O IRBIS-E é um PESA, para ser exacto. É um "BARS" com uma nova antena "PERO" e com alterações no back end ao nivel da capacidade de computação. E nenhuma das variantes avançadas do AL31 com "Thrusth" à volta dos 14,5 ton/15 ton está pronta, seja ele o 117C, o 117S, o AL41F, o AL31F3, "whatever". Neste momento a Salyut, a Saturn, a Força Aérea Russa e a Sukhoi estão nas gargantas uns dos outros, o imbroglio "motoristico/politico" à volta de qual dos motores e, principalmente, de qual dos dois construtores vai ganhar a fase de industrialização, está QUENTISSIMO. A Sukhoi apoia a Saturn, a Força Aérea Russa apoia a Salyut. O unico motor disponivel para ser usado "amanhã" é o AL-31F1.
Mas... estou convencidissimo de que caso comecem a aparecer encomendas, a situação resolve-se num instante.
Neste exacto momento existe muita gente na Russia a pedir que se adie o PAK-FA e que se encomende um certo numero destes Flanker´s como "stop gap". Que te parece a ideia?
É verdade, o IRBIS é um PESA, porém o desempenho deste é quase igual a um AESA genuíno. Como? Já li e estou dizendo, as explicações técnicas e etc eu não sei dar, mas o que se chegou como resultado é um radar com desempenho semelhante a um AESA.
A que não está pronta é a AL-31 de 15.500kgf, a AL-31F3 está sim já foi testada com essa potência.
AL-31 is a family of turbofan engines developed to power the Su-27/32 multi-role fighter aircraft family. They were developed by the former Soviet Union and currently are manufactured by NPO Saturn. They deliver between 27,000- and 32,000 pounds of thrust and are one of the keys for Su-27 outstanding performance. Besides growing in thrust, AL-31 have incorporated other advancements such as Thrust Vectoring Control (TVC) providing Super Maneuverability to Su-27/32 aircraft.
AL-35F is an improved variant with increased thrust and other modifications to better withstand operation at low altitude. AL-35F engine was chosen to power Su-32/34 strike aircraft/light bomber which is a derivative of Su-27IB carrier-based training aircraft. This engine delivers up to 28,200-lb of thrust. The Su-35/37 multi-role fighter aircraft may be powered by either AL-35F and AL-37FU engines.
AL-37FU is the most sophisticated and powerful variant of AL-31 family of engines produced by NPO Saturn so far. It features an increased thrust of near 32,000 pounds and Thrust Vectoring Control (TVC) for enhanced aircraft maneuverability. AL-37FU engine powers Su-35 and Su-37 multi-role fighter aircraft.
The Su-35/37 multi-role fighter aircraft may be powered by either AL-35F and AL-37FU engines.
Mas... estou convencidissimo de que caso comecem a aparecer encomendas, a situação resolve-se num instante.
Pode ficar tranquilo sim, como está escrito aí, não faltam motores.
Sobre uma encomenda da FAer russa, eu andei lendo que eles estão estudando mudar o padrão de modernização dos SU-27S deles para o padrão BM. MAs isso não vai resultar num legítimo SU-35BM, vai ser um resultado inferior. MAs, como a grana anda curta lá, só resta aguardar.
Também já li que a China quer passar seus SU-27SK para BM.