Estrutura e Quantidade dos Agrupamentos Militares no EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1957 vezes
Agradeceram: 2480 vezes

Re: Estrutura e Quantidade dos Agrupamentos Militares no EB

#1501 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 26, 2018 5:59 pm

RobsonBCruz escreveu:
O 12º BI de BH deve ser transformado em 12º BPE.
Ainda não foi decidido se ele será transformado em BPE ou num batalhão de infantaria leve subordinado a 4ª Bda Leve (Montanha).

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5716 vezes
Agradeceram: 3259 vezes

#1502 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 26, 2018 6:15 pm

knigh7 escreveu:
RobsonBCruz escreveu: O 12º BI de BH deve ser transformado em 12º BPE.
Ainda não foi decidido se ele será transformado em BPE ou num batalhão de infantaria leve subordinado a 4ª Bda Leve (Montanha).
Tomara que vença a lógica. A 4a Bgda Inf Mth está praticamente toda em MG. E não vejo porque ele não ser efetivado nela. Tirando o 32o Btl Inf Lv em Petropolis. Este é mais um daqueles batalhões fora de contexto, que deveria ser enviado para cá.

Há sim, acho que já chega de tanta PE no exército. :?

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1503 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 26, 2018 6:20 pm

RobsonBCruz escreveu:O 56º BI que ficava em Campos-RJ foi desativado, sendo para o local transferida a 2º Cia Inf (anteriormente sediada em Três Lagoas-MS, para aonde foi transferida a 3º Bateria AAAE, que antes ficava em Uruguaiana-RS).
Vejam só como são as coisas. O EB querendo colocar 8/9 bgdas inf slv aqui e desativando btl inf em outros lugares para colocar uma Cia Inf que basicamente não vai servir pra porra nenhuma. Por essas e outra que fico puto com essas burrocracias plutocráticas do exército. Preferem eliminar uma unde a transferí-la para onde é mais necessária. :x

Tomara que não. Já chega de polícia no exército. Aliás, acho que já tem até demais.

Mas tem o 55º BI de Montes Claros - MG vinculado diretamente à 4ªRM.
Outro que deveria também ser enviado para cá. O que faz um btl inf subordinado diretamente a uma RM? :roll:
Tem coisas que realmente não se explicam no EB, só complicam.

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1504 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 26, 2018 6:35 pm

knigh7 escreveu:Há rotatividade dos militares dos PEFs com os batalhões que eles são ligados.
Vc ainda está ligado no incidente do Rio Traíra. O maior incidente que houve depois de 1991 foi nesta década envolvendo guerrilheiros peruanos no Brasil e não foi acionado ninguém fora da região. Foi acionada a FAB, a 3ªCia de Forças Especiais e o 1º Batalhão de Selva.
Vale ressaltar que as Forças de Ação Rápida Estratégias (como a PQD e a AMV) são treinadas para atuar em todo o país.
Com criação da futura Bda no Acre (aproveitando os 2 batalhões já existentes no Estado), do Batalhão em Ji-Paraná e do Regimento de Cavalaria Mecanizado em Roraima (atualmente estão concluindo o segundo esquadrão) acredito que o EB vai ter distribuído bem as tropas naquela região.
Obs: só se pode instalar um batalhão em cidades o comportem. Senão o EB teria de providenciar tudo às famílias, o que acarretaria um custo logístico alto. Em locais em que não é possível, é melhor instalar pelotões, sendo apoiados e com rotação de efetivo de um batalhão de uma localidade que o comporte.
Sim eu conheço esse rodizio, e ele só existe em relação aos BIS de fronteira.
Todo santo dia alguma coisa com guerrilha ou narcotráfico acontece por aqui Manuel. Só não chega aí porque até notícia na Amazônia anda mais de vagar que a internet. Isso, claro, quando ela chega. E nem sempre os militares deixam ela rolar, até pelo contrário. Conheço muitos casos que já me foram relatados. Mas como é aqui, via de regra, se não tiver algo do tipo "morte e destruição" ou ecologia não dá ibope, e as mídias nem sequer se preocupam em saber mesmo o que houve, e menos ainda em divulgar. Quem mora na fronteira sabe muito bem do que estou falando.
Quanto a dotação de tropas, estou esperando até hoje a sairmos de 4 bgdas inf slv para 9 bgdas inf slv como o EB tanto propalou. Mas isso só seria possível com a transferência de pelo menos 15 btl's inf. Eu sei que se em de onde tirar isso, o que não tem é vontade e capacidade para fazer.
No mais, se um dia chegarmos a dispor realmente destas 9 Bgdas, vamos estar bem obrigado quanto a nossa capacidade de responder aos problemas locais. Desde que todas elas tenham sua dotação material e pessoal completas, evidentemente.
A 3a Cia FE's tem no planejamento aumentar o efetivo e infraestrutura. Mas é para o longo prazo.
E como disse, a MB já tem 2 Btl's fuz nvs aqui e quer mais um em Tabatinga. Se os 2 Bavex que se pensa implementar por aqui forem mesmo dispostos, então vamos ficar bem. Não carece de mandar ninguém de fora. Na minha opinião, um terceiro Bavex em Tabatinga é necessário. Mas...
Acho que com 27 BIS por aqui e mais 3 BOpRibFzNvs, Pqdt e Aeromóvel só mesmo se for para tentar evitar a "invasão da Amazõnia". :lol:

abs.

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#1505 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 26, 2018 8:15 pm

Concordo, Carvalho, que a situação é quente aí. O problema é que eu ouço muitas vezes de militares e não aparece na TV :? , como foi o caso na fronteira com o Peru.

Aquela frase que eu usei me referindo a Amazônia que embora não tenhamos de fronteira, inclusive de natureza militar, foi de um militar.

O EB tem hoje, no CMN e CMA, 6 brigadas: 1ª, 23ª, 22ª, 16ª, 2ª, 17ª

A implantação da Bda no Acre era para começar no próximo ano, mas foi postergada para o próximo PEEX(2020-2023). Aí serão 7 Bdas.

A propósito: a FAB transferiu o 1/8º para Natal, mas Belém receberá o 6º HU (que será criado pela MB) com aeronaves H225M, ocupando parte das instalações da FAB.

Abraços

RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 451 vezes
Agradeceram: 235 vezes

#1506 Mensagem por RobsonBCruz » Seg Mar 26, 2018 9:45 pm

knigh7 escreveu:
RobsonBCruz escreveu:
Acho que ele já foi subordinado à 4ª Bda décadas atrás, quando o 32º BI de Petrópolis não era orgânico dessa brigada.

knigh7
Sênior
Sênior

#1507 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 26, 2018 11:57 pm

FCarvalho escreveu:
RobsonBCruz escreveu:O 56º BI que ficava em Campos-RJ foi desativado, sendo para o local transferida a 2º Cia Inf (anteriormente sediada em Três Lagoas-MS, para aonde foi transferida a 3º Bateria AAAE, que antes ficava em Uruguaiana-RS).
Vejam só como são as coisas. O EB querendo colocar 8/9 bgdas inf slv aqui e desativando btl inf em outros lugares para colocar uma Cia Inf que basicamente não vai servir pra porra nenhuma. Por essas e outra que fico puto com essas burrocracias plutocráticas do exército. Preferem eliminar uma unde a transferí-la para onde é mais necessária. :x

Tomara que não. Já chega de polícia no exército. Aliás, acho que já tem até demais.

Mas tem o 55º BI de Montes Claros - MG vinculado diretamente à 4ªRM.
Outro que deveria também ser enviado para cá. O que faz um btl inf subordinado diretamente a uma RM? :roll:
Tem coisas que realmente não se explicam no EB, só complicam.

abs
O 55º BI de Montes Claros (outro BI em local militarmente inútil) já esteve na marca do pênalti para ser transferido.

Mas agora não. O que ocorreu foi a Operação Pipa que teve de passar para a mão do Exército devido a corrupção e o uso político que se fazia com ÁGUA. Putz...político nesse país é fod@ Mexem com a sede do povo.

Daí determinados batalhões em regiões afetadas pela seca, como o de Montes Claros, passaram a ter importância. E planos para ele sair de lá foram descartados.

RobsonBCruz
Sênior
Sênior

#1508 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Mar 27, 2018 8:39 am

knigh7 escreveu:Concordo, Carvalho, que a situação é quente aí. O problema é que eu ouço muitas vezes de militares e não aparece na TV :? , como foi o caso na fronteira com o Peru.

Aquela frase que eu usei me referindo a Amazônia que embora não tenhamos de fronteira, inclusive de natureza militar, foi de um militar.

A implantação da Bda no Acre era para começar no próximo ano, mas foi postergada para o próximo PEEX(2020-2023). Aí serão 7 Bdas.

A propósito: a FAB transferiu o 1/8º para Natal, mas Belém receberá o 6º HU (que será criado pela MB) com aeronaves H225M, ocupando parte das instalações da FAB.

Abraços
O planejamento do Exército prevê 8 brigadas de infantaria de selva: além das seis existentes e a prevista para o ACRE, como dito acima, seria criada uma para Manaus, que seria Aeromóvel, incorporando o atual 1º BIS-Amv.

Mas a falta de recursos faz com que cada criação ou transferência seja uma tarefa para 20 anos.

RobsonBCruz
Sênior
Sênior

#1509 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Mar 27, 2018 8:46 am

FCarvalho escreveu:
abs
O caso do 56º BI, pelo que entendi, o EB queria simplesmente desativa-lo, mas a pressão política para que o EB não deixasse de ter uma OM em Campos foi grande, optando-se então por manter lá apenas uma SU para fazer de conta. Como as instalações da 2º Cia Inf em Três Lagoas - MS seriam necessárias para abrigar o futuro 9ºGAAAe, a transferência da companhia para Campos foi a saída. Com isso o EB passou a contar com os "recursos de uma SU para completar outra OM.

saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 182 vezes

#1510 Mensagem por saullo » Ter Mar 27, 2018 4:17 pm

RobsonBCruz escreveu:
knigh7 escreveu:Concordo, Carvalho, que a situação é quente aí. O problema é que eu ouço muitas vezes de militares e não aparece na TV :? , como foi o caso na fronteira com o Peru.

Abraços
O planejamento do Exército prevê 8 brigadas de infantaria de selva: além das seis existentes e a prevista para o ACRE, como dito acima, seria criada uma para Manaus, que seria Aeromóvel, incorporando o atual 1º BIS-Amv.

Mas a falta de recursos faz com que cada criação ou transferência seja uma tarefa para 20 anos.
Concordo que fica muito boa essa de criar uma Brigada Aeromóvel em Manaus, que teria provavelmente o 1 BIS, mais um BIS a ser criado e poderia se completar a dotação dessa Brigada com o crescimento da 3 Cia FE para um Batalhão de FE. Ficaria uma Brigada Aeromóvel de pronta resposta para toda a região amazônica.
Só que como o 1 BIS pertence hoje à 1 Brigada de Boa Vista, teria que ser criado outro BIS para ela ?

Abraços

knigh7
Sênior
Sênior

#1511 Mensagem por knigh7 » Ter Mar 27, 2018 5:22 pm

Pode haver uma brigada com 2 batalhões, ou um batalhao+um regimento, como havera lá em Roraima.

knigh7
Sênior
Sênior

#1512 Mensagem por knigh7 » Ter Mar 27, 2018 5:43 pm

Por falar em brigada aeromovel na Amazônia, quando o general Heleno comandava o CMA, certa vez ele disse que não queria mais homens lá, mas sim mais mobilidade.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1513 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 27, 2018 6:34 pm

Abraços
Pois é, Knigh7, aqui apesar de todas as prioridades tudo sempre anda muito devagar, e enquanto a visão que se tiver da região se restringir apenas a ecologia e indigenistas - que tem sua importância - vai ser difícil haver mudanças reais que venham a alterar o estado de abandono em que se vive por aqui.

No mais, todas estas brigadas, até onde eu sei, estão incompletas de alguma forma, seja em relação a pessoal, material ou infraestrutura. A continuar assim pode colocar metade do EB aqui que não vai fazer muita diferença. Como o Robson colocou, serão 8 Bgdas, o que na teoria deveria nos permitir dispor de pelo menos 24 BIS, mas eu duvido que mesmo tendo no papel todas essas bgdas cheguemos a possuir de verdade tal número. O que é absolutamente lamentável. Para não dizer contraditório e equivocado.

Quanto ao HU-6, não deixa de ser uma boa notícia, até porque, o plano era dotar todos os BtlOpRib com apoio de helos, aqui em Manaus com o HU-3 e em Belém. No longo prazo o HU-4 receberia os seus com a instalação do batalhão de Ladário. Tabatinga da mesma forma, mas honestamente, duvido que isso venha a acontecer. Até porque não teremos H225M para isso.

Enfim, temos o 2o/8o Gav em Belém com os AH-2, mas eu penso que ele serviria melhor a FAB e à região sendo transferido para Belém e reequipado com aqueles helos franceses. Ou novos BH como a FAB tanto gosta. Os Sabre fazem muito mais sentido na Avex, mas esse assunto causa mal estar até hoje por lá. Então, melhor deixar como está. Pior não fica.

abs..

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1514 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 27, 2018 6:37 pm

knigh7 escreveu:O 55º BI de Montes Claros (outro BI em local militarmente inútil) já esteve na marca do pênalti para ser transferido. Mas agora não. O que ocorreu foi a Operação Pipa que teve de passar para a mão do Exército devido a corrupção e o uso político que se fazia com ÁGUA. Putz...político nesse país é fod@ Mexem com a sede do povo. Daí determinados batalhões em regiões afetadas pela seca, como o de Montes Claros, passaram a ter importância. E planos para ele sair de lá foram descartados.
Não é de se surpreender que o EB receba caminhões a rodo, mesmo quando não precisa, ou pede, sempre que uma ACISO ou MMI interessa ao governo. As multinacionais da industria automobilística agradecem. :

Enquanto isso nas linhas de produção da Agrale e outras nacionais... :roll:

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1515 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 27, 2018 6:44 pm

RobsonBCruz escreveu:O caso do 56º BI, pelo que entendi, o EB queria simplesmente desativa-lo, mas a pressão política para que o EB não deixasse de ter uma OM em Campos foi grande, optando-se então por manter lá apenas uma SU para fazer de conta.
Agora me diz, qual a lógica de desativar um batalhão inteiro quando existe escassez deste tipo de unidade em outros locais do país? Pode até se explicar mas jamais justificar esse tipo de atitude do EB. Se queriam que alguma coisa do EB ficasse por lá, bem, o que não falta, como tu mostraste, são undes menores que poderiam ocupar aquela posição. Ou simplesmente ignorar esse tipo de pressão espúria e fazer o que tem de ser feito. Mas aí a gente tem que lembrar que tem um político na gestão do MD nos últimos 19 anos... :?

Como as instalações da 2º Cia Inf em Três Lagoas - MS seriam necessárias para abrigar o futuro 9ºGAAAe, a transferência da companhia para Campos foi a saída. Com isso o EB passou a contar com os "recursos de uma SU para completar outra OM.
E nos deixou na mão... mais uma vez. :evil:
abs.

Carpe Diem
Responder