Oficial do EB revoltado

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 662
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 146 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#151 Mensagem por Duka » Ter Fev 18, 2014 10:20 pm

Bom sou engenheiro da maior estatal do país, e tenho, creio, uma dezena de colegas ex militares e a grande maioria largou as forças armadas devido ao atrativo salarial, entretanto, um outro fator importantíssimo refere-se ao fato de sermos (também sou, tenho 26 anos) a chamada geração Y. As pessoas querem fazer carreira rápido e com crescimento profissional que não dependa exclusivamente do tempo (embora eu não negue o fato de isso ser importante). Ou seja, creio, que no caso específico das carreiras técnicas (me parece ser uma das principais fontes de evasão), algo além do salário deveria ser mudado (ou não, 2% de evasão não é muita coisa, quem sabe flexibilizando os meios de ingresso não se suprisse essa demanda?).




Abraços
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#152 Mensagem por Guerra » Ter Fev 18, 2014 10:27 pm

Matheus escreveu:700 de 212 mil. 0,3% se for só do EB. Se for de todas as forças é 0,2% de 380 mil. É o mesmo que sair 20 ou 30 agentes por ano do DPF (isso deve ser só de suicídio na PF...). Na Receita, mesmo o analista ganhando um salário inicial de quase 9 mil bruto, esta evasão ultrapassa 1% ao ano. Nada de novo.
Eu disse sgt. Quantos sgt tem no EB? Qual o custo para se formar um sgt? Quanto a força perdeu?

Quanto aos soldados, poucos ficam mais de 2 anos.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#153 Mensagem por Guerra » Ter Fev 18, 2014 10:37 pm

Clermont escreveu:
O Exército brasileiro tem, aproximadamente, uns 40 mil sargentos e subtenentes de carreira (mais alguns milhares de temporários) e uns 20 mil oficiais de carreira.
Deve ter um pouco menos. E acho que o numero de formados não chega a 700 por ano.

O problema que o pessoal não consegue enxergar com a evasão nas FAs, é que as FAs depende que o cara siga a carreira para preencher seus quadros. Não se consegue um general, subtenente ou major colocando um anuncio no jornal. A própria instituição precisa formar esse pessoal.
As cotas compulsórias que era uma forma da instituição diminuir as turmas promoção ao longo dos postos estão fechadas. O EB não deixa ninguém mais embora fora do tempo.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#154 Mensagem por Guerra » Ter Fev 18, 2014 10:53 pm

capsantanna escreveu:Estão se esquecendo de considerar que a grande maioria dos militares está endividada com empréstimos. Não bastasse a defasagem salarial, esse endividamento compromete ainda mais a renda dos militares.
Creio que os militares querem apenas uma remuneração que lhes proporcione uma vida digna e sem dívidas. Eu já ficaria extremamente feliz com isso.

OBS: Sou militar por opção e vocação. Amo o que faço.
Essa questão do endividamento é devido a falta de política salarial para os militares. Eu já estou quase completando meu tempo e os únicos aumentos de salários que tive foi quando fui promovido. Nós até tínhamos aqueles 1% por ano, que nosso glorioso FHC (sempre ele, quando se fala de perda de direito dos militares) tirou.


É isso que os militares reclamam. Ninguém quer ficar rico. Ninguém quer ser mais que outros servidores. O que o militar precisa é que sua profissão seja mais atrativa. Ninguém precisa ganhar uma fortuna.
Um exemplo. O cara tira um serviço de 24 horas, e no outro dia cumpre expediente normalmente. Será que não dá para mudar isso? O cara fica semana inteira no meio do mato virando noite e quando chega no quartel, esta de serviço. E não ganha um tostão a mais que o outro que ficou no quartel, muita vezes sem tirar serviço!! Não dá para dar um dinheiro pro cara que vira a madrugada trabalhando?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#155 Mensagem por Guerra » Ter Fev 18, 2014 10:58 pm

Matheus escreveu:Quem quer alguma coisa muito diferente tem que ir pra iniciativa privada.
Quem não esta satisfeito reclama e faz greve. No caso dos militares que não pode fazer nenhum dos dois, sai da força. Tai o problema da evasão nas FAs.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#156 Mensagem por Guerra » Ter Fev 18, 2014 11:01 pm

Duka escreveu:Bom sou engenheiro da maior estatal do país, e tenho, creio, uma dezena de colegas ex militares e a grande maioria largou as forças armadas devido ao atrativo salarial, entretanto, um outro fator importantíssimo refere-se ao fato de sermos (também sou, tenho 26 anos) a chamada geração Y. As pessoas querem fazer carreira rápido e com crescimento profissional que não dependa exclusivamente do tempo (embora eu não negue o fato de isso ser importante). Ou seja, creio, que no caso específico das carreiras técnicas (me parece ser uma das principais fontes de evasão), algo além do salário deveria ser mudado (ou não, 2% de evasão não é muita coisa, quem sabe flexibilizando os meios de ingresso não se suprisse essa demanda?).

Vc deixaria de ser engenheiro nessa estatal para ser militar?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#157 Mensagem por Guerra » Ter Fev 18, 2014 11:05 pm

LeandroGCard escreveu:Esta questão das dívidas vale para todo e qualquer profissional em toda e qualquer área, não há porque ser diferente com os militares especificamente, a menos que eles sejam obrigados por alguma lei ou norma a contrair dívidas que não querem. Isso acontece?
Sim. O regulamento exige que o militar honre todas as suas dividas, e não nos permite fazer bico. Como o nosso poder de aquisição caiu, muitos ficaram endividados.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#158 Mensagem por Guerra » Ter Fev 18, 2014 11:11 pm

Ziba escreveu:
Aqui, o vencimento do SdPM, recém-formado, vai a R$ 2.900 com o aumento no próximo mês, além disso recebemos R$ 100 de vale-transporte e mais R$ 350 de gratificação se lotado em batalhão e R$ 750 se lotado em UPP, fora isso tem o RAS que é um extra remunerado. Acredito que em média, a maioria dos SDs tira algo entre R$ 3.500 e R$ 4.000 por mês.
Como que é a escala de vcs?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#159 Mensagem por LeandroGCard » Qua Fev 19, 2014 8:42 am

Guerra escreveu:Sim. O regulamento exige que o militar honre todas as suas dividas, e não nos permite fazer bico. Como o nosso poder de aquisição caiu, muitos ficaram endividados.
Não, Guerra, não force.

Nenhum regulamento exige que se contraia dívidas, e a lei exige que todos paguem, seja militar ou não. É uma questão de responsabilidade contrair apenas as que se possa pagar. Com relação a bicos, se não se pode fazê-los então se sabe o quanto se pode gastar, e que se gaste de acordo.

Pode-se discutir questões como remuneração, condições de trabalho, pagamento de extras e etc..., e aí se deve comparar com o que recebem as demais carreiras nos setores público e privado. A taxa de evasão também é considerada um bom termômetro para avaliar estas questões (e a primeira impressão é que com menos de 2% ao ano a dos sargentos do EB hoje está bem abaixo da média do que se observa no país em geral).

Mas dívidas não são um argumento razoável. Para carreira alguma, qualquer que seja o setor.

Quanto à questão do custo de se formar os sargentos, ele deve ser comparado com o custo de dar condições a todos para que a evasão seja zero, e acho que este último ainda ficaria ainda muito maior. No mundo capitalista é assim que as coisas funcionam, inclusive no governo (claro, para quem não é "cupincha", mas isto é outra discussão), quem não gostar pode ir para Cuba ou a Coréia do Norte.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8649
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#160 Mensagem por prp » Qua Fev 19, 2014 9:00 am

2%, só. E tá essa choradeira toda?

Só onde eu trabalho, Justiça Federal, no meu setor, de vinte pessoas seis já pularam fora do barco e tem outros dando adeus este ano.

Isso que para alguns aqui a justiça federal paga bem :roll:


PS: O judiciário (servidores e não juízes), antes do aumento do ano passado, teve aumento só em 2006.

Já os juízes tem aumento todo ano, religiosamente, e normalmente acima da inflação.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#161 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 19, 2014 10:54 am

Por isso que está essa zona toda no serviço público brasileiro. Existem algumas "castas" que por lei recebem aumentos independentes de quaisquer outros fatores, enquanto a maioria fica à mingua, fu...do e mal pago, e tendo que correr atrás do prejuízo todos os dias.

E ainda tem uns caras de pau do governo que só de sacanagem dizem que o pessoal reclama e faz greve de birra. Sodas... :?

Queria ver um fdp desses aí viver com o meu salário e receber aumento de míseros 5%, em três vezes, depois de anos sem reposição. Para não falar num bendito plano de carreira que até hoje ninguém viu, ninguém vê.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#162 Mensagem por Ziba » Qua Fev 19, 2014 10:56 am

LeandroGCard escreveu:
Ziba escreveu:Alguém tem noção de quanto recebe, hoje, um SGT recém formado na ESA?
Em dezembro de 2012. Pelo menos um aumento houve de lá para cá, e se outro não saiu deve estar para sair:

http://www.militar.com.br/modules.php?n ... ew_topic=8

Leandro G. Card
Abismado!!! o topo da carreira não chega a pagar R$ 10k!

Bem, um 3o SGT está tirando R$ 2.7k. A diferença não é tanta assim, mas ainda é algo a se considerar.

Obrigado!




Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#163 Mensagem por Ziba » Qua Fev 19, 2014 10:58 am

Guerra escreveu:
Ziba escreveu:
Aqui, o vencimento do SdPM, recém-formado, vai a R$ 2.900 com o aumento no próximo mês, além disso recebemos R$ 100 de vale-transporte e mais R$ 350 de gratificação se lotado em batalhão e R$ 750 se lotado em UPP, fora isso tem o RAS que é um extra remunerado. Acredito que em média, a maioria dos SDs tira algo entre R$ 3.500 e R$ 4.000 por mês.
Como que é a escala de vcs?
Nos batalhões normais a Rádio Patrulha é 12x24x12x48 e o GAT é 24x48 ou 24x72.

Nos batalhões especiais (BOPE, Choque e etc.) normalmente e 24x72.

Como funciona a escala de um SGT ai no EB? Não tenho noção nenhuma pois não cheguei a servir.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#164 Mensagem por LeandroGCard » Qua Fev 19, 2014 11:29 am

Ziba escreveu:Abismado!!! o topo da carreira não chega a pagar R$ 10k!

Bem, um 3o SGT está tirando R$ 2.7k. A diferença não é tanta assim, mas ainda é algo a se considerar.

Obrigado!
Existem ainda uma série de gratificações em função de cursos especiais, serviços prestados e coisas assim, que não estão incluídos nestes valores. Meu pai por exemplo, quando era sub-tenente ou segundo tenente (não me lembro exatamente), tirou um curso de mestre-de-salto que acrescentou uma porcentagem razoável a mais ao salário dele em comparação com os que não tinham este curso. Houve mais um ou dois casos assim ao longo do tempo dele no exército dele, a ponto de que no final de carreira ele recebia uns 30 ou 40% a mais do que um capitão QOA sem cursos algum.

No caso de oficiais superiores a grande maioria deles tem estes cursos, e os salários acabam sendo significativamente maiores do que o valor da lista.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Oficial do EB revoltado

#165 Mensagem por Guerra » Qua Fev 19, 2014 12:28 pm

LeandroGCard escreveu:Não, Guerra, não force.

Nenhum regulamento exige que se contraia dívidas, e a lei exige que todos paguem, seja militar ou não. É uma questão de responsabilidade contrair apenas as que se possa pagar. Com relação a bicos, se não se pode fazê-los então se sabe o quanto se pode gastar, e que se gaste de acordo.

Pode-se discutir questões como remuneração, condições de trabalho, pagamento de extras e etc..., e aí se deve comparar com o que recebem as demais carreiras nos setores público e privado. A taxa de evasão também é considerada um bom termômetro para avaliar estas questões (e a primeira impressão é que com menos de 2% ao ano a dos sargentos do EB hoje está bem abaixo da média do que se observa no país em geral).

Mas dívidas não são um argumento razoável. Para carreira alguma, qualquer que seja o setor.

Quanto à questão do custo de se formar os sargentos, ele deve ser comparado com o custo de dar condições a todos para que a evasão seja zero, e acho que este último ainda ficaria ainda muito maior. No mundo capitalista é assim que as coisas funcionam, inclusive no governo (claro, para quem não é "cupincha", mas isto é outra discussão), quem não gostar pode ir para Cuba ou a Coréia do Norte.


Leandro G. Card
Eu não disse que o regulamento obriga fazer divida. Disse que obriga a pagar.
O regulamento é bem claro. Contrair divida é transgressão. Militar pode ser punido e perder pontos na carreira.
Com uma punição o militar pode perder até 5. são pontos que nunca mais vai conseguir de novo. Para se ter uma ideia, uma medalha de pacificador com palma, que o militar só ganha por feito em operações militares são 7 pontos.

E ai? Tem isso na sua profissão?
No mundo capitalista é assim que as coisas funcionam, inclusive no governo (claro, para quem não é "cupincha", mas isto é outra discussão), quem não gostar pode ir para Cuba ou a Coréia do Norte.
:lol: :lol: :lol: :lol: sem comentários




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder