Qual seria a melhor opção de caças Hi-Low para a FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual seria a melhor dupla Hi-Low para a FAB?

F-15 e F-16
14
9%
Su-35 e Mig-35
21
14%
Su-35 e Gripen
33
22%
Rafale e Gripen
41
27%
Rafale e Mirage 2000-5
27
18%
Outra, descrever
15
10%
 
Total de votos: 151

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#16 Mensagem por Morcego » Ter Mai 01, 2007 12:51 pm

chm0d escreveu:
morcego escreveu:
chm0d escreveu:Se for assim, eu prefiro a dica de um colega a poucos dias... F-18 e Gripen, por usarem o mesmo armamento e turbina.

Abs.


POWWWWCHA, é verdade, mas f-18 bom onde teria?


Não faz pergunta dificil.


ahhhhh :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

QUEM TEM F-18?




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#17 Mensagem por chm0d » Ter Mai 01, 2007 12:55 pm

Cara, acho o F-15 muito caro para o brasil... se não rolar com os russos, prefiro HI com F-18 e LO com Gripen.

Abs... :)




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#18 Mensagem por Morcego » Ter Mai 01, 2007 12:59 pm

chm0d escreveu:Cara, acho o F-15 muito caro para o brasil... se não rolar com os russos, prefiro HI com F-18 e LO com Gripen.

Abs... :)


COMO aquela cena de cassino royale onde os 007 faz acerto com o cara da CIA, E PERGUNTA:

MAS E O DINHEIRO?

e o cara da CIA:

PQ ACHA QUE PRECISAMOS DE DINHEIRO?




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#19 Mensagem por Paisano » Ter Mai 01, 2007 12:59 pm

orestespf escreveu:
Túlio escreveu:Até agora, fui o único a votar F15/F-16, e não me surpreenderei nem um pouquitcho se...ACERTAR!!!

Imagem
Imagem
Imagem



Dei uma opinião muito simplista Túlio, mas vou ser bem honesto: minha traiçoeira intuição diz que você acertou! :twisted: :twisted: :twisted:

Mas não ter que dar explicações e nem ser chamado de traidor da pátria, etc. preferi fazer uma análise singela... rsrsrs

Abraços,
Orestes


Imagem

:? :? :?




Editado pela última vez por Paisano em Ter Mai 01, 2007 1:05 pm, em um total de 1 vez.
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#20 Mensagem por orestespf » Ter Mai 01, 2007 1:01 pm

Quiron escreveu:
Túlio escreveu:Até agora, fui o único a votar F15/F-16, e não me surpreenderei nem um pouquitcho se...ACERTAR!!!



Eu votaria neles se fosse para considerar apenas os aviões. Mas os hômis lá tem a péssima mania de dar pitaco em vls, enriquecimento de urânio, etc... ah... francamente preciso estudar mais o assunto.


Rapaz! Olhe o avatar do cara. Esse "computador" não tem memória, só tem uma vaga lembrança... Por isso eu consigo compreender o que disse: "preciso estudar mais o assunto"! :D :D :D

Abraços,
Orestes




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#21 Mensagem por chm0d » Ter Mai 01, 2007 1:03 pm

morcego escreveu:
chm0d escreveu:Cara, acho o F-15 muito caro para o brasil... se não rolar com os russos, prefiro HI com F-18 e LO com Gripen.

Abs... :)


COMO aquela cena de cassino royale onde os 007 faz acerto com o cara da CIA, E PERGUNTA:

MAS E O DINHEIRO?

e o cara da CIA:

PQ ACHA QUE PRECISAMOS DE DINHEIRO?


Hahahah, vamos esperar para ver então... :D




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#22 Mensagem por orestespf » Ter Mai 01, 2007 1:04 pm

Paisano escreveu:
orestespf escreveu:
Túlio escreveu:Até agora, fui o único a votar F15/F-16, e não me surpreenderei nem um pouquitcho se...ACERTAR!!!

Imagem
Imagem
Imagem



Dei uma opinião muito simplista Túlio, mas vou ser bem honesto: minha traiçoeira intuição diz que você acertou! :twisted: :twisted: :twisted:

Mas não ter que dar explicações e nem ser chamado de traidor da pátria, etc. preferi fazer uma análise singela... rsrsrs

Abraços,
Orestes


Imagem

:? :? :?


É por aí mesmo Paisano! Heheheheheeh

Sem comentários! Heheheeheh


Abraços,
Orestes




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#23 Mensagem por Degan » Ter Mai 01, 2007 1:05 pm

Alguien me podría explicar que es eso de "Hi + Lo" para cazas de la FAB...???.

Sinceramente, la opción de tener una FAB numerosa, bien entrenada y con tecnología moderna...es mediante aviones monomotores de gran performance.

Hoy F-16 o Gripen....mañana F-35...

Las variables son precio, prestaciones, disponivilidad y comunalidad... :wink:




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Tiger
Júnior
Júnior
Mensagens: 30
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 4:31 pm

#24 Mensagem por Tiger » Ter Mai 01, 2007 1:09 pm

Apesar do meu vetor favorito para o fx2 ser o su35, eu votaria num hi low para o rafalle e mirage 2000-5, sendo que o rafalle também poderia vir a equipar a marinha e assim termos uma comunalidade maior entre as duas forças... porém, como foi levantado por um colega o termino da produção do m2000-5, eu voto do su35 + mig 35, sendo que a versão embarcada do mig poderia vir a equipar o A12.




Avante Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

#25 Mensagem por Túlio » Ter Mai 01, 2007 1:11 pm

Comunalidade de F18 com Gripen só se for F18C SUCATÃO VÉIO DE JOSTA, pois o F18 ATUAL é o 'E', que usa F414 e não F404/RM12. Ademais, F18C com Gripen e O GRIPEN SERIA O HI DA EQUAÇÃO, alcance similar (a maior bronca da USN com o Hornet sempre foi o alcance) e tecnologia INFERIOR à do caça menor. Ah, trocar a turbina do Gripen, afinal, a F404 é tudoavê com a 414? E certificar o avião para operar com ele, vem de brinde? Tem que mexer nos programas, afinal, com outra turbina, o desempenho também é outro, e as entradas de ar? A 414 tornou necessário mudar as do F18, que na versão "E" tem entradas BEM maiores, será que é para enfeitar ou a turbina precisa de muito mais ar?

Nesta lista, Hi-Lo só F15 e F16: Rafale teria que ter um mono com M-88, Flanker teria que ter mono com AL-3X; Fulcrum idem com RD-33; Gripen ou Typhoon, um deles teria que trocar de motor. Ademais, a comunalidade não se aplica tão-sómente à propulsão, tem a haver com sistemas embarcados, armas, Doutrina (F-15 e F-16 trabalham juntos há décadas), práticas operacionais, etc...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#26 Mensagem por Morcego » Ter Mai 01, 2007 1:12 pm

Túlio escreveu:Comunalidade de F18 com Gripen só se for F18C SUCATÃO VÉIO DE JOSTA, pois o F18 ATUAL é o 'E', que usa F414 e não F404/RM12. Ademais, F18C com Gripen e O GRIPEN SERIA O HI DA EQUAÇÃO, alcance similar (a maior bronca da USN com o Hornet sempre foi o alcance) e tecnologia INFERIOR à do caça menor. Ah, trocar a turbina do Gripen, afinal, a F404 é tudoavê com a 414? E certificar o avião para operar com ele, vem de brinde? Tem que mexer nos programas, afinal, com outra turbina, o desempenho também é outro, e as entradas de ar? A 414 tornou necessário mudar as do F18, que na versão "E" tem entradas BEM maiores, será que é para enfeitar ou a turbina precisa de muito mais ar?

Nesta lista, Hi-Lo só F15 e F16: Rafale teria que ter um mono com M-88, Flanker teria que ter mono com AL-3X; Fulcrum idem com RD-33; Gripen ou Typhoon, um deles teria que trocar de motor. Ademais, a comunalidade não se aplica tão-sómente à propulsão, tem a haver com sistemas embarcados, armas, Doutrina (F-15 e F-16 trabalham juntos há décadas), práticas operacionais, etc...


tah, O QUE IMPEDE de uma turbina f414 entrar no gripen?




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#27 Mensagem por chm0d » Ter Mai 01, 2007 1:13 pm

Túlio escreveu:Comunalidade de F18 com Gripen só se for F18C SUCATÃO VÉIO DE JOSTA, pois o F18 ATUAL é o 'E', que usa F414 e não F404/RM12. Ademais, F18C com Gripen e O GRIPEN SERIA O HI DA EQUAÇÃO, alcance similar (a maior bronca da USN com o Hornet sempre foi o alcance) e tecnologia INFERIOR à do caça menor. Ah, trocar a turbina do Gripen, afinal, a F404 é tudoavê com a 414? E certificar o avião para operar com ele, vem de brinde? Tem que mexer nos programas, afinal, com outra turbina, o desempenho também é outro, e as entradas de ar? A 414 tornou necessário mudar as do F18, que na versão "E" tem entradas BEM maiores, será que é para enfeitar ou a turbina precisa de muito mais ar?

Nesta lista, Hi-Lo só F15 e F16: Rafale teria que ter um mono com M-88, Flanker teria que ter mono com AL-3X; Fulcrum idem com RD-33; Gripen ou Typhoon, um deles teria que trocar de motor. Ademais, a comunalidade não se aplica tão-sómente à propulsão, tem a haver com sistemas embarcados, armas, Doutrina (F-15 e F-16 trabalham juntos há décadas), práticas operacionais, etc...


O Gripen não pode usar a F414?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#28 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mai 01, 2007 1:14 pm

Ola

Se for a m'edio/longo prazo eu acho que faltaram inlcuir o F-35PB (Pobre :D ) :wink:

'E s'o o que tenho a dizer...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

#29 Mensagem por Túlio » Ter Mai 01, 2007 1:16 pm

morcego escreveu:
tah, O QUE IMPEDE de uma turbina f414 entrar no gripen?



Não deves ter lido bem, aí vai DE NOVO!!!


Túlio escreveu:Comunalidade de F18 com Gripen só se for F18C SUCATÃO VÉIO DE JOSTA, pois o F18 ATUAL é o 'E', que usa F414 e não F404/RM12. Ademais, F18C com Gripen e O GRIPEN SERIA O HI DA EQUAÇÃO, alcance similar (a maior bronca da USN com o Hornet sempre foi o alcance) e tecnologia INFERIOR à do caça menor. Ah, trocar a turbina do Gripen, afinal, a F404 é tudoavê com a 414? E certificar o avião para operar com ele, vem de brinde? Tem que mexer nos programas, afinal, com outra turbina, o desempenho também é outro, e as entradas de ar? A 414 tornou necessário mudar as do F18, que na versão "E" tem entradas BEM maiores, será que é para enfeitar ou a turbina precisa de muito mais ar?





"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
PRick

#30 Mensagem por PRick » Ter Mai 01, 2007 1:41 pm

projeto escreveu:
orestespf escreveu:
Paisano escreveu:Para se manter a lógica(?) e a coerência(?) do que já foi adquirido pela FAB:

GDA -> Rafale

Gav -> Mirage 2000-5


Em princípio, tem razão Paisano. Porém a produção dos M-2000 foi encerrada, teria que ser usado. Além disso o custo de operação/manutenção/logística/etc. seria bem mais alto que os demais "lo".

Abraços,
Orestes


Essa foi a minha escolha.
Mesmo com o fim da produção (e o Mirage 2000-5 continua sendo oferecido no site da Dassault), poderíamos fechar um pacotão com os franceses com a transferência de alguns e a modernização dos que temos.

[]'s


Concordo,

A opção Low já foi feita é o M-2000, e pode ser usado mesmo, por sinal duvido que a FAB terá recirsos para comprar caças de segunda linha novos se comprar caças de primeira linha mais caros como os propostos.

[ ]´s




Responder