Enviado: Qua Abr 04, 2007 5:56 pm
Meus pêsames à família.
Agora é aguardar mais informações...
CB_Lima
Agora é aguardar mais informações...
CB_Lima
Acidente com esquadrilha da FAB mata piloto em Roraima
Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) bateu em uma torre de telefonia celular na tarde desta quarta-feira, em Boa Vista (RR). Um piloto morreu. Outros três aviões que voavam juntos fizeram pousos de emergência próximo à BR-174.
Segundo a Aeronáutica, as aeronaves realizavam um vôo de exercício e foram surpreendidas por uma forte chuva. A Base Aérea de Boa Vista descartou a possibilidade de falha no controle do tráfego aéreo.
Apenas quatro aviões conseguiram pousar normalmente na base.
O piloto que morreu não teve o nome divulgado. Segundo os bombeiros, ele conseguiu se ejetar antes da colisão, mas caiu no asfalto e morreu. Seu companheiro caiu em uma área de mata e sobreviveu.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u133733.shtml
Vinicius Pimenta escreveu:Não sei quais são os da FAB, sei que são padrão OTAN, um dos modelos fabricados pela Martin Baker.
Para uma eventualidade, o Super Tucano está equipado com Assentos Ejetáveis Martin-Baker MK-10lCX que incorporam um dispositivo de ejeção seqüencial de três modos
http://www.embraerdefensesystems.com.br/portugues/content/combat/tucano_anatomy.asp
LOW ALTITUDE OPERATION
Ejection is initiated by operation of the seat firing handle situated on the front of the seat bucket between the pilot's legs. This results in the firing of a cartridge which sends a signal to the catapult and the harness retraction unit initiator. Full retraction of the pilot's shoulders occurs within 0.2 seconds even under 2gx deceleration. As the seat moves out of the aircraft on the catapult, the drogue gun and time release mechanism delays are activated, the pilot's services automatically disconnect, his legs and arms are restrained and the emergency oxygen is activated.
As the seat reaches the end of catapult stroke, the rocket motor ignites producing 4,500 pounds thrust for 0.2 seconds. Asymmetric thrust is built into the motor to ensure that the drogues are streamed clear of the seat and to increase spatial separation between seats in a multi-place aircraft. The total propulsion phase lasts 0.45 seconds. At 0.5 seconds the drogue gun delay expires, the drogue gun fires and the drogue parachutes are deployed. The drogues stabilise the ejection seat and align it for parachute deployment. One second after drogue deployment the time release fires, releasing the drogues from the seat to deploy the personnel parachute. The connections between the seat and occupant are also disconnected, although the seat remains attached to the occupant by spring loaded clips. As the parachute fully inflates, the spring clips release and the seat falls clear, in this way seat/occupant collision is prevented. As the seat separates, the automatic liferaft inflation unit is armed, the automatic survival kit Deployment Unit Delay is initiated, the Personnel Locator Beacon is activated and the Life Saving Jacket Automatic Inflation Unit is armed. Four seconds after seat/occupant separation, the survival kit is automatically lowered to the end of its 4 metre (13 feet) lanyard. If the pilot wishes, the parachute can be steered utilising the built in steering lines. On splashdown the survival kit is automatically opened and the liferaft and lifejacket automatically inflate. The parachute is immediately collapsed by water deflation pockets. The pilot boards the liferaft and awaits rescue utilising the signalling aids and survival equipment provided.
http://www.martin-baker.com/eject_mk10l.html
Rodrigo F*** S***
04/04/2007 - 17h 34m
Moro a 4 quadras do local da queda de um deles. No momento do acidente a chuva era intensa, um dos aviões bateu em uma torre de celular e caiu em uma área residencial, felizmente em um terreno baldio. O outro fez um pouso forçado na BR174, e o terceiro não se tem notícias até o momento. Cogita-se que houve uma colisão entre eles em pleno vôo, o que ocasionou a queda. Infelizmente há a confirmação de uma vítima fatal, um piloto.
Rodrigo F*** S***
04/04/2007 - 17h 42m
Os aviões participavam de um treinamento, voavam juntos, mas cogita-se que tenham se tocado em pleno vôo provavelmente devido ao mau tempo e rajadas de vento, e isso ocasionou a colisão de um deles em uma torre de celular, e sua posterior queda. Os ocupantes dessa aeronave ainda conseguiram ejetar, mas um deles não conseguiu abrir o paraquedas à tempo e morreu no local; o outro ocupante estava ferido, mas consciente.
Rodrigo F*** S***
04/04/2007 - 18h 03m
A queda dos aviões não tem relação nenhuma com os (des)controladores de vôo, era um treinamento de rotina, mas chovia e ventava muito na hora do acidente. Não caíram 3 aviões, um caiu e matou um ocupante, o outro fez um pouso forçado na BR174, e o terceiro parece que pousou na base aérea normalmente.