F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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soultrain
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#1531 Mensagem por soultrain » Sáb Dez 01, 2007 6:52 pm

8-]

O SH tem limitações :shock: ? Claro que há aspectos muito bons do Super Hornet, por isso é que se chama F/A-18E/F, é um multirole especializado na parte A. Nenhum caça multirole moderno tem o A excepto o SH e nessa função deve ser dos melhores, tal como o F-16I, que devia ser designado F/A-16I, pela predominância do A. Se puser um AESA no AMX e um par de AIM-120 este não passa a ser um caça de superioridade aerea, até pode ser usado para tal, mas não vai ser bom nessa função, apenas remediado.

O SH chegar a M 1,2 armado é piada? Caso não saiba o SH tem um arrasto brutal graças a tudo o que foi dito e a mais dois pormenores, A velocidade mínima exigida pela USNavy ao aterrar no PA (que levou ao desenho desta asa) e aos dois pilones exteriores, que tiveram que ser inclinados. Para uma aeronave de ataque tudo bem, mas para altas velocidades é capaz de ser um bocado mau.

O F/A-18E/F tem as seguintes limitações para a FAB:

Desempenho-Velocidade, teto operacional, alconce, manobrabilidade a alta velocidade etc.

Só dois operadores o usam, a USNavy e até ver a Royal Autralian Air Force.

Custos de Manutenção.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
orestespf
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#1532 Mensagem por orestespf » Sáb Dez 01, 2007 7:45 pm

soultrain escreveu:8-]

O SH tem limitações :shock: ? Claro que há aspectos muito bons do Super Hornet, por isso é que se chama F/A-18E/F, é um multirole especializado na parte A. Nenhum caça multirole moderno tem o A excepto o SH e nessa função deve ser dos melhores, tal como o F-16I, que devia ser designado F/A-16I, pela predominância do A. Se puser um AESA no AMX e um par de AIM-120 este não passa a ser um caça de superioridade aerea, até pode ser usado para tal, mas não vai ser bom nessa função, apenas remediado.

O SH chegar a M 1,2 armado é piada? Caso não saiba o SH tem um arrasto brutal graças a tudo o que foi dito e a mais dois pormenores, A velocidade mínima exigida pela USNavy ao aterrar no PA (que levou ao desenho desta asa) e aos dois pilones exteriores, que tiveram que ser inclinados. Para uma aeronave de ataque tudo bem, mas para altas velocidades é capaz de ser um bocado mau.

O F/A-18E/F tem as seguintes limitações para a FAB:

Desempenho-Velocidade, teto operacional, alconce, manobrabilidade a alta velocidade etc.

Só dois operadores o usam, a USNavy e até ver a Royal Autralian Air Force.

Custos de Manutenção.

[[]]'s


Sem entrar no mérito do F/A-18 ser ou não um bom caça, apenas digo uma coisa: os argumentos do Soultrain são muitos bons e coerentes.


Sds,

Orestes




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Penguin
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#1533 Mensagem por Penguin » Sáb Dez 01, 2007 8:37 pm

PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:Os números abaixo são fruto de pesquisa em alguns sites e informes da Dassault, nem todos são comprovados, alguns são obtidos por meio de estimativas e extrapolações matemáticas.

De um modo geral o Rafale deve ter um RCS de no máximo 0,25 M², tem 30% melhor relação peso potência que os M-2000C com turbinas M-53-P2.


DIMENSIONS EXTERNAL:

Wing span, incl wingtip missiles: 10.90 m (35 ft 91/4 in)

Wing aspect ratio: 2.6

Length overall: 15.30 m (50 ft 21/2 in)

Height overall (Rafale D): 5.34 m (17 ft 61/4 in)



AREAS:

Wings, gross: 46.00 m2 (495.1 sq ft)



WEIGHTS AND LOADINGS (M88-2):


Basic weight empty, equipped:

Rafale C,D: 9,060 kg (19,973 lb)

Rafale M: 9,670 kg (21,319 lb)

Max TO,Full charge: 27000 kg (59400lb)

External weapons load: normal: 6,000 kg (13,228 lb)

max: 9,500 kg (20,943 lb)



PERFORMANCE:

Max level speed: at altitude: > Mach 2

Climbing Rate:>330m/s (60000fts/mns)

Instant Turn Rate: >35°/s

at low level: 750 kts (1,390 km/h; 864 mph)

Approach speed: 115 kts (213 km/h; 132 mph)

T-O distance: air defence: 400 m (1,312 ft)

radius de attack: (1,852 km; 1,151 miles)

radius máximo: (2,756 km; 1,712 miles)

g limits: +9.4/-3.6

Maximum rating in production aircraft. Internal tanks for more than 5,325 litres (1,406 US gallons; 1,171 Imp gallons) of fuel.

Maximum external fuel 6,600 litres (1,742 US gallons; 1,452 Imp gallons). Pressure refuelling in 7 minutes, or 4 minutes for internal tanks only. Fixed (detachable) in-flight refuelling probe on all versions.


Total de combustível que pode ser levado, sem contar os CFT´s, 11.925 litros!

Não vou discutir sistemas, se o que falam do SPECTRA for verdade coitado do Super Lento. :twisted: :twisted:

Detalhe a taxa máxima de subida do Rafale C(modelos terrestre) é de 350 m/s.

Ao contrário do Super Bug, o Rafale tem duas versões uma terrestre e outra naval, a versão terrestre pesa menos 600 quilos, com todas as vantagens associadas.

Porém, não sei o que adianta termos o Rafale com 2700 kms de alcance e o F-18E com 2.500 kms, não vão conseguir combater, o Super Lento então vai ficar a menos de 800 km/h. :lol: :lol:

O Rafale é Super Cruise com a seguinte configuração, 04 Micas e um tanque central de 1.250 litros.

[ ]´s


Se o Rafale levar todo esse combustivel ele vai ficar menos manobravel e mais lento que o Super Bug :lol: :lol: :lol:

O normal é:

Rafale --> combustivel interno = 4.700 kg
F/A-18E --> combustivel interno = 6.530 kg

Se for contar com combustivel externo o SH leva + 7.430 kg, ou seja, 13.960.

Ah, outra coisa, o F/A-18E também tem uma versão terrestre e outra naval. E curiosamente a diferença é de 600 mas não kg e sim libras e a diferença a que me refiro não é do peso vazio e sim do peso máximo.

hehehe, o SH terrestre pode operar com 30.200 kg. E o naval opera no máximo com 29.900 kg. :wink:

PS: esses dados de combustivel estão errados. O combustivel interno não é 5.325, e sim 4.700 kg. :wink:


Luis,

Acho que você anda fazendo uma salada danada, postei o total de combustível interno e externo pelo padrão de LITRAGEM, e não por quilos, um litro de querosene não pesa um quilo daí a diferença, como não gosto de medir líquidos por peso, acho que o padrão de litragem é melhor, mas a razão entre os dois é que cada litro de querosene pesa umas 800 gramas.

Além disso, o Rafale pode levar até 9.500 Kgs de cargas, algo que o SH não consegue. Mesmo sendo muito maior, pesando mais e mais potente. Ou seja, o Rafale bate, no envolope de vôo, o SH em todos os parâmetros! Alguns por ampla margem, quando deveria ser ao contrário, já que a aeronave maior é o SH.

O Rafale pesa 9 toneladas vazio e o SH 13 toneladas, e um pode decolar com até 27 toneladas e o outro com 30 toneladas. Quem está fazendo vantagem é o primeiro, pode levar uma carga paga igual ou maior, sendo um avião menor, isto quer dizer uma estrutura mais moderna e leve.

Além disso, o Rafale tem 14 pontos de carga de armas, sendo 05 molhados(tanques) e ainda pode usar CFT´s, o SH tem 11 pontos duros e não pode usar CFT, o alcance do SH com cargas externas é mediocre, bem longe das 1.000 milhas náuticas do Rafale. O SH não chega a 500 mn, em configuração de ataque!

Um dos fatores que explica tal diferença é a superfície alar, 02 aparelhos tem quase a mesma, só que um pesa menos 04 toneladas vazio. O outro é a aerodinâmica. :wink:


[ ]´s


Vamos por partes (Fontes dos dados Dasault e US Navy):

Combustivel:

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,500 kg (16,500 lb)
TOTAL: 12,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,430 kg (16,380 lb)
TOTAL: 14,210 kg

Fatos:
- O SH carrega mais combustível (interno + externo) que o Rafale (16,5% a mais)
- O SH carrega mais combustível interno que o Rafale (44% a mais)
- Ambos carregam praticamente a mesma coisa externamente (70 kg a mais para o Rafale)


Cargas

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo: 9,500 kg (20,950 lb)
TOTAL: 14,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo: 8,493 kg (18,727 lb)
TOTAL: 15,273 kg

Fatos:
- O Rafale carrega 11% mais cargas externas que o SH
- O SH carrega 7,5% a mais de cargas totais (interna + externa) que o Rafale

O Rafale prioriza cargas externas e o SH, devido a seu maior espaço interno, carrega mais internamente e no total. Qual é a melhor solução?

O alegado raio do Rafale de 1.850km (1.000NM) é em que perfil e com que composição de cargas externas? Tenho lido que isso é alcançado com 5 tanques externos.

Como é feito o comparativo com o SH? Que cargas estão sendo consideradas? Qual o tempo de pós-combustão considerado? Sem estas informações esclarecidas, os comparativos não são honestos.

Dados da US Navy:
Tanques externos+2AGM-84 Harpoon+2 AIM-120C-7+2AIM-9X
Raios de ação:
805NM=1.490km
1.135NM=2.102km
OBS.: Não são fornecidas explicações sobre os 2 raios, mas suponho que podem ser função de distintos perfis (hi-hi-hi ou hi-lo-hi) ou da quantidade de tanques externos (3 ou 5 tanques).

Se considerados as informções dos fabricantes o raio de ação máximo do Rafale é de alegados +1.000NM e o do SH de 1.135NM. Onde está a vantagem do Rafale?

Quanto a alegação de que o Rafale bate o SH em todos os parametros de vôo....menos. Com as informações públicas diponíveis não dá. O que é divulgado ao público é apenas uma fração dos parâmetros do desempenho de um caça. A maioria é classificada.

OBS.: No site da Dassault diz que o peso máximo do Rafale é de 24.500kg (suponho que para operações em terra). O SH opera com o peso máximo de 29.932kg (em Porta-aviões).

Um dos fatores que explica tal diferença é a superfície alar, 02 aparelhos tem quase a mesma, só que um pesa menos 04 toneladas vazio. O outro é a aerodinâmica. :wink:

A seara da aerodinâmica é bastante complexa. As coisas não são simples. Há muitos compromissos em cada escolha nesta área. Comparar as superficies alares não é suficiente. Pode até ser se os designs aerodinâmicos são semelhantes. No caso do SH, seus LEX representam 10% da superficie alar, contudo geram uma sustentação de 50% extras em velocidades subsônicas.

[]´s

Jacques




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Bourne
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#1534 Mensagem por Bourne » Sáb Dez 01, 2007 8:58 pm

jacquessantiago escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:Os números abaixo são fruto de pesquisa em alguns sites e informes da Dassault, nem todos são comprovados, alguns são obtidos por meio de estimativas e extrapolações matemáticas.

De um modo geral o Rafale deve ter um RCS de no máximo 0,25 M², tem 30% melhor relação peso potência que os M-2000C com turbinas M-53-P2.


DIMENSIONS EXTERNAL:

Wing span, incl wingtip missiles: 10.90 m (35 ft 91/4 in)

Wing aspect ratio: 2.6

Length overall: 15.30 m (50 ft 21/2 in)

Height overall (Rafale D): 5.34 m (17 ft 61/4 in)



AREAS:

Wings, gross: 46.00 m2 (495.1 sq ft)



WEIGHTS AND LOADINGS (M88-2):


Basic weight empty, equipped:

Rafale C,D: 9,060 kg (19,973 lb)

Rafale M: 9,670 kg (21,319 lb)

Max TO,Full charge: 27000 kg (59400lb)

External weapons load: normal: 6,000 kg (13,228 lb)

max: 9,500 kg (20,943 lb)



PERFORMANCE:

Max level speed: at altitude: > Mach 2

Climbing Rate:>330m/s (60000fts/mns)

Instant Turn Rate: >35°/s

at low level: 750 kts (1,390 km/h; 864 mph)

Approach speed: 115 kts (213 km/h; 132 mph)

T-O distance: air defence: 400 m (1,312 ft)

radius de attack: (1,852 km; 1,151 miles)

radius máximo: (2,756 km; 1,712 miles)

g limits: +9.4/-3.6

Maximum rating in production aircraft. Internal tanks for more than 5,325 litres (1,406 US gallons; 1,171 Imp gallons) of fuel.

Maximum external fuel 6,600 litres (1,742 US gallons; 1,452 Imp gallons). Pressure refuelling in 7 minutes, or 4 minutes for internal tanks only. Fixed (detachable) in-flight refuelling probe on all versions.


Total de combustível que pode ser levado, sem contar os CFT´s, 11.925 litros!

Não vou discutir sistemas, se o que falam do SPECTRA for verdade coitado do Super Lento. :twisted: :twisted:

Detalhe a taxa máxima de subida do Rafale C(modelos terrestre) é de 350 m/s.

Ao contrário do Super Bug, o Rafale tem duas versões uma terrestre e outra naval, a versão terrestre pesa menos 600 quilos, com todas as vantagens associadas.

Porém, não sei o que adianta termos o Rafale com 2700 kms de alcance e o F-18E com 2.500 kms, não vão conseguir combater, o Super Lento então vai ficar a menos de 800 km/h. :lol: :lol:

O Rafale é Super Cruise com a seguinte configuração, 04 Micas e um tanque central de 1.250 litros.

[ ]´s


Se o Rafale levar todo esse combustivel ele vai ficar menos manobravel e mais lento que o Super Bug :lol: :lol: :lol:

O normal é:

Rafale --> combustivel interno = 4.700 kg
F/A-18E --> combustivel interno = 6.530 kg

Se for contar com combustivel externo o SH leva + 7.430 kg, ou seja, 13.960.

Ah, outra coisa, o F/A-18E também tem uma versão terrestre e outra naval. E curiosamente a diferença é de 600 mas não kg e sim libras e a diferença a que me refiro não é do peso vazio e sim do peso máximo.

hehehe, o SH terrestre pode operar com 30.200 kg. E o naval opera no máximo com 29.900 kg. :wink:

PS: esses dados de combustivel estão errados. O combustivel interno não é 5.325, e sim 4.700 kg. :wink:


Luis,

Acho que você anda fazendo uma salada danada, postei o total de combustível interno e externo pelo padrão de LITRAGEM, e não por quilos, um litro de querosene não pesa um quilo daí a diferença, como não gosto de medir líquidos por peso, acho que o padrão de litragem é melhor, mas a razão entre os dois é que cada litro de querosene pesa umas 800 gramas.

Além disso, o Rafale pode levar até 9.500 Kgs de cargas, algo que o SH não consegue. Mesmo sendo muito maior, pesando mais e mais potente. Ou seja, o Rafale bate, no envolope de vôo, o SH em todos os parâmetros! Alguns por ampla margem, quando deveria ser ao contrário, já que a aeronave maior é o SH.

O Rafale pesa 9 toneladas vazio e o SH 13 toneladas, e um pode decolar com até 27 toneladas e o outro com 30 toneladas. Quem está fazendo vantagem é o primeiro, pode levar uma carga paga igual ou maior, sendo um avião menor, isto quer dizer uma estrutura mais moderna e leve.

Além disso, o Rafale tem 14 pontos de carga de armas, sendo 05 molhados(tanques) e ainda pode usar CFT´s, o SH tem 11 pontos duros e não pode usar CFT, o alcance do SH com cargas externas é mediocre, bem longe das 1.000 milhas náuticas do Rafale. O SH não chega a 500 mn, em configuração de ataque!

Um dos fatores que explica tal diferença é a superfície alar, 02 aparelhos tem quase a mesma, só que um pesa menos 04 toneladas vazio. O outro é a aerodinâmica. :wink:


[ ]´s


Vamos por partes (Fontes dos dados Dasault e US Navy):

Combustivel:

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,500 kg (16,500 lb)
TOTAL: 12,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,430 kg (16,380 lb)
TOTAL: 14,210 kg

Fatos:
- O SH carrega mais combustível (interno + externo) que o Rafale (16,5% a mais)
- O SH carrega mais combustível interno que o Rafale (44% a mais)
- Ambos carregam praticamente a mesma coisa externamente (70 kg a mais para o Rafale)


Cargas

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo: 9,500 kg (20,950 lb)
TOTAL: 14,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo: 8,493 kg (18,727 lb)
TOTAL: 15,273 kg

Fatos:
- O Rafale carrega 11% mais cargas externas que o SH
- O SH carrega 7,5% a mais de cargas totais (interna + externa) que o Rafale

O Rafale prioriza cargas externas e o SH, devido a seu maior espaço interno, carrega mais internamente e no total. Qual é a melhor solução?

O alegado raio do Rafale de 1.850km (1.000NM) é em que perfil e com que composição de cargas externas? Tenho lido que isso é alcançado com 5 tanques externos.

Como é feito o comparativo com o SH? Que cargas estão sendo consideradas? Qual o tempo de pós-combustão considerado? Sem estas informações esclarecidas, os comparativos não são honestos.

Dados da US Navy:
Tanques externos+2AGM-84 Harpoon+2 AIM-120C-7+2AIM-9X
Raios de ação:
805NM=1.490km
1.135NM=2.102km
OBS.: Não são fornecidas explicações sobre os 2 raios, mas suponho que podem ser função de distintos perfis (hi-hi-hi ou hi-lo-hi) ou da quantidade de tanques externos (3 ou 5 tanques).

Se considerados as informções dos fabricantes o raio de ação máximo do Rafale é de alegados +1.000NM e o do SH de 1.135NM. Onde está a vantagem do Rafale?

Quanto a alegação de que o Rafale bate o SH em todos os parametros de vôo....menos. Com as informações públicas diponíveis não dá. O que é divulgado ao público é apenas uma fração dos parâmetros do desempenho de um caça. A maioria é classificada.

OBS.: No site da Dassault diz que o peso máximo do Rafale é de 24.500kg (suponho que para operações em terra). O SH opera com o peso máximo de 29.932kg (em Porta-aviões).

Um dos fatores que explica tal diferença é a superfície alar, 02 aparelhos tem quase a mesma, só que um pesa menos 04 toneladas vazio. O outro é a aerodinâmica. :wink:

A seara da aerodinâmica é bastante complexa. As coisas não são simples. Há muitos compromissos em cada escolha nesta área. Comparar as superficies alares não é suficiente. Pode até ser se os designs aerodinâmicos são semelhantes. No caso do SH, seus LEX representam 10% da superficie alar, contudo geram uma sustentação de 50% extras em velocidades subsônicas.

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Jacques


Se o Super Hornet não serve para a FAB, o Rafale também não serve e, nem em sonho, o F-16. :?




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#1535 Mensagem por Penguin » Sáb Dez 01, 2007 9:33 pm

quote="soultrain"8-]

O SH tem limitações :shock: ? Claro que há aspectos muito bons do Super Hornet, por isso é que se chama F/A-18E/F, é um multirole especializado na parte A. Nenhum caça multirole moderno tem o A excepto o SH e nessa função deve ser dos melhores, tal como o F-16I, que devia ser designado F/A-16I, pela predominância do A. Se puser um AESA no AMX e um par de AIM-120 este não passa a ser um caça de superioridade aerea, até pode ser usado para tal, mas não vai ser bom nessa função, apenas remediado.

Vc quer definir o caça pelo nome??? pelo amor de Deus!
Por questões políticas o F-22 não foi designado de F/A-22.
O F-111 e o F-117 apesar de serem bombardeiros têm uma designação de caça. Ou vc acha que eles são caças?
O desempenho aparente (pq não há muito disponível, além de dados estilo "Super Trunfo") do SH é muito semelhante ao do Rafale, gostem os rafalistas ou não. Com vantagens para um e outro. Se levado em consideração as capacidades globais (célula+sistemas), o SH está na frente. O AMX está em uma categoria completamente distinta. Sem comentários.

O SH é multirole e o Rafale omnirole.


O SH chegar a M 1,2 armado é piada? Caso não saiba o SH tem um arrasto brutal graças a tudo o que foi dito e a mais dois pormenores, A velocidade mínima exigida pela US Navy ao aterrar no PA (que levou ao desenho desta asa) e aos dois pilones exteriores, que tiveram que ser inclinados. Para uma aeronave de ataque tudo bem, mas para altas velocidades é capaz de ser um bocado mau.

O que é altas velocidades para vc? Vc tem consciência dos efeitos do pós-combustor em missões reais?

Missões de ataque ocorrem em baixas e médias altitudes.
Nem o Tornado IDS passa de Mach 1,0 com cargas típica de ataque.
Vc acredita que o Rafale consiga isso?
A única aeronave ocidental que passa de Mach 1 com carga típica de ataque é o B-1B que atinge Mach 1,08. Isto pq ele carrega tudo internamente. Com o F-35 isso tb será possível.

Com carga típica ar-ar é outra coisa. Se o caça está equipado com mísseis ar-ar e tanques externos supersônicos (coisa que faz parte do arsenal do SH e da maioria dos caças), obvio que atingirá velocidades supesônicas. O que vc não sabe e nem eu é a curva de "acelerção" X "altitude" X "cargas" para afirmar alguma coisa prática. Sem este tipo de informação que é confidencial, ficamos nas alegações/comparações estilo "Super Trunfo".

A velocidade maxima do SH é +Mach1,8. Igual a velocidade máxima do Rafale.

Já a velocidade máxima do Gripen é de Mach 2,0. Igual a velocidade máxima do Typhoon (+Mach 2,0).

Pela sua lógica o Rafale seria um bonde comparado com o Gripen ou Typhoon. Seria uma aeronave com uma maior vocação para missões ar-terra, adaptada a missões ar-ar.


O F/A-18E/F tem as seguintes limitações para a FAB:

Desempenho-Velocidade, teto operacional, alconce, manobrabilidade a alta velocidade etc.

Só dois operadores o usam, a USNavy e até ver a Royal Autralian Air Force.

Custos de Manutenção.

[[]]'s

Suas afirmações se baseiam em juízo de valor. Não se sustentam nem com os dados "Super Trunfo" disponíveis.

A US Navy está adquirindo quase 600 células. Recursos não faltarão para contínuos melhoramentos (como tem ocorrido). A RAAF mais 24. Ou seja, uma vantagem do SH é que não se precisará gastar para desenvolver programas de upgrades. É uma solução de baixo risco. E o Rafale "dificil de vender"? :twisted:

Além disso a Dassault não possui a melhor fama em custos pós-venda :twisted:

Qt a custo de manutenção....sin fuentes, sin credibilidad :wink:


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Jacques




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Dez 01, 2007 9:42 pm, em um total de 1 vez.
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#1536 Mensagem por orestespf » Sáb Dez 01, 2007 9:40 pm

jacquessantiago escreveu:quote="soultrain"8-]

O SH tem limitações :shock: ? Claro que há aspectos muito bons do Super Hornet, por isso é que se chama F/A-18E/F, é um multirole especializado na parte A. Nenhum caça multirole moderno tem o A excepto o SH e nessa função deve ser dos melhores, tal como o F-16I, que devia ser designado F/A-16I, pela predominância do A. Se puser um AESA no AMX e um par de AIM-120 este não passa a ser um caça de superioridade aerea, até pode ser usado para tal, mas não vai ser bom nessa função, apenas remediado.

Vc quer definir o caça pelo nome??? pelo amor de Deus!
Por questões políticas o F-22 não foi designado de F/A-22.
O F-111 e o F-117 apesar de serem bombardeiros têm uma designação de caça. Ou vc acha que eles são caças?
O desempenho aparente (pq não há muito disponível, além de dados estilo "Super Trunfo") do SH é muito semelhante ao do Rafale, gostem os rafalistas ou não. Com vantagens para um e outro. Se levado em consideração as capacidades globais (célula+sistemas), o SH está na frente. O AMX está em uma categoria completamente distinta. Sem comentários.

O SH é multirole e o Rafale omnirole.


O SH chegar a M 1,2 armado é piada? Caso não saiba o SH tem um arrasto brutal graças a tudo o que foi dito e a mais dois pormenores, A velocidade mínima exigida pela US Navy ao aterrar no PA (que levou ao desenho desta asa) e aos dois pilones exteriores, que tiveram que ser inclinados. Para uma aeronave de ataque tudo bem, mas para altas velocidades é capaz de ser um bocado mau.

O que é altas velocidades para vc? Vc tem consciência dos efeitos do pós-combustor em missões reais?

Missões de ataque ocorrem em baixas e médias altitudes.
Nem o Tornado IDS passa de Mach 1,0 com cargas típica de ataque.
Vc acredita que o Rafale consiga isso?
A única aeronave ocidental que passa de Mach 1 com carga típica de ataque é o B-1B que atinge Mach 1,08. Isto pq ele carrega tudo internamente. Com o F-35 isso tb será possível.

Com carga típica ar-ar é outra coisa. Se o caça está equipado com mísseis ar-ar e tanques externos supersônicos (coisa que faz parte do arsenal do SH e da maioria dos caças), obvio que atingirá velocidades supesônicas. O que vc não sabe e nem eu é a curva de acelerção X altitude X carga para afirmar alguma coisa prática. Sem este tipo de informação que é confidencial, ficamos nas alegações/comparações estilo "Super Trunfo".

A velocidade maxima do SH é +Mach1,8. Igual a velocidade máxima do Rafale.

Já a velocidade máxima do Gripen é de Mach 2,0. Igual a velocidade máxima do Typhoon (+Mach 2,0).

Pela sua lógica o Rafale seria um bonde comparado com o Gripen ou Typhoon. Seria uma aeronave com uma maior vocação para missões ar-terra, adaptada tb a missões ar-ar.


O F/A-18E/F tem as seguintes limitações para a FAB:

Desempenho-Velocidade, teto operacional, alconce, manobrabilidade a alta velocidade etc.

Só dois operadores o usam, a USNavy e até ver a Royal Autralian Air Force.

Custos de Manutenção.

[[]]'s

Suas afirmações se baseiam em juízo de valor. Não se sustentam nem com os dados "Super Trunfo" disponíveis.

A US Navy está adquirindo quase 600 células. Recursos não faltarão para contínuos melhoramentos (como tem ocorrido). A RAAF mais 24. Ou seja, uma vantagem do SH é que não se precisará gastar para desenvolver programas de upgrades. É uma solução de baixo risco. E o Rafale "dificil de vender"? :twisted:

Além disso a Dassault não possui a melhor fama em custos pós-venda :twisted:

Qt a custo de manutenção....sin fuentes, sin credibilidad :wink:

[]´s

Jacques


Bem... Já que gostei dos argumentos do Soultrain, tenho que admitir que os argumentos do Jacques são pra lá de sólidos. Sem querer colocar mais lenha na fogueira, gostaria de ver argumentos do mesmo nível que pudesse contrapô-lo (acho que não há).


Abração,

Orestes




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soultrain
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#1537 Mensagem por soultrain » Sáb Dez 01, 2007 10:16 pm

Boas,

O SH com pilones não é supersónico, isto é um boato bem ventilado, até por aquele piloto de Block 50 que eu citei, o desmentido oficial foi um pouco lacónico, desmentiram que o SH fosse desenhado para ser supersónico full load.

O Tornado IDS é a versão de ataque
:shock: , mas mesmo assim quer comparar, em 1974 ?

* Velocidade máxima: 2,2 Mach
* Teto operacional: 21 335 m
* Raio de ação: 3 600 km


Foi ao contrário, por razões politicas o F-22 quase se Chamava F/A-22, que não tinha lógica nenhuma.

Para rematar há quatro questões:

O nome verdadeiro e oficial do SH F/A-18E/F Super Hornet Maritime Strike Attack Aircraft :wink:

Como é que um caça com 50º enflechamento das asas, pode ter um bom desempenho a velocidades de Mach? Alguma nova lei Física? Bolha de plasma que diminui o arrasto?

Se houve-se duvidas que o seu papel principal não é o Ar-Ar, o IRST escolhido vai estar num tanque de combustível externo, ou seja uma aeronave que não precisa de Flaps pelo arrasto todo que tem :lol: , ainda tem que ficar com um depósito em caso de combate...

Na entrevista que você mesmo postou, o chefão disse com todas as letras que o SH era excelente em vários papeis, e que era satisfatório na arena Ar-Ar, pelo menos ele deve saber o que diz, ou foi corrompido pelo Prick e pelo Mathias????


P.s. O ATFLIR e todas as contra medidas electrónicas são da BAE, entre a cópia e o original, prefiro o original que é um caça de verdade.

8-]





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
PRick

#1538 Mensagem por PRick » Sáb Dez 01, 2007 10:28 pm

jacquessantiago escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:Os números abaixo são fruto de pesquisa em alguns sites e informes da Dassault, nem todos são comprovados, alguns são obtidos por meio de estimativas e extrapolações matemáticas.

De um modo geral o Rafale deve ter um RCS de no máximo 0,25 M², tem 30% melhor relação peso potência que os M-2000C com turbinas M-53-P2.


DIMENSIONS EXTERNAL:

Wing span, incl wingtip missiles: 10.90 m (35 ft 91/4 in)

Wing aspect ratio: 2.6

Length overall: 15.30 m (50 ft 21/2 in)

Height overall (Rafale D): 5.34 m (17 ft 61/4 in)



AREAS:

Wings, gross: 46.00 m2 (495.1 sq ft)



WEIGHTS AND LOADINGS (M88-2):


Basic weight empty, equipped:

Rafale C,D: 9,060 kg (19,973 lb)

Rafale M: 9,670 kg (21,319 lb)

Max TO,Full charge: 27000 kg (59400lb)

External weapons load: normal: 6,000 kg (13,228 lb)

max: 9,500 kg (20,943 lb)



PERFORMANCE:

Max level speed: at altitude: > Mach 2

Climbing Rate:>330m/s (60000fts/mns)

Instant Turn Rate: >35°/s

at low level: 750 kts (1,390 km/h; 864 mph)

Approach speed: 115 kts (213 km/h; 132 mph)

T-O distance: air defence: 400 m (1,312 ft)

radius de attack: (1,852 km; 1,151 miles)

radius máximo: (2,756 km; 1,712 miles)

g limits: +9.4/-3.6

Maximum rating in production aircraft. Internal tanks for more than 5,325 litres (1,406 US gallons; 1,171 Imp gallons) of fuel.

Maximum external fuel 6,600 litres (1,742 US gallons; 1,452 Imp gallons). Pressure refuelling in 7 minutes, or 4 minutes for internal tanks only. Fixed (detachable) in-flight refuelling probe on all versions.


Total de combustível que pode ser levado, sem contar os CFT´s, 11.925 litros!

Não vou discutir sistemas, se o que falam do SPECTRA for verdade coitado do Super Lento. :twisted: :twisted:

Detalhe a taxa máxima de subida do Rafale C(modelos terrestre) é de 350 m/s.

Ao contrário do Super Bug, o Rafale tem duas versões uma terrestre e outra naval, a versão terrestre pesa menos 600 quilos, com todas as vantagens associadas.

Porém, não sei o que adianta termos o Rafale com 2700 kms de alcance e o F-18E com 2.500 kms, não vão conseguir combater, o Super Lento então vai ficar a menos de 800 km/h. :lol: :lol:

O Rafale é Super Cruise com a seguinte configuração, 04 Micas e um tanque central de 1.250 litros.

[ ]´s


Se o Rafale levar todo esse combustivel ele vai ficar menos manobravel e mais lento que o Super Bug :lol: :lol: :lol:

O normal é:

Rafale --> combustivel interno = 4.700 kg
F/A-18E --> combustivel interno = 6.530 kg

Se for contar com combustivel externo o SH leva + 7.430 kg, ou seja, 13.960.

Ah, outra coisa, o F/A-18E também tem uma versão terrestre e outra naval. E curiosamente a diferença é de 600 mas não kg e sim libras e a diferença a que me refiro não é do peso vazio e sim do peso máximo.

hehehe, o SH terrestre pode operar com 30.200 kg. E o naval opera no máximo com 29.900 kg. :wink:

PS: esses dados de combustivel estão errados. O combustivel interno não é 5.325, e sim 4.700 kg. :wink:


Luis,

Acho que você anda fazendo uma salada danada, postei o total de combustível interno e externo pelo padrão de LITRAGEM, e não por quilos, um litro de querosene não pesa um quilo daí a diferença, como não gosto de medir líquidos por peso, acho que o padrão de litragem é melhor, mas a razão entre os dois é que cada litro de querosene pesa umas 800 gramas.

Além disso, o Rafale pode levar até 9.500 Kgs de cargas, algo que o SH não consegue. Mesmo sendo muito maior, pesando mais e mais potente. Ou seja, o Rafale bate, no envolope de vôo, o SH em todos os parâmetros! Alguns por ampla margem, quando deveria ser ao contrário, já que a aeronave maior é o SH.

O Rafale pesa 9 toneladas vazio e o SH 13 toneladas, e um pode decolar com até 27 toneladas e o outro com 30 toneladas. Quem está fazendo vantagem é o primeiro, pode levar uma carga paga igual ou maior, sendo um avião menor, isto quer dizer uma estrutura mais moderna e leve.

Além disso, o Rafale tem 14 pontos de carga de armas, sendo 05 molhados(tanques) e ainda pode usar CFT´s, o SH tem 11 pontos duros e não pode usar CFT, o alcance do SH com cargas externas é mediocre, bem longe das 1.000 milhas náuticas do Rafale. O SH não chega a 500 mn, em configuração de ataque!

Um dos fatores que explica tal diferença é a superfície alar, 02 aparelhos tem quase a mesma, só que um pesa menos 04 toneladas vazio. O outro é a aerodinâmica. :wink:


[ ]´s


Vamos por partes (Fontes dos dados Dasault e US Navy):

Combustivel:

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,500 kg (16,500 lb)
TOTAL: 12,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,430 kg (16,380 lb)
TOTAL: 14,210 kg

Fatos:
- O SH carrega mais combustível (interno + externo) que o Rafale (16,5% a mais)
- O SH carrega mais combustível interno que o Rafale (44% a mais)
- Ambos carregam praticamente a mesma coisa externamente (70 kg a mais para o Rafale)


Cargas

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo: 9,500 kg (20,950 lb)
TOTAL: 14,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo: 8,493 kg (18,727 lb)
TOTAL: 15,273 kg

Fatos:
- O Rafale carrega 11% mais cargas externas que o SH
- O SH carrega 7,5% a mais de cargas totais (interna + externa) que o Rafale

O Rafale prioriza cargas externas e o SH, devido a seu maior espaço interno, carrega mais internamente e no total. Qual é a melhor solução?

O alegado raio do Rafale de 1.850km (1.000NM) é em que perfil e com que composição de cargas externas? Tenho lido que isso é alcançado com 5 tanques externos.

Como é feito o comparativo com o SH? Que cargas estão sendo consideradas? Qual o tempo de pós-combustão considerado? Sem estas informações esclarecidas, os comparativos não são honestos.

Dados da US Navy:
Tanques externos+2AGM-84 Harpoon+2 AIM-120C-7+2AIM-9X
Raios de ação:
805NM=1.490km
1.135NM=2.102km
OBS.: Não são fornecidas explicações sobre os 2 raios, mas suponho que podem ser função de distintos perfis (hi-hi-hi ou hi-lo-hi) ou da quantidade de tanques externos (3 ou 5 tanques).

Se considerados as informções dos fabricantes o raio de ação máximo do Rafale é de alegados +1.000NM e o do SH de 1.135NM. Onde está a vantagem do Rafale?

Quanto a alegação de que o Rafale bate o SH em todos os parametros de vôo....menos. Com as informações públicas diponíveis não dá. O que é divulgado ao público é apenas uma fração dos parâmetros do desempenho de um caça. A maioria é classificada.

OBS.: No site da Dassault diz que o peso máximo do Rafale é de 24.500kg (suponho que para operações em terra). O SH opera com o peso máximo de 29.932kg (em Porta-aviões).

Um dos fatores que explica tal diferença é a superfície alar, 02 aparelhos tem quase a mesma, só que um pesa menos 04 toneladas vazio. O outro é a aerodinâmica. :wink:

A seara da aerodinâmica é bastante complexa. As coisas não são simples. Há muitos compromissos em cada escolha nesta área. Comparar as superficies alares não é suficiente. Pode até ser se os designs aerodinâmicos são semelhantes. No caso do SH, seus LEX representam 10% da superficie alar, contudo geram uma sustentação de 50% extras em velocidades subsônicas.

[]´s

Jacques


Jacques,

Você usa os dados que mais lhe interessam para fazer a comparação. Como falei os dados da Dassault não dizem muito, infelizmente, daí busquei todos os dados disponíveis.

Nem todos estão com a configuração, o mesmo ocorre com os F-18E, vários sites que li, desmente as informações da US Navy, sobretudo do alcance dos SH.

Porém, uma análise geral dos números, deixam o caça menor e com menos potência em nítida vantagem, não vou obrigar você a rever os números postados. Não adianta o caça maior, que gasta mais e carrega menos carga absoluta e relativa(paga). Isto apenas deixa claro que a solução de compromisso dos SH, deixou pouco espaço para o F, dando clara prioridade para o A. Ou coisa pior. :twisted:

[ ]´s




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#1539 Mensagem por Sintra » Sáb Dez 01, 2007 10:57 pm

jacquessantiago escreveu:Vamos por partes (Fontes dos dados Dasault e US Navy):

Combustivel:

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,500 kg (16,500 lb)
TOTAL: 12,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,430 kg (16,380 lb)
TOTAL: 14,210 kg

Fatos:
- O SH carrega mais combustível (interno + externo) que o Rafale (16,5% a mais)
- O SH carrega mais combustível interno que o Rafale (44% a mais)
- Ambos carregam praticamente a mesma coisa externamente (70 kg a mais para o Rafale)

Como se nestes nºs não entrasse o peso e o arrasto dos dois aviões :roll:

Portanto, um "SH" pesa mais 45% que um Rafale, só leva mais 16,5% de combustivel, leva a mesma carga militar, tem um maior arrasto e um SFC dos motores idêntico... Ena estou impressionado... Se alguém tinha alguma duvida acerca do alcance dos dois aviões, estes nºs tiram qualquer dúvida. Um RAFALE nas mesmas condições terá um alcance superior, em pelo menos 20% carregando a mesma carga externa...

Cargas

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo: 9,500 kg (20,950 lb)
TOTAL: 14,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo: 8,493 kg (18,727 lb)
TOTAL: 15,273 kg

Fatos:
- O Rafale carrega 11% mais cargas externas que o SH
- O SH carrega 7,5% a mais de cargas totais (interna + externa) que o Rafale

O Rafale prioriza cargas externas e o SH, devido a seu maior espaço interno, carrega mais internamente e no total. Qual é a melhor solução?

O alegado raio do Rafale de 1.850km (1.000NM) é em que perfil e com que composição de cargas externas? Tenho lido que isso é alcançado com 5 tanques externos.

Como é feito o comparativo com o SH? Que cargas estão sendo consideradas? Qual o tempo de pós-combustão considerado? Sem estas informações esclarecidas, os comparativos não são honestos.

Dados da US Navy:
Tanques externos+2AGM-84 Harpoon+2 AIM-120C-7+2AIM-9X
Raios de ação:
805NM=1.490km
1.135NM=2.102km
OBS.: Não são fornecidas explicações sobre os 2 raios, mas suponho que podem ser função de distintos perfis (hi-hi-hi ou hi-lo-hi) ou da quantidade de tanques externos (3 ou 5 tanques).

Se considerados as informções dos fabricantes o raio de ação máximo do Rafale é de alegados +1.000NM e o do SH de 1.135NM. Onde está a vantagem do Rafale?

Quanto a alegação de que o Rafale bate o SH em todos os parametros de vôo....menos. Com as informações públicas diponíveis não dá. O que é divulgado ao público é apenas uma fração dos parâmetros do desempenho de um caça. A maioria é classificada.

OBS.: No site da Dassault diz que o peso máximo do Rafale é de 24.500kg (suponho que para operações em terra). O SH opera com o peso máximo de 29.932kg (em Porta-aviões).

Um dos fatores que explica tal diferença é a superfície alar, 02 aparelhos tem quase a mesma, só que um pesa menos 04 toneladas vazio. O outro é a aerodinâmica. :wink:

A seara da aerodinâmica é bastante complexa. As coisas não são simples. Há muitos compromissos em cada escolha nesta área. Comparar as superficies alares não é suficiente. Pode até ser se os designs aerodinâmicos são semelhantes. No caso do SH, seus LEX representam 10% da superficie alar, contudo geram uma sustentação de 50% extras em velocidades subsônicas.

[]´s

Jacques




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
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#1540 Mensagem por Penguin » Dom Dez 02, 2007 12:01 am

[quote="soultrain"]Boas,

O SH com pilones não é supersónico, isto é um boato bem ventilado, até por aquele piloto de Block 50 que eu citei, o desmentido oficial foi um pouco lacónico, desmentiram que o SH fosse desenhado para ser supersónico full load.

Dificil creer que um tanque possa ser supersônico e um pilone fixo não. Isso cheira a lenda urbana.

O Tornado IDS é a versão de ataque
:shock: , mas mesmo assim quer comparar, em 1974 ?

* Velocidade máxima: 2,2 Mach
* Teto operacional: 21 335 m
* Raio de ação: 3 600 km

Vc está fazendo confusão. Primeiro algumas observações:
O teto operacional do Tornado é de 15.500m.
O raio de ação do IDS é de 1.390km hi-lo-lo-hi com 8 bombas de 1.000lbs.

O Tornado foi otimizado para ser rápido e estável com cargas externas a baixas altitudes. Nisso ele é bom, mas é assim que se vai a guerra atualmente? Mesmo sendo bom, não atinge Mach 1,0 com cargas ar-terra.

Os caças anteriores a 3a geração (F-14, F-15, F-16, F-18, M2K, Mig-29, Su-27) tinham seus designs otimizados para +Mach 2,0 e altas altitudes. A pior ameaça no horizonte eram bombardeiros voando alto e rápido. A realidado hoje é outra.

Certos parametros não deveriam ser confudidos com efetividade. O F-104 e Lightning por exemplo possuiam velocidades máximas, altitudes, aceleração, tx. de subida superiores ou similares a maioria das aeronaves atuais. Porém isto não quer dizer que teriam alguma chance atualmente. Os requerimentos e o design mudou muito desde lá.

Veja este interessante comparativo entre o Lightning e o F-15:
http://www.lightning.org.uk/archive/0307.php



Foi ao contrário, por razões politicas o F-22 quase se Chamava F/A-22, que não tinha lógica nenhuma.

Para rematar há quatro questões:

O nome verdadeiro e oficial do SH F/A-18E/F Super Hornet Maritime Strike Attack Aircraft :wink:

Como é que um caça com 50º enflechamento das asas, pode ter um bom desempenho a velocidades de Mach? Alguma nova lei Física? Bolha de plasma que diminui o arrasto?

Me responda então, como o Hornet (C) com o mesmo enflechamento do SH acelera de Mach 0,8 a 1,2 em 34s e o Typhoon e o Rafale em 40s?

A asa hibrida desenvolvida pela Northrop desde o T-38 possui algumas carcteristicas interessantes para atender aos requisitos dos programas desenvolvidos por ela (F-5A, F-5E, YF-17, F/A-18):

In order to meet these desires, the specific aerodynamic design objectives are to:
(1) achieve low drag-due-to-lift at subsonic and low supersonic speeds to enhance efficient energy conserving turns,
(2) high maximum lift and high angle of attack capability for hard turns and/or rapid energy dissipating turns,
(3) low zero-lift-drag at low supersonic speeds for maximum acceleration in this regime,
(4) positive stability and control effectiveness through the maximum achievable angle of attack, and
(5) a high degree of spin resistance to provide the pilot with complete confidence in the aircraft.

Evolution of the hybrid wing - YF-17/F-18 type
PATIERNO, J. (Northrop Corp., Aircraft Div., Hawthorne, Calif.)
AIAA-1980-3045



Se houve-se duvidas que o seu papel principal não é o Ar-Ar, o IRST escolhido vai estar num tanque de combustível externo, ou seja uma aeronave que não precisa de Flaps pelo arrasto todo que tem :lol: , ainda tem que ficar com um depósito em caso de combate...

O sensor primario na arena ar-ar ainda é o radar. Se for AESA melhor ainda. Hoje nenhum eurocanard possui tal coisa.

O ATFLIR já opera em conjunto com o radar e tb pode traquear alvos aereos.

Lembre-se que o IRST não determina distância ao alvo e nem "vê" atraves de nuvens (que refletem muito calor). Normalmente o IRST trabalha em conjunto com o radar e com um laser ranger (pestes detrminam a distância ao alvo). Pode ser útil em certas situações, porém está longe de ser o sensor primário.

Muitos caças hoje estão equipados com detectores de laser.

Se confirmada, o IRST em tanque supersônico, essa solucao parece dever-se a custo e facilidade de integracao mais que outra coisa. Serao 150 para uma frota de mais de 500. Eh uma proposta.


http://aviationweek.typepad.com/ares/20 ... n_gap.html
Generation gap

US Navy Super Hornet program manager Captain Don Gaddis has "never liked labels", he says, taking a careful position on Lockheed Martin's case that only the F-22 and F-35 are real "fifth generation" fighters and everything else is not - including Capt Gaddis' favorite jet. "I'm not attacking anybody," says Gaddis, "but a lot of people don't understand the Super Hornet's capability, and what I'm talking about is the capability of my platform." In a briefing at the US navy League's Sea Air Space show in Washington, Gaddis preferred to talk about the "next-generation" Super Hornet, to be fielded in a phased program based on today's Block 2 and the EA-18G Growler. The Hornet "flight plan" will yield an aircraft capable of IP-based communication with everything in sight and carrying a huge database of digital terrain information - so that it knows exactly where its radar is looking. Gaddis also disclosed a new addition to the Super Hornet's weaponry - a dedicated infrared search and track (IRST) sensor for the passive detection and tracking of airborne targets. But the Super Hornet already packs a top-end IR sensor, you say. The IRST, though, works in a different waveband that gives better range but lower-quality imagery. The plan is to start development in 2008 - Boeing has been delegated to pick a supplier - and field the IRST by 2013.



Na entrevista que você mesmo postou, o chefão disse com todas as letras que o SH era excelente em vários papeis, e que era satisfatório na arena Ar-Ar, pelo menos ele deve saber o que diz, ou foi corrompido pelo Prick e pelo Mathias????

Vou buscar e que postarei e postarei novamente


P.s. O ATFLIR e todas as contra medidas electrónicas são da BAE, entre a cópia e o original, prefiro o original que é um caça de verdade.

O ATFLIR é da Raytheon:

"The AN/ASQ-228 Advanced Targeting Forward-looking Infrared (ATFLIR) pod is the only targeting pod fully integrated and certified for aircraft carrier operations and has been supporting fleet deployments since 2002. The AN/ASQ-228 ATFLIR features state-of-the-art mid-wave infrared targeting and navigation FLIRs, an electro-optical sensor, a laser rangefinder and target designator, and a laser spot tracker.

Until now, laser tracking and infrared targeting and navigation functions on F/A-18 aircraft have involved three separate pods. The streamlined ATFLIR integrates all of these capabilities into a single compact pod, freeing an air-to-air weapon station for other mission requirements."


O sistma EW do SH é composto por:

AN/ALQ-214 RFCM (RF countermeasures system) - BAe
AN/ALQ-124 IDECM (Integrated Defensive Countermeasures system) - BAe
AN/ALR-67(V)3 RWR - Raytheon
AN/ALE-50 Towed Decoy System - Raytheon


OBS.: "BAE Systems, Inc. is the U.S. subsidiary of BAE Systems plc, an international company engaged in the development, delivery and support of advanced defense and aerospace systems in the air, on land, at sea and in space.

Headquartered in Rockville, Maryland, BAE Systems, Inc. employs some 53,000 employees in the U.S., U.K., Sweden, Israel, and South Africa, generating annual sales of approximately $14 billion."



[]´s

Jacques




Editado pela última vez por Penguin em Dom Dez 02, 2007 12:17 am, em um total de 1 vez.
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#1541 Mensagem por Penguin » Dom Dez 02, 2007 12:13 am

PRick escreveu:
jacquessantiago escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:Os números abaixo são fruto de pesquisa em alguns sites e informes da Dassault, nem todos são comprovados, alguns são obtidos por meio de estimativas e extrapolações matemáticas.

De um modo geral o Rafale deve ter um RCS de no máximo 0,25 M², tem 30% melhor relação peso potência que os M-2000C com turbinas M-53-P2.


DIMENSIONS EXTERNAL:

Wing span, incl wingtip missiles: 10.90 m (35 ft 91/4 in)

Wing aspect ratio: 2.6

Length overall: 15.30 m (50 ft 21/2 in)

Height overall (Rafale D): 5.34 m (17 ft 61/4 in)



AREAS:

Wings, gross: 46.00 m2 (495.1 sq ft)



WEIGHTS AND LOADINGS (M88-2):


Basic weight empty, equipped:

Rafale C,D: 9,060 kg (19,973 lb)

Rafale M: 9,670 kg (21,319 lb)

Max TO,Full charge: 27000 kg (59400lb)

External weapons load: normal: 6,000 kg (13,228 lb)

max: 9,500 kg (20,943 lb)



PERFORMANCE:

Max level speed: at altitude: > Mach 2

Climbing Rate:>330m/s (60000fts/mns)

Instant Turn Rate: >35°/s

at low level: 750 kts (1,390 km/h; 864 mph)

Approach speed: 115 kts (213 km/h; 132 mph)

T-O distance: air defence: 400 m (1,312 ft)

radius de attack: (1,852 km; 1,151 miles)

radius máximo: (2,756 km; 1,712 miles)

g limits: +9.4/-3.6

Maximum rating in production aircraft. Internal tanks for more than 5,325 litres (1,406 US gallons; 1,171 Imp gallons) of fuel.

Maximum external fuel 6,600 litres (1,742 US gallons; 1,452 Imp gallons). Pressure refuelling in 7 minutes, or 4 minutes for internal tanks only. Fixed (detachable) in-flight refuelling probe on all versions.


Total de combustível que pode ser levado, sem contar os CFT´s, 11.925 litros!

Não vou discutir sistemas, se o que falam do SPECTRA for verdade coitado do Super Lento. :twisted: :twisted:

Detalhe a taxa máxima de subida do Rafale C(modelos terrestre) é de 350 m/s.

Ao contrário do Super Bug, o Rafale tem duas versões uma terrestre e outra naval, a versão terrestre pesa menos 600 quilos, com todas as vantagens associadas.

Porém, não sei o que adianta termos o Rafale com 2700 kms de alcance e o F-18E com 2.500 kms, não vão conseguir combater, o Super Lento então vai ficar a menos de 800 km/h. :lol: :lol:

O Rafale é Super Cruise com a seguinte configuração, 04 Micas e um tanque central de 1.250 litros.

[ ]´s


Se o Rafale levar todo esse combustivel ele vai ficar menos manobravel e mais lento que o Super Bug :lol: :lol: :lol:

O normal é:

Rafale --> combustivel interno = 4.700 kg
F/A-18E --> combustivel interno = 6.530 kg

Se for contar com combustivel externo o SH leva + 7.430 kg, ou seja, 13.960.

Ah, outra coisa, o F/A-18E também tem uma versão terrestre e outra naval. E curiosamente a diferença é de 600 mas não kg e sim libras e a diferença a que me refiro não é do peso vazio e sim do peso máximo.

hehehe, o SH terrestre pode operar com 30.200 kg. E o naval opera no máximo com 29.900 kg. :wink:

PS: esses dados de combustivel estão errados. O combustivel interno não é 5.325, e sim 4.700 kg. :wink:


Luis,

Acho que você anda fazendo uma salada danada, postei o total de combustível interno e externo pelo padrão de LITRAGEM, e não por quilos, um litro de querosene não pesa um quilo daí a diferença, como não gosto de medir líquidos por peso, acho que o padrão de litragem é melhor, mas a razão entre os dois é que cada litro de querosene pesa umas 800 gramas.

Além disso, o Rafale pode levar até 9.500 Kgs de cargas, algo que o SH não consegue. Mesmo sendo muito maior, pesando mais e mais potente. Ou seja, o Rafale bate, no envolope de vôo, o SH em todos os parâmetros! Alguns por ampla margem, quando deveria ser ao contrário, já que a aeronave maior é o SH.

O Rafale pesa 9 toneladas vazio e o SH 13 toneladas, e um pode decolar com até 27 toneladas e o outro com 30 toneladas. Quem está fazendo vantagem é o primeiro, pode levar uma carga paga igual ou maior, sendo um avião menor, isto quer dizer uma estrutura mais moderna e leve.

Além disso, o Rafale tem 14 pontos de carga de armas, sendo 05 molhados(tanques) e ainda pode usar CFT´s, o SH tem 11 pontos duros e não pode usar CFT, o alcance do SH com cargas externas é mediocre, bem longe das 1.000 milhas náuticas do Rafale. O SH não chega a 500 mn, em configuração de ataque!

Um dos fatores que explica tal diferença é a superfície alar, 02 aparelhos tem quase a mesma, só que um pesa menos 04 toneladas vazio. O outro é a aerodinâmica. :wink:


[ ]´s


Vamos por partes (Fontes dos dados Dasault e US Navy):

Combustivel:

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,500 kg (16,500 lb)
TOTAL: 12,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,430 kg (16,380 lb)
TOTAL: 14,210 kg

Fatos:
- O SH carrega mais combustível (interno + externo) que o Rafale (16,5% a mais)
- O SH carrega mais combustível interno que o Rafale (44% a mais)
- Ambos carregam praticamente a mesma coisa externamente (70 kg a mais para o Rafale)


Cargas

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo: 9,500 kg (20,950 lb)
TOTAL: 14,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo: 8,493 kg (18,727 lb)
TOTAL: 15,273 kg

Fatos:
- O Rafale carrega 11% mais cargas externas que o SH
- O SH carrega 7,5% a mais de cargas totais (interna + externa) que o Rafale

O Rafale prioriza cargas externas e o SH, devido a seu maior espaço interno, carrega mais internamente e no total. Qual é a melhor solução?

O alegado raio do Rafale de 1.850km (1.000NM) é em que perfil e com que composição de cargas externas? Tenho lido que isso é alcançado com 5 tanques externos.

Como é feito o comparativo com o SH? Que cargas estão sendo consideradas? Qual o tempo de pós-combustão considerado? Sem estas informações esclarecidas, os comparativos não são honestos.

Dados da US Navy:
Tanques externos+2AGM-84 Harpoon+2 AIM-120C-7+2AIM-9X
Raios de ação:
805NM=1.490km
1.135NM=2.102km
OBS.: Não são fornecidas explicações sobre os 2 raios, mas suponho que podem ser função de distintos perfis (hi-hi-hi ou hi-lo-hi) ou da quantidade de tanques externos (3 ou 5 tanques).

Se considerados as informções dos fabricantes o raio de ação máximo do Rafale é de alegados +1.000NM e o do SH de 1.135NM. Onde está a vantagem do Rafale?

Quanto a alegação de que o Rafale bate o SH em todos os parametros de vôo....menos. Com as informações públicas diponíveis não dá. O que é divulgado ao público é apenas uma fração dos parâmetros do desempenho de um caça. A maioria é classificada.

OBS.: No site da Dassault diz que o peso máximo do Rafale é de 24.500kg (suponho que para operações em terra). O SH opera com o peso máximo de 29.932kg (em Porta-aviões).

Um dos fatores que explica tal diferença é a superfície alar, 02 aparelhos tem quase a mesma, só que um pesa menos 04 toneladas vazio. O outro é a aerodinâmica. :wink:

A seara da aerodinâmica é bastante complexa. As coisas não são simples. Há muitos compromissos em cada escolha nesta área. Comparar as superficies alares não é suficiente. Pode até ser se os designs aerodinâmicos são semelhantes. No caso do SH, seus LEX representam 10% da superficie alar, contudo geram uma sustentação de 50% extras em velocidades subsônicas.

[]´s

Jacques


Jacques,

Você usa os dados que mais lhe interessam para fazer a comparação. Como falei os dados da Dassault não dizem muito, infelizmente, daí busquei todos os dados disponíveis.

Eu uso o que está diponivel pelos fabricantes ou FAs, de preferência. :wink: Caso contrario deixo claro

Nem todos estão com a configuração, o mesmo ocorre com os F-18E, vários sites que li, desmente as informações da US Navy, sobretudo do alcance dos SH.

Há muitos sites afirmando bobagens. Vc po exemplo postou (de algum site) que o raio do SH era de 500NM do Rafale 1000NM:?.

Porém, uma análise geral dos números, deixam o caça menor e com menos potência em nítida vantagem, não vou obrigar você a rever os números postados. Não adianta o caça maior, que gasta mais e carrega menos carga absoluta e relativa(paga). Isto apenas deixa claro que a solução de compromisso dos SH, deixou pouco espaço para o F, dando clara prioridade para o A. Ou coisa pior. :twisted:

O caça maior é maior! Tem mais espaço interno não só para combustivel, mas tb para equipamentos. Ou seja, crescerá com menos traumas volumetricos.

[ ]´s




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#1542 Mensagem por Luís Henrique » Dom Dez 02, 2007 12:38 am

Sintra escreveu:
Luís Henrique escreveu:[
Se o Rafale levar todo esse combustivel ele vai ficar menos manobravel e mais lento que o Super Bug :lol: :lol: :lol:


Tu queres dizer "vai ficar menos manobrável que uma CARROÇA" :twisted:


[082] [082] [082] [082]
isso nem passou pela minha cabeça... :lol:




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Simplesmente um GRANDE caça.
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#1543 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Dez 02, 2007 1:12 am

born escreveu:
jacquessantiago escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:Os números abaixo são fruto de pesquisa em alguns sites e informes da Dassault, nem todos são comprovados, alguns são obtidos por meio de estimativas e extrapolações matemáticas.

De um modo geral o Rafale deve ter um RCS de no máximo 0,25 M², tem 30% melhor relação peso potência que os M-2000C com turbinas M-53-P2.


DIMENSIONS EXTERNAL:

Wing span, incl wingtip missiles: 10.90 m (35 ft 91/4 in)

Wing aspect ratio: 2.6

Length overall: 15.30 m (50 ft 21/2 in)

Height overall (Rafale D): 5.34 m (17 ft 61/4 in)



AREAS:

Wings, gross: 46.00 m2 (495.1 sq ft)



WEIGHTS AND LOADINGS (M88-2):


Basic weight empty, equipped:

Rafale C,D: 9,060 kg (19,973 lb)

Rafale M: 9,670 kg (21,319 lb)

Max TO,Full charge: 27000 kg (59400lb)

External weapons load: normal: 6,000 kg (13,228 lb)

max: 9,500 kg (20,943 lb)



PERFORMANCE:

Max level speed: at altitude: > Mach 2

Climbing Rate:>330m/s (60000fts/mns)

Instant Turn Rate: >35°/s

at low level: 750 kts (1,390 km/h; 864 mph)

Approach speed: 115 kts (213 km/h; 132 mph)

T-O distance: air defence: 400 m (1,312 ft)

radius de attack: (1,852 km; 1,151 miles)

radius máximo: (2,756 km; 1,712 miles)

g limits: +9.4/-3.6

Maximum rating in production aircraft. Internal tanks for more than 5,325 litres (1,406 US gallons; 1,171 Imp gallons) of fuel.

Maximum external fuel 6,600 litres (1,742 US gallons; 1,452 Imp gallons). Pressure refuelling in 7 minutes, or 4 minutes for internal tanks only. Fixed (detachable) in-flight refuelling probe on all versions.


Total de combustível que pode ser levado, sem contar os CFT´s, 11.925 litros!

Não vou discutir sistemas, se o que falam do SPECTRA for verdade coitado do Super Lento. :twisted: :twisted:

Detalhe a taxa máxima de subida do Rafale C(modelos terrestre) é de 350 m/s.

Ao contrário do Super Bug, o Rafale tem duas versões uma terrestre e outra naval, a versão terrestre pesa menos 600 quilos, com todas as vantagens associadas.

Porém, não sei o que adianta termos o Rafale com 2700 kms de alcance e o F-18E com 2.500 kms, não vão conseguir combater, o Super Lento então vai ficar a menos de 800 km/h. :lol: :lol:

O Rafale é Super Cruise com a seguinte configuração, 04 Micas e um tanque central de 1.250 litros.

[ ]´s


Se o Rafale levar todo esse combustivel ele vai ficar menos manobravel e mais lento que o Super Bug :lol: :lol: :lol:

O normal é:

Rafale --> combustivel interno = 4.700 kg
F/A-18E --> combustivel interno = 6.530 kg

Se for contar com combustivel externo o SH leva + 7.430 kg, ou seja, 13.960.

Ah, outra coisa, o F/A-18E também tem uma versão terrestre e outra naval. E curiosamente a diferença é de 600 mas não kg e sim libras e a diferença a que me refiro não é do peso vazio e sim do peso máximo.

hehehe, o SH terrestre pode operar com 30.200 kg. E o naval opera no máximo com 29.900 kg. :wink:

PS: esses dados de combustivel estão errados. O combustivel interno não é 5.325, e sim 4.700 kg. :wink:


Luis,

Acho que você anda fazendo uma salada danada, postei o total de combustível interno e externo pelo padrão de LITRAGEM, e não por quilos, um litro de querosene não pesa um quilo daí a diferença, como não gosto de medir líquidos por peso, acho que o padrão de litragem é melhor, mas a razão entre os dois é que cada litro de querosene pesa umas 800 gramas.

Além disso, o Rafale pode levar até 9.500 Kgs de cargas, algo que o SH não consegue. Mesmo sendo muito maior, pesando mais e mais potente. Ou seja, o Rafale bate, no envolope de vôo, o SH em todos os parâmetros! Alguns por ampla margem, quando deveria ser ao contrário, já que a aeronave maior é o SH.

O Rafale pesa 9 toneladas vazio e o SH 13 toneladas, e um pode decolar com até 27 toneladas e o outro com 30 toneladas. Quem está fazendo vantagem é o primeiro, pode levar uma carga paga igual ou maior, sendo um avião menor, isto quer dizer uma estrutura mais moderna e leve.

Além disso, o Rafale tem 14 pontos de carga de armas, sendo 05 molhados(tanques) e ainda pode usar CFT´s, o SH tem 11 pontos duros e não pode usar CFT, o alcance do SH com cargas externas é mediocre, bem longe das 1.000 milhas náuticas do Rafale. O SH não chega a 500 mn, em configuração de ataque!

Um dos fatores que explica tal diferença é a superfície alar, 02 aparelhos tem quase a mesma, só que um pesa menos 04 toneladas vazio. O outro é a aerodinâmica. :wink:


[ ]´s


Vamos por partes (Fontes dos dados Dasault e US Navy):

Combustivel:

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,500 kg (16,500 lb)
TOTAL: 12,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,430 kg (16,380 lb)
TOTAL: 14,210 kg

Fatos:
- O SH carrega mais combustível (interno + externo) que o Rafale (16,5% a mais)
- O SH carrega mais combustível interno que o Rafale (44% a mais)
- Ambos carregam praticamente a mesma coisa externamente (70 kg a mais para o Rafale)


Cargas

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo: 9,500 kg (20,950 lb)
TOTAL: 14,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo: 8,493 kg (18,727 lb)
TOTAL: 15,273 kg

Fatos:
- O Rafale carrega 11% mais cargas externas que o SH
- O SH carrega 7,5% a mais de cargas totais (interna + externa) que o Rafale

O Rafale prioriza cargas externas e o SH, devido a seu maior espaço interno, carrega mais internamente e no total. Qual é a melhor solução?

O alegado raio do Rafale de 1.850km (1.000NM) é em que perfil e com que composição de cargas externas? Tenho lido que isso é alcançado com 5 tanques externos.

Como é feito o comparativo com o SH? Que cargas estão sendo consideradas? Qual o tempo de pós-combustão considerado? Sem estas informações esclarecidas, os comparativos não são honestos.

Dados da US Navy:
Tanques externos+2AGM-84 Harpoon+2 AIM-120C-7+2AIM-9X
Raios de ação:
805NM=1.490km
1.135NM=2.102km
OBS.: Não são fornecidas explicações sobre os 2 raios, mas suponho que podem ser função de distintos perfis (hi-hi-hi ou hi-lo-hi) ou da quantidade de tanques externos (3 ou 5 tanques).

Se considerados as informções dos fabricantes o raio de ação máximo do Rafale é de alegados +1.000NM e o do SH de 1.135NM. Onde está a vantagem do Rafale?

Quanto a alegação de que o Rafale bate o SH em todos os parametros de vôo....menos. Com as informações públicas diponíveis não dá. O que é divulgado ao público é apenas uma fração dos parâmetros do desempenho de um caça. A maioria é classificada.

OBS.: No site da Dassault diz que o peso máximo do Rafale é de 24.500kg (suponho que para operações em terra). O SH opera com o peso máximo de 29.932kg (em Porta-aviões).

Um dos fatores que explica tal diferença é a superfície alar, 02 aparelhos tem quase a mesma, só que um pesa menos 04 toneladas vazio. O outro é a aerodinâmica. :wink:

A seara da aerodinâmica é bastante complexa. As coisas não são simples. Há muitos compromissos em cada escolha nesta área. Comparar as superficies alares não é suficiente. Pode até ser se os designs aerodinâmicos são semelhantes. No caso do SH, seus LEX representam 10% da superficie alar, contudo geram uma sustentação de 50% extras em velocidades subsônicas.

[]´s

Jacques


Se o Super Hornet não serve para a FAB, o Rafale também não serve e, nem em sonho, o F-16. :?


[009]

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#1544 Mensagem por Luís Henrique » Dom Dez 02, 2007 1:18 am

PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:Os números abaixo são fruto de pesquisa em alguns sites e informes da Dassault, nem todos são comprovados, alguns são obtidos por meio de estimativas e extrapolações matemáticas.

De um modo geral o Rafale deve ter um RCS de no máximo 0,25 M², tem 30% melhor relação peso potência que os M-2000C com turbinas M-53-P2.


DIMENSIONS EXTERNAL:

Wing span, incl wingtip missiles: 10.90 m (35 ft 91/4 in)

Wing aspect ratio: 2.6

Length overall: 15.30 m (50 ft 21/2 in)

Height overall (Rafale D): 5.34 m (17 ft 61/4 in)



AREAS:

Wings, gross: 46.00 m2 (495.1 sq ft)



WEIGHTS AND LOADINGS (M88-2):


Basic weight empty, equipped:

Rafale C,D: 9,060 kg (19,973 lb)

Rafale M: 9,670 kg (21,319 lb)

Max TO,Full charge: 27000 kg (59400lb)

External weapons load: normal: 6,000 kg (13,228 lb)

max: 9,500 kg (20,943 lb)



PERFORMANCE:

Max level speed: at altitude: > Mach 2

Climbing Rate:>330m/s (60000fts/mns)

Instant Turn Rate: >35°/s

at low level: 750 kts (1,390 km/h; 864 mph)

Approach speed: 115 kts (213 km/h; 132 mph)

T-O distance: air defence: 400 m (1,312 ft)

radius de attack: (1,852 km; 1,151 miles)

radius máximo: (2,756 km; 1,712 miles)

g limits: +9.4/-3.6

Maximum rating in production aircraft. Internal tanks for more than 5,325 litres (1,406 US gallons; 1,171 Imp gallons) of fuel.

Maximum external fuel 6,600 litres (1,742 US gallons; 1,452 Imp gallons). Pressure refuelling in 7 minutes, or 4 minutes for internal tanks only. Fixed (detachable) in-flight refuelling probe on all versions.


Total de combustível que pode ser levado, sem contar os CFT´s, 11.925 litros!

Não vou discutir sistemas, se o que falam do SPECTRA for verdade coitado do Super Lento. :twisted: :twisted:

Detalhe a taxa máxima de subida do Rafale C(modelos terrestre) é de 350 m/s.

Ao contrário do Super Bug, o Rafale tem duas versões uma terrestre e outra naval, a versão terrestre pesa menos 600 quilos, com todas as vantagens associadas.

Porém, não sei o que adianta termos o Rafale com 2700 kms de alcance e o F-18E com 2.500 kms, não vão conseguir combater, o Super Lento então vai ficar a menos de 800 km/h. :lol: :lol:

O Rafale é Super Cruise com a seguinte configuração, 04 Micas e um tanque central de 1.250 litros.

[ ]´s


Se o Rafale levar todo esse combustivel ele vai ficar menos manobravel e mais lento que o Super Bug :lol: :lol: :lol:

O normal é:

Rafale --> combustivel interno = 4.700 kg
F/A-18E --> combustivel interno = 6.530 kg

Se for contar com combustivel externo o SH leva + 7.430 kg, ou seja, 13.960.

Ah, outra coisa, o F/A-18E também tem uma versão terrestre e outra naval. E curiosamente a diferença é de 600 mas não kg e sim libras e a diferença a que me refiro não é do peso vazio e sim do peso máximo.

hehehe, o SH terrestre pode operar com 30.200 kg. E o naval opera no máximo com 29.900 kg. :wink:

PS: esses dados de combustivel estão errados. O combustivel interno não é 5.325, e sim 4.700 kg. :wink:


Luis,

Acho que você anda fazendo uma salada danada, postei o total de combustível interno e externo pelo padrão de LITRAGEM, e não por quilos, um litro de querosene não pesa um quilo daí a diferença, como não gosto de medir líquidos por peso, acho que o padrão de litragem é melhor, mas a razão entre os dois é que cada litro de querosene pesa umas 800 gramas.

Além disso, o Rafale pode levar até 9.500 Kgs de cargas, algo que o SH não consegue. Mesmo sendo muito maior, pesando mais e mais potente. Ou seja, o Rafale bate, no envolope de vôo, o SH em todos os parâmetros! Alguns por ampla margem, quando deveria ser ao contrário, já que a aeronave maior é o SH.

O Rafale pesa 9 toneladas vazio e o SH 13 toneladas, e um pode decolar com até 27 toneladas e o outro com 30 toneladas. Quem está fazendo vantagem é o primeiro, pode levar uma carga paga igual ou maior, sendo um avião menor, isto quer dizer uma estrutura mais moderna e leve.

Além disso, o Rafale tem 14 pontos de carga de armas, sendo 05 molhados(tanques) e ainda pode usar CFT´s, o SH tem 11 pontos duros e não pode usar CFT, o alcance do SH com cargas externas é mediocre, bem longe das 1.000 milhas náuticas do Rafale. O SH não chega a 500 mn, em configuração de ataque!

Um dos fatores que explica tal diferença é a superfície alar, 02 aparelhos tem quase a mesma, só que um pesa menos 04 toneladas vazio. O outro é a aerodinâmica. :wink:


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A salada não é minha. Todas as informações são em peso, libras ou kilos.

O peso da aeronave vazia, o peso da carga externa (armamento) e o do combustivel.

No site oficial da Dassault eles falam em kg. e são 4.700 kg. Se vc usa Litros para dar a impressão que o Rafale leva mais ou se vc usa Litros porque vc gosta, não venha falar que quem esta fazendo salada so eu.

Outra coisa, esse negócio de 9 t limpo e 27 toneladas máximo esta em kg ou é outra coisa, porque não correspondem com os dados oficiais.

A Dassault informa:

peso vazio: classe de 10 toneladas, então deve ser 9,X e este X deve estar bem próximo de 10.

E no peso máximo: 24,5 T.

Assim temos 14,5 T que a aeronave carrega.

Eu nem tenho muito o que falar. Ja li uns posts bem esclarecedores. Inclusive sobre o radar do SH.

Após ter lido tudo isso, reforço minha posição que os eurocanards farão frente ao SH no futuro mas atualmente o SH leva vantagem.




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#1545 Mensagem por Penguin » Dom Dez 02, 2007 2:42 am

Sintra escreveu:
jacquessantiago escreveu:Vamos por partes (Fontes dos dados Dasault e US Navy):

Combustivel:

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,500 kg (16,500 lb)
TOTAL: 12,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo (5 pilones molhados): 7,430 kg (16,380 lb)
TOTAL: 14,210 kg

Fatos:
- O SH carrega mais combustível (interno + externo) que o Rafale (16,5% a mais)
- O SH carrega mais combustível interno que o Rafale (44% a mais)
- Ambos carregam praticamente a mesma coisa externamente (70 kg a mais para o Rafale)

Como se nestes nºs não entrasse o peso e o arrasto dos dois aviões :roll:

Portanto, um "SH" pesa mais 45% que um Rafale, só leva mais 16,5% de combustivel, leva a mesma carga militar, tem um maior arrasto e um SFC dos motores idêntico... Ena estou impressionado... Se alguém tinha alguma duvida acerca do alcance dos dois aviões, estes nºs tiram qualquer dúvida. Um RAFALE nas mesmas condições terá um alcance superior, em pelo menos 20% carregando a mesma carga externa...




Caro Sintra,

Relativo, a sua afirmação, considerando que os consumos especificos sejam similares, temos informações sobre os distintos coeficientes de arrasto de ambos? Esse 20% é um chute!

O SH leva 6.780kg de combustível interno. Para igualar, o Rafale terá que transportar 2.080 kg ou 2.353 litros de combustivel externamente. Os tanques externos subsônicos do Rafale possuem 1700l ou 2000l. O supersônico 1.300l. Ou seja, o Rafale terá que levar um tanque subsônico ou dois supersônicos para igualar a capacidade interna de combustivel interno do SH.

- Um SH limpo armado com 2 AIM-9X + 2 AIM-120C-7 nos suportes das laterais da fuselagem possui alcance similar a um Rafale com 2 Mica EM + 2 Mica IR + 1 tanque subsônico (Vmax<Mach 1) ou 2 tanques supersônicos.

- SH com 2 tanques subsônicos = Rafale com 3
- SH com 3 tanques subsônico (sobram 4 heavy pylons nas asas) = Rafale com 4 (sobram apenas um heavy pylon, o central sob fuselagem)

- SH com 2 tanques supersônicos = Rafale com 4 tanques supersônicos
- SH com 3 tanques supersônicos = Rafale com 5 tanques supersônicos.

Tanques externos = mais arrasto, mais consumo, pior aceleração, mais RCS, menos manobrabilidade.

Cada vez fica mais claro as vantagens do F-35 com seu bomb bay interno!



Cargas

Rafale
Interno: 4,700 kg (10,300 lb)
Externo: 9,500 kg (20,950 lb)
TOTAL: 14,200 kg

Super Hornet
Interno: 6,780 kg (14,950 lb)
Externo: 8,493 kg (18,727 lb)
TOTAL: 15,273 kg

Fatos:
- O Rafale carrega 11% mais cargas externas que o SH
- O SH carrega 7,5% a mais de cargas totais (interna + externa) que o Rafale

O Rafale prioriza cargas externas e o SH, devido a seu maior espaço interno, carrega mais internamente e no total. Qual é a melhor solução?

O alegado raio do Rafale de 1.850km (1.000NM) é em que perfil e com que composição de cargas externas? Tenho lido que isso é alcançado com 5 tanques externos.

Como é feito o comparativo com o SH? Que cargas estão sendo consideradas? Qual o tempo de pós-combustão considerado? Sem estas informações esclarecidas, os comparativos não são honestos.

Dados da US Navy:
Tanques externos+2AGM-84 Harpoon+2 AIM-120C-7+2AIM-9X
Raios de ação:
805NM=1.490km
1.135NM=2.102km
OBS.: Não são fornecidas explicações sobre os 2 raios, mas suponho que podem ser função de distintos perfis (hi-hi-hi ou hi-lo-hi) ou da quantidade de tanques externos (3 ou 5 tanques).

Se considerados as informções dos fabricantes o raio de ação máximo do Rafale é de alegados +1.000NM e o do SH de 1.135NM. Onde está a vantagem do Rafale?

Quanto a alegação de que o Rafale bate o SH em todos os parametros de vôo....menos. Com as informações públicas diponíveis não dá. O que é divulgado ao público é apenas uma fração dos parâmetros do desempenho de um caça. A maioria é classificada.

OBS.: No site da Dassault diz que o peso máximo do Rafale é de 24.500kg (suponho que para operações em terra). O SH opera com o peso máximo de 29.932kg (em Porta-aviões).

Um dos fatores que explica tal diferença é a superfície alar, 02 aparelhos tem quase a mesma, só que um pesa menos 04 toneladas vazio. O outro é a aerodinâmica. :wink:

A seara da aerodinâmica é bastante complexa. As coisas não são simples. Há muitos compromissos em cada escolha nesta área. Comparar as superficies alares não é suficiente. Pode até ser se os designs aerodinâmicos são semelhantes. No caso do SH, seus LEX representam 10% da superficie alar, contudo geram uma sustentação de 50% extras em velocidades subsônicas.

[]´s

Jacques




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