SU-35 e o novo motor

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#16 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 14, 2007 6:05 pm

chm0d escreveu:
Sniper escreveu:
Wolfgang escreveu:Ademais, parece que a Rússia vai esperar mesmo o PAK-FA.

A situação do SU-35 hoje é parecida ( salvo as devidas proporções ) com a do Mirage 2000-5 a 5/6 anos atrás quando estava concorrendo ao FX, só que a situação do SU-35 é pior pois não tem nenhuma pespectiva de mercado, sequer a Rússia cogita adiquirí-lo.

O SU-35 é uma evolução ao máximo de um projeto já antigo e por que não dizer ultrapassado e com um projeto de sucessor em desenvolvimento.

Você acha o F-16 Block 52/60 Ultrapassado? :shock: :shock: :shock: é mesma coisa.

Abs.

Ultrapassado não, mas é de uma geração anterior a atual.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#17 Mensagem por chm0d » Qua Mar 14, 2007 6:08 pm

Bolovo escreveu:
chm0d escreveu:
Sniper escreveu:

A situação do SU-35 hoje é parecida ( salvo as devidas proporções ) com a do Mirage 2000-5 a 5/6 anos atrás quando estava concorrendo ao FX, só que a situação do SU-35 é pior pois não tem nenhuma pespectiva de mercado, sequer a Rússia cogita adiquirí-lo.

O SU-35 é uma evolução ao máximo de um projeto já antigo e por que não dizer ultrapassado e com um projeto de sucessor em desenvolvimento.

Você acha o F-16 Block 52/60 Ultrapassado? :shock: :shock: :shock: é mesma coisa.

Abs.

como assim??? heheheh

Bolovo
Sênior
Sênior

#18 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 14, 2007 6:17 pm

chm0d escreveu:
Bolovo escreveu:
chm0d escreveu:
Sniper escreveu:

Abs.

como assim??? heheheh

Em 2005, entramos numa nova geração, a 5º, com o F-22 (depois F-35, PAK-FA, blá blá blá). Tudo que voa hoje, tirando o F-22, é de uma geração anterior, ou seja, não é ultrapassado, mas não é mais "atual".

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#19 Mensagem por chm0d » Qua Mar 14, 2007 6:26 pm

Bolovo escreveu:
chm0d escreveu:
Bolovo escreveu:
chm0d escreveu:
Sniper escreveu:

Abs.

como assim??? heheheh

Em 2005, entramos numa nova geração, a 5º, com o F-22 (depois F-35, PAK-FA, blá blá blá). Tudo que voa hoje, tirando o F-22, é de uma geração anterior, ou seja, não é ultrapassado, mas não é mais "atual".

Sim, estamos falando de quinta geração??? se sim, até o EF2000 é ultrapassado !!! hehehe... de qualquer forma, Su-35, F-16 B52/60, Rafale, EF2000, Gripen e F-15K dão mto caldo ainda... :D

Carlos Mathias

#20 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mar 14, 2007 6:32 pm

Não nos esqueçamos que Gripen, Rafale e EF são todos da tal geração anterior. 5ºG só os F-22/35 e o PAK, o restante ficou atrás.

Bem, sobre os motores. Já li que testaram estes motores com até 15,5 ton de empuxo e a vida útil de 4000h é boa, pois temos que levar em conta que motores russos são muito mais baratos. Outro etalhe, assim como nas M-88, nestes motores pode-se diminuir a potência em tempos de paz e eumentar significativamente a vida deste.

Radar. O IRBIS-E é considerado o primeiro estágio de desenvolvimento deste radar e é prática russa fazer upgrades que possam ser aplicados em radares já existentes. Ainda assim, este radar tem dados de sempenho que o colocam entre os melhores radares do mundo hoje, melhor que o RBE-2 ou mesmo o Captor. O CAESAR quando sair vai se igualar.

As tecnologias furtivas que podem ser usadas na estrutura do avião serão também utilizadas no PAK-FA. Seria como dizer que não se pode usar o tal HAVE-GLASS ou RAM nos F-16/60 porque também se usa no F-22. Ou algo como dizer que as M-88-3 não podem ter partes cerâmicas e monocristalinas porque se usa nos caças furtivos a mesma tecnologia. O que aconteçe é que para se fazer um caça verdadeiramente stealth tem-se que começar do zero com esse objetivo, o que não é o caso de nenhum caça de 4ºG geração.

Encomendas. M-2000BR, Gripen-N, MAko e tantos outros também não têm ou tiveram encomendas, ainda, mas ninguém em sã consciência pode colocar isso como impeditivo. Porém, sabe-se que as partes do SU-35 serão utilizadas no PAK-FA e isso é um garantia de suporte e logística por muitos e muitos anos. Fora que existem centenas de SU-3X voando pelo mundo e muitas encomendas deste caça, o que garante a KNAAPO por muuuuito tempo.

Quem não quer esperar até 2015(sem contar a fila) ou mais por um caça de 5ºG verdadeiro e que não tenha os EUA como inimigo a curto prazo(único país do mundo a operar caças de 5ºG, mesmo que poucos), pode optar por um caça pesado de 4ºG++ equipado com excelentes sistemas, com baixa "visibilidade", com todas as armas que se precise e bem mais barato que seus concorrentes. E ainda levar umas tecnologias e tal.

Na minha opinião, a KNAAPO conseguiu um caça com desempenho igual ou melhor que os eurocanards evoluindo uma plataforma que por si só provou-se excelente. A única coisa à frente são os 5ºG genuínos. Então, quem pode comprar Rafale, EF e Gripen, não perde nada em desempenho com um SU-35.

:wink:

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#21 Mensagem por Morcego » Qua Mar 14, 2007 11:02 pm

pra mim é muito blem blem blem.

o que existe de certo do PAK-FA??? tem algum pedido de célula como protótipo?? se não COMO ELA vai entrar em serviço em 2009???

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#22 Mensagem por chm0d » Qua Mar 14, 2007 11:04 pm

morcego escreveu:pra mim é muito blem blem blem.

o que existe de certo do PAK-FA??? tem algum pedido de célula como protótipo?? se não COMO ELA vai entrar em serviço em 2009???

Ué, a india não entrou na jogada com a russia??? ta cheio de video no youtube em indiano falando disso... :D é esperar para ver meu caro.

Abs.

Carlos Mathias

#23 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mar 14, 2007 11:06 pm

2015 entrada em serviço. 2009 voa o protótipo. Acho que é isso.

O Escritório de Projetos Sukhoi tomou uma decisão final sobre os motores para seu novo caça Su-35. Espera-se que esta aeronave, que tem sido chamada de aeronave de combate de transição, satisfaça as necessidades da Força Aérea Russa no período entre 2009 e 2015, antes que a versão russa de uma aeronave de combate de quinta geração – o PAK-FA, também em desenvolvimento pela Sukhoi – entre em serviço.

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#24 Mensagem por Morcego » Qua Mar 14, 2007 11:07 pm

chm0d escreveu:

Ué, a india não entrou na jogada com a russia??? ta cheio de video no youtube em indiano falando disso... :D é esperar para ver meu caro.

Abs.

Tah vc quer que acreditemos que em 2 anos, um avião que não tem nada além de desenho de prancheta sai voando por ai???

eu acho que sim os RUSSOS vão fazer o tal PAK-FA, mas nem que eles fizessem isso com os americanos como sócios no projeto o avião fica pronto em 2 ANOS, pow vamos parar de pular na piscina de maionese.

Carlos Mathias

#25 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mar 14, 2007 11:08 pm

Morcego, o avião vem sendo desenvolvido sim, podemos não ter uma notícia na bíblia, quer dizer, na Jane's, mas isso é óbvio. Se o protótipo vai voar em 2009...

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#26 Mensagem por chm0d » Qua Mar 14, 2007 11:09 pm

morcego escreveu:
chm0d escreveu:

Abs.

Tah vc quer que acreditemos que em 2 anos, um avião que não tem nada além de desenho de prancheta sai voando por ai???

eu acho que sim os RUSSOS vão fazer o tal PAK-FA, mas nem que eles fizessem isso com os americanos como sócios no projeto o avião fica pronto em 2 ANOS, pow vamos parar de pular na piscina de maionese.

Morcego, por isso eu falei, vamos esperar e ver... TODO MUNDO DUVIDAVA da chegada dos Su-30MKV no final do ano... me diga?? oque foi que aconteceu?? HEIM? HEIM??? puf

Bolovo
Sênior
Sênior

#27 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 14, 2007 11:20 pm

A diferença é que esse Su-30 já voa em uma porrada de lugar, né chmod. o MKV é identico aos MK russos e chineses. O PAK-FA é outra história, tem nada ver uma coisa com a outra, é outro avião, outro projeto, outra idéia.

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#28 Mensagem por chm0d » Qua Mar 14, 2007 11:20 pm

Bolovo escreveu:A diferença é que esse Su-30 já voa em uma porrada de lugar, né chmod. o MKV é identico aos MK russos e chineses. O PAK-FA é outra história, tem nada ver uma coisa com a outra, é outro avião, outro projeto, outra idéia.

Tá, Tá... mas não custa nada esperar... :D

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#29 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mar 14, 2007 11:42 pm

Claro. :?
também tenho certeza absoluta que se os EUA nos oferecessem F-16 B60 nós não comprariamos porque nem eles querem esta merda.

Mesmo que fosse o F-16 B70 oferecido a India ou o F-15F.....tudo isso é merda furada.....realmente um grande risco.

----------------- :roll:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#30 Mensagem por Plinio Jr » Qui Mar 15, 2007 9:02 am

morcego escreveu:
chm0d escreveu:

Abs.

São anos de ensaios, testes, não acredito no PAK-FA entrando em operação em 2015, vai levar mais tempo que isto, indiferente de parcerias e dinheiro injetado no processo.

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Responder