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Fórum Defesa Brasil • Embraer estuda lançar avião militar de transporte - Página 2
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Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 1:14 pm
por Koslova
Vector escreveu:Koslova,

Eu participo deste projeto... e a coisa não é bem assim como vc colocou.

E a FAB precisa sim de um avião como o que será proposto. Basta saber um pouco mais sobre o projeto para ver que não tem nada a ver com "empurrar goela a baixo" um avião. Aliás, muito pelo contrário.

Infelizmente paro por aqui.

Sds,
Vector



Ola Vector.

3 perguntas

Porque a FAB precisa de um avião como o que sera proposto?
Porque a FAB precisa mais de um avião de transporte em uma faixa entre o C-130 e o C-295 do que de um vetor de caça?
As ultimas ofertas da Embraer para a FAB, M-2000BR e P-99 não foram ofertas "goela abaixo" na sua visão?

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 1:23 pm
por gingerfish
Mas de certa forma a Embraer estava comprometida com um caça, o Mirage 2000. O governo que não liberou.

Entrar com os projetos para construir uma aeronave nova ía ficar muito caro e iria demorar de mais. Amigos eu acho que o governo também demonstrou muita má vontade nessa área. Abraços.

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 1:30 pm
por Koslova
gingerfish escreveu:Mas de certa forma a Embraer estava comprometida com um caça, o Mirage 2000. O governo que não liberou.

Entrar com os projetos para construir uma aeronave nova ía ficar muito caro e iria demorar de mais. Amigos eu acho que o governo também demonstrou muita má vontade nessa área. Abraços.



O governo não liberou por uma série de razões.

A primeira delas é que o M-2000BR era o mais caro de todos os caças propostos

A segunda é que ele dos 5 caças analisados, era o quarto colocado em critérios técnicos, somente na frente do Mig-29, que era a "Galinha Morta" da concorrencia.

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 1:33 pm
por rcolistete
Olá pessoal,

Tudo bem ? Discordo e concordo de/com ambos, da Koslova e Vector.

O novo programa de defesa do Brasil, com investimentos de R$ 10 bilhões em quatro anos, está pronto para ser anunciado e prevê a compra de 20 aviões de caça na Europa e 30 dos novos aviões de transporte da Embraer. Cada um desses novos aviões vai custar US$ 50 milhões.


Os 20 caças Europeus (Gripen, Eurofighter ou Rafale se forem novos) custariam algo próximo de US$1,5-2,5 bi, por aí, dependendo do tipo, pacote, armamentos, etc. Finalmente a FAB estaria gastando bastante com a aviação de caça, pois as modernizações de F-5EM/FM e AMX-M totalizam somente uns US$700 mi. E espero que não sejam caças usados, como o Mirage 2000C que a FAB tem recebido com 5-6 mil horas de vôo...

Os 30 aviões de transporte da Embraer (C-X ?) custariam US$1,5 bi. Discordo da Koslova pois esse C-X da Embraer substituiria nossos C-130 cuja substituição já estava planejada para 2010-2020, ou seja, a necessidade realmente existe, o cronograma de entregas da Embraer deve ser após 2010, casando com o que a FAB precisa. A FAB precisa de aviões de transporte maiores ? Sim, porém em menor número, aí a FAB pode comprar C-17, A-400, etc, sem precisar de Embraer.

Discordo do Vector quando diz :

Infelizmente paro por aqui.


Vector, dê uma olhada pela janela : vê aquela Kombi preta, com cortinas pretas, à espreita em frente da sua casa ? Se você não contar tudo, daqui a pouco estará dentro dela 8-]

Concordo com a Koslova que a FAB tem que ter foco na aviação de caça. Se confirmarem os 50 Casa-212, 30 C-X da Embraer + um monte de ERJ-135/145 e outros jatos para transporte de políticos e CAN, tudo isso dá mais do que US$2 bi. O que ultrapassa em muito todos os gastos com A-29, F-5EM/FM, AMX-M e armamentos.

Mas esses 20 caças europeus, se forem novos, sendo 20 em um 1o lote e com outro lote de 20 para 2015-2020, aí sim, daria uns US$3-5 bi gastos no FX-2, fazendo a aviação de caça a prioridade da FAB ao menos em termos de investimentos de compras (em horas de vôo aí já são outros quinhentos...).

Mas tudo isso só faz sentido se a notícia for verdadeira. Já tivemos um monte de falsos "positivos" no FX-1 e agora FX-2. Esperemos, a LAAD 2007 seria o lugar ideal para noticiarem algumas novidades. Estarei lá torrando a paciência dos expositores para extrair informações :lol:

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 2:01 pm
por Vector
Koslova escreveu:
Vector escreveu:Koslova,

Eu participo deste projeto... e a coisa não é bem assim como vc colocou.

E a FAB precisa sim de um avião como o que será proposto. Basta saber um pouco mais sobre o projeto para ver que não tem nada a ver com "empurrar goela a baixo" um avião. Aliás, muito pelo contrário.

Infelizmente paro por aqui.

Sds,
Vector



Ola Vector.

3 perguntas

Porque a FAB precisa de um avião como o que sera proposto?
Porque a FAB precisa mais de um avião de transporte em uma faixa entre o C-130 e o C-295 do que de um vetor de caça?
As ultimas ofertas da Embraer para a FAB, M-2000BR e P-99 não foram ofertas "goela abaixo" na sua visão?


Koslova,

Tentando sair da sinuca de bico em que vc quer me colocar!!! (hehehehe)

1- Para saber do porque a FAB precisa, é preciso conhecer como será a aeronave, qual o diferencial dela e etc... e quais serão as necessidades específicas da FAB no horizonte de mais alguns anos. Parte da resposta já foi dada aqui a poucos minutos atrás. Outra parte fico devendo.

2- Não. A FAB não precisa mais de um vetor de transporte do que um caça. Eu não disse isso. Acho até a compra dos caças uma prioridade, dada a realidade da FAB. Mas são necessidades distintas, com prioridades distintas a serem sanadas em horizontes de tempo distintos tb.

3- Não, não foram. Ao saber de necessidades específicas da FAB, a Embraer ofereceu duas aeronaves para satisfazer estas necessidades. Uma fruto de um consóricio formado com os franceses, e outra como a única alternativa viável que a empresa poderia oferecer, sem ter que partir para uma plataforma totalmente nova, o que excederia prazos e custos pelos quais a FAB poderia esperar ou pagar. As duas propostas não foram aceitas e pronto.

Sds,
Vector

Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 2:37 pm
por Koslova
Vector escreveu:
Koslova escreveu:
Vector escreveu:Koslova,

Eu participo deste projeto... e a coisa não é bem assim como vc colocou.

E a FAB precisa sim de um avião como o que será proposto. Basta saber um pouco mais sobre o projeto para ver que não tem nada a ver com "empurrar goela a baixo" um avião. Aliás, muito pelo contrário.

Infelizmente paro por aqui.

Sds,
Vector



Ola Vector.

3 perguntas

Porque a FAB precisa de um avião como o que sera proposto?
Porque a FAB precisa mais de um avião de transporte em uma faixa entre o C-130 e o C-295 do que de um vetor de caça?
As ultimas ofertas da Embraer para a FAB, M-2000BR e P-99 não foram ofertas "goela abaixo" na sua visão?


Koslova,

Tentando sair da sinuca de bico em que vc quer me colocar!!! (hehehehe)

1- Para saber do porque a FAB precisa, é preciso conhecer como será a aeronave, qual o diferencial dela e etc... e quais serão as necessidades específicas da FAB no horizonte de mais alguns anos. Parte da resposta já foi dada aqui a poucos minutos atrás. Outra parte fico devendo.

2- Não. A FAB não precisa mais de um vetor de transporte do que um caça. Eu não disse isso. Acho até a compra dos caças uma prioridade, dada a realidade da FAB. Mas são necessidades distintas, com prioridades distintas a serem sanadas em horizontes de tempo distintos tb.

3- Não, não foram. Ao saber de necessidades específicas da FAB, a Embraer ofereceu duas aeronaves para satisfazer estas necessidades. Uma fruto de um consóricio formado com os franceses, e outra como a única alternativa viável que a empresa poderia oferecer, sem ter que partir para uma plataforma totalmente nova, o que excederia prazos e custos pelos quais a FAB poderia esperar ou pagar. As duas propostas não foram aceitas e pronto.

Sds,
Vector




Ola Vector.

Agradeço a sua resposta. Bastante coerente haja vista as pequena margem de manobra que você tem por estar envolvido neste programa.

Eu particularmente tenho uma outra visão sobre qual deve ser a estrutura e o foco da FAB nos próximos 20 anos, e esta visão já foi exaustivamente mostrada por mim em outros tópicos, especialmente sobre o C-212.

Vou ficar por aqui, porque nada do que eu vou escrever sobre meus pontos de vista vai ser novidade para o pessoal do fórum.


Abraço

Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 3:06 pm
por Vector
Koslova escreveu:
Vector escreveu:
Koslova escreveu:
Vector escreveu:Koslova,

Eu participo deste projeto... e a coisa não é bem assim como vc colocou.

E a FAB precisa sim de um avião como o que será proposto. Basta saber um pouco mais sobre o projeto para ver que não tem nada a ver com "empurrar goela a baixo" um avião. Aliás, muito pelo contrário.

Infelizmente paro por aqui.

Sds,
Vector


Koslova,

Pontos de vistas que eu gosto de ver porque admiro muito seus comentários, sua linha de pensamento muito clara e objetivo. Gosto tb porque compartilho de muitas de suas sensatas opiniões. Aliás opiniões com base na sua experiência, e não apenas na eterna guerra do avião "A" versus avião "B", do país das estrelas e faixas contra o país da foice e do martelo, como em tantos outros tópicos aqui.

Sds,
Vector




Ola Vector.

3 perguntas

Porque a FAB precisa de um avião como o que sera proposto?
Porque a FAB precisa mais de um avião de transporte em uma faixa entre o C-130 e o C-295 do que de um vetor de caça?
As ultimas ofertas da Embraer para a FAB, M-2000BR e P-99 não foram ofertas "goela abaixo" na sua visão?


Koslova,

Tentando sair da sinuca de bico em que vc quer me colocar!!! (hehehehe)

1- Para saber do porque a FAB precisa, é preciso conhecer como será a aeronave, qual o diferencial dela e etc... e quais serão as necessidades específicas da FAB no horizonte de mais alguns anos. Parte da resposta já foi dada aqui a poucos minutos atrás. Outra parte fico devendo.

2- Não. A FAB não precisa mais de um vetor de transporte do que um caça. Eu não disse isso. Acho até a compra dos caças uma prioridade, dada a realidade da FAB. Mas são necessidades distintas, com prioridades distintas a serem sanadas em horizontes de tempo distintos tb.

3- Não, não foram. Ao saber de necessidades específicas da FAB, a Embraer ofereceu duas aeronaves para satisfazer estas necessidades. Uma fruto de um consóricio formado com os franceses, e outra como a única alternativa viável que a empresa poderia oferecer, sem ter que partir para uma plataforma totalmente nova, o que excederia prazos e custos pelos quais a FAB poderia esperar ou pagar. As duas propostas não foram aceitas e pronto.

Sds,
Vector




Ola Vector.

Agradeço a sua resposta. Bastante coerente haja vista as pequena margem de manobra que você tem por estar envolvido neste programa.

Eu particularmente tenho uma outra visão sobre qual deve ser a estrutura e o foco da FAB nos próximos 20 anos, e esta visão já foi exaustivamente mostrada por mim em outros tópicos, especialmente sobre o C-212.

Vou ficar por aqui, porque nada do que eu vou escrever sobre meus pontos de vista vai ser novidade para o pessoal do fórum.


Abraço

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 3:31 pm
por talharim
IMPRESSIONANTE !!!

Enquanto a TAB investe zilhões para dar mais conforto ao transporte de índios a aviação de caça definitivamente está falida.

Já convocaram o conselho índigena e a FUNAI para opinarem sobre como querem que seja o novo avião de transporte da TAB ?

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 3:51 pm
por Vector
talharim escreveu:IMPRESSIONANTE !!!

Enquanto a TAB investe zilhões para dar mais conforto ao transporte de índios a aviação de caça definitivamente está falida.

Já convocaram o conselho índigena e a FUNAI para opinarem sobre como querem que seja o novo avião de transporte da TAB ?


Sim, tem que caber uma canoa grande, tem que ter compartimento para trasnporte de porcos-do-mato e a altura da cabine tem que ser tal que caibam as lanças de pé!!!

e tem que ser rapidamente convertido para a configuração executiva para no final de semana levar os deputados e os ministros até as suas bases eleitorais.

Ironias à parte... Se a aviação de caça é importante e precisa de investimentos, não vamos desmerecer outras áreas da força que tb precisam de investimentos.

O que eu acho um abuso é a quantidade de aviões "executivos" que temos, Learjets, Legacys, Xingus, etc, etc, etc...

Aviões de transporte como os C-130, os C-295, Caravan e etc são necessários. Helicópteros são necessários, etc, etc...
E tb precisam de investimentos.

Vector

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 3:59 pm
por ualisonsiqueira
O A400M resolveria tudo isso!

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 4:10 pm
por Vector
ualisonsiqueira escreveu:O A400M resolveria tudo isso!


Sim, pelo dobro do preço...

Sds,
Vector

Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 4:30 pm
por Marino
Marino escreveu:
Vector, e a posição da Embraer no FX-2, agora que se afastou dos grupos franceses?
Pairando acima, aguardando o vencedor que transferirá tecnologia, obrigatoriamente, ou vai se posicionar?
Marino

Vector, apresento de novo minha dúvida.
Marino

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 4:58 pm
por Plinio Jr
Ao meu ver a prioridade de momento na FAB é a aviação de combate, se conseguirem tocar um FX-2 e outros simultaneamente (o que não acredito) tudo bem, caso contrário, por partes e a aviação de combate da FAB é uma necessidade real....

!!

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 5:24 pm
por alcmartin
Vector escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:O A400M resolveria tudo isso!


Sim, pelo dobro do preço...

Sds,
Vector


Cuidado, Vector...como a Koslova falou, tu tá envolvido e os franceses careiros do Airbus 400(da EADS) são os mesmos do M2000 com a EMBRAER...he,he! :D :D
ABS!

Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

Enviado: Sáb Abr 07, 2007 6:12 pm
por Mapinguari
Koslova escreveu:Se a Embraer quer desenvolver um avião de transporte militar, e acredita que exista mercado para ele, isto é ótimo. Bom para a Embraer que vai diversificar ainda mais seu portifólio de produtos com especial ênfase no mercado de defesa.

Porem existe uma lei básica e fundamental em se tratando deste mercado.

“Não se desenvolve plataformas e sistemas no segmento de defesa sem que a força aérea cliente garanta volumes de encomendas mínimos.”

Em outros termos, e a FAB não comprar primeiro não sai do papel. E se não for a FAB, for uma força aérea estrangeira, isto é possível em teoria, mas na pratica ou é a FAB ou não sai do papel.

Qual o desdobramento disto então?

O desdobramento é o seguinte. A Embraer é uma grande influenciadora política do atual governo, e de uma maneira menos ampla de qualquer governo que o suceda. Para este projeto sair do papel, teremos que ter um grande lobby político para garantir os recursos necessários para esta compra na FAB

Quem em sã consciência pode ter algo contra a industria nacional?

Este é a grande armadilha neste cenário.

É uma armadilha, primeiro porque a FAB não precisa de um avião intermediário entre o C-295 e o C-130, ela precisa de um avião acima do C-130, sejam células civis militarizadas de 767 ou DC-10, ou então células especificamente militarizadas como o Il-76 ou A-400. O fato é que se formos investir em transporte militar teriam que ser aviões de maior porte a maior carência.

A segunda armadilha. É que temos mais de 100 aviões de caça com vida útil menor que 15 anos, e eles deveriam ser o foco de programas de aquisições.

Terceira armadilha. A industria nacional, poderia receber investimentos sim, mas estaríamos falando em programas de armas, sensores, sistemas, já que o F-5M ensinou a FAB que saltos tecnológicos em aviação de combate podem ser conseguidos com investimentos não necessariamente proibitivos, desde que feitos nos sistemas certos e nos momentos certos.

A Embraer faria um bem danado a FAB, se ao invés de querer lhe empurrar um avião militar de transporte médio, tomasse uma postura de parceira integradora isenta e comprometida com o futuro FX, seja ele um modelo escolhido pela FAB e não um modelo escolhido pela empresa e empurrado guela abaixo.

Não tenho nada contra a industria nacional, pelo contrario, mas ela tem que trabalhar para a FA local, e não a FA local trabalhar para ela.


Ou a Embraer está enxergando um nicho no mercado que ninguém mais está vendo, como um substituto para as centenas de C-130 em uso no mundo, ou sei não...
Tirando o fato de que a maior parte dos usuários de C-130E/H vejam como natural substituto destes modelos o C-130J, e contando que a FAB compre o tal C-X da Embraer, o negócio é torcer para que a Embraer esteja mesmo vendo o que ninguém mais está....