COBRA - COmbatente BRAsileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1516 Mensagem por gabriel219 » Sáb Fev 01, 2020 6:18 pm

Ckrauslo escreveu: Sáb Fev 01, 2020 5:30 pm
gabriel219 escreveu: Sex Jan 31, 2020 1:27 pm Nanotubos de Carbono já estão em fase avançado de desenvolvimento no Brasil, em universades com apoio do Exército, via IME, então não é algo que seria tão difícil.

O problema é o EB já querer pular pra "uniforme inteligente" sem que a maioria tenha o básico de equipamento projetado neste século.
Conceito de uniforme inteligente foi estudado pelos americanos na década de 80, 90 e início dos anos 2000.
É um conceito tão imbecil, que hoje o que eles vem como uniforme "inteligente" é reforço de aramida nos tecidos (do ripstop) pra conseguir diminuir os ferimentos por estilhaços
Já eu proponho jogar fora a aramida e utilizar nanotubos de carbono de paredes simples em determinadas áreas do uniforme, como braço e antebraço, omoplata e pernas, deixando o oblíquo, axilas, virilhas e articulações do cotovelo e joelho, além da parte completa frontal e das costas com tecido dryfit com material elástico - essa parte protegida pelo colete. NTCPS são bem maleáveis, tão quanto um tecido ripstop comum. Ainda podemos utilizar NTCPS em forma de Grafeno, desenvolvendo telas dobráveis para servirem como computador de combate para Sargentos e Oficiais, além de lentes inteligentes para os mesmos. O mesmo componente iria nos coletes e "recheio" do capacete, já existe conceito relativo a isso e seria algo próximo a isso, com as devidas modificações, algo como um AVS bem melhorado:

Imagem

INCT e muitas universidades, como UFMG, UFJF e até o IME já possuem estudos avançados com Grafeno e Nanotubos de Carbono, tanto de Parede Simples quanto de Múltiplas Paredes - este último tem a "maleabilidade" de uma placa de Kevlar, mas é BEM mais resistente e BEM mais leve, podendo servir num pacote de um upgrade nas viaturas Guarani, aumentando sua proteção sem que haja grandes alterações em sua massa -, sei pois costumo ter acesso a esse tipo de pesquisas. Até 2030, já teremos produção inicial plena desses materiais e lá pra 2032 teremos produção em massa. Pra mim, isso é tempo o suficiente para desenvolver nosso conceito do COBRA Tranche 2.

A pesquisa sobre nanotubos também pode converter em novos semicondutores, sistemas robóticos e até em exoesqueletos, para um futuro Cobra Tranche 3. Uma parceria com Israel e África do Sul, com IAI, Rafael e Denel seria muito interessante nisso. Outro benefício de se utilizar Nanotubos é que torna o militar bem menos visível a sistemas de imagem térmica.

Enquanto isso, não entendo qual a dificuldade de adotar uniformes Gen.3 ou Strike XTGen.2, colete Cobra da Inbra e entre outros, até um novo padrão de camuflagem, que precisamos.

Quanto ao padrão de camuflagem, qualquer um que possua mais de 6 cores, o ideal seriam 8 cores, pois possibilitaria ter cores escuras para ambientes fechados de selva, cores mais claras para áreas menos arborizadas e cores transicionais para ambientes de cerrado. Mais um padrão para tropas no cerrado Nordestino e caatinga, que seria basicamente o Multicam.

Eu gostaria muito que fosse o Pencott, que considero ser o padrão de camuflagem mais avançado atualmente. Mistura vários tipos de pixels, em vários tamanhos diferentes, o que possibilita adicionar mais cores ao padrão sem que haja perda de "harmonia".




Editado pela última vez por gabriel219 em Sáb Fev 01, 2020 6:23 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1517 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Fev 01, 2020 6:22 pm

Mas é mais caro, por isso os EUA não foram com essa, não pelo menos pelo futuro próximo.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1518 Mensagem por gabriel219 » Sáb Fev 01, 2020 6:33 pm

Mas é claro que é mais caro, mas enquanto isso iríamos com equipamentos modernos convencionais até arranjar algo assim. O potencial do Nanotubo de Carbono é o diferencial, pois tem muito mais aplicações que o Kevlar e outros materiais, podendo ter uma escala de produção bem maior, diminuindo seu custo de forma assustadora.

Aqui estão alguns grupos de pesquisa nacionais sobre o material, destaque para a UFMG:
Imagem

Um colete mais ou menos assim, misturado com o AVS em sua forma Tatical, com placas de NTCPS seria o ideal para as tropas num Tranche 2:
Imagem




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1519 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Fev 01, 2020 7:03 pm

Só o tempo dira.
Os russos (ARS Arma) tbm tem uma solução misturando colete 3A com coisas do AVS.
É o A18 Skanda.
Infelizmente no site eles não tem foto dele com o sistema suspensório do AVS/CPC só na configuração colete normal




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1520 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Fev 01, 2020 7:31 pm

Quanto a combatente do futuro, não podemos pensar nisso sem pensar em todo maquinário de apoio.
Alguém me explica qual a vantagem do pantera frente ao UH60?
Pelo que já vi de vídeos da configuração interna do pantera, é apertado, cabe poucos e eles têm que ir saindo um por um, devagarzinho.
Por que não substituir o esquilo por um Md500 ou um MH6?
São rápidos, ágeis.
Podem transportar 3 militares de F OpEsp de cada lado.
E se o EB tivesse de escolher entre o Cougar e o EC725 qual seria mais vantajoso?




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1521 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 01, 2020 8:56 pm

Ckrauslo escreveu: Sáb Fev 01, 2020 7:31 pm Quanto a combatente do futuro, não podemos pensar nisso sem pensar em todo maquinário de apoio.
Alguém me explica qual a vantagem do pantera frente ao UH60?
Pelo que já vi de vídeos da configuração interna do pantera, é apertado, cabe poucos e eles têm que ir saindo um por um, devagarzinho.
Por que não substituir o esquilo por um Md500 ou um MH6?
São rápidos, ágeis.
Podem transportar 3 militares de F OpEsp de cada lado.
E se o EB tivesse de escolher entre o Cougar e o EC725 qual seria mais vantajoso?
Nunca vi com seis SpecOps, só com quatro mas ainda assim o bichim (AH/MH-6) é tenebroso de brabo. Não é à toa que o filme se chama BLACK HAWK DOWN e não LIL' BIRD DOWN, porque ninguém derruba e ele ali, dê-le fumo na negada, é de longe a aeronave mais impressionante no filme, transporta Delta, lança foguetes, metralha, faz de tudo!

Imagem
Imagem
Imagem


Mas não dá para reclamar muito do EB, na época as opções para fazer a tão sonhada "EMBRAER dos helicópteros" eram ou Aerospatiale Ecureuil e Dauphin ou Bell JetRanger e Sapão, este último já em vias de sair da primeira linha. Eu teria feito a mesma escolha.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1522 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 01, 2020 10:34 pm

Eu honestamente ficaria muito satisfeito com uns Mi-17 por aqui em quantidades suficiente para colocar uma Cia Avex completa pelo menos em TBT, MAO e BLM.
Eles sozinhos são como juntar o Cougar, Pantera e Esquilo num só helo. Mas o pessoal do EB acha eles muito feios... :mrgreen: :roll:

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1523 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Fev 01, 2020 10:37 pm

https://images.app.goo.gl/tmD9opJwkDrXkGTM8

Sim, não discuto quando a isso cupincha.
Mas nós tempos de hoje, estamos pensando fora do que realmente se faz útil (Tipo o uniforme sci-fi) e ignorando coisas que são verdadeiramente interessantes.

Quanto a quantidade de militares, sempre fica um espaço no meio, dá pra colocar um outro ali no meio.
Vi em um vídeo a muitos anos atrás, de treinamentos do Delta na época de 2007 (Quando ainda usavam M81 woodland com coletes verdes e capacetes pretos)
Bueno aquela imagem não deu vou tentar com outra que mostra como facilmente cabem outros dois militares junto do Ranger ali na imagem.
(Alguém da um help, acho que ele não vai abrir a imagem)




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1524 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 01, 2020 10:51 pm

Ckrauslo escreveu: Sáb Fev 01, 2020 10:37 pm https://images.app.goo.gl/tmD9opJwkDrXkGTM8

Sim, não discuto quando a isso cupincha.
Mas nós tempos de hoje, estamos pensando fora do que realmente se faz útil (Tipo o uniforme sci-fi) e ignorando coisas que são verdadeiramente interessantes.

Quanto a quantidade de militares, sempre fica um espaço no meio, dá pra colocar um outro ali no meio.
Vi em um vídeo a muitos anos atrás, de treinamentos do Delta na época de 2007 (Quando ainda usavam M81 woodland com coletes verdes e capacetes pretos)
Bueno aquela imagem não deu vou tentar com outra que mostra como facilmente cabem outros dois militares junto do Ranger ali na imagem.
(Alguém da um help, acho que ele não vai abrir a imagem)
Mas eu concordo contigo, cupincha, a treta toda é que o EB ainda vai ter que comer muito mas MUITO feijão até ter cacife para bancar sua própria unidade no estilo Night Stalker (160º SOAR*), que sozinha é muito mais importante do que uniformes DIGICAM e uma graxa nova pra os boots poderem ficar bem lustradinhos para os desfiles e formaturas mas, em combate, serem invisíveis a NVGs. :lol: :lol: :lol: :lol:


(*) - Só em Chinooks esta unidade tem mais células do que toda a Avex.






Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1525 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 01, 2020 11:14 pm

No EMCFA já se fala em comando conjunto de FE.
De vez em quando o pessoal dá uma de aloprado por aqui.
Eu acho que os HM-4 C-SAR e Fennec podem ser um bom começo de um SOAR tupiniquim em Goiânia.
No futuro, aquele novo helo suíço pode ser uma boa opção. Apesar da Leonardo ter comprado a empresa, os planos de produzir ele aqui continuam.
E aí quem sabe em algum futuro distante a gente chegue a algo mais hard power como o povo gosta de ver nos filmes.
Agora, SOAR sem apoio de USAF e USN não rola. Por aqui a regra seria a mesma.
Mas eu nunca vi ninguém da fab e da MB perguntar algo pelo COBRA.
Vocês viram?

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1526 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 01, 2020 11:27 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 01, 2020 11:14 pm No EMCFA já se fala em comando conjunto de FE.
De vez em quando o pessoal dá uma de aloprado por aqui.
Eu acho que os HM-4 C-SAR e Fennec podem ser um bom começo de um SOAR tupiniquim em Goiânia.
No futuro, aquele novo helo suíço pode ser uma boa opção. Apesar da Leonardo ter comprado a empresa, os planos de produzir ele aqui continuam.
E aí quem sabe em algum futuro distante a gente chegue a algo mais hard power como o povo gosta de ver nos filmes.
Agora, SOAR sem apoio de USAF e USN não rola. Por aqui a regra seria a mesma.
Mas eu nunca vi ninguém da fab e da MB perguntar algo pelo COBRA.
Vocês viram?

abs
Sei lá, eu também nunca tinha visto nem ouvido falar em interesse da FAB por um míssil de cruzeiro do EB e, do nada, o nosso véio BOB Caiafa aparece com uma maquete debaixo de um F-5. A FAB fez um gritedo dos infernos mas depois acabou admitindo. Só porque ninguém comenta não quer dizer que não estão pensando e discutindo o tema... :wink: 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1527 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Fev 01, 2020 11:28 pm

Túlio escreveu: Sáb Fev 01, 2020 10:51 pm
Ckrauslo escreveu: Sáb Fev 01, 2020 10:37 pm https://images.app.goo.gl/tmD9opJwkDrXkGTM8

Sim, não discuto quando a isso cupincha.
Mas nós tempos de hoje, estamos pensando fora do que realmente se faz útil (Tipo o uniforme sci-fi) e ignorando coisas que são verdadeiramente interessantes.

Quanto a quantidade de militares, sempre fica um espaço no meio, dá pra colocar um outro ali no meio.
Vi em um vídeo a muitos anos atrás, de treinamentos do Delta na época de 2007 (Quando ainda usavam M81 woodland com coletes verdes e capacetes pretos)
Bueno aquela imagem não deu vou tentar com outra que mostra como facilmente cabem outros dois militares junto do Ranger ali na imagem.
(Alguém da um help, acho que ele não vai abrir a imagem)
Mas eu concordo contigo, cupincha, a treta toda é que o EB ainda vai ter que comer muito mas MUITO feijão até ter cacife para bancar sua própria unidade no estilo Night Stalker (160º SOAR*), que sozinha é muito mais importante do que uniformes DIGICAM e uma graxa nova pra os boots poderem ficar bem lustradinhos para os desfiles e formaturas mas, em combate, serem invisíveis a NVGs. :lol: :lol: :lol: :lol:


(*) - Só em Chinooks esta unidade tem mais células do que toda a Avex.


Não entendi o que quiseste dizer em relação aos boots, cupincha.
Abraço.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1528 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Fev 01, 2020 11:30 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 01, 2020 11:14 pm No EMCFA já se fala em comando conjunto de FE.
De vez em quando o pessoal dá uma de aloprado por aqui.
Eu acho que os HM-4 C-SAR e Fennec podem ser um bom começo de um SOAR tupiniquim em Goiânia.
No futuro, aquele novo helo suíço pode ser uma boa opção. Apesar da Leonardo ter comprado a empresa, os planos de produzir ele aqui continuam.
E aí quem sabe em algum futuro distante a gente chegue a algo mais hard power como o povo gosta de ver nos filmes.
Agora, SOAR sem apoio de USAF e USN não rola. Por aqui a regra seria a mesma.
Mas eu nunca vi ninguém da fab e da MB perguntar algo pelo COBRA.
Vocês viram?

abs
Por gentileza Carvalho, qual? Heli suíço
Abraço.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1529 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 02, 2020 12:44 am

É o Kopter SH-09. Monoturbina da classe do Esquilo.
Só que com os atributos e competências do H-145.

as




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1530 Mensagem por Túlio » Dom Fev 02, 2020 2:43 pm

Ckrauslo escreveu: Sáb Fev 01, 2020 11:28 pm
Não entendi o que quiseste dizer em relação aos boots, cupincha.
Abraço.
Foi uma brincadeira com a resistência evidenciada em alguns setores do EB contra os boots modernos (não-visíveis por NVG) que não brilham e, portanto, ficam "feios" e "anti-militares" nas paradas e formaturas, que alguns estreludos parecem crer que é a principal função de um Exército.

Li sobre isso aqui no DB mesmo, se não me engano foi neste próprio tópico.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Responder