Míssil anti-aéreo nacional: Uma Análise

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#16 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Mai 05, 2007 3:17 pm

amx2000 escreveu:Eu ainda sou a favor de desenvolvermos uma verssao nacional de missel ante aereo baseado no piranha, talvez possa ate ser um pouco mais caro, mas estaremos investindo no futuro da Mectron e do programa de misseis do Brasil, nao podemos deixar a Mectron acabar como a Engesa.

Imagem

Este +


Imagem


ou Este+

Imagem


Este+


Imagem


AMX,

Isto é um nível acima do que estamos tratando, que são mísseis portáteis ou transportáveis pela infantaria.

A sua sugestão se encaixa para forças motorizadas, mecanizadas ou blindadas, onde a viatura é parte integrante da equação. Neste caso que você sugere, acho que seria interessante um Piranha B ou um A-Darter com um booster e colocado em um casulo de lançamento vertical, como o Python 5 na versão de defesa aérea Spyder MR (versão de médio alcance). Seria interessante quatro caminhões de 5 ton, cada um com oito casulos de lançamento vertical, e mais um caminhão de Posto de Comando/Radar, com a versão X200 do Saber, e pronto, taí uma bateria AAé de médio alcance totalmente nacional...

Quanto a Mectron, não se preocupe: eles estão muito longe das "viagens na hellman's" que mataram a Engesa, sem contar que são bem diversificados em sua produção (área espacial/satélites, por exemplo....)




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#17 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Mai 05, 2007 4:06 pm

ZeRo4 escreveu:
Ainda sobre a Suécia ter desenvolvido o RBS70 para substituir o Hawk, de onde tirou essa informação Bolovo??? Acho que você se equivocou, o Hawk é um SAM de médio alcance, enquanto o RBS70 no máximo eh um VShorad...



Acho que ele se confundiu com o Redeye, este sim foi o antecessor do Stinger e de fato o Hamk é um sistema de médio alcance...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#18 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Mai 05, 2007 6:09 pm

Pode ser Plínio...

Beraldi,

Concordo com você, acho que devemos procurar o melhor sistema para incorporá-lo ao EB e as outras forças. Mas nem sempre o "melhor" é o equipamento ideal para ser adquirido, e o citado por você acontece justamente com o RBS70 que apesar de ser um excelente sistema (melhor ainda com o Bolide), na minha opinião, não seria a melhor opção a ser adotada pelo EB justamente pelo fator CUSTO e FORMAÇÃO.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
amx2000
Avançado
Avançado
Mensagens: 628
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 3:33 pm

#19 Mensagem por amx2000 » Dom Mai 06, 2007 10:21 am

ZeRo4 escreveu:Pode ser Plínio...

Beraldi,

Concordo com você, acho que devemos procurar o melhor sistema para incorporá-lo ao EB e as outras forças. Mas nem sempre o "melhor" é o equipamento ideal para ser adquirido, e o citado por você acontece justamente com o RBS70 que apesar de ser um excelente sistema (melhor ainda com o Bolide), na minha opinião, não seria a melhor opção a ser adotada pelo EB justamente pelo fator CUSTO e FORMAÇÃO.



Eh exatamente isto que estou tentando dizer, eh meio dificil de carregar uma parafernalha daquela pesando 60 quilos no meio da floresta Amazonica, e o Igla mesmo nao sendo tao sofisticado seria a melhor escolha, por ser mais leve e de simples manuseio.


E Beraldi, eu defendo o piranha ante aereo para a proxima camada ante aerea da rede, complementando o missel portatio e nao competindo com ele.

Abracos




Imagem
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

#20 Mensagem por Brigadeiro » Seg Mai 07, 2007 9:41 am

Dieneces escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:
Dieneces escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:Lógico, O RBS-70 é um ótimo equipamento, certamente seria bem vindo. Eu adoraria vê-lo no EB. :wink:
Uálison , esse pensamento escrito abaixo do teu espaço de assinatura , está correto?Tobruk até onde sei fica no norte da áfrica , na Líbia mais precisamente .


Eu li isso no sistema de armas, até irei colocar o nome desse site lá. Realmente eu naum sei onde fica essa cidade, mas valeu a dica. Depois procurarei melhor onde está situada!

Abraços!
Uálison , o que quero te dizer é que a frase tá errada , Tobruk fica longe do norte da Itália, ou você copiou errado ou é uma gafe do site Sistema de Armas . Um abraço.


Desculpem o OFF...

Tobruk fica na Líbia (colônia italiana) e estava sendo disputada pelos britânicos e italianos por volta de 1940-41 (isso foi antes de Hommel chegar por aquelas bandas). Naquela época os italianos tinham iniciado uma ofenciva em todo o norte africano chegando próximo ao Egito. As forças britânicas conseguiram (com um efetivo bem menor) vencer os italianos, inclusive impurrando-os para fora da África... Só não conseguiram dominar a região (garantindo o controle do Mediterrâneo) porque eles acabaram fracionando as forças (enviaram parte do efetivo para a Grécia) e também porque Hommel e o seu Afrika Corps chegou para apoiar os italianos, dando um trabalhão a Churchil...

Infelizmente eu não sei de que se trata realmente essa frase (que fato gerou o comentário), mas o SDA não está errado não.

Mais uma vez, desculpem-e pelo OFF...

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#21 Mensagem por Dieneces » Seg Mai 07, 2007 10:34 am

Brigadeiro escreveu:
Dieneces escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:
Dieneces escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:Lógico, O RBS-70 é um ótimo equipamento, certamente seria bem vindo. Eu adoraria vê-lo no EB. :wink:
Uálison , esse pensamento escrito abaixo do teu espaço de assinatura , está correto?Tobruk até onde sei fica no norte da áfrica , na Líbia mais precisamente .


Eu li isso no sistema de armas, até irei colocar o nome desse site lá. Realmente eu naum sei onde fica essa cidade, mas valeu a dica. Depois procurarei melhor onde está situada!

Abraços!
Uálison , o que quero te dizer é que a frase tá errada , Tobruk fica longe do norte da Itália, ou você copiou errado ou é uma gafe do site Sistema de Armas . Um abraço.


Desculpem o OFF...

Tobruk fica na Líbia (colônia italiana) e estava sendo disputada pelos britânicos e italianos por volta de 1940-41 (isso foi antes de Hommel chegar por aquelas bandas). Naquela época os italianos tinham iniciado uma ofenciva em todo o norte africano chegando próximo ao Egito. As forças britânicas conseguiram (com um efetivo bem menor) vencer os italianos, inclusive impurrando-os para fora da África... Só não conseguiram dominar a região (garantindo o controle do Mediterrâneo) porque eles acabaram fracionando as forças (enviaram parte do efetivo para a Grécia) e também porque Hommel e o seu Afrika Corps chegou para apoiar os italianos, dando um trabalhão a Churchil...

Infelizmente eu não sei de que se trata realmente essa frase (que fato gerou o comentário), mas o SDA não está errado não.

Mais uma vez, desculpem-e pelo OFF...

Até mais!
Agora não mais , Brigadeiro . O Uálison corrigiu . Antes estava escrito que Tobruk situava-se perto do norte da ITÁLIA e não da África como está agora , que é o correto ...foi o que motivou meu comentário.sds




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#22 Mensagem por Kratos » Seg Mai 07, 2007 11:21 am

Brigadeiro escreveu:
Dieneces escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:
Dieneces escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:Lógico, O RBS-70 é um ótimo equipamento, certamente seria bem vindo. Eu adoraria vê-lo no EB. :wink:
Uálison , esse pensamento escrito abaixo do teu espaço de assinatura , está correto?Tobruk até onde sei fica no norte da áfrica , na Líbia mais precisamente .


Eu li isso no sistema de armas, até irei colocar o nome desse site lá. Realmente eu naum sei onde fica essa cidade, mas valeu a dica. Depois procurarei melhor onde está situada!

Abraços!
Uálison , o que quero te dizer é que a frase tá errada , Tobruk fica longe do norte da Itália, ou você copiou errado ou é uma gafe do site Sistema de Armas . Um abraço.


Desculpem o OFF...

Tobruk fica na Líbia (colônia italiana) e estava sendo disputada pelos britânicos e italianos por volta de 1940-41 (isso foi antes de Hommel chegar por aquelas bandas). Naquela época os italianos tinham iniciado uma ofenciva em todo o norte africano chegando próximo ao Egito. As forças britânicas conseguiram (com um efetivo bem menor) vencer os italianos, inclusive impurrando-os para fora da África... Só não conseguiram dominar a região (garantindo o controle do Mediterrâneo) porque eles acabaram fracionando as forças (enviaram parte do efetivo para a Grécia) e também porque Hommel e o seu Afrika Corps chegou para apoiar os italianos, dando um trabalhão a Churchil...

Infelizmente eu não sei de que se trata realmente essa frase (que fato gerou o comentário), mas o SDA não está errado não.

Mais uma vez, desculpem-e pelo OFF...

Até mais!


Só uma correção pertinente: é Rommel, Erwin Johannes Eugen Rommel.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

#23 Mensagem por Delta Dagger » Seg Mai 07, 2007 12:17 pm

Alexandre Beraldi escreveu:
Sensor IR muito porcaria, não trava o alvo nem no Tucano


Só uma observação:

O Tucano, sendo um turbo-prop com a saída de gases logo atrás das hélices, tem uma configuração que faz com que os gases expelidos pelo motor sejam imediatamente misturados com o ar frio "ventilado" pela hélice propulsora, tornando-o num dos alvos mais difíceis para ser adquirido por QUALQUER sensor IR.
É a mesma idéia dos primeiros helis de ataque, que tinham bocais de saída do motor curvos e alongados que direcionavam a saída de gases para o fluxo de ar do rotor principal.
O que aconteceu neste exercício, pelo que sei, é que o pessoal em treinamento se empolgava e, antes de calcular a distância real de engajamento, assim que via os Tucanos ao longe, já ligava a fonte de alimentação e perfurava a garrafa de nitrogênio para resfriar o sensor. Resultado: como o Tucano voa bem mais lento que um jato, quando o Tucano começava a entrar no envelope do IGLA (4.000 a 4.500m em linha, 2.500 a 3.000m em desfile), o sensor já estava começando a aquecer de novo e a bateria estava no fim, daí, sem sinal de acoplamento...


Li em algum lugar que na guerra Irâ x Iraque, os Stinger(?) passavam batidos entre os Tucanos, sem alveja-los justamente pela baixa emissão de IR pelo exaustor do Tucano. Parece até que o Irâ chegou a se interessar pela aeronave.

Pelo que percebi o lançador do RBS-70 é um trambolho. Fico imaginando como transporta-lo pela infantaria. Talvez seja interessante para defender posições fixas, já que sua mobilidade é questionável.




Editado pela última vez por Delta Dagger em Seg Mai 07, 2007 2:27 pm, em um total de 1 vez.
I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceram: 41 vezes

#24 Mensagem por Carcará » Seg Mai 07, 2007 12:19 pm

Bolovo escreveu:Para defender uma posição qualquer, coisa que é a intenção da FAB, um RBS70 faz bem melhor que um Igla. Tem capacidade pra acertar mísseis de cruzeiro, não é 'jammeavel', tem o poder de escolher onde o míssil vai acertar no alvo, novo míssil BOLIDE, e essas paradinhas todas. O problema é o peso e a mobilidade, coisa que o Igla ganha de lavada. A Suécia desenvolveu o RBS70 para substituir o HAWK e o antecessor do Stinger, acho que chama-se Redeye. Acho que você viu aquele simulador do RBS70 lá na LAAD, e tem se falado por que há interesse nele.


Oi Bolovo,

Como é isso de escolher onde o míssil vai acertar no alvo????

Você nem consegue ver o alvo direito, quanto mais escolher onde o míssil vai acertar!

Falo isso porque experimentei o simulador do RBS-70 lá na LAAD, e o mais complicado do sistema é justamente ele não ser dispare/esqueça.

Depois que o míssil é travado e disparado, você tem que manter o feixe laser no alvo com o dedão da mão direita através de um controle parecido com um joystick (segue foto para inlustrar o exemplo) até o impacto.

Imagem


Na LAAD foi moleza (apesar de um Major da FAB não conseguir nenhum bingo), pois, eles simularam uma aeronave vindo ao seu encontro, com céu limpo, bem devagar e que não vazia nenhuma manobra de evasão. Era só travar, atirar e realizar pequenas correções com o dedão. Agora imagine fazer isso com o stress da batalha, com a aeronave voando rápido e realizando manobras evasivas??

Ou seja, muito treinamento!

Não estou desmerecendo o sistema, acho ele muito bom!

Grande abraço!




CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

#25 Mensagem por Brigadeiro » Seg Mai 07, 2007 12:35 pm

Desculpem pelo OFF de novo... Mas!!

:arrow: Dieneces: Desculpe pela ingerência!! :oops:

:arrow: Kratos: Eu confundi o nome dele (lembrei-me do H de Himmler) e acabei escrevendo errado... Obrigado pela correção! :wink:

:arrow: Pessoall: Fecho o OFF por aqui, pedindo mil desculpas mais uma vez... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#26 Mensagem por Dieneces » Seg Mai 07, 2007 12:48 pm

Brigadeiro escreveu:Desculpem pelo OFF de novo... Mas!!

:arrow: Dieneces: Desculpe pela ingerência!! :oops:

:arrow: Kratos: Eu confundi o nome dele (lembrei-me do H de Himmler) e acabei escrevendo errado... Obrigado pela correção! :wink:

:arrow: Pessoall: Fecho o OFF por aqui, pedindo mil desculpas mais uma vez... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Até mais!
Nada Brigadeiro , tamos aí pra esclarecer ...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#27 Mensagem por WalterGaudério » Seg Mai 07, 2007 4:39 pm

Façamos um pequeno exercício.

Olha estamos entrando em consenso que o EB e talvez fAB reforcem seus estoques de Igla. Sem muita novidade.

Porque não pensamos em um sistema de nível um pouco mais alto.

Exemplo, não conheço bem auto-mecânica, mas acredito que um veículo do porte do TECTRAN 8x8 base para o ASTROS III poderia ser usado em um sistema similar em conceito de mobilidade aos sistemas S-300/S-400. Logicamente usando outro míssel.

O sistema diretor de tiro poderia ser executado para ser um sistema que coubesse em um container padronizado que pudesse ser usado no TECTRAN 8x8 e uma plataforma basculante poderia ser empregada nesses mesmos veículos para colocar os mísseis em posição de lançamento.

Poderiamos ter um veículo de Vigilância (VV)em separado, ou um Veículo Vigilância e ControleVVC) somados aos Veículos de lançamento(VLs). Os veículos de lançamento poderiam tb dispor de um radar com a função de rastrear os mísseis já lançados. todos asentados sobre a mesma plataforma básica 8x8 supra.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#28 Mensagem por ZeRo4 » Seg Mai 07, 2007 5:17 pm

Cyclone,

Essa é a parte mais fácil... o Brasil poderia por exemplo montar todo o sistema MRADS nos caminhões da Tectran. O MRADS é um SAM que utiliza um míssil do S-400 que tem 40km de alcance.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#29 Mensagem por A.K. for T-7 » Seg Mai 07, 2007 5:18 pm

cicloneprojekt escreveu:Façamos um pequeno exercício.

Olha estamos entrando em consenso que o EB e talvez fAB reforcem seus estoques de Igla. Sem muita novidade.

Porque não pensamos em um sistema de nível um pouco mais alto.

Exemplo, não conheço bem auto-mecânica, mas acredito que um veículo do porte do TECTRAN 8x8 base para o ASTROS III poderia ser usado em um sistema similar em conceito de mobilidade aos sistemas S-300/S-400. Logicamente usando outro míssel.

O sistema diretor de tiro poderia ser executado para ser um sistema que coubesse em um container padronizado que pudesse ser usado no TECTRAN 8x8 e uma plataforma basculante poderia ser empregada nesses mesmos veículos para colocar os mísseis em posição de lançamento.

Poderiamos ter um veículo de Vigilância (VV)em separado, ou um Veículo Vigilância e ControleVVC) somados aos Veículos de lançamento(VLs). Os veículos de lançamento poderiam tb dispor de um radar com a função de rastrear os mísseis já lançados. todos asentados sobre a mesma plataforma básica 8x8 supra.

sds

Walter


Walter,

Tirando os radares de acompanhamento nas vtr de lançamento, isto existe hoje em cima do chassis do Renault 8x4 Kerax: é o Aster 30 SAMP/T. É só tirar de cima dos Renault e por em cima dos Tectran... Aí aproveita e coloca uns casulos na futura classe de fragatas, só para padronizar :wink:




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#30 Mensagem por Einsamkeit » Seg Mai 07, 2007 5:19 pm

O Meads nao é movel? Porque o Iris-T é




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Responder