Nova Fragata Francesa "Forbin" (tipo HORIZON)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

Re: Nova Fragata Francesa "Forbin" (tipo HORIZON)

#151 Mensagem por Lord Nauta » Seg Mai 11, 2009 2:32 pm

Corsário01 escreveu:
O grupo THISSEN, por exemplo tem no Brasil 13.000 empregados e em breve terão mais 4.000. Em resumo os alemães estão dispostos a abrir diversas possibilidades de OFF SET em relação a dois programas da MB os NaPaOc (oferecem opções com base no conceito MEKO) e de Navios Escolta (classe F 124).
Lord, não foi o que eu ouvi, mas........!

Prezado Amigo

A questão dos off set eu ouvi diretamente dos altos executivos do Grupo Thyssen no Brasil.
Nesta oportunidade foi me mostrada as respostas da Industria Naval alemã aos requisitos dos
NaPaOc.

Sds

Lord Nauta

Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#152 Mensagem por Corsário01 » Seg Mai 11, 2009 2:48 pm

Lord Nauta escreveu:
Corsário01 escreveu: Lord, não foi o que eu ouvi, mas........!

Prezado Amigo

A questão dos off set eu ouvi diretamente dos altos executivos do Grupo Thyssen no Brasil.
Nesta oportunidade foi me mostrada as respostas da Industria Naval alemã aos requisitos dos
NaPaOc.

Sds

Lord Nauta

Na LAAD os altos executivos da HDW - Thyssen no Brasil, diziam tudo isso e mais um pouco, porém, o que eu ouvi, ouvi em outra esfera. E lá, o que eu ouvi é que só querem vender e nada mais. ( Escoltas era o tema ).

Se para o NaPaOc apareceu algum interesse por parte dos alemães, isso não era o foco das minhas conversas.

Que bom que eles "ofereceram" algo. Eu confesso que achei muito estranho essa inércia deles.

Em termos de Escoltas, sempre ficamos entre os 3 abaixo. Algo para custar em torno de 600 milhões de dólares cada.

FREEM
F-100
KDX-II

Mas como muita coisa "evolui" na área de Defesa. Quem sabe, né?

Eu adorei ver a 124 alemã na UNITAS GOLD. Um "puta" navio.

E a Horizon custando 1bi e 300 tb é um "put$" navio.

Eu adoro a classe De Zeven, mas acho que não leva.

É isso ai,meu amigo Nauta.
Vamos torcer para que venha o melhor para a MB e para o país!

Abraços,

Padilha
caixeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#153 Mensagem por caixeiro » Seg Mai 11, 2009 5:14 pm

Corsário01 escreveu:O grupo THISSEN, por exemplo tem no Brasil 13.000 empregados e em breve terão mais 4.000. Em resumo os alemães estão dispostos a abrir diversas possibilidades de OFF SET em relação a dois programas da MB os NaPaOc (oferecem opções com base no conceito MEKO) e de Navios Escolta (classe F 124).
Lord, não foi o que eu ouvi, mas........!
Prezado Amigo

NaPaOc.

Sds

Lord Nauta

Na LAAD os altos executivos da HDW - Thyssen no Brasil, diziam tudo isso e mais um pouco, porém, o que eu ouvi, ouvi em outra esfera. E lá, o que eu ouvi é que só querem vender e nada mais. ( Escoltas era o tema ).

Se para o NaPaOc apareceu algum interesse por parte dos alemães, isso não era o foco das minhas conversas.

Que bom que eles "ofereceram" algo. Eu confesso que achei muito estranho essa inércia deles.

Em termos de Escoltas, sempre ficamos entre os 3 abaixo. Algo para custar em torno de 600 milhões de dólares cada.

FREEM
F-100
KDX-II

Mas como muita coisa "evolui" na área de Defesa. Quem sabe, né?

Eu adorei ver a 124 alemã na UNITAS GOLD. Um "puta" navio.

E a Horizon custando 1bi e 300 tb é um "put$" navio.

Eu adoro a classe De Zeven, mas acho que não leva.

É isso ai,meu amigo Nauta.

Agora a paradigma do FX-2 nao vale para marinha ? E os ToTs?

:arrow: Alemanha quer Vender e vender

:arrow: Coreia Vender e dar navio usado

:arrow: Franca ja tem um acordo governo a governo com o Brasil que vislumbra os ToTs e outras coisa.

Se o que o MU e Nj tem dito para o processo na FAB vale para todos a Alemanha, Coreia e Outros vao ter de dar um repensada nas suas propostas, embora ache dificil bater os franceses vomos ver no isso vai dar.

Abracos Elcio Caixeiro

---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
soultrain
Sênior
Sênior

#154 Mensagem por soultrain » Seg Mai 11, 2009 6:16 pm

Luís Henrique escreveu:
Caro Lord,

pelo que vejo as Horizon são aproximadamente 10% maiores que as FREMM.
E parece que o armamento é bem similar.

Por quê são consideradas de outra classe, e portanto, fora da realidade orçamentária?

As Horizon são navios dedicados quase exclusivamente às missões AAW, capaz de criar uma bolha de nada (by Dandolo) :twisted: à volta de uma força tarefa, o que é muito caro em sistemas de armas e em toda a configuração do navio. Esta missão é mais limitada que nas T-45, já que o CdG tem protecção própria. Vejam a diferença de altura a que se encontra o radar principal, em relação a outros projectos e a sua vantagem contra alvos a voar muito baixo, misseis ou aeronaves.

As FREMM são multi missão, a sua missão AAW é quase secundária, para protecção própria ou de uma FT pequena. Já a FREDA tem mais ênfase nessa missão, mas as versões originais são focadas em ASW ou multi-missão no caso de algumas Italianas.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#155 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 11, 2009 6:31 pm

Corsário01 escreveu:Eu adorei ver a 124 alemã na UNITAS GOLD. Um "puta" navio.

x2... Bota "Puta" navio nisso! :wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
JLRC
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#156 Mensagem por JLRC » Seg Mai 11, 2009 7:21 pm

Luís Henrique escreveu:
Eu acho que MUITOS países conseguem efetuar um ataque de saturação.Ou não? :?
Quais? E que misseis anti-navio utilizariam?

PS: Os EUA não contam :wink:

soultrain
Sênior
Sênior

#157 Mensagem por soultrain » Seg Mai 11, 2009 7:27 pm

E a FaCH? Um CN abate toda a Marinha Brasileira, navios auxiliares incluídos. [002]

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
JLRC
Sênior
Sênior

#158 Mensagem por JLRC » Seg Mai 11, 2009 7:28 pm

Sintra escreveu:
Uma pequena correcção, as FREMM têm como opção a instalação de 24 VLS Sylver 35 junto ao hangar do Heli. Estes 24 Sylver 35 são precisamente para a utilização de MICA VL ou VT-1.
Nem os Italianos nem os Franceses pegaram na opção, mas caso os Gregos sempre escolham a FREMM da DCNS estes VLS vão lá estar.
Abraço
Então já agora outra correcção. Nas FREMM não está prevista a montagem do Sylver A35. Existe realmente uma proposta de FREDA à Grécia em que está prevista a instalação de 24 VLS Sylver A35 para o Mica. O míssil de longo alcance seria o Aster 30 (16 mísseis), complementado por 16 mísseis de cruzeiro Scalp-N. Pessoalmente, prefiro 1/2 lançadores RAM do que os 24 Mica. Ocupam menos espaço, têm menos peso e alcance idênticos além de que o RAM pode ser utilizado como míssil anti-navio.

Knight
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#159 Mensagem por Knight » Seg Mai 11, 2009 7:32 pm

soultrain escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Caro Lord,

Por quê são consideradas de outra classe, e portanto, fora da realidade orçamentária?

As Horizon são navios dedicados quase exclusivamente às missões AAW, capaz de criar uma bolha de nada (by Dandolo) :twisted: à volta de uma força tarefa, o que é muito caro em sistemas de armas e em toda a configuração do navio. Esta missão é mais limitada que nas T-45, já que o CdG tem protecção própria. Vejam a diferença de altura a que se encontra o radar principal, em relação a outros projectos e a sua vantagem contra alvos a voar muito baixo, misseis ou aeronaves.

As FREMM são multi missão, a sua missão AAW é quase secundária, para protecção própria ou de uma FT pequena. Já a FREDA tem mais ênfase nessa missão, mas as versões originais são focadas em ASW ou multi-missão no caso de algumas Italianas.

[[]]'s
As Horizon cairam de preço?
Ou continuam custando quase 2 FREDA?

[]´s

JLRC
Sênior
Sênior

#160 Mensagem por JLRC » Seg Mai 11, 2009 7:33 pm

soultrain escreveu:E a FaCH? Um CN abate toda a Marinha Brasileira, navios auxiliares incluídos. [002]
:lol: :lol:

Tens razão, tinha-me esquecido do CN!!! :oops:

soultrain
Sênior
Sênior

#161 Mensagem por soultrain » Seg Mai 11, 2009 7:49 pm

Agora a falar a sério, isto é uma discussão muito interessante, já que está para ser avaliado em combate a validade destes sistemas, especialmente em ambientes saturados em frequências e alvos amigos e inimigos. Apesar de todos os avanços os navios continuam presas fáceis contra a arma submarina e aérea.

No entanto julgo, pelas capacidades anunciadas o conjunto Mica e a restante família Aster é bem mais capaz que os misseis Alemães/Americanos.

[[]]'s

NJ
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#162 Mensagem por LeandroGCard » Seg Mai 11, 2009 8:27 pm

soultrain escreveu:Agora a falar a sério, isto é uma discussão muito interessante, já que está para ser avaliado em combate a validade destes sistemas, especialmente em ambientes saturados em frequências e alvos amigos e inimigos. Apesar de todos os avanços os navios continuam presas fáceis contra a arma submarina e aérea.

No entanto julgo, pelas capacidades anunciadas o conjunto Mica e a restante família Aster é bem mais capaz que os misseis Alemães/Americanos.

[[]]'s
Uma informação que sempre busco mas não encontro é o custo de cada solução destas.

Quanto custa cada míssil Aster-15, Aster-30, VLS-Mica, RAM, Standard SM-2 e evolved Sea-Sparrow? E para comparar, quanto custa um Sea Wolf e um Barak?

Leandro G. Card

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#163 Mensagem por Alcantara » Seg Mai 11, 2009 10:45 pm

LeandroGCard escreveu:
soultrain escreveu:Agora a falar a sério, isto é uma discussão muito interessante, já que está para ser avaliado em combate a validade destes sistemas, especialmente em ambientes saturados em frequências e alvos amigos e inimigos. Apesar de todos os avanços os navios continuam presas fáceis contra a arma submarina e aérea.

[[]]'s
Uma informação que sempre busco mas não encontro é o custo de cada solução destas.

Quanto custa cada míssil Aster-15, Aster-30, VLS-Mica, RAM, Standard SM-2 e evolved Sea-Sparrow? E para comparar, quanto custa um Sea Wolf e um Barak?

Leandro G. Card

Imagem

:lol:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#164 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 12, 2009 9:55 am

soultrain escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Caro Lord,

[[]]'s
O número de misseis antiaéreos e o tipo do missil não diferem muito.
Talvez os radares. Mas realmente não entendo essa diferença ABSURDA de preço.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#165 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 12, 2009 10:01 am

JLRC escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Eu acho que MUITOS países conseguem efetuar um ataque de saturação.Ou não? :?
Quais? E que misseis anti-navio utilizariam?

PS: Os EUA não contam :wink:
O que seria um ataque de saturação para você?

6 ou 8 misseis contra uma fragata não enquadra?

Eu acho que até o Brasil consegue fazer isso com as Niteroi. É claro que não em grandes proporções e contra MUITOS alvos.

Mas se vc pegar 2 marinhas sul-americanas, ambas com 6 navios.
E um lado atacar, utilizando os 6 navios, o mesmo alvo. Temos ai um ataque de saturação.
Essa fragata vai se defender como? Os outros navios vão ajudar? So se estiverem MUITO próximos.
Senão, teremos 6 ou MAIS misseis contra a fragata inimiga.
Para colocarmos 6 misseis contra ela, cada escolta terá feito APENAS 1 disparo.

Te respondendo melhor.
A MB com o Exocet.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder