Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Plinio Jr
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#151 Mensagem por Plinio Jr » Qua Nov 21, 2007 9:43 am

talharim escreveu:
não sei da onde tiram a lenda que é ruim para combate aéreo.
_________________


Não é lenda.A reclamação é com o Super Hornet e vem dos próprios pilotos da USNAVY.


Estas queixas ocorreram quando o aparelho estava entrando em serviço, isto é comum, houveram queixas dos pilotos de F-4s em relação aos F-14s, de pilotos dos Bucanners em relação aos Tornados e por aí vai ...sempre haverá algum tipo de critica dos pilotos dos antigos vetores a serem substituidos.




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
PRick

#152 Mensagem por PRick » Qua Nov 21, 2007 11:22 am

Plinio Jr escreveu:
talharim escreveu:
não sei da onde tiram a lenda que é ruim para combate aéreo.
_________________


Não é lenda.A reclamação é com o Super Hornet e vem dos próprios pilotos da USNAVY.


Estas queixas ocorreram quando o aparelho estava entrando em serviço, isto é comum, houveram queixas dos pilotos de F-4s em relação aos F-14s, de pilotos dos Bucanners em relação aos Tornados e por aí vai ...sempre haverá algum tipo de critica dos pilotos dos antigos vetores a serem substituidos.


As queixas ocorrem, porque os pilotos que estavam usando os outros aparelhos, quando receberam algo que deveria ser melhor em tudo, perceberam ao contrário, que o dito aparelho novo, era inferior ou não avançava nada em relação ao que já existia antes.

E olha compararam os F-18E com os F-4, um aparelho com mais de 20 anos de produção encerrada, se fosse no Brasil, todos estariam berrando contra o governo, mas como é nos EUA, eles podem gastar uma fortuna, combra uma fortuna para fazer um tijolo voador.

De modo bem claro, um F-18E, só consegue Interceptar um Rafale, Typhoon, M-2000, Su-35 se for em rota frontal, caso contrário vai ser humilhado e deixado para trás, porque acelera muito pior, e tem um velocidade máxima muito inferior. Nenhum sistema salva uma trapalhada deste tipo.

Como os próprio pilotos se referem, é Super Bug e Super Lento Hornet, isto veio dos EUA, não tem invenção nenhuma. Porque tem gente lá que ainda não foi comprada pelo recursos das CIAS de Material Bélico. :wink:


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Jacobs
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#153 Mensagem por Jacobs » Qua Nov 21, 2007 11:46 am

Super Hornet é lixo mesmo! Vamos modernizar nossos A-4 e teremos a frota aérea mais mortífera de todas as marinhas do mundo!

... é cada uma que eu vejo por ai... :roll:




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Plinio Jr
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#154 Mensagem por Plinio Jr » Qua Nov 21, 2007 12:06 pm

PRick escreveu:
As queixas ocorrem, porque os pilotos que estavam usando os outros aparelhos, quando receberam algo que deveria ser melhor em tudo, perceberam ao contrário, que o dito aparelho novo, era inferior ou não avançava nada em relação ao que já existia antes.

E olha compararam os F-18E com os F-4, um aparelho com mais de 20 anos de produção encerrada, se fosse no Brasil, todos estariam berrando contra o governo, mas como é nos EUA, eles podem gastar uma fortuna, combra uma fortuna para fazer um tijolo voador.


Fiz comparações que mostram que situações como estas são bem comuns e o tempo comprovou isto, apesar das críticas iniciais, Tornados e F-14s mostraram-se superiores a Buccaners e Phantons, nada impede que F-18E/Fs tbm o façam em relação aos Tomcats...

De modo bem claro, um F-18E, só consegue Interceptar um Rafale, Typhoon, M-2000, Su-35 se for em rota frontal, caso contrário vai ser humilhado e deixado para trás, porque acelera muito pior, e tem um velocidade máxima muito inferior. Nenhum sistema salva uma trapalhada deste tipo.


Isto é vc quem está afirmando, sendo uma suposição, entre isto realmente acontecer, já é outra estória.

Como os próprio pilotos se referem, é Super Bug e Super Lento Hornet, isto veio dos EUA, não tem invenção nenhuma. Porque tem gente lá que ainda não foi comprada pelo recursos das CIAS de Material Bélico. :wink:


Tenho lido reportagens recentes de pessoas dizerendo o contrário e elogiarem a aeronave, muitas delas, inclusive pilotaram ou trabalharam por um bom tempo F-14s, quem é que tem razão ??

Não sei, .....eles podem ser pessoas ¨compradas¨como vc sugere, como tbm podem não ser, bem como as pessoas que criticaram, podem te-lo feito por segundas intenções ou não....isto o tempo irá dizer....




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Bolovo
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#155 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 21, 2007 12:09 pm

PRick escreveu:
Plinio Jr escreveu:
talharim escreveu:
não sei da onde tiram a lenda que é ruim para combate aéreo.
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Não é lenda.A reclamação é com o Super Hornet e vem dos próprios pilotos da USNAVY.


Estas queixas ocorreram quando o aparelho estava entrando em serviço, isto é comum, houveram queixas dos pilotos de F-4s em relação aos F-14s, de pilotos dos Bucanners em relação aos Tornados e por aí vai ...sempre haverá algum tipo de critica dos pilotos dos antigos vetores a serem substituidos.


As queixas ocorrem, porque os pilotos que estavam usando os outros aparelhos, quando receberam algo que deveria ser melhor em tudo, perceberam ao contrário, que o dito aparelho novo, era inferior ou não avançava nada em relação ao que já existia antes.

E olha compararam os F-18E com os F-4, um aparelho com mais de 20 anos de produção encerrada, se fosse no Brasil, todos estariam berrando contra o governo, mas como é nos EUA, eles podem gastar uma fortuna, combra uma fortuna para fazer um tijolo voador.

De modo bem claro, um F-18E, só consegue Interceptar um Rafale, Typhoon, M-2000, Su-35 se for em rota frontal, caso contrário vai ser humilhado e deixado para trás, porque acelera muito pior, e tem um velocidade máxima muito inferior. Nenhum sistema salva uma trapalhada deste tipo.

Como os próprio pilotos se referem, é Super Bug e Super Lento Hornet, isto veio dos EUA, não tem invenção nenhuma. Porque tem gente lá que ainda não foi comprada pelo recursos das CIAS de Material Bélico. :wink:


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Não avançava nada?! É o caça americano mais moderno, tirando o F-22!

O que houve de criticas ao F-15A quando ele substituiu o F-4E na USAF é brincadeira... o mesmo para o F-14A, F-16A, F/A-18A, etc. Todo e praticamente qualquer caça quando entra em operação, ele ainda não está maduro. O Super Hornet quando entrou na USN usava ainda o velho APG-73 do F/A-18C! Hoje usa um dos mais modernos radares do mundo!

Prick, leia mais os textos que o Jaques, o Sintra e cia postaram...

Quanto ser ruim para combates aéreos, só posto uma foto...

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8-] :twisted: :twisted:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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#156 Mensagem por Penguin » Qua Nov 21, 2007 12:37 pm

PRick escreveu:
Plinio Jr escreveu:
talharim escreveu:
não sei da onde tiram a lenda que é ruim para combate aéreo.
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Não é lenda.A reclamação é com o Super Hornet e vem dos próprios pilotos da USNAVY.


Estas queixas ocorreram quando o aparelho estava entrando em serviço, isto é comum, houveram queixas dos pilotos de F-4s em relação aos F-14s, de pilotos dos Bucanners em relação aos Tornados e por aí vai ...sempre haverá algum tipo de critica dos pilotos dos antigos vetores a serem substituidos.


As queixas ocorrem, porque os pilotos que estavam usando os outros aparelhos, quando receberam algo que deveria ser melhor em tudo, perceberam ao contrário, que o dito aparelho novo, era inferior ou não avançava nada em relação ao que já existia antes.

E olha compararam os F-18E com os F-4, um aparelho com mais de 20 anos de produção encerrada, se fosse no Brasil, todos estariam berrando contra o governo, mas como é nos EUA, eles podem gastar uma fortuna, combra uma fortuna para fazer um tijolo voador.

De modo bem claro, um F-18E, só consegue Interceptar um Rafale, Typhoon, M-2000, Su-35 se for em rota frontal, caso contrário vai ser humilhado e deixado para trás, porque acelera muito pior, e tem um velocidade máxima muito inferior. Nenhum sistema salva uma trapalhada deste tipo.

Como os próprio pilotos se referem, é Super Bug e Super Lento Hornet, isto veio dos EUA, não tem invenção nenhuma. Porque tem gente lá que ainda não foi comprada pelo recursos das CIAS de Material Bélico. :wink:


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As criticas mais ferozes ao SH vieram de membros ou ex-membros do programa Tomcat. E aconteceram durante sua fase de desenvolvimemento e antes do OPEVAL (1999). Depois os criticos foram se acalmando, acalmando.... Porem na Internet as criticas encontraram eco e se prolongaram.

Vc pensa que foram criticas de$intere$$ada$? Havia um forte lobby a favor de versoes avancadas do F-14....talvez um Super F-14. A perspectiva de ter um programa encerrado deve ser algo doloro$o.

Pq não acreditar no que tem dito pilotos de F-14B e D que mudaram recentemente para SH? Alias eles tem sido bastante honestos. Gostariam que o SH fosse mais rapido, mas não o trocariam pelo Tomcat. QQ limitação em termos de velocidade eh amplamente superada pelo conjunto.

Qt a aceleração, para se afirmar algo prático é necessario complexos calculos incluindo a curva de aceleração dos caça envolvidos, dos missies, do alcance dos misseis, do posicionamento inicial de cada um, da consciencia situacional de cada um, das cargas (externas e internas) de cada caça no momento do combate, etc. Vc não acredita que combates sejam igualitarios, que todos combinem a condição de estar com a melhor relação peso-empuxo de cada um e limitar os alcances dos sensores para igualar as condições? Quem vê primeiro, atira primeiro e vence.

Pq insistir na reprodução de criticas pre-Opeval? Vc não é Marine e nem perdeu uma boquinha na Grumman... :lol:

Veja este pdf...é muito interessante:
http://www.ndia.org/Content/ContentGroups/Divisions1/International/4202_Wallace.ppt#338,12,Air%20Superiority

[]´s

Jacques

OBS.: Nesta altura do campeonato sou da opinião que a FAB deveria priorizar a imediata modernização os M2K para -5 ou -9, adquirir mais 12 e fazer o mesmo. O resultado do novo FX creio imprevisivel.




PRick

#157 Mensagem por PRick » Qua Nov 21, 2007 12:46 pm

Bolovo escreveu:
PRick escreveu:
Plinio Jr escreveu:
talharim escreveu:
não sei da onde tiram a lenda que é ruim para combate aéreo.
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Não é lenda.A reclamação é com o Super Hornet e vem dos próprios pilotos da USNAVY.


Estas queixas ocorreram quando o aparelho estava entrando em serviço, isto é comum, houveram queixas dos pilotos de F-4s em relação aos F-14s, de pilotos dos Bucanners em relação aos Tornados e por aí vai ...sempre haverá algum tipo de critica dos pilotos dos antigos vetores a serem substituidos.


As queixas ocorrem, porque os pilotos que estavam usando os outros aparelhos, quando receberam algo que deveria ser melhor em tudo, perceberam ao contrário, que o dito aparelho novo, era inferior ou não avançava nada em relação ao que já existia antes.

E olha compararam os F-18E com os F-4, um aparelho com mais de 20 anos de produção encerrada, se fosse no Brasil, todos estariam berrando contra o governo, mas como é nos EUA, eles podem gastar uma fortuna, combra uma fortuna para fazer um tijolo voador.

De modo bem claro, um F-18E, só consegue Interceptar um Rafale, Typhoon, M-2000, Su-35 se for em rota frontal, caso contrário vai ser humilhado e deixado para trás, porque acelera muito pior, e tem um velocidade máxima muito inferior. Nenhum sistema salva uma trapalhada deste tipo.

Como os próprio pilotos se referem, é Super Bug e Super Lento Hornet, isto veio dos EUA, não tem invenção nenhuma. Porque tem gente lá que ainda não foi comprada pelo recursos das CIAS de Material Bélico. :wink:


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Não avançava nada?! É o caça americano mais moderno, tirando o F-22!

O que houve de criticas ao F-15A quando ele substituiu o F-4E na USAF é brincadeira... o mesmo para o F-14A, F-16A, F/A-18A, etc. Todo e praticamente qualquer caça quando entra em operação, ele ainda não está maduro. O Super Hornet quando entrou na USN usava ainda o velho APG-73 do F/A-18C! Hoje usa um dos mais modernos radares do mundo!

Prick, leia mais os textos que o Jaques, o Sintra e cia postaram...

Quanto ser ruim para combates aéreos, só posto uma foto...

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8-] :twisted: :twisted:


Parece que existe gente que não lê, ou tem preguiça de ler. Você está mostrando cenas de combate WVR, você leu o debate entre o Sintra e o Jacques Santiago? Combate WVR é coisa para avião inferior, tecnologicamente, de projeto, etc..

Coloquei de forma bem clara, o problema com os F-18E é o envelope de vôo que deveria ser igual aos Typhoon e Rafales, ele possui perfil de missão parecido e potência semelhante, no entanto, o peso da estrutura e sua aerodinâmica, o deixem em clara inferioridade.

Comparar sistemas de caças com 20 anos de fabricação, não tem sentido, sistemas podem ser isntalados em qualquer plataforma. Não são o avião, o avião é a plataforma.

Pode-se muda os sistemas a vontade, mas os SH vão continuar lentos, e o Gripen vai continuar decolando com 14 toneladas. Existem limitações de plataforma, estas implicam, na maioria das vezes, um outro avião. Sistemas podem ser sempre melhorados.

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PRick

#158 Mensagem por PRick » Qua Nov 21, 2007 12:52 pm

jacquessantiago escreveu:
PRick escreveu:
Plinio Jr escreveu:
talharim escreveu:
não sei da onde tiram a lenda que é ruim para combate aéreo.
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Não é lenda.A reclamação é com o Super Hornet e vem dos próprios pilotos da USNAVY.


Estas queixas ocorreram quando o aparelho estava entrando em serviço, isto é comum, houveram queixas dos pilotos de F-4s em relação aos F-14s, de pilotos dos Bucanners em relação aos Tornados e por aí vai ...sempre haverá algum tipo de critica dos pilotos dos antigos vetores a serem substituidos.


As queixas ocorrem, porque os pilotos que estavam usando os outros aparelhos, quando receberam algo que deveria ser melhor em tudo, perceberam ao contrário, que o dito aparelho novo, era inferior ou não avançava nada em relação ao que já existia antes.

E olha compararam os F-18E com os F-4, um aparelho com mais de 20 anos de produção encerrada, se fosse no Brasil, todos estariam berrando contra o governo, mas como é nos EUA, eles podem gastar uma fortuna, combra uma fortuna para fazer um tijolo voador.

De modo bem claro, um F-18E, só consegue Interceptar um Rafale, Typhoon, M-2000, Su-35 se for em rota frontal, caso contrário vai ser humilhado e deixado para trás, porque acelera muito pior, e tem um velocidade máxima muito inferior. Nenhum sistema salva uma trapalhada deste tipo.

Como os próprio pilotos se referem, é Super Bug e Super Lento Hornet, isto veio dos EUA, não tem invenção nenhuma. Porque tem gente lá que ainda não foi comprada pelo recursos das CIAS de Material Bélico. :wink:


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As criticas mais ferozes ao SH vieram de membros ou ex-membros do programa Tomcat. E aconteceram durante sua fase de desenvolvimemento e antes do OPEVAL (1999). Depois os criticos foram se acalmando, acalmando.... Porem na Internet as criticas encontraram eco e se prolongaram.

Vc pensa que foram criticas de$intere$$ada$? Havia um forte lobby a favor de versoes avancadas do F-14....talvez um Super F-14. A perspectiva de ter um programa encerrado deve ser algo doloro$o.

Pq não acreditar no que tem dito pilotos de F-14B e D que mudaram recentemente para SH? Alias eles tem sido bastante honestos. Gostariam que o SH fosse mais rapido, mas não o trocariam pelo Tomcat. QQ limitação em termos de velocidade eh amplamente superada pelo conjunto.

Qt a aceleração, para se afirmar algo prático é necessario complexos calculos incluindo a curva de aceleração dos caça envolvidos, dos missies, do alcance dos misseis, do posicionamento inicial de cada um, da consciencia situacional de cada um, das cargas (externas e internas) de cada caça no momento do combate, etc. Vc não acredita que combates sejam igualitarios, que todos combinem a condição de estar com a melhor relação peso-empuxo de cada um e limitar os alcances dos sensores para igualar as condições? Quem vê primeiro, atira primeiro e vence.

Pq insistir na reprodução de criticas pre-Opeval? Vc não é Marine e nem perdeu uma boquinha na Grumman... :lol:

Veja este pdf...é muito interessante:
http://www.ndia.org/Content/ContentGroups/Divisions1/International/4202_Wallace.ppt#338,12,Air%20Superiority

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Jacques

OBS.: Nesta altura do campeonato sou da opinião que a FAB deveria priorizar a imediata modernização os M2K para -5 ou -9, adquirir mais 12 e fazer o mesmo. O resultado do novo FX creio imprevisivel.


Jacques,

As falhas do projeto F-18E, não podem ser justificadas com melhores sistemas de armas, as vantagens de um sistema de armas melhor, seriam muito melhor aproveitadas em uma plataforma melhor. Assim, de nada adianta fazermos complexos exercícios, o fato é que os F-18E, em face ao que custam, e o que foi gasto neles, deveriam ser melhores do que são. E nada vai mudar tal fato, porque para sanar estes problemas só fazendo outro avião, os F-18E nasceram de um quebra galho, por conta do fracasso do outro program de caça da US Navy e pelo atraso dos F-35, é um tampão, um remendo na US Navy, e eles sabem disso.

Algo pode ser ruim, e não ser criticado, a comparação fria dos números não deixa margem para dúvidas. E olha já falei vejam o que o PATTON afirma aqui sobre o SUPER BUG, ele é piloto da onde?

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#159 Mensagem por Penguin » Qua Nov 21, 2007 12:58 pm

PRick escreveu:
Bolovo escreveu:
PRick escreveu:
Plinio Jr escreveu:
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não sei da onde tiram a lenda que é ruim para combate aéreo.
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Não é lenda.A reclamação é com o Super Hornet e vem dos próprios pilotos da USNAVY.


Estas queixas ocorreram quando o aparelho estava entrando em serviço, isto é comum, houveram queixas dos pilotos de F-4s em relação aos F-14s, de pilotos dos Bucanners em relação aos Tornados e por aí vai ...sempre haverá algum tipo de critica dos pilotos dos antigos vetores a serem substituidos.


As queixas ocorrem, porque os pilotos que estavam usando os outros aparelhos, quando receberam algo que deveria ser melhor em tudo, perceberam ao contrário, que o dito aparelho novo, era inferior ou não avançava nada em relação ao que já existia antes.

E olha compararam os F-18E com os F-4, um aparelho com mais de 20 anos de produção encerrada, se fosse no Brasil, todos estariam berrando contra o governo, mas como é nos EUA, eles podem gastar uma fortuna, combra uma fortuna para fazer um tijolo voador.

De modo bem claro, um F-18E, só consegue Interceptar um Rafale, Typhoon, M-2000, Su-35 se for em rota frontal, caso contrário vai ser humilhado e deixado para trás, porque acelera muito pior, e tem um velocidade máxima muito inferior. Nenhum sistema salva uma trapalhada deste tipo.

Como os próprio pilotos se referem, é Super Bug e Super Lento Hornet, isto veio dos EUA, não tem invenção nenhuma. Porque tem gente lá que ainda não foi comprada pelo recursos das CIAS de Material Bélico. :wink:


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Não avançava nada?! É o caça americano mais moderno, tirando o F-22!

O que houve de criticas ao F-15A quando ele substituiu o F-4E na USAF é brincadeira... o mesmo para o F-14A, F-16A, F/A-18A, etc. Todo e praticamente qualquer caça quando entra em operação, ele ainda não está maduro. O Super Hornet quando entrou na USN usava ainda o velho APG-73 do F/A-18C! Hoje usa um dos mais modernos radares do mundo!

Prick, leia mais os textos que o Jaques, o Sintra e cia postaram...

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8-] :twisted: :twisted:


Parece que existe gente que não lê, ou tem preguiça de ler. Você está mostrando cenas de combate WVR, você leu o debate entre o Sintra e o Jacques Santiago? Combate WVR é coisa para avião inferior, tecnologicamente, de projeto, etc..

Coloquei de forma bem clara, o problema com os F-18E é o envelope de vôo que deveria ser igual aos Typhoon e Rafales, ele possui perfil de missão parecido e potência semelhante, no entanto, o peso da estrutura e sua aerodinâmica, o deixem em clara inferioridade.

Comparar sistemas de caças com 20 anos de fabricação, não tem sentido, sistemas podem ser isntalados em qualquer plataforma. Não são o avião, o avião é a plataforma.

Pode-se muda os sistemas a vontade, mas os SH vão continuar lentos, e o Gripen vai continuar decolando com 14 toneladas. Existem limitações de plataforma, estas implicam, na maioria das vezes, um outro avião. Sistemas podem ser sempre melhorados.

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Discordo no nobre colega. Se não houver espaço interno, há três opções: se retira algo para instalar novos sistemas, se instala versões downgraded dos sistemas, mais leves e com menor capacidade ou simplemente não se instala. O F-18C, do mesmo porte do Rafale (inclusive mais potente) já não tinha espaço para instalar o que a US Navy queria.

Outra questão é o combustivel interno. O SH leva +2t a mais internamente que o Rafale. Somente com comb. interno o SH tem um alcance 500km superior ao Rafale. Ou seja, para igualar, o Rafale vai ter que pendurar tanques externos...como isso afeta o seu desempenho?

Sds




Editado pela última vez por Penguin em Qua Nov 21, 2007 6:27 pm, em um total de 2 vezes.
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#160 Mensagem por Penguin » Qua Nov 21, 2007 1:17 pm

Mais info sobre acelerações...fonte: TOAN F-16.net:

10. Acceleration:

* F-22A: unknown.

* Su-35: 13.8 secs from 600 km/hr to 1,100 km/hr, and 8 secs from 1,100 km/hr to 1,300 km/hr(with 50% internal fuel, standard A-A configuration, and height of 1,000 m).

* EF-2K: less than 20 seconds from 200 kts to Mach 0.9 (Twin-seaters with one 1,000 L tank and two ASRAAM, altitude unknown).

* Rafale: around 20 seconds from 300 km/hr to 1,000 km/hr at low altitude.

Falta algo similar sobre o SH....




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#161 Mensagem por soultrain » Qua Nov 21, 2007 2:51 pm

Um dos problemas do SH é o arrasto que tem, devido às soluções adotadas, parte herdadas do F-18 original. A US-Navy não podia, por diversas razões, anunciar e pagar um novo vector e resolveu anunciar um Hornet melhorado, que no fundo é um novo airframe com a parecença do original e algumas das mesmas soluções e problemas.

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#162 Mensagem por Plinio Jr » Qua Nov 21, 2007 4:11 pm

PRick escreveu:
E nada vai mudar tal fato, porque para sanar estes problemas só fazendo outro avião, os F-18E nasceram de um quebra galho, por conta do fracasso do outro program de caça da US Navy e pelo atraso dos F-35, é um tampão, um remendo na US Navy, e eles sabem disso.


Seria bom vc rever todo processo Prick, aquisição do F-18E/F pela USN não tem qualquer relação com o JSF que resultou na escolha do F-35.

Algo pode ser ruim, e não ser criticado, a comparação fria dos números não deixa margem para dúvidas. E olha já falei vejam o que o PATTON afirma aqui sobre o SUPER BUG, ele é piloto da onde?


O PATTON é um ferrenho defensor do F-14, bem como o Degan o é do F-16, O CM do Su-35 e vc do Mirage 2000..... 8-]




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#163 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 21, 2007 4:36 pm

Acho que é muito do que o Plinio e o Bolovo dizem... existe muita paixão pelo Tomcat e muito lobby por versões mais avançadas desse caça.

O SH como toda nova aeronave nova em serviço apresentou problemas e isso reforçou a tese dos apaixonados/lobbistas.

Se depender desse povo a USN ainda teria o F-4/F-14 e o A-6F Super Intruder...

Tem que tomar cuidado com a atual missão da USN que não necessita de aeronaves com o desempenho do Tomcat assim como os seus custos de operação/manutenção.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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#164 Mensagem por soultrain » Qua Nov 21, 2007 6:35 pm

cb_lima escreveu:Acho que é muito do que o Plinio e o Bolovo dizem... existe muita paixão pelo Tomcat e muito lobby por versões mais avançadas desse caça.

O SH como toda nova aeronave nova em serviço apresentou problemas e isso reforçou a tese dos apaixonados/lobbistas.

Se depender desse povo a USN ainda teria o F-4/F-14 e o A-6F Super Intruder...

Tem que tomar cuidado com a atual missão da USN que não necessita de aeronaves com o desempenho do Tomcat assim como os seus custos de operação/manutenção.

[]s
CB_Lima


Quem disser que o Tomcat é melhor hoje, que o SH, só pode ser "maluco". A questão é que se esperava e queria, um substituto do A6 e do F-14, tivesse pelo menos as mesmas prestações dinamicas(velocidade, alcance, teto, etc) ou ainda as superassem e isso não aconteceu. Um "Super-mega-Tomcat" com a mesma facilidade de manutenção (sem aquelas asas de angulo variável), com os mesmos sistemas do SH não seria mais util? Um substituto do A6 com a mesma capacidade de carga e alcance, com os sistemas do SH?

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#165 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 21, 2007 6:44 pm

soultrain escreveu:
cb_lima escreveu:Acho que é muito do que o Plinio e o Bolovo dizem... existe muita paixão pelo Tomcat e muito lobby por versões mais avançadas desse caça.

O SH como toda nova aeronave nova em serviço apresentou problemas e isso reforçou a tese dos apaixonados/lobbistas.

Se depender desse povo a USN ainda teria o F-4/F-14 e o A-6F Super Intruder...

Tem que tomar cuidado com a atual missão da USN que não necessita de aeronaves com o desempenho do Tomcat assim como os seus custos de operação/manutenção.

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CB_Lima


Quem disser que o Tomcat é melhor hoje, que o SH, só pode ser "maluco". A questão é que se esperava e queria, um substituto do A6 e do F-14, tivesse pelo menos as mesmas prestações dinamicas(velocidade, alcance, teto, etc) ou ainda as superassem e isso não aconteceu. Um "Super-mega-Tomcat" com a mesma facilidade de manutenção (sem aquelas asas de angulo variável), com os mesmos sistemas do SH não seria mais util? Um substituto do A6 com a mesma capacidade de carga e alcance, com os sistemas do SH?

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Bom cara,

Uma super versão do F14 sem as asas de geometria variável é basicamente uma nova aeronave. Notar que as asas são fundamentais para o desempenho do F-14.

A maneira que você colocou é exatamente o ponto de vista da Grumman ao fim dos 2 projetos.

Quanto ao SH ser mais ou menos 'últil' isso novamente é uma questão de ponto de vista pois o F-18 E/F em termos de tarefas de combate só não faz ASW hoje em dia na USN.

Com o 'Growler' é mais uma tarefa que o 'airframe' do F-18/'F está fazendo.

Na minha opnião o que não foi alcançado em termos de desempenho foi alcançado em termos de polivalência da plataforma.


[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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