EB faz a sua primeira encomenda do Marruá

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re:

#151 Mensagem por Anderson TR » Dom Mar 23, 2008 1:06 am

eligioep escreveu:O investimento da Agrale não foi tão alto assim, pois o projeto é o do antigo EE-12 (da falecida Engesa) cujo registro de patente venceu e uma empresa de SP, da qual não recordo o nome no momento, em conjunto com o pessoal do Arsenal de Guerra de SP, (por sinal muito experiente) atualizaram os componentes do EE 12 e relançaram. Posteriormente, com a aprovação inicial do EB, venderam o projeto para a Agrale, que criou uma família de viaturas em cima do projeto básico. Sem dúvida um grande projeto, e que tem tudo para ter sucesso, frente aos quebradores e frágeis LRover. []'s
O projeto do EE-12 não foi vendido!!!O exercito lançou concorrência e exigiu que fosse usado esse projeto como base, mas ele continua pertencendo a AGSP (Exercito) que por sinal está fazendo a reforma dos Cascavéis e Urutus espalhados pelo mundo..Com intenção de reativar futuramente a fabricação nacional de antigos projetos(revisados) da Engesa.




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re:

#152 Mensagem por Anderson TR » Dom Mar 23, 2008 1:10 am

Hader escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Se o Marruá afinal oferecer tudo o que foi prometido pela fabricante, porque não?

Só fico estressado por não saber qual o motivo do EB não envolver mais a AVIBRAS/TECTRAM, que na minha opnião tem muita capacidade à disposição do EB, que no entanto parece ignorar a empresa.

A Agrale tem tudo para emplacar, mas acho que deveria haver uma "distribuição de vocações" entre as empresas de defesa. A Avibrás/Tectram ficaria encarregada do desenvolvimento de veículos pesados e a Agrale se encarregaria de veículos leves.
Por uma questão simples e triste: o EB não colocou um puto tostão no projeto. Tudo foi bancado pela Agrale, sob o risco de não receber uma única encomenda. Foram 4 anos de trabalho, mais de 10 milhões de gasto, tudo no escuro. E ainda teve que bancar lobista em Brasília, pois tinha coronel do EB que andava com camiseta da LR embaixo do uniforme. A Avibrás não pode nem sonhar em investir uma grana dessa e esperar para ver no que dá.

[]'s
Interessante é que a Avibras desenvolveu o Guará e não teve compra garantida pelo governo....me parece que só agora o governo Brasileiro vai comprar para o EB algumas unidades do Guará...Depois de muitos custos no desenvolvimento!!!




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1961
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 339 vezes

Re: Re:

#153 Mensagem por eligioep » Seg Mar 24, 2008 9:36 am

BlInDaDo-BR escreveu:O projeto do EE-12 não foi vendido!!!O exercito lançou concorrência e exigiu que fosse usado esse projeto como base, mas ele continua pertencendo a AGSP (Exercito) que por sinal está fazendo a reforma dos Cascavéis e Urutus espalhados pelo mundo..Com intenção de reativar futuramente a fabricação nacional de antigos projetos(revisados) da Engesa.
Com certeza o projeto do EE12 não foi vendido, até por que está em mãos do AGSP, mas ele é de domínio público, pois a sua patente venceu em 2001, depois de 10 anos registrado no INPI, sem ter havido renovação, exigência do referido Instituto e não possível de ser efetuada pela extinsão da ENGESA. O que foi feito foi copiar o projeto e melhorar/atualizar os diversos sistemas. Urutus e Cascavéis espalhados pelo mundo??? Que eu saiba, apenas uma porção dos blindados do EB (os da última série) estão sendo "revitalizados", sem haver veículos de outros países. Reativar a futura fabricação de antigos projetos da ENGESA? Duvido muito, pois nem o atual programa do futuro VBR/VBTP S/R cita os referidos blindados da extinta ENGESA, cabendo `a IVECO apresentar o projeto do novo beículo. Abs




Responder