AVIBRAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: AVIBRAS

#1501 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Dez 02, 2012 8:50 pm

Seria o mesmo que o Talibã exigir exames de AIDS em homens-bomba...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: AVIBRAS

#1502 Mensagem por Luís Henrique » Dom Dez 02, 2012 10:26 pm

:lol: :lol: :lol:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: AVIBRAS

#1503 Mensagem por Boss » Dom Dez 02, 2012 11:10 pm

Perfeito... :lol: :lol: :lol:




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

Re: AVIBRAS

#1504 Mensagem por Centurião » Seg Dez 03, 2012 12:55 am

:lol:

Eu estava me referindo a TR 3500, mas o meu texto nao foi muito informativo. Mea culpa. No caso da TR 3500, a Polaris estimou o custo na criacao de laboratorios para homologacao em R$ 116 milhoes.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: AVIBRAS

#1505 Mensagem por LeandroGCard » Seg Dez 03, 2012 1:02 pm

Centurião escreveu::lol:

Eu estava me referindo a TR 3500, mas o meu texto nao foi muito informativo. Mea culpa. No caso da TR 3500, a Polaris estimou o custo na criacao de laboratorios para homologacao em R$ 116 milhoes.
Na minha opinião este é o tipo de coisa que deveria ser feita pelo governo. As empresas nacionais não tem cacife para este tipo de investimento, nem demanda para manter a instalação funcionando. Já o governo tem ambos e mais interesses estratégicos neste tipo de tecnologia.

Um banco de homologação deste tipo no CTA atenderia à todos os programas de turbinas do Brasil e ainda serviria para os professores e alunos do ITA se aperfeiçoarem fazendo também pesquisas nesta área.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

Re: AVIBRAS

#1506 Mensagem por Centurião » Seg Dez 03, 2012 8:18 pm

LeandroGCard escreveu:
Centurião escreveu::lol:

Eu estava me referindo a TR 3500, mas o meu texto nao foi muito informativo. Mea culpa. No caso da TR 3500, a Polaris estimou o custo na criacao de laboratorios para homologacao em R$ 116 milhoes.
Na minha opinião este é o tipo de coisa que deveria ser feita pelo governo. As empresas nacionais não tem cacife para este tipo de investimento, nem demanda para manter a instalação funcionando. Já o governo tem ambos e mais interesses estratégicos neste tipo de tecnologia.

Um banco de homologação deste tipo no CTA atenderia à todos os programas de turbinas do Brasil e ainda serviria para os professores e alunos do ITA se aperfeiçoarem fazendo também pesquisas nesta área.


Leandro G. Card
Sim. A ideia e que os recursos venham da FINEP.




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: AVIBRAS

#1507 Mensagem por denilson » Ter Dez 04, 2012 11:25 am

Luís Henrique escreveu:
denilson escreveu:Mas se o MAN-SUP e o AV/MT-300 utilizarem a mesma célula, quer dizer também que o ASTROS pode lançar o MAN-SUP e os navios que utilizarem o lançador do MAN-SUP, poderão também lançar o AV/MT-300.
PQP!!! se for isso, é uma baita notícia, e jogada da AVIBRAS!!!! perfeito [009]
O que não bate é que o MANSUP foi divulgado como tendo alcance de 70 km. E o AV-MT-300 como o próprio nome diz teria 300 km de alcance.
Como pode ter muito mais alcance se o míssil for o mesmo?
Creio que sejam projetos diferentes.
Um míssil de cruzeiro pode ser utilizado como míssil anti navio, um exemplo é o tomahawk RGM/UGM-109B (TASM - Anti-navio), claro que com algumas modificações, que são basicamente na forma de detectar e atingir o alvo.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9351
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 512 vezes

Re: AVIBRAS

#1508 Mensagem por Brasileiro » Ter Dez 04, 2012 11:34 am

denilson escreveu:
Luís Henrique escreveu: O que não bate é que o MANSUP foi divulgado como tendo alcance de 70 km. E o AV-MT-300 como o próprio nome diz teria 300 km de alcance.
Como pode ter muito mais alcance se o míssil for o mesmo?
Creio que sejam projetos diferentes.
Um míssil de cruzeiro pode ser utilizado como míssil anti navio, um exemplo é o tomahawk RGM/UGM-109B (TASM - Anti-navio), claro que com algumas modificações, que são basicamente na forma de detectar e atingir o alvo.
O que está claro, Denilson, é que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, ao menos no caso da Avibrás.

Há casos sim em que um míssil anti-navio pode ser utilizado em ataques de superfície. Mas aqui, no que estamos tratando, uma coisa é o MAN-SUP, outra coisa é o AV/MT-300.

A foto divulgada como sendo o míssil de cruzeiro é sim um Exocet, ou MAN-SUP, seja por confusão de quem montou o slide ou intencionalmente mesmo, para não se divulgar ainda a imagem do que será míssil de cruzeiro que, para ter este alcance de 300 km deverá ser bem maior que um Exocet e com design mais apropriado e atualizado.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: AVIBRAS

#1509 Mensagem por Luís Henrique » Ter Dez 04, 2012 11:54 am

Bom, parece que o MANSUP não terá mais alcance de Exocet B2 e sim equivalente ao B3 (180 km).
Parece que a Avibrás firmará parceria com a MBDA (se já não o fez) e o objetivo a CURTO PRAZO é um míssil antiaéreo com 30 km de alcance e 15km de altitude.
Parece que nosso míssil de cruzeiro vai decolar e terá NO MÍNIMO 300 km de alcance.

Juntando tudo isto, podemos sonhar em ver os futuros escoltas da MB com todos os mísseis NACIONAIS.
Com o MAN em lançador próprio (8 ou 16) e no lançador VLS o tal míssil antiaéreo de 30 km de alcance e também o míssil de cruzeiro.
Ai só fica faltando um míssil antiaéreo de longo alcance, que pode vir logo depois deste primeiro passo na área.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: AVIBRAS

#1510 Mensagem por denilson » Ter Dez 04, 2012 2:23 pm

Brasileiro escreveu:
denilson escreveu: Um míssil de cruzeiro pode ser utilizado como míssil anti navio, um exemplo é o tomahawk RGM/UGM-109B (TASM - Anti-navio), claro que com algumas modificações, que são basicamente na forma de detectar e atingir o alvo.
O que está claro, Denilson, é que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, ao menos no caso da Avibrás.

Há casos sim em que um míssil anti-navio pode ser utilizado em ataques de superfície. Mas aqui, no que estamos tratando, uma coisa é o MAN-SUP, outra coisa é o AV/MT-300.

A foto divulgada como sendo o míssil de cruzeiro é sim um Exocet, ou MAN-SUP, seja por confusão de quem montou o slide ou intencionalmente mesmo, para não se divulgar ainda a imagem do que será míssil de cruzeiro que, para ter este alcance de 300 km deverá ser bem maior que um Exocet e com design mais apropriado e atualizado.

abraços]
"é sim um Exocet, ou MAN-SUP", Isso é de fonte "segura"?
Também fiquei com dúvida do que seria "design mais apropriado e atualizado" tu pode explicar melhor?
Pergunto isso por que achei bastante razoável a utilização dos dados de aerodinâmica e estrutura do EXOCET por parte da AVIBRAS, principalmente pelo fato de ela ter se associado à MBDA, também por uma economia em escala, pois se for utilizada a mesma estrutura aviônica, peças, lançador, turbina etc, estaremos ganhando em escala e custo de produção.
Outra coisa, o míssil apresentado como o AV/MT-300 é diferente das versões do EXOCET que a MB possui, então pode ser o MAN-SUP ou realmente ser o AV/MT-300. Sem contar o fato de ser totalmente diferente da primeira versão do AV/MT-300.
Imagem
Imagem

Grato
Denilson




Editado pela última vez por denilson em Ter Dez 04, 2012 2:45 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9351
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 512 vezes

Re: AVIBRAS

#1511 Mensagem por Brasileiro » Ter Dez 04, 2012 2:41 pm

denilson escreveu: "é sim um Exocet, ou MAN-SUP", Isso é de fonte "segura"?
Também fiquei com dúvida do que seria "design mais apropriado e atualizado" tu pode explicar melhor?
Grato
Denilson
Olha, então troque minha afirmação pela seguinte: Para mim vai ser uma surpresa gigantesca, enorme, brutal, colossal, se isto aí da foto divulgada for mesmo o AV/TM-300.

De Exocet ele tem tudo, o mesmo formato, a mesma localização e forma das aletas, assim como da estrutura na raíz da asa, bem como as proporções entre as partes e o tamanho em relação à pessoa que está ali do lado, se reparar bem na foto.
Num míssil igual ao Exocet, como já disse o Leandro, fisicamente não há algo que possa levá-lo a até 300 km, como é o caso do nosso míssil de cruzeiro.

Agora, design apropriado e atualizado, eu quero dizer algo apropriado a um vôo de cruzeiro propulsado por uma turbina, que é um par de asas semelhantes às de um avião, mas dobráveis. É isto o que se encontra em todos os mísseis de cruzeiro do gênero (pensados terra-terra desde o início) atuais, como o Storm Shadow, KEPD Taurus, SOM, Babur, Raad, entre outros, e até mesmo aquela primeira maquete do AV/TM-300. Tudo isto, além de algo mais ou menos real num míssil contemporâneo, que são as formas características de um artefato de baixa visibilidade ao radar.



abraços]




Editado pela última vez por Brasileiro em Ter Dez 04, 2012 2:44 pm, em um total de 1 vez.
----------------
amor fati
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#1512 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Dez 04, 2012 2:43 pm

denilson escreveu:
Brasileiro escreveu:A foto divulgada como sendo o míssil de cruzeiro é sim um Exocet, ou MAN-SUP, seja por confusão de quem montou o slide ou intencionalmente mesmo, para não se divulgar ainda a imagem do que será míssil de cruzeiro que, para ter este alcance de 300 km deverá ser bem maior que um Exocet e com design mais apropriado e atualizado.

abraços]
"é sim um Exocet, ou MAN-SUP", Isso é de fonte "segura"?
...
Denilson
Realmente, esta sua fonte é fidedigna ou você ACHA? Pois foi o próprio Sami, Presidente da Avibras, que apresentou esse slide, em uma apresentação na Câmara dos Deputados em Brasília!!!

Abraços,
Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9351
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 512 vezes

Re: AVIBRAS

#1513 Mensagem por Brasileiro » Ter Dez 04, 2012 2:49 pm

Paulo Bastos escreveu:
denilson escreveu: "é sim um Exocet, ou MAN-SUP", Isso é de fonte "segura"?
...
Denilson
Realmente, esta sua fonte é fidedigna ou você ACHA? Pois foi o próprio Sami, Presidente da Avibras, que apresentou esse slide, em uma apresentação na Câmara dos Deputados em Brasília!!!

Abraços,
Paulo
Olha, eu assisti à apresentação deste slide pelos arquivos que estão disponíveis na TV Câmara. Na verdade, quem apresentou estes slides (a não ser que o Sami Hassuani tenha utilizado também do mesmo powerpoint) foi um general do Exército, não me lembro de que área.

Continuo mantendo minha aposta de grande surpresa caso seja este mesmo o míssil de cruzeiro.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#1514 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Dez 04, 2012 2:51 pm

Brasileiro escreveu:
Paulo Bastos escreveu: Realmente, esta sua fonte é fidedigna ou você ACHA? Pois foi o próprio Sami, Presidente da Avibras, que apresentou esse slide, em uma apresentação na Câmara dos Deputados em Brasília!!!

Abraços,
Paulo
Olha, eu assisti à apresentação deste slide pelos arquivos que estão disponíveis na TV Câmara. Na verdade, quem apresentou estes slides (a não ser que o Sami Hassuani tenha utilizado também do mesmo powerpoint) foi um general do Exército, não me lembro de que área.

Continuo mantendo minha aposta de grande surpresa caso seja este mesmo o míssil de cruzeiro.



abraços]
Ou seja, você ACHA...

Abraços,
Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#1515 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Dez 04, 2012 2:57 pm

Esqueci...

Sobre a apresentação, estou olhando aqui, realmente você tem razão: quem apresentou essa parte não foi o Sami, mas o General de Brigada Luiz Felipe Linhares Gomes, Chefe do Escritório de Projetos do Exército Brasileiro, o mesmo que anunciou os Guarani da Argentina.


Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Responder