Página 101 de 514

Re: Sobre o C-390

Enviado: Sáb Jul 24, 2010 11:38 am
por joao fernando
O CTA (como sempre) não fez nada de turbinas. Só teoria.

Tenho forte amizade com um dos pais da TR3500, e de CTA ali, não tem nada.

Alias, o CTA pode sim por ciumes, atrapalhar o projeto.

CTA, bom de papo, e só. Muito ego, muito papo furado. Se não fosse eles, talves hoje tivessemos turbinas e afins, já que a competição para chupar $$$ do governo seria melhor, sem projetos paralelo inviaveis (vide VLS e outros desvaneios etilicos)

Re: Sobre o C-390

Enviado: Sáb Jul 24, 2010 3:02 pm
por sapao
Vemos lembrar que a EMBRAER tem que ter lucro, pois a conta dela em P&D e altissima, sem contar que o mercado em que ela atua a concorrencia e pesada; não tem amador ali.
Dai acho dificil emplacar um motor ou qualquer outra estrutura que não seja economicamente viavel em um projeto de risco. Vale dizer que um projeto desse mal sucedido pode ser um golpe fatal em uma empresa neste ramo.
Caro João Fernando, quanto ao CTA posso ate concorda que existam pessoas desagradaveis que tenham passado ou estejam la, mas dai a dizer que o CTA não produz nada e um passo e tanto.Vale lembrar que so o ITA, sem contar os outros institutos que ali existem, ja fala por si só.Acredito que voce não concorde com as prioridades de pesquisa (VLS), mas ai seria outro topico.

Re: Sobre o C-390

Enviado: Sáb Jul 24, 2010 3:08 pm
por joao fernando
Sapão, concordo e discordo de vc. Sabemos que algumas cabeças dali, emperram muitos avanços.

Pra mim, mais atrapalha que ajuda.

Re: Sobre o C-390

Enviado: Sáb Jul 24, 2010 3:19 pm
por sapao
Concordo, porem temos que levar em conta que hoje ele não é o que foi idealizado pelo Mal. Montenegro na sua fundação; porem apesar dos trancos ainda sai muit coisa boa dali. Acredito que poderia sair muito mais, mas acho que isso seria assunto para outro topico.
sds

Re: Sobre o C-390

Enviado: Sáb Jul 24, 2010 8:06 pm
por Luiz Bastos
Sr Sapao.


Achei interessante este assunto sobre o CTA/ITA e creio que seria interessante a abertura de um tópico a respeito destas entidades para que possamos ter mais visibilidade sobre as coisas que são feitas por lá. Quem sabe listarmos alguns projetos de sucesso advindos destas entidades.
Ao amigo João, penso que qualquer centavo gasto com pesquisa, no final do processo torna-se investimento, mesmo que não seja aplicado de imediato ou nos projetos do governo. Assim sendo, tudo que um engenheiro aprende no Cta/Ita vai depois ser aplicado na iniciativa provada (Embraer, etc). É como na Marinha. Milhares de engenheiros navais formados e nenhum projeto nacional. Todos estrangeiros, mas a expertise continua com nossos rapazes. Fui :wink:

Re: Sobre o C-390

Enviado: Sáb Jul 24, 2010 8:15 pm
por joao fernando
Bastos, não posso reproduzir o que um engenheiro de altissimo gabarito, escutou de altos elementos do CTA e da FAB.

Ao pedir baixa, de imediato tocou um projeto já falado aqui no DB.

Concordo que $$$ gasto em pesquisa volta. Mas em alguns casos, o $$$ é gasto para manter privilegios e aparencias. Isso não concordo.

É mais ou menos assim: se nós, que somos doutores não consegimos, vc não vai conseguir, pois vc é um "doutor" frustrado. Esse foi o teor da resposta que esse amigo ouviu.

Tem gente boa lá dentro. Tem. MAS EU NÃO CONFIO NELES :roll:

Re: Sobre o C-390

Enviado: Sáb Jul 24, 2010 9:24 pm
por sapao
criado na "gerais", titulo "instituto de pesquisas no brasil", aguardo voces por la!
att


ps:Luiz, por favor dispensa o Sr por fico me achando mais velho que do que ja sou... :wink:

Re: Sobre o C-390

Enviado: Dom Jul 25, 2010 7:55 pm
por Frederico Vieira
Caros amigos foristas, por acaso aquela turbina de 5Kn de empuxo, a TAPP ela nao estaria tendo a participacao de uma empresa privada, se nao me engano a TGM turbinas la de sertaozinho? Quer dizer , nao seria interessante se a embraer pegasse esse projeto de frente, nao sozinha mas junto com outras empresas(no caso a propria TGM) assim dividiria custos e risco. Uma versao dela um pouco mais potente poderia servir para alguns avioes dela. Sem contar que ganharia um know-how altissimo. E gostaria de fazer uma pergunta aos amigos foristas alguns dos quais eu acredito estar a frente de alguns projetos a respeito do desenvolvimento dessas turbinas, como iria o desenvolvimento dela, procurei a respeito na net mas nao achei muita coisa a respeito :( .

Re: Sobre o C-390

Enviado: Dom Jul 25, 2010 9:26 pm
por LeandroGCard
joao fernando escreveu:Bastos, não posso reproduzir o que um engenheiro de altissimo gabarito, escutou de altos elementos do CTA e da FAB.

Ao pedir baixa, de imediato tocou um projeto já falado aqui no DB.

Concordo que $$$ gasto em pesquisa volta. Mas em alguns casos, o $$$ é gasto para manter privilegios e aparencias. Isso não concordo.

É mais ou menos assim: se nós, que somos doutores não consegimos, vc não vai conseguir, pois vc é um "doutor" frustrado. Esse foi o teor da resposta que esse amigo ouviu.

Tem gente boa lá dentro. Tem. MAS EU NÃO CONFIO NELES :roll:
A questão aqui é uma rivalidade que existe entre pesquisadores dedicados à pesquisa pura e aplicada. No Brasil estes conceitos muitas vezes são confundidos, o que leva a uma série de problemas entre os quais o "estrelismo" de certos pesquisadores de centros de pesquisa e universidades (já enfrentei isso na carne) e a ineficiência no desenvolvimento de vários projetos (o VLS talvez seja o mais notório dentre eles).

Coloco de novo o link para um texto meu sobre o assunto, publicado no site "Recanto das Letras". Meu intuito ao escrever o texto foi lançar alguma luz sobre este tema dos tipos distintos de pesquisa (e de pesquisadores) existentes, pouquíssimo compreendido em nosso país.

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2377521

Se os moderadores preferirem podem mover este post para algum outro tópico que julgarem mais apropriado.


Leandro G. Card

Re: Sobre o C-390

Enviado: Seg Jul 26, 2010 12:11 am
por Alcantara
Thor escreveu:Em breve teremos algum bicho desses do tipo grande no Brasil, comprado com a desculpa de se fazer revo, mas seu uso será mais para se somar aos brinquedinhos de transporte VIP de nossos governantes.
Só assim para conseguirmos uma aeronave estratégica de transporte e revo, quando não estiver em missão presidencial. E o pior é que chegará antes do F-X...
Abraços
Serve para ser usado pela "Força Aérea"... quando não estiver alocado ao transporte de políticos, claro...


:idea: Airbus A-330MRTT
Imagem

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qui Jul 29, 2010 10:04 am
por FIGHTERCOM
LeandroGCard escreveu:
joao fernando escreveu:Bastos, não posso reproduzir o que um engenheiro de altissimo gabarito, escutou de altos elementos do CTA e da FAB.

Ao pedir baixa, de imediato tocou um projeto já falado aqui no DB.

Concordo que $$$ gasto em pesquisa volta. Mas em alguns casos, o $$$ é gasto para manter privilegios e aparencias. Isso não concordo.

É mais ou menos assim: se nós, que somos doutores não consegimos, vc não vai conseguir, pois vc é um "doutor" frustrado. Esse foi o teor da resposta que esse amigo ouviu.

Tem gente boa lá dentro. Tem. MAS EU NÃO CONFIO NELES :roll:
A questão aqui é uma rivalidade que existe entre pesquisadores dedicados à pesquisa pura e aplicada. No Brasil estes conceitos muitas vezes são confundidos, o que leva a uma série de problemas entre os quais o "estrelismo" de certos pesquisadores de centros de pesquisa e universidades (já enfrentei isso na carne) e a ineficiência no desenvolvimento de vários projetos (o VLS talvez seja o mais notório dentre eles).

Coloco de novo o link para um texto meu sobre o assunto, publicado no site "Recanto das Letras". Meu intuito ao escrever o texto foi lançar alguma luz sobre este tema dos tipos distintos de pesquisa (e de pesquisadores) existentes, pouquíssimo compreendido em nosso país.

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2377521

Se os moderadores preferirem podem mover este post para algum outro tópico que julgarem mais apropriado.


Leandro G. Card
Excelente Texto, Leandro. Parabéns!

Só complementando. Hoje, é comum algumas empresas recorrerem às instituições de pesquisa, principalmente universidades, para resolverem problemas pontuais. Por que manter um centro de pesquisa, dispendioso, formando por profissionais qualificados e com diversos tipos de laboratórios, quando é mais barato propor uma parceria com estas instituições? Este é pensamento vigente. Até aí, tudo bem. Mas o problema é que estas parcerias beneficiam mais as empresas dos que as instituições. Se não fosse uma situação tão desproporcional, não seria de causar estranheza, afinal o mundo é capitalista.

Para exemplificar. Recentemente a Fiat procurou algumas universidades de BH para propor parcerias. A idéia era aproveitar os alunos do último ano de diversas Engenharias (Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, Mecânica, etc.). Como estes são obrigados a elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (ou Projeto Fim de Curso), a Fiat entraria com os problemas e os recursos financeiros para compra de material, já aos alunos que aceitassem participar, apresentar uma solução viável. Um exemplo de pesquisa aplicada. Mas afinal, qual o problema? Simples, instituição e alunos receberiam nada por este trabalho, nem mesmo uma bolsa de auxílio. Apenas o “prazer” de poder colocar no currículo que fez um projeto de pesquisa para a Fiat.

O engraçado é que eu já propus algo parecido lá nos navais. No entanto, seria uma parceria entre o Ministério da Defesa (com a participação das três Armas) e as universidades, visando aproveitar os alunos que fariam os Trabalhos de Conclusão de Curso. Com uma única diferença, que houvesse investimento nas universidades e pagamento de bolsas de auxílio aos alunos, nada mais justo.


Abraços,

Wesley

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qui Jul 29, 2010 6:45 pm
por LeandroGCard
FIGHTERCOM escreveu: Só complementando. Hoje, é comum algumas empresas recorrerem às instituições de pesquisa, principalmente universidades, para resolverem problemas pontuais. Por que manter um centro de pesquisa, dispendioso, formando por profissionais qualificados e com diversos tipos de laboratórios, quando é mais barato propor uma parceria com estas instituições? Este é pensamento vigente. Até aí, tudo bem. Mas o problema é que estas parcerias beneficiam mais as empresas dos que as instituições. Se não fosse uma situação tão desproporcional, não seria de causar estranheza, afinal o mundo é capitalista.
A dificuldade contrária, da universidade desdenhar a pesquisa para a indústria, também ocorre.

Quando eu estava fazendo minha pós-graduação eu desenvolvi uma proposta para aplicação do meu trabalho em uma área de interesse da Embraer. Cheguei a visitar a empresa, conversei com o gerente da área interessada e ele elaborou uma proposta pela qual a Embraer pagaria pelo desenvolvimento que eu faria pela COPPE. O valor era equivalente a duas vezes a minha bolsa de mestrado, e iria diretamente para a COPPE, que poderia utilizá-lo como quisessse. De volta à universidade eu cheguei a preencher a documentação necessária da própria COPPE para fechar o acordo e entreguei para o professoar assinar. Era só o que faltava.

Meu orientador nunca assinou, e depois de muita insistência da minha parta acabou me dizendo que não iria assinar porque não tinha interesse naquela área de desenvolvimento em particular. O assunto morreu.


Leandro G. Card

Re: Sobre o C-390

Enviado: Qui Jul 29, 2010 7:01 pm
por FIGHTERCOM
LeandroGCard escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Só complementando. Hoje, é comum algumas empresas recorrerem às instituições de pesquisa, principalmente universidades, para resolverem problemas pontuais. Por que manter um centro de pesquisa, dispendioso, formando por profissionais qualificados e com diversos tipos de laboratórios, quando é mais barato propor uma parceria com estas instituições? Este é pensamento vigente. Até aí, tudo bem. Mas o problema é que estas parcerias beneficiam mais as empresas dos que as instituições. Se não fosse uma situação tão desproporcional, não seria de causar estranheza, afinal o mundo é capitalista.
A dificuldade contrária, da universidade desdenhar a pesquisa para a indústria, também ocorre.

Quando eu estava fazendo minha pós-graduação eu desenvolvi uma proposta para aplicação do meu trabalho em uma área de interesse da Embraer. Cheguei a visitar a empresa, conversei com o gerente da área interessada e ele elaborou uma proposta pela qual a Embraer pagaria pelo desenvolvimento que eu faria pela COPPE. O valor era equivalente a duas vezes a minha bolsa de mestrado, e iria diretamente para a COPPE, que poderia utilizá-lo como quisessse. De volta à universidade eu cheguei a preencher a documentação necessária da própria COPPE para fechar o acordo e entreguei para o professoar assinar. Era só o que faltava.

Meu orientador nunca assinou, e depois de muita insistência da minha parta acabou me dizendo que não iria assinar porque não tinha interesse naquela área de desenvolvimento em particular. O assunto morreu.


Leandro G. Card
Leandro,

Essa recusa em assinar, justificada pela "falta de interesse", não seria motivada por ele não ter domínio do assunto? Pergunto isso, pois quando estava elaborando minha proposta de pós-graduação, cheguei com dois artigos sobre Lógica Fuzzy aplicado a Controle para discutir com a minha orientadora e ela rejeitou, não quis nem olhar. Ela tinha urticária só de ouvir “Lógica Fuzzy”. :lol: :lol: :lol:


Abraços,

Wesley

Re: Sobre o C-390

Enviado: Sex Jul 30, 2010 4:33 pm
por LeandroGCard
FIGHTERCOM escreveu:Leandro,

Essa recusa em assinar, justificada pela "falta de interesse", não seria motivada por ele não ter domínio do assunto? Pergunto isso, pois quando estava elaborando minha proposta de pós-graduação, cheguei com dois artigos sobre Lógica Fuzzy aplicado a Controle para discutir com a minha orientadora e ela rejeitou, não quis nem olhar. Ela tinha urticária só de ouvir “Lógica Fuzzy”. :lol: :lol: :lol:


Abraços,

Wesley
De fato ele não tinha domínio do assunto (elementos finitos aplicados a materiais compostos), pois era especialista em estudos de vasos de pressão, e de início nem queria que eu me envolvesse com ele. Mas depois de recebermos na COPPE a visita de um professor dos Açores que tinha uma linha de pesquisa muito prolífica na área e que passou várias "dicas", acabei conseguindo convencê-lo e desenvolvi o trabalho que eu queria, e já estava bem avançado.

Só o que eu precisaria fazer era re-escrever algumas das rotinas que eu já tinha escrito para que recebessem os dados no padrão do NASTRAN (programa de elementos finitos utilizado pela Embraer) e exportasem os resultados no mesmo padrão. As rotinas realmente pesadas, que realizavam os cálculos, já estavam prontas e funcionando.

Mas meu orientador queria que eu gastasse o resto do meu tempo de mestrado elaborando critérios teóricos novos de falha, pois era isto que ele estava estudando para os aços utilizados em vasos de pressão. Só que para materiais compostos isto não existe. No final acabei não fazendo nenhuma das duas coisas.


Leandro G. Card

Re: Sobre o C-390

Enviado: Seg Ago 02, 2010 8:47 pm
por Penguin
Spot the KC-390 design changes
http://www.flightglobal.com/blogs/the-d ... anges.html

Imagem

By Stephen Trimble on August 2, 2010 7:47 PM

Embraer has significantly revised the KC-390 product card from the Paris Air Show last year to the Farnborough event two weeks ago. I picked up cards at both shows. A side-by-side comparison is very revealing.

In addition to the exterior changes shown below, Embraer has increased maximum payload from 19t to 23.6t and normal maximum takeoff weight from 65t to 74.4t.

Most significantly, Embraer changed the shape of the representative engine. The previous card displays an engine resembling the CFM56, but the new image shows an engine that looks more like the V2500. Embraer plans to select an engine in the 27,000-29,000lb-thrust class within the next six months. Also, note the sharper nose design in the new product card.