheus » Qua Jul 04, 2018 10:13 am

Bacana essa SAAB.




Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1539 Mensagem por jambockrs » Sex Jul 06, 2018 9:46 am

Meus prezados
Turquia apresenta proposta, correspondente à classe "ADA" aperfeiçoada, para o programa "Tamandaré"
https://www.naval.com.br/blog/2018/06/2 ... -ada-a-mb/




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
Fab-Wan
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 156
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 11:17 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1540 Mensagem por Fab-Wan » Sex Jul 06, 2018 10:27 am

FCarvalho escreveu: Sáb Jun 30, 2018 9:16 am É como eu tenho dito, um passo de cada vez.
A CCT não é apenas um programa de substituição, mas o novo "FX" da marinha.
Se der certo, será apenas o primeiro passo da retomada de um longo caminho pela frente.

Abs
Perdão, pela intromissão, mas se nossas escoltas na década de 20 e parte 30 serão as CCT apenas, eu acho elas poderia ser melhor armadas, 8 ManSup ao invés de 4, quem sabe 16 células VLS, senão agora, ter pelo menos capacidade de expansão, o que facilitaria num navio maior como o da Bae com 120mt e 3500~4000t.




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1541 Mensagem por pmicchi » Sex Jul 06, 2018 10:50 am

Fab-Wan escreveu: Sex Jul 06, 2018 10:27 am
FCarvalho escreveu: Sáb Jun 30, 2018 9:16 am É como eu tenho dito, um passo de cada vez.
A CCT não é apenas um programa de substituição, mas o novo "FX" da marinha.
Se der certo, será apenas o primeiro passo da retomada de um longo caminho pela frente.

Abs
Perdão, pela intromissão, mas se nossas escoltas na década de 20 e parte 30 serão as CCT apenas, eu acho elas poderia ser melhor armadas, 8 ManSup ao invés de 4, quem sabe 16 células VLS, senão agora, ter pelo menos capacidade de expansão, o que facilitaria num navio maior como o da Bae com 120mt e 3500~4000t.
Fab-Wan,

com o advento do A-140 Atlantico, as principais armas da esquadra passam a ser o helicopteros médios que temos. Tanto os UH-15A em missoes antinavio com Exocets como os SH-16 em missoes ASW. Essas CCTs vão atuar apenas como escoltas com enfase na funçao ASW. Mais MANSUPs talvez não faça muito sentido pois elas nao vão operar de maneria independente.

Quanto a capacidade AA dessas escoltas, depende muito do cenário em que vão ser usadas. O enfrentamento de qualquer força inimiga com meios aéreos antinavio (como NAes ou avioes baseados em terra) não é realista, o que reduz muito a necessidade de enfrentarmos ataques de saturação de MANs. Porém algum sistema AA moderno é necessario ao menos como autodefesa.

Pessoalmente, sou favorável a um pequeno investimento no A-140 para dotá-lo de algum sistema AA com alcance na faixa de 20-30 km para torná-lo capaz de se defender contra ataques isolados de MANs e proteger outros navios anfibios e auxiliares da FT - otimizando o uso do radar 3D do navio. Numa situação assim, as escoltas poderiam atuar dispersar otimizando os sensores ASW e AA, sem necessidade de estarem armadas com misseis AA de longo alcance.




Tutankhamon
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 185
Registrado em: Sex Mai 11, 2018 4:46 pm
Agradeceram: 69 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1542 Mensagem por Tutankhamon » Sex Jul 06, 2018 1:05 pm

Concordo com a avaliação do uso das escoltas, gostaria de saber e o RIM-116 está vetado para nossa marinha.
Vejo como o melhor sistema para defesa anti-míssil, ao menos para o Atlântico.




Tutankhamon
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 185
Registrado em: Sex Mai 11, 2018 4:46 pm
Agradeceram: 69 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1543 Mensagem por Tutankhamon » Dom Jul 08, 2018 9:55 am

Olá

Li uma reportagem sobre o comandante da Marinha, seu legado e aquisições de oportunidade, mas um aspecto me chamou a atenção.
Que o programa das corvetas teve a desistência de estaleiros importantes como Navantia e que os custos por unidade deverão ser bem superiores ao pretendido, fazendo o programa ir de 1,6 Bilhões para algo como 1,8 ou mesmo passar de R$ 2 Bilhões ( questões financeiras criticas à vista? )




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1544 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 08, 2018 12:20 pm

Tutankhamon escreveu: Sex Jul 06, 2018 1:05 pm Concordo com a avaliação do uso das escoltas, gostaria de saber e o RIM-116 está vetado para nossa marinha.
Vejo como o melhor sistema para defesa anti-míssil, ao menos para o Atlântico.
Que eu saiba não está. Mas não conheço nenhum requerimento da MB para este sistema.
Creio que sendo solicitado nada impede a sua aquisição para o Atlantico.
Em todo caso, acho que até 2020, quando o navio estiver totalmente operacional na MB, e descartado o Albatroz das Niterói retiradas e os Trinity, saberemos se sim ou não.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1545 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 08, 2018 12:26 pm

Tutankhamon escreveu: Dom Jul 08, 2018 9:55 am Olá
Li uma reportagem sobre o comandante da Marinha, seu legado e aquisições de oportunidade, mas um aspecto me chamou a atenção.
Que o programa das corvetas teve a desistência de estaleiros importantes como Navantia e que os custos por unidade deverão ser bem superiores ao pretendido, fazendo o programa ir de 1,6 Bilhões para algo como 1,8 ou mesmo passar de R$ 2 Bilhões ( questões financeiras criticas à vista? )
Quem vai definir o custo final de cada CCT são as duas ofertantes que as colocaram como parte da sua proposta de venda, no caso italianos e um estaleiro indiano.
Qualquer fala ou comentário a despeito disso nesse momento é mera especulação sem fundamento concreto.
Acreditas mesmo que a Fincantieri se daria o trabalho de oferecer o projeto nacional com um valor muito maior do que os concorrentes, tendo ainda por cima navios de desenho próprio superiores a CCT e que poderiam ser oferecidos bem mais em conta que aquela?
Duvido que eles, ou os indianos sejam tão parvos a esse ponto.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder