MARINHA PORTUGUESA - CLASSE JOÃO BELO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55273
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2755 vezes
Agradeceram: 2436 vezes

#151 Mensagem por P44 » Sáb Jun 23, 2007 12:26 pm

http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?NrNot=394


Fragatas João Belo, perdem comprador
Falta de dinheiro impede venda à marinha do Uruguai
20.06.2007


Segundo notícias da imprensa do Uruguai, o plano de venda das duas fragatas da classe João Belo à marinha daquele país, foi gorado pelo ministério das finanças do país sul americano, quando declarou não haver dinheiro suficiente para efectuar a compra.

Segundo a mesma fonte a marinha uruguaia já tinha iniciado os procedimentos de treino e adaptação para utilizar os «novos» navios, que na realidade são em tudo idênticos às fragatas já operadas pela marinha do país.
A intenção dos militares uruguaios era a de trocar as duas fragatas da classe «Uruguay» (das quais apenas umas está operacional) pelas duas fragatas portuguesas, que começaram um processo de desactivação com vista à sua substituição por duas fragatas da classe Karel Doorman de proveniência holandesa.

No dia 13 da passada semana porém, o ministério das finanças do Uruguai concluiu que o país não dispunha de recursos suficientes para pagar os dois navios, mesmo considerando que a marinha uruguaia considerava a substituição das suas fragatas como prioritária, utilizando presentemente como seu principal meio naval, um navio logístico adquirido em segunda-mão à Alemanha.

As fragatas da classe João Belo, fazem parte de uma classe de quatro navios construídos em França para Portugal em pleno período de guerra em África e estiveram desde então ao serviço.

Aquando da aprovação da Lei de Programação Militar, o então ministro da defesa Luis Amado realçou o facto de pela primeira vez Portugal considerar a possibilidade de vender equipamentos e não de se limitar a adquiri-los.

A impossibilidade de venda dos dois navios vem complicar as contas feitas.
Também recentemente as «contas» parecem ter saído goradas quando a mesma lei previa a venda de 12 aviões F-16, sem que até ao momento se tenha ideia sobre quais são os potenciais compradores.

Não se sabe se a não venda das fragatas João Belo, poderá servir para justificar mais cortes na cada vez mais reduzida capacidade da marinha portuguesa para cumprir as missões que lhe estão cometidas.




Triste sina ter nascido português 👎
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#152 Mensagem por Raul Neto » Sáb Jun 23, 2007 2:49 pm

Negócio ao fundo :cry:




O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
Avatar do usuário
Dinivan
Avançado
Avançado
Mensagens: 389
Registrado em: Dom Mai 23, 2004 11:29 am
Localização: Barcelona, Catalunya (UE)

#153 Mensagem por Dinivan » Sáb Jun 23, 2007 3:46 pm

¿Y no puede el gobierno portugués rebajar el precio? Total, si la alternativa es usarlas como blanco para unos ejercicios, por mucho que las rebaje siempre recibirá algo más.




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55273
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2755 vezes
Agradeceram: 2436 vezes

#154 Mensagem por P44 » Sáb Jun 23, 2007 4:12 pm

Dinivan escreveu:¿Y no puede el gobierno portugués rebajar el precio? Total, si la alternativa es usarlas como blanco para unos ejercicios, por mucho que las rebaje siempre recibirá algo más.


eu não faço a minima ideia que raio de acordo foi assinado, mas teria alguma lógica, que, já tendo sido dados passos para a entrega das frgatas, nomeadamente operação em estaleiro pelo menos para a Sacadura Cabral, que o Estado Português tenha direito a uma indemnização...




Triste sina ter nascido português 👎
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
Localização: portugal:
Agradeceram: 9 vezes

#155 Mensagem por luis F. Silva » Sáb Jun 23, 2007 8:59 pm

P 44 escreveu:
Pois...então a MP dá ordem de desarmamento a 2 fragatas e agora o comprador roi a corda????

não estão propriamente a comprar tremoços...

Eu agora punha-os em trbunal e exigia 26 milhões de € de indemnização

Não esquecer que fizemos o mesmo com as O.H.Perry, tendo sido enviado pessoal aos USA tirar cursos de especialização.
Ninguem sabe os moldes do acordo entre as duas Repúblicas das Bananas.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Avatar do usuário
joaolx
Sênior
Sênior
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
Localização: Lisboa - Portugal
Agradeceu: 101 vezes
Agradeceram: 91 vezes

#156 Mensagem por joaolx » Dom Jun 24, 2007 2:23 pm

Perde-se uma boa oportunidade de nos vermos livres destes dois lixos flutuantes... :evil:




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55273
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2755 vezes
Agradeceram: 2436 vezes

#157 Mensagem por P44 » Dom Jun 24, 2007 5:30 pm

luis F. Silva escreveu:P 44 escreveu:
Pois...então a MP dá ordem de desarmamento a 2 fragatas e agora o comprador roi a corda????

não estão propriamente a comprar tremoços...

Eu agora punha-os em trbunal e exigia 26 milhões de € de indemnização

Não esquecer que fizemos o mesmo com as O.H.Perry, tendo sido enviado pessoal aos USA tirar cursos de especialização.
Ninguem sabe os moldes do acordo entre as duas Repúblicas das Bananas.


bem visto... :roll:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#158 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jun 26, 2007 5:55 am

Tudo depende dos termos o acordo.

No caso das OHP, houve um compromisso mais sólido por parte de Portugal, e os EUA até podem ter perdido oportunidades de vender as 2 OHP a outros países, porque Portugal exigiu um periodo de espera longo, até Outubro de 2006.

E no limite acabou por desistir, sem direito a indeminização.

No caso do Uruguai, tanto quanto sei, nunca houve acordo assinado, em sequer de intenções.

Eles simplesmente vieram ver as fragatas, e ficaram de dizer coisas, embora dessem a entender que as queriam.

No entanto é possível, embora especulativo que esta seja uma maneira airosa do Uruguai adiar a compra para que lá para 2010 possa comprar as 2 fragatas preferias pela Armada desse país.

De qualquer modo, com ou sem comprador, já era intenção da Armada ter as duas João Belo operacionais e incorporadas no efectivo até 2008 e nada mais, ou seja, provavemente acabarão por ser desmanteladas.

Ou surgiria aqui uma janela de oportunidade para que um lobbie a sério pudesse salvar uma para museu. :?:




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55273
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2755 vezes
Agradeceram: 2436 vezes

#159 Mensagem por P44 » Ter Jun 26, 2007 7:32 am

de qualquer modo o que consta é que pelo menos a Sacadura já docou para remover o Sonar SQS-510 e o CIC , de modo a ser preparada para a transferência :!: :!:

e agora quero ver o que vai sair em OA a respeito do "abate e transferência para o Uruguai"...

Se já chegámos ao ponto em que um rumor faz o gabinete do CEMA fazer sair uma OA... :roll: :roll:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#160 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jun 26, 2007 7:50 am

P44:

Isto é asim:

Se o governo de Montevideu desse luz verde, as fragatas deveriam estar prontas para a viagem, e por isso estes preparativos.

Mas eles reoeram a corda, e como em qualquer caso as João Belo para pouco mais serviam hoje em dia que para treinamento de tripulações, partricipação em exercícios, e OPV's gigantes, e seriam abatidas de qualquer modo em 2008, podem tirar os sonares desde já, que o resto do desarmamnento virá depois.

Mais espertos foram os americanos, que não tiraram as 2 OHP da "nafetalina" até que Portugal desse uma resposta final.

Foi triste, mas foi assim, e até compreendo os uruguaios.

Iam pagar por 2 fragatas 12 ou 13 milhoes (o mesmo que o Brasil pagou pelo Foch), com mais de 40 anos de uso?




Imagem
Miguel
Avançado
Avançado
Mensagens: 393
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 5:53 pm
Localização: France
Agradeceram: 3 vezes

#161 Mensagem por Miguel » Ter Jun 26, 2007 7:53 am

Podiamos guardar mais ums 10 anitos a JB , enquanto os NPO nao entrarem todos em serviço?

Ou mesmo aproveitar e tirar a peça de traz, e transformar as JB em transporte de fuzileiros , apenas com 1 peça de 100 a vante para apoio?




cumprimentos
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#162 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jun 26, 2007 7:59 am

Acho que se poderia fazer isso, mas julgo que o plano da Armada é abater esses dois navios até 2008.

Assustador mesmo é ver o ritmo de execução do programa dos NPO, e ver o estado actual das nossas actuais corvetas JC e BdA, para além dos Cacine, que julgo que já só são 4.




Imagem
Miguel
Avançado
Avançado
Mensagens: 393
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 5:53 pm
Localização: France
Agradeceram: 3 vezes

#163 Mensagem por Miguel » Ter Jun 26, 2007 8:01 am

Sim Rui temos so 4 Cacine

Estive dentro de um tempos atra , e aquilo parecia um museu com uma peça de 40mm "aproveitada" no muro de atlantico :x

Pelo menos as 2 JB ainda podiam servir para uso de apoio aos Fuzos como 2 mini LPD




cumprimentos
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55273
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2755 vezes
Agradeceram: 2436 vezes

#164 Mensagem por P44 » Ter Jun 26, 2007 9:46 am

Duvido que em termos de custos as JB sejam mais que um sorvedouro de dinheiro....a hipótese de venda era bem agradável dado que ainda renderiam uns cobres....embora o mais certo era servirem para a renovação da frota de Mercedes e BMWs... :roll:

Agora o estado dos NPOs é realmente da coisa mais vergonhosa que se tem visto




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55273
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2755 vezes
Agradeceram: 2436 vezes

#165 Mensagem por P44 » Qua Out 03, 2007 10:07 am

já com um cheirinho a nostalgia

a João Belo fotografada por um colega do forum Transportes XXI

Imagem

:wink:




Triste sina ter nascido português 👎
Responder