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Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Ago 30, 2009 1:10 am
por gil eanes
binfa escreveu:Mercedes 1720 A/42
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O problema destes caminhões é a altura livre do solo.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Ago 31, 2009 1:34 am
por Moccelin
Não, a altura livre pro off-road militar é o suficiente, o que mata nesses caminhões são alguns problemas conceituais.

Vou me ater a um simples probleminha que eu conheço dos Mercedes mais antigos. Eles saíam da fábrica com os equipamentos básicos de "militarização", e com o cano de descarga com a saída alta, assim como esse aí de cima, porém o filtro de ar fica (ficava) numa posição baixa e pasmem, era numa posição que facilita DEMAIS o motor "engolir água"...

Ou seja, não é altura livre do solo que atrapalha esses caminhõezinhos, são os problemas conceituais que não são resolvidos, olhem a posição do snorkel e do filtro desse mercedão aí em cima, é a mesmíssima da versão civil, e aí vem a pergunta, custava colocar 1 metro a mais de cano e deixar a entrada do snorkel no alto da cabine (pra evitar que ele beba água quando "mergulhe" numa poça), e claro, colocar o filtro num local alto, porque na posição que ele está qualquer mancada numa manutenção que faça o filtro perder estanqueidade e pronto, ele "mergulha" numa poça (dentro da capacidade prevista no manual) e motor com calço hidráulico...

São essas pequenas coisas que diferenciam projetos militarizados de projetos MILITARES como o Zetros ou o Unimog, e isso pra ficar na mesma marca.

Outra coisa que faz MUITA diferença no off-road são os pneus no mesmo eixo e sem pneus duplos na traseira... O que acontece, no off-road a coisa que mais conta é CORTAR o barro, e isso é função do pneu dianteiro, agora, se você tem um pneu na dianteira e dois na traseira você tem que "cortar" o barro duas vezes, uma pro pneu dianteiro e outra pro pneu traseiro extra, isso TAMBÉM dá diferença, o que resulta no fato de que 101% dos projetos MILITARES não usarem esse conceito de pneu único na dianteira e duplo nos eixos traseiros, vejam que até os nacionais Engesa, Mercedes com o "kit Engesa" usavam esse conceito, se seguirmos a cronologia dos Reos vamos ver isso também nos modelos mais novos.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Ago 31, 2009 7:51 pm
por Bourne
E por que o EB não considera esses aspectos quando solicita a compra do caminhão. Elevar a entrada de ar não deve ser tão complicado, talvez nem mudar o padrão das rodas. Anda, considerando a compra de alguns milhares as modificações os custos serão diluídos

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Set 01, 2009 2:49 am
por Bolovo
Caminhões militares sendo desenvolvidos lá fora

http://en.wikipedia.org/wiki/Family_of_ ... l_Vehicles

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Set 01, 2009 8:45 am
por eligioep
Amigo Mocellin,
neste já está resolvido esta situação. Nesta altura em que se encontra a tomada de ar, ou snorkel, já é suficiente. Ainda não vi nenhuma aplicação militar em fosse necessário ter mais altura do que o nível do parabrisas(a não ser em trilhas, no meio civil...). Nesta altura já são quase 2 m....
Usei os "antigos" 1418 no Haiti, nas enchentes, e poucos foram os lugares em que não fomos e tivemos que deixar para os 'Mogs dos Navais. Mas com certeza entrará água se parar em algum lugar mais fundo.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Set 01, 2009 1:56 pm
por Moccelin
Ah sim, a altura do snorkel desse aí já está ótima, questiono apenas o filtro, que abre pra limpar e trocar, pode ter vazamentos, e como é láaaa em baixo ele pode engolir água por alí...

Normalmente vemos nos caminhões militares o filtro no lugar mais alto do capô (quando tem capô), ou então pendurado em uma posição alta.

Sobre a solução dos pneus, não sei o motivo ao certo, mas acredito que seja pra economizar com os pneus... Esses pneus grandões e largos, típicos dos Unimogs, e similares, são bem mais caros.

A Mercedes coloca pneus assim como opcional dos 1418 4x4.

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Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Set 08, 2009 8:20 am
por eligioep
Talvez venhamos a ter os RENALT TRUCK aqui no EB. Faz parte do acordo entre BR e FR, na declaração conjunta....(Agrale/Renault Defence)

Fonte: http://www.defesanet.com.br/md1/fr_br_8.htm

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sáb Set 12, 2009 5:27 pm
por gil eanes
Bourne escreveu:E por que o EB não considera esses aspectos quando solicita a compra do caminhão. Elevar a entrada de ar não deve ser tão complicado, talvez nem mudar o padrão das rodas. Anda, considerando a compra de alguns milhares as modificações os custos serão diluídos
Por que o EB é muito fraco em papelada. O "EB", assim dizendo, só quer garantir o dele. Tem um poder enorme de compra, e consequentemente de barganha, e fica cedendo a pressões de lobbys. É por isso que até hoje não temos um caminhão tipicamente militar mas sim veículos "paisanos" modificados, e muito mal por sinal, para atender aos interesses da força.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sáb Set 12, 2009 6:50 pm
por jauro
gil eanes escreveu:
Bourne escreveu:E por que o EB não considera esses aspectos quando solicita a compra do caminhão. Elevar a entrada de ar não deve ser tão complicado, talvez nem mudar o padrão das rodas. Anda, considerando a compra de alguns milhares as modificações os custos serão diluídos
Por que o EB é muito fraco em papelada. O "EB", assim dizendo, só quer garantir o dele. Tem um poder enorme de compra, e consequentemente de barganha, e fica cedendo a pressões de lobbys. É por isso que até hoje não temos um caminhão tipicamente militar mas sim veículos "paisanos" modificados, e muito mal por sinal, para atender aos interesses da força.
:( :o :shock: 8-] :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Morro e ainda não vi tudo.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qui Set 17, 2009 7:49 pm
por jauro
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Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sex Set 18, 2009 10:04 am
por Ricardo Rosa
jauro escreveu:Imagem

Bom dia a todos,

Parabéns Jauro, simplesmente sensacional.

Abraços.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sex Set 18, 2009 11:08 am
por Guerra
Que foto é essa, Cmt?

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sex Set 18, 2009 2:06 pm
por delmar
SGT GUERRA escreveu:Que foto é essa, Cmt?
Parecem aqueles antigos Ford F-5. Tinha uma linha completa, F-1, F-5, F-6 e o Big Job F-8. Tudo com motor a gasolina.

Saudações

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sex Set 18, 2009 8:16 pm
por jauro
delmar escreveu:
SGT GUERRA escreveu:Que foto é essa, Cmt?
Parecem aqueles antigos Ford F-5. Tinha uma linha completa, F-1, F-5, F-6 e o Big Job F-8. Tudo com motor a gasolina.

Saudações
15º BC Curitiba anos 50.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sáb Set 19, 2009 11:27 am
por gil eanes
Moccelin escreveu:Não, a altura livre pro off-road militar é o suficiente, o que mata nesses caminhões são alguns problemas conceituais.

Vou me ater a um simples probleminha que eu conheço dos Mercedes mais antigos. Eles saíam da fábrica com os equipamentos básicos de "militarização", e com o cano de descarga com a saída alta, assim como esse aí de cima, porém o filtro de ar fica (ficava) numa posição baixa e pasmem, era numa posição que facilita DEMAIS o motor "engolir água"...

Ou seja, não é altura livre do solo que atrapalha esses caminhõezinhos, são os problemas conceituais que não são resolvidos, olhem a posição do snorkel e do filtro desse mercedão aí em cima, é a mesmíssima da versão civil, e aí vem a pergunta, custava colocar 1 metro a mais de cano e deixar a entrada do snorkel no alto da cabine (pra evitar que ele beba água quando "mergulhe" numa poça), e claro, colocar o filtro num local alto, porque na posição que ele está qualquer mancada numa manutenção que faça o filtro perder estanqueidade e pronto, ele "mergulha" numa poça (dentro da capacidade prevista no manual) e motor com calço hidráulico...

São essas pequenas coisas que diferenciam projetos militarizados de projetos MILITARES como o Zetros ou o Unimog, e isso pra ficar na mesma marca.

Outra coisa que faz MUITA diferença no off-road são os pneus no mesmo eixo e sem pneus duplos na traseira... O que acontece, no off-road a coisa que mais conta é CORTAR o barro, e isso é função do pneu dianteiro, agora, se você tem um pneu na dianteira e dois na traseira você tem que "cortar" o barro duas vezes, uma pro pneu dianteiro e outra pro pneu traseiro extra, isso TAMBÉM dá diferença, o que resulta no fato de que 101% dos projetos MILITARES não usarem esse conceito de pneu único na dianteira e duplo nos eixos traseiros, vejam que até os nacionais Engesa, Mercedes com o "kit Engesa" usavam esse conceito, se seguirmos a cronologia dos Reos vamos ver isso também nos modelos mais novos.
Permita-me discordar um pouquinho sobre a altura livre do solo. No mais, concordo plenamente.

Vejam estes exemplos, por mim já postado. E não canso de vê-lo. É muito bom: