Mônica Bergamo
(Folha de São Paulo) - Depois da escolha do modelo de caças que serão adquiridos pelo Brasil, a Aeronáutica deve lançar outra licitação no mercado. Ela prevê a compra de aviões para reabastecer, no ar, as próprias aeronaves de guerra que virão para o Brasil.
Os aviões que hoje cumprem a missão são da década de 50 e estão entre os mais velhos do mundo na modalidade.
Fonte: Folha de São Paulo
Já até comentei essa informação lá no tópico do Noticias, mas como este tópico é propriamente sobre a info acima, achei por bem colocá-lo aqui, pois poderemos argumentar melhor sobe as opções que temos.
Mas, vamos aos argumentos.
Como citei lá no Noticias, voltamos à premissa básica de que uma aviação de caças não se cria sem uma boa base de logistica por trás. Assim resta-nos saber atá onde a FAB quer realmente modificar sua aviação de caça para este século, o que para mim, ainda é uma incógnita; se apenas vamos trocar de vetores, mantendo os poucos esquadrões que temos, ou se vamos realmente modificar toda a estrutura de defesa aérea do País, adaptando-a aos novos paradigmas que se apresentam.
Alguém deve estar perguntando: o que tem haver falar de estrutura da aviação de caça em um tópico sobre aviação de transporte? Porque simplesmente, a organização básica desta é produto dos objetivos e metas traçadas para aquela.
Então, ao definirmos o que de fato precisamos para suprir nossas necesidades de REVO, tático e estratégico, precisamos já ter claramente ajustadas as necessidades presentes e futuras de até onde nossos caças podem/devem ir.
Dependendo do caça a ser escolhido, teremos uma visão mais clara do que precisamos como aeronave REVO. E de quantos precisaremos.
Assim, temos basicamente três candidatos: A-330 MRTT (preferido da FAB, na minha concepção), o KC-767 da Boeing e agora eu me atrevo a colocar o IL-78, já que a experiência do uso dos Mi-35 talvez faça com que a FAB desmitifque um pouco essa coisa da inferioridade/diferença de padrões do material russo.
Vou almoçar e ver a convocação da seleção.
Mais tarde eu faço mais alguns comentários... se o Dunga deixar.