Ultimamente estive pensando de como seria ótimo uma ligação ferroviária Manaus-Caracas-Costa do Caribe. Toda a produção do Polo Industrial de Manaus e da soja do Mato Grosso e MS (hoje eles sobem de balsa até Itacoatiara-AM de onde são embarcados para o exterior) chegariam ao seu destino no exterior mais rápido e com certeza mais barato ja que sairiam na porta do Canal do Panamá.Sterrius escreveu:Torcendo pra isso ficar pronto o mais rapido possivel.
Amazonas é natural ficar de fora, eles ja tem a "Ferrovia" deles
Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferença
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Re: Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferen
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Re: Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferen
Empresas brasileiras de médio porte inovam pouco, diz estudo
Maioria não faz parcerias nem usa incentivos para inovação, segundo a Fundação Dom Cabral
Para empresários das companhias médias, falta uma cultura de inovação no país; burocracia também é criticada
As empresas médias brasileiras inovam pouco, desconhecem incentivos fiscais à inovação e fazem poucas parcerias com universidades e com institutos de pesquisa.
Esse retrato veio à tona em um estudo inédito da FDC (Fundação Dom Cabral) apresentado em Belo Horizonte e acompanhado pela Folha.
Hoje, 80% das médias não usam incentivos fiscais para inovar (metade delas por desconhecer esses incentivos), 69,4% não fazem parcerias e 29% afirmam que a inovação não está nem na ideologia da empresa.
Os pesquisadores da FDC estudaram as empresas médias (faturamento de R$ 16 milhões a 300 milhões), pois elas fazem parte do processo inovativo das grandes empresas. "As médias prestam serviços e inovam às vezes por demanda das grandes", diz Fabian Salum, da FDC.
Ou seja: se as empresas médias vão mal, as grandes sofrem por "efeito cascata".
Além disso, as empresas médias têm peso na economia industrial. Hoje, dentre as empresas de "alto crescimento" (cujo pessoal assalariado cresce mais de 20% ao ano), as médias concentram 25% do total da mão de obra.
O estudo consultou 149 empresas médias do país para avaliar o que fazem -se fazem- para inovar.
O levantamento mostra que a maioria desconhece os sistemas nacionais para o processo inovativo -como os incentivos fiscais. Esses incentivos são, por exemplo, as linhas de fomento de fundações de amparo ou do governo à pesquisa em empresas.
Incentivos
Quem usa incentivos prefere (47%) o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) -que anunciou ontem que deve dobrar os desembolsos de inovação neste ano em comparação com 2011, quando foram investidos R$ 3 bilhões.
Mas ter o dinheiro não basta. "Nós acabamos não usando os incentivos por dificuldade. Há muita burocracia", diz Janete Vaz, diretora executiva do Laboratório Sabin, empresa do setor de serviços que participou do estudo.
A principal inovação no Sabin é nos processos. O mesmo acontece na Teckma Engenharia, que vende soluções em montagens comerciais e em instalações industriais.
"Temos uma dificuldade cultural para inovar", diz o diretor-presidente da empresa, Fábio Barione. A Teckma abriu um escritório há dois anos nos EUA "para ter acesso à cultura de inovação".
Empresas de médio porte costumam ser estudadas junto com as pequenas, formando o grupo das "PMEs."
Mas, de acordo com os especialistas da FDC, as médias brasileiras são mais parecidas com as grandes do que com as pequenas.
Fonte : Jornal FSP 24/03/12
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Re: Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferen
Ta aí algo que poderia ter sido feito há muito tempo para levarmos nossas crianças das zonas rurais de difícil acesso às escolas públicas que elas tanto precisam. Vamos ver se as prefeituras também fazem o óbvio e compram algumas unidades. No município de Conde-BA, por exemplo, a prefeitura levava os alunos numa pequena carreta puxada por um trator, sem segurança alguma ou conforto.
Era uma tipo esta abaixo:


Era uma tipo esta abaixo:

Defesanet
AGRALE Desenvolve 1º Chassi para Miniônibus 4X4 do Mercado Brasileiro
Sistema do Volare Escolar bus 4X4 foi desenvolvido em tempo recorde e contou com a experiência na fabricação dos utilitários militares Agrale Marruá
A A A
Agrale, líder nacional na produção de chassis leves, desenvolveu o primeiro sistema de tração nas quatro rodas do mercado brasileiro para miniônibus. Foto - Paquito Masia
Caxias do Sul(RS), 5 de março de 2012 - A Agrale, líder nacional na produção de chassis leves, desenvolveu o primeiro sistema de tração nas quatro rodas do mercado brasileiro para miniônibus. Lançado em fevereiro deste ano, o chassi com encarroçamento Volare Escolarbus 4X4, foi concebido para trafegar em locais de difícil acesso onde um veículo com tração convencional não tem condições de ser utilizado.
Segundo Pedro Soares, diretor técnico da Agrale, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Volare para atender à demanda do programa Caminho da Escola para o transporte de estudantes na zona rural. “Foi um trabalho no qual utilizamos a nossa experiência na fabricação de utilitários militares 4x4 para conceber esse novo projeto. O resultado foi um modelo com sistema de tração muito robusto e que pode trafegar com segurança e tranquilidade por locais sem pavimentação, de difícil acesso e até alagados”.
O chassi Agrale 4x4 possui características que facilitam a condução, mesmo em locais sob condições severas. Tem ângulos de entrada e saída maiores, distribuição de peso diferenciada para melhorar a transmissão de força, e proteções especiais para o cárter do motor e para o tanque de combustível.
O projeto recebeu eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras), 4X4 (tração nas rodas dianteiras e traseiras) e 4X4 com reduzida, que multiplica o torque em baixas rotações nos dois eixos para facilitar a locomoção em percursos difíceis. As suspensões dianteira e traseira também foram recalibradas, para aumentar o vão livre em relação ao solo, sem comprometer o acesso dos estudantes.
É Equipado com motor MWM, com potência de 110 cv e torque de 380 Nm, câmbio EATON de cinco velocidades e caixa de transferência de dupla velocidade, com PBT de 6.650 kg.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
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Re: Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferen
Publicada em março de 2012 às 15h03
Jacques Wagner vai para a Alemanha buscar investimento para o Parque Tecnológico de Salvador
Wagner irá divulgar o Parque Tecnológico de Salvador e buscar empresas interessadas em investir no empreendimento
Da Redação
O governador Jaques Wagner viaja na noite deste sábado (3), para a Alemanha, na comitiva da presidente Dilma Rousseff, onde participará de uma das maiores feiras de tecnologia do mundo – a CeBit – na cidade de Hannover. Na ocasião, Wagner vai divulgar o Parque Tecnológico de Salvador e buscar empresas interessadas em investir no empreendimento, cuja primeira etapa será concluída em março, com a instalação de 21 empresas.
Quatro empresas âncoras foram as vencedoras do edital divulgado no final do ano passado para desenvolver pesquisas aplicadas no Parque Tecnológico. São elas a IBM Brasil, Sábia Experience Tecnologia S.A., Indra Brasil S.A. e Portugal Telecom.
O Parque Tecnológico da cidade já recebeu investimento da ordem de R$ 50 milhões para obras de infraestrutura e equipamentos. As áreas prioritárias serão biotecnologia e saúde, energia e ambiente, tecnologia da informação e da comunicação, além de cultura e turismo. O objetivo do empreendimento é atrair pesquisa de ponta para a Bahia, abrigando um consórcio de incubadoras e empresas de base tecnológica no Estado. O Parque foi concebido em três eixos centrais: o da inovação (como instrumento de atração de empresas), da tecnologia (esfera institucional de suporte à interação entre universidades e empresas) e da ciência (estratégia de fortalecimento da produção científica).
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/w ... -salvador/
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Re: Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferen
Isso parece piada de primeiro de Abril, e no Rio de Janeiro vão fazer o que? Perua escolar blindada?marcelo bahia escreveu:Ta aí algo que poderia ter sido feito há muito tempo para levarmos nossas crianças das zonas rurais de difícil acesso às escolas públicas que elas tanto precisam. Vamos ver se as prefeituras também fazem o óbvio e compram algumas unidades. No município de Conde-BA, por exemplo, a prefeitura levava os alunos numa pequena carreta puxada por um trator, sem segurança alguma ou conforto.![]()
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AGRALE Desenvolve 1º Chassi para Miniônibus 4X4 do Mercado Brasileiro
Sistema do Volare Escolar bus 4X4 foi desenvolvido em tempo recorde e contou com a experiência na fabricação dos utilitários militares Agrale Marruá
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Agrale, líder nacional na produção de chassis leves, desenvolveu o primeiro sistema de tração nas quatro rodas do mercado brasileiro para miniônibus. Foto - Paquito Masia
Caxias do Sul(RS), 5 de março de 2012 - A Agrale, líder nacional na produção de chassis leves, desenvolveu o primeiro sistema de tração nas quatro rodas do mercado brasileiro para miniônibus. Lançado em fevereiro deste ano, o chassi com encarroçamento Volare Escolarbus 4X4, foi concebido para trafegar em locais de difícil acesso onde um veículo com tração convencional não tem condições de ser utilizado.
Segundo Pedro Soares, diretor técnico da Agrale, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Volare para atender à demanda do programa Caminho da Escola para o transporte de estudantes na zona rural. “Foi um trabalho no qual utilizamos a nossa experiência na fabricação de utilitários militares 4x4 para conceber esse novo projeto. O resultado foi um modelo com sistema de tração muito robusto e que pode trafegar com segurança e tranquilidade por locais sem pavimentação, de difícil acesso e até alagados”.
O chassi Agrale 4x4 possui características que facilitam a condução, mesmo em locais sob condições severas. Tem ângulos de entrada e saída maiores, distribuição de peso diferenciada para melhorar a transmissão de força, e proteções especiais para o cárter do motor e para o tanque de combustível.
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Re: Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferen
Marechal-do-ar,
Você está levando em consideração apenas as cidades mais urbanas, mas e o povo do campo?? Vai continuar indo de carretinha e trator??
Sds.
Você está levando em consideração apenas as cidades mais urbanas, mas e o povo do campo?? Vai continuar indo de carretinha e trator??
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Re: Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferen
EBX pode montar primeira fábrica de chip no Brasil
Segundo reportagem do Valor Econômico Eike Batista e BNDES serão sócios no novo negócio
Daniela Barbosa, de
Fred Prouser / Reuters
São Paulo - O empresário Eike Batista e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) chegaram a um acordo para a construção da primeira fábrica brasileira de chip, segundo reportagem do Valor Econômico, desta quinta-feira.
Segundo o jornal, a parceria dará origem à Companhia Brasileira de Semicondutores, que terá a participação minoritária da WS Consultant, presidida pelo ex-presidente da Volkswagen do Brasil, Wolfgang Sauer.
A unidade será erguida em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte. O investimento para a construção da fábrica é de aproximadamente 500 milhões de reais.
Tanto a EBX quanto o BNDES não confirmam o acordo, mas, segundo uma fonte próxima às negociações, o empresário Eike será majoritário no projeto, cabendo ao BNDES uma participação entre 25% e 30%, disse ao Valor.
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Re: Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferen
Eike e BNDES poderão ser sócios em fábrica de chip
Por Chico Santos | Do Rio
Poderá ser implantada mesmo em Minas Gerais a primeira fábrica brasileira de placas de silício, os chamados "wafers" para a montagem de semicondutores. Embora ainda pendente de anúncio oficial, o grupo carioca EBX, do empresário Eike Batista, e o BNDES chegaram a um acordo para criar a Companhia Brasileira de Semicondutores (CBS), que deverá ter também a participação minoritária da WS Consultant, presidida pelo ex-presidente da Volkswagen do Brasil, Wolfgang Sauer.
Segundo o Valor apurou, no começo da tarde de ontem foi batido o martelo para a construção da fábrica em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. O anúncio da instalação, sem definição dos investidores, já havia sido feito na semana passada pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB). O investimento estimado é de R$ 500 milhões e especialistas calculam que a indústria vai precisar de pelo menos dois anos para entrar em produção.
Se não houver retrocesso no projeto, a construção da fábrica de "wafers" é vista por analistas como, em termos de avanço tecnológico, algo próximo à decisão de construir a Embraer, por volta dos anos 70. A unidade demandará mão de obra sofisticada, favorecendo o surgimento de um polo tecnológico no seu entorno.
Com a produção local das placas de silício ficará mais fácil a instalação de uma unidade de semicondutores no país. A portuguesa Nanium vem há algum tempo negociando um local para construir essa fábrica de semicondutores que o Brasil também não possui até hoje.
O Valor procurou o BNDES e o grupo EBX, mas nenhum dos dois quis falar ontem sobre o assunto. De acordo com uma fonte próxima às negociações, o mais provável é que o grupo de Eike Batista seja majoritário no projeto, cabendo ao BNDES uma participação entre 25% e 30%.
O grupo de Eike Batista já mostrou que quer crescer na área de tecnologia da informação. Ontem foram divulgadas novas informações sobre o acordo anunciado na terça-feira, entre a SIX Automação, subsidiária da SIX Soluções Inteligentes, de Eike com a IBM. A multinacional comprou 20% do capital da SIX Automação. As empresas não revelaram o valor da operação.
Os planos são de atuação conjunta em pesquisa e desenvolvimento em um centro de soluções tecnológicas que será criado na SIX Automação.
O acordo também abrange terceirização de atividades operacionais de TI do grupo EBX com a IBM em valor estimado de US$ 1 bilhão em dez anos. A SIX Automação nasceu da compra da AC Engenharia, em 2011.
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Re: Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferen
Você considerou a possibilidade de pavimentar as estradas?marcelo bahia escreveu:Você está levando em consideração apenas as cidades mais urbanas, mas e o povo do campo?? Vai continuar indo de carretinha e trator??
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Re: Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferen
Ah, tá! Que o povo do interiorzão espere sentado, ou então espere pelos pedágios!! Coitados!
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Re: Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferen
» tecnologia
Transportadora Americana adota solução da TOTVS em ERP
Empresa começou 2012 investindo em tecnologia da informação e aprimorando seus sistemas de conferência eletrônica de cargas e de gestão administrativa. Migração do sistema custou R$ 2 milhões
03/4/2012
Leonardo Andrade, editor-chefe do Portal Transporta Brasil
A Transportadora Americana, especializada em cargas fracionadas para todo o Brasil, começou o ano estruturando e desenvolvendo seus sistemas de tecnologia da informação, de olho no ganho de performance e na redução de custos. A empresa, que está em fase de implementação de seu novo sistema de conferência eletrônica de cargas em sua matriz, em Americana (SP), anunciou a virada de seu sistema de gestão administrativa para o ERP Protheus da TOTVS.
“Entre as opções disponíveis no mercado, o ERP Protheus da TOTVS foi o que melhor correspondeu às nossas expectativas, demonstrando melhor aderência a inteligência já instalada na TA. O Protheus mostrou-se capaz de interagir com os processos da empresa e nos habilitar a trabalhar com eficácia na gestão das áreas contábil, fiscal, financeira, de suprimentos, de gestão de frota e outros”, esclarece Shirley Rosseto, gerente de Sistemas de Informação da TA.
Segundo a transportadora, a migração do sistema demandou investimento de R$ 2 milhões entre novos softwares, estruturação de rede de servidores, treinamento de profissionais e outros recursos. O novo sistema permite total integração com os sistemas atuantes
na empresa, como o TMS e o WMS.
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Re: Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferen
quinta-feira, 12 de abril de 2012 às 16:46
Governo cria sistema para integrar pesquisas em nanotecnologia
Para aumentar a interação entre os pesquisadores brasileiros que desenvolvem pesquisa básica e avançada com matérias de tamanho atômico, o governo criou o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano). Portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicada no dia 9 de abril, no Diário Oficial da União, institui o novo sistema.
A nanotecnologia é considerada uma área estratégica para o desenvolvimento industrial e para o fornecimento de soluções que vão desde a produção de medicamentos até vestuários. O mercado internacional de nanotecnologia deverá atingir US$ 693 bilhões até o final deste ano e US$ 2,95 trilhões em 2015, segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A portaria associa o desenvolvimento da nanotecnologia ao Plano Brasil Maior criado pelo governo federal para aumentar o peso da atividade industrial no Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o documento, o SisNano deve “estruturar a governabilidade” para as nanotecnologias; desenvolver um programa de mobilização de empresas instaladas no Brasil e de apoio às suas atividades; e otimizar a infraestrutura de pesquisa de 16 institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCTs) dedicados a estudos na área. A maior parte dos estudos está concentrada em São Paulo, especialmente na Universidade de São Paulo (USP).
(Com informações da Agência Brasil)
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Re: Noticias do desenvolvimento nacional que fazem a diferen
REPRESENTANTES DA IBM VISITAM INSTALAÇÕES DA EMPRESA NO PARQUE TECNOLÓGICO DE SALVADOR
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