F-X 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60837
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6427 vezes
Contato:

#151 Mensagem por Túlio » Qua Out 26, 2005 3:03 am

Bom, em primeiro lugar, quero deixar minha impressão sobre esse - para mim - curioso preconceito contra protótipos. Ora, tudo que é fabricado, inclusive caças, começa com o(s) protòtipo(s), não é? Ou o Rafale e o F15 já saíram direto da prancheta para os esquadrões? É preconceito ou não? Ademais, vários colegas adoram a hipótese de a FAB se equipar com JSFs, que são...protótipos.
Refiro ainda que um avião - para me ater ao caso em tela - pode ser considerado estupendo para o fim previsto e mesmo assim não obter sucesso comercial, por uma série de razões. Cito como exemplo o F20 Tigershark, cujo PROTÓTIPO deu provas de excelência em seu mister, superando o F16 em alguns pontos e equivalendo-se-lhe em outros, perdendo nuns poucos. Não foi adiante. O F16 já estava aí... Mas o F20 custava bem menos, em termos de aquisição, operação e manutenção. Acelerava mais, tinha menor RCS, subia mais rápido e tinha taxa de rolamento longitudinal superior, perdendo nas curvas sustentadas e 'pitch'. Em linhas gerais, era um equivalente mais barato...O F16 já estava aí, como eu disse...Dançou o Tigershark.
Assim, não me parece correto desprezar o Su35 porque não obteve sucesso comercial - todo mundo sabe que os russos têm tecnologia de ponta mas lhes falta $$ para comprá-la - eis que me parece ( e de longe... ) o melhor dos citados neste tópico para o nosso caso, já que necessitamos de um caça realmente fora-de série, robusto, grande alcance, vasto poder de fogo, alta sofisticação tecnológica e...bimotor, claro. Se um dia o meu velho Rio Grande se separar do Brasil, voto no Rafale ou até no Gripen sem pensar duas vezes para integrar a Força Aérea Farroupilha mas, enquanto o nosso assunto for a boa e velha FAB - a dos iogurtes - nunca apoiarei a compra de aviões desenvolvidos para defender o espaço aéreo de nações menores, iguais ou pouco maiores que o RS...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#152 Mensagem por Alitson » Qua Out 26, 2005 12:39 pm

tulio escreveu:Se um dia o meu velho Rio Grande se separar do Brasil, voto no Rafale ou até no Gripen sem pensar duas vezes para integrar a Força Aérea Farroupilha mas, enquanto o nosso assunto for a boa e velha FAB - a dos iogurtes - nunca apoiarei a compra de aviões desenvolvidos para defender o espaço aéreo de nações menores, iguais ou pouco maiores que o RS...


Melhor...

Força Aérea da Republica dos Pampas!!!!!!!!

Republica Federativa do Pampas = Rio Grande do Sul + Santa Catarina + Paraná

Um Dia Será!!!!!!!!!!!!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7527
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 991 vezes

#153 Mensagem por J.Ricardo » Qua Out 26, 2005 1:44 pm

Alitson escreveu:Um Dia Será!!!!!!!!!!!!!!


Só se for: Um dia será novamente abafada a rebelião e pacificado os estados do sul!!!
Acha que vamos deixar aquelas lindas gauchinhas só pra vcs???




Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#154 Mensagem por Centurião » Qua Out 26, 2005 1:50 pm

Alitson escreveu:
tulio escreveu:Se um dia o meu velho Rio Grande se separar do Brasil, voto no Rafale ou até no Gripen sem pensar duas vezes para integrar a Força Aérea Farroupilha mas, enquanto o nosso assunto for a boa e velha FAB - a dos iogurtes - nunca apoiarei a compra de aviões desenvolvidos para defender o espaço aéreo de nações menores, iguais ou pouco maiores que o RS...


Melhor...

Força Aérea da Republica dos Pampas!!!!!!!!

Republica Federativa do Pampas = Rio Grande do Sul + Santa Catarina + Paraná

Um Dia Será!!!!!!!!!!!!!!


Mas aí vamos ter que chamar outro Floriano Peixoto da vida para resolver a situação. E sabe o que é pior? Assim como Desterro virou Florianópolis, Santa Catarina poderia virar Peixotina! :D




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#155 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Out 26, 2005 2:33 pm

J.Ricardo escreveu:
Alitson escreveu:Um Dia Será!!!!!!!!!!!!!!


Só se for: Um dia será novamente abafada a rebelião e pacificado os estados do sul!!!
Acha que vamos deixar aquelas lindas gauchinhas só pra vcs???

Novamente?!


Hehehe...

Tá na hora de ensinar aos infiéis do norte a verdadeira história... :wink: :lol:




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#156 Mensagem por Einsamkeit » Qua Out 26, 2005 3:05 pm

Chumbo nos Caramurus, vem pra ca que passamos voces na faca.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#157 Mensagem por Fábio Nascimento » Qua Out 26, 2005 3:14 pm

as gauchas são patrimonio brasileiro , nada de independencia para o Sul!! :lol:




_______________________________________________.
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#158 Mensagem por Einsamkeit » Qua Out 26, 2005 3:27 pm

Patrimonio farrapo, fiquem com as tao famosas cariocas.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#159 Mensagem por Fábio Nascimento » Qua Out 26, 2005 4:34 pm

para falar a verdade, eu prefiro as capixabas!! hihi




_______________________________________________.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7527
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 991 vezes

#160 Mensagem por J.Ricardo » Qua Out 26, 2005 6:07 pm

Einsamkeit escreveu:Chumbo nos Caramurus, vem pra ca que passamos voces na faca.


Faca....
A galéra de Pelotas vai gritar assim: "Olha a faca!!!" :lol:




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#161 Mensagem por VICTOR » Qua Out 26, 2005 6:11 pm

Nome do topico = F-X 2008




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Carlos Mathias

#162 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 26, 2005 6:37 pm

Faca!!! [018]




Carlos Mathias

#163 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 26, 2005 6:46 pm

Voltando, "sem noção" é um termo que eu não usaria para me referir a você nem a ninguém aqui do fórum, por favor. Sobre versões, quando se conta o número de F-15 vendidos não se separa as versões A,B,C, X etc e etc. Junta tudo e dá um número. Agora, o Flanker tem que ser dividido em versões e pormenores. Sobre os vinte anos do Rafale é pior ainda o fato de apenas de pois de vinte anos este avião conseguir entrar em operação na FAE/Marinha do país que é o único operador, isso depois de vinte anos.

Mais uma vez digo, o Rafale é um excelente caça. Um fracasso comercial sim. Caro prá cacete sim, pelo que oferece e daí sua relação custo/benefício não ser das melhores. Continuo achando que o SU-35 é mais barato e faz tudo que o Rafale faz, tem mais chances de transferências tecnológicas sensíveis e não apenas a fabricação de peças menos imnportantes tecnologiamente. Sobre custo de operação acho também que deva-se levar em conta o preço do material francês comparado a um equivalente russo e não apenas o consumo de querosene por hora de vôo. Apesar de pensar isso tudo aí, sei que as cartas estão marcadas e o Rafale será o próximo caça da FAB e MB. Pelo menos é melhor que o Gripen.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60837
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6427 vezes
Contato:

#164 Mensagem por Túlio » Qua Out 26, 2005 7:14 pm

VICTOR escreveu:Nome do topico = F-X 2008


Pois é, Clapton, a cambada derivou um pouco, não tive a intenção de propor o reinício da Guerra dos Farrapos, talvez o faça qualquer dia desses, nos 'Conflitos'. Aliás, se soubesse que só iriam prestar atenção NISSO, tinha evitado, eis que o que me interessava expor era o absurdo dessa idéia de desclassificar um meio qualquer unicamente usando a pecha de 'protótipo' à guisa de sinônimo para 'inútil' ou 'de valor duvidoso'. Não me parece justo, e citei o porquê dessa interpretação minha. A comparação entre 'República Sul-Riograndense', que não existe, e Brasil, foi apenas um modo de enfatizar o conteúdo da mensagem.
Abração




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#165 Mensagem por talharim » Qua Out 26, 2005 10:28 pm

Já que esse caças estão voando tão baixo não dá para alguém fazer o seguinte teste ?

Pegar um medidor de velocidade e apontar para o caça pra ver se ele responde com suas contra-medidas eletrônicas "queimando o medidor".......................Isso tá comprovado que funciona............

Quem sabe ele até não solta seus flares ? 8-]

Faz o teste aí Túlio !!! :wink:




Responder