Re: caminhões em uso pelo EB
Enviado: Dom Ago 30, 2009 1:10 am
O problema destes caminhões é a altura livre do solo.binfa escreveu:Mercedes 1720 A/42
O problema destes caminhões é a altura livre do solo.binfa escreveu:Mercedes 1720 A/42
Por que o EB é muito fraco em papelada. O "EB", assim dizendo, só quer garantir o dele. Tem um poder enorme de compra, e consequentemente de barganha, e fica cedendo a pressões de lobbys. É por isso que até hoje não temos um caminhão tipicamente militar mas sim veículos "paisanos" modificados, e muito mal por sinal, para atender aos interesses da força.Bourne escreveu:E por que o EB não considera esses aspectos quando solicita a compra do caminhão. Elevar a entrada de ar não deve ser tão complicado, talvez nem mudar o padrão das rodas. Anda, considerando a compra de alguns milhares as modificações os custos serão diluídos
gil eanes escreveu:Por que o EB é muito fraco em papelada. O "EB", assim dizendo, só quer garantir o dele. Tem um poder enorme de compra, e consequentemente de barganha, e fica cedendo a pressões de lobbys. É por isso que até hoje não temos um caminhão tipicamente militar mas sim veículos "paisanos" modificados, e muito mal por sinal, para atender aos interesses da força.Bourne escreveu:E por que o EB não considera esses aspectos quando solicita a compra do caminhão. Elevar a entrada de ar não deve ser tão complicado, talvez nem mudar o padrão das rodas. Anda, considerando a compra de alguns milhares as modificações os custos serão diluídos
jauro escreveu:
Parecem aqueles antigos Ford F-5. Tinha uma linha completa, F-1, F-5, F-6 e o Big Job F-8. Tudo com motor a gasolina.SGT GUERRA escreveu:Que foto é essa, Cmt?
15º BC Curitiba anos 50.delmar escreveu:Parecem aqueles antigos Ford F-5. Tinha uma linha completa, F-1, F-5, F-6 e o Big Job F-8. Tudo com motor a gasolina.SGT GUERRA escreveu:Que foto é essa, Cmt?
Saudações
Permita-me discordar um pouquinho sobre a altura livre do solo. No mais, concordo plenamente.Moccelin escreveu:Não, a altura livre pro off-road militar é o suficiente, o que mata nesses caminhões são alguns problemas conceituais.
Vou me ater a um simples probleminha que eu conheço dos Mercedes mais antigos. Eles saíam da fábrica com os equipamentos básicos de "militarização", e com o cano de descarga com a saída alta, assim como esse aí de cima, porém o filtro de ar fica (ficava) numa posição baixa e pasmem, era numa posição que facilita DEMAIS o motor "engolir água"...
Ou seja, não é altura livre do solo que atrapalha esses caminhõezinhos, são os problemas conceituais que não são resolvidos, olhem a posição do snorkel e do filtro desse mercedão aí em cima, é a mesmíssima da versão civil, e aí vem a pergunta, custava colocar 1 metro a mais de cano e deixar a entrada do snorkel no alto da cabine (pra evitar que ele beba água quando "mergulhe" numa poça), e claro, colocar o filtro num local alto, porque na posição que ele está qualquer mancada numa manutenção que faça o filtro perder estanqueidade e pronto, ele "mergulha" numa poça (dentro da capacidade prevista no manual) e motor com calço hidráulico...
São essas pequenas coisas que diferenciam projetos militarizados de projetos MILITARES como o Zetros ou o Unimog, e isso pra ficar na mesma marca.
Outra coisa que faz MUITA diferença no off-road são os pneus no mesmo eixo e sem pneus duplos na traseira... O que acontece, no off-road a coisa que mais conta é CORTAR o barro, e isso é função do pneu dianteiro, agora, se você tem um pneu na dianteira e dois na traseira você tem que "cortar" o barro duas vezes, uma pro pneu dianteiro e outra pro pneu traseiro extra, isso TAMBÉM dá diferença, o que resulta no fato de que 101% dos projetos MILITARES não usarem esse conceito de pneu único na dianteira e duplo nos eixos traseiros, vejam que até os nacionais Engesa, Mercedes com o "kit Engesa" usavam esse conceito, se seguirmos a cronologia dos Reos vamos ver isso também nos modelos mais novos.