Página 2 de 2

Enviado: Seg Abr 03, 2006 9:20 pm
por Guerra
delmar escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Guilherme escreveu:
Fuznav escreveu:Vcs sabiam q os GPS na amazônia não funciona adequadamente?


Sim, já li a respeito. O erro entre a coordenada real e a fornecida pelo satélite é maior do que em outras regiões. Adivinha pq neh ?



Até hoje ninguém conseguiu explixcar porque esse datum não esta registrado nos satelites.


A alteração do Datum é feita no próprio aparelho onde tu escolhe o que vai usar. O Datum oficial do Brasil é o "South American Datum - 1969". Nos aparelhos o usuário deve escolher pela sigla SAD-69, SAM-69 ou Sth Amrcn '69 conforme o aparelho. O uso deste Datum é oficial, regulamentado pelo decreto 89.317, de 20/06/1984. Existe um outro Datum brasileiro chamado "Córrego Alegre", baseado nas mediçôes que o serviço de topografia do exército fez do Brasil, tendo como ponto "0" a localidade de Córrego Alegre. Existem ainda Datuns mundiais.
É possivel, em alguns aparelhos, o usuário escolher a opção USER e colocar dados para criar seu próprio Datum, colocando seis referência geográfica: Delta X, Delta Y, etc...
O importante é que todos usem o mesmo Datum. Se usarem mapas diferentes poderá haver uma distância de até kilometros nos pontos marcados.

saudações


Além do corrego alegre já ouvi falar em outro, acho que era "rio bonito", não me lembro, e tem esse que é registrado na região amazônica. Então essa de usar um datum diferente é tipo uma estratégia, seria isso?

Enviado: Seg Abr 03, 2006 11:00 pm
por Piffer
O uso do GPS é cercado de lendas.

Os EUA podem desligar o sistema de GPS numa área específica? Podem, mas é muito improvável que façam isso. O sistema é empregado pela aviação civil. Os ógãos de aviação civil e empresas aéreas do mundo todo investem grandes somas de dinheiro no sistema para que ele não falhe. No dia que o sistema falhar, todas as empresas se mudam para o Galileo ou outros sistemas semelhantes que estão sendo implantados.

Até 2000, todos os GPS, com exceção dos militares americanos, tinham uma pequena imprecisão (alguns poucos metros, mas que inviabilizavam o uso em armamentos). Com a concorrência dos outros sistemas, essa diferença (não lembro o nome técnico) foi eliminada e todos os GPS tem a mesma precisão (de acordo com as características do aparelho, é claro).

Quanto ao datum, conforme o Delmar explicou, é apenas uma referência para as coordenadas da carta. A documentação aeronáutica, por exemplo, vem com o datum WGS84. A maioria das cartas terrestres aqui da região sudeste vem com o datum Córrego Alegre. Temos apenas que ter o cuidado de colocar o datum correto antes de lançar uma coordenada no GPS.

Abraços.

Enviado: Seg Abr 03, 2006 11:50 pm
por delmar
.
A degradação proposital da precisão é chamada de S/A (Selective Availabity - disponibilidade seletiva).
Tempos atras comprei uma aparelho GPS, um modelo bem simples, GEKO 201, da GARMIM. Como não conseguia opera-lo, nunca havia ouvido falar em "Córrego Alegre" por exemplo, acabei fazendo um curso sobre o uso do GPS. Ainda tenho o material do curso comigo que posso consultar sempre que for necessário.

Saudações

Enviado: Ter Abr 04, 2006 12:43 pm
por sri_canesh
Piffer escreveu:O uso do GPS é cercado de lendas.

Os EUA podem desligar o sistema de GPS numa área específica? Podem, mas é muito improvável que façam isso. O sistema é empregado pela aviação civil. Os ógãos de aviação civil e empresas aéreas do mundo todo investem grandes somas de dinheiro no sistema para que ele não falhe. No dia que o sistema falhar, todas as empresas se mudam para o Galileo ou outros sistemas semelhantes que estão sendo implantados.



Sem contar que, em um hipotético conflito EUA x País X, os EUA não poderiam desligar o GPS nesse país X pois a orientação de todo o seu equipamento deixaria de funcionar também, ou estou enganado?

Em um post mais acima alguém mencionou que o Galileu vai usar a mesma frequência do GPS. Isso confere? Meio estranho, pois com certeza daria conflito nas transmissões.

Enviado: Ter Abr 04, 2006 12:57 pm
por Guerra
sri_canesh escreveu:
Piffer escreveu:O uso do GPS é cercado de lendas.

Os EUA podem desligar o sistema de GPS numa área específica? Podem, mas é muito improvável que façam isso. O sistema é empregado pela aviação civil. Os ógãos de aviação civil e empresas aéreas do mundo todo investem grandes somas de dinheiro no sistema para que ele não falhe. No dia que o sistema falhar, todas as empresas se mudam para o Galileo ou outros sistemas semelhantes que estão sendo implantados.



Sem contar que, em um hipotético conflito EUA x País X, os EUA não poderiam desligar o GPS nesse país X pois a orientação de todo o seu equipamento deixaria de funcionar também, ou estou enganado?

Em um post mais acima alguém mencionou que o Galileu vai usar a mesma frequência do GPS. Isso confere? Meio estranho, pois com certeza daria conflito nas transmissões.



Acho que eles usam outro sinal.

Enviado: Ter Abr 04, 2006 1:49 pm
por delmar
"Acho que eles usam outro sinal."

Não tenho esta informação em minhas apostilas, mas creio que sim. O GPS de uso civil não pode ter obstáculo entre a antena do receptor e o céu. Numa floresta muito densa, dentro de casa, sob um viaduto ou uma marquise ou numa rua com edificios muito alto em ambos os lados, o GPS perde o sinal. Ou seja ele deve "ver" ao menos 03 satélites. Num submarino nem pensar. Caminhando pela calçada de passeio tu perde o sinal seguidamente, ao passar perto de prédios altos ou sob marquises. A solução é andar no meio da rua, mas...
Acredito que deva haver outra frequência, não liberada ao acesso livre, que as forças armadas americanas usam e que funcionam também em locais fechados. Devem ter um aparelho diferenciado daquele de uso civil.

Saudações

Enviado: Ter Abr 04, 2006 7:39 pm
por Piffer
Quanto às freqüências diferenciadas, eu não sei.

Mas o GPS nunca é usado como sistema de navegação principal e sim como backup. Os aviões usam o sistema inercial, assim como os mísseis balísticos. Helicópteros e tropas terrestres usam a boa e velha carta-terreno. Mísseis de cruzeiro, como o Tomahawk, comparam fotos de satélite com o terreno.

Apesar de todos usarem o GPS, não podemos depender exclusivamente de um sistema de navegação que pode sofrer interferência ou perder o sinal.

O GPS usa ondas de rádio, como qualquer outro equipamento. Mesmo os EUA, com toda sua tecnologia, podem perder o sinal do GPS com o céu nublado.

Uma coisa que facilitou bastante a nossa vida foi que os modelos de GPS mais novos tem a capacidade de receber um número maior de satélites. Os antigos recebiam no máximo oito sinais ao mesmo tempo. Os novos recebm doze. Dificilmente o sinal é perdido, mesmo no fundo de uma ravina ou com o tempo fechado.

Abraços,

Re: GPS

Enviado: Dom Abr 09, 2006 1:37 pm
por oraculobq
Brasileiro escreveu:Ouvi dizer que o EB esta entrando numa parada de GPS jnto com China e Alemanha, para desenvolver satélite e lançar em 2008. Esse fato estaria em negociação com o Brasil ainda, mas um comandante do EB disse etar bastante interessado no projeto.

Quando li a frase do forum de aeronautica no topico "ate onde vai a soberania..." que dizia que é só os EUA desligar o GPS em cima do Brasil que as nossas forças armadas estariam cegas. Mas lá dizia também que o Brasil passaria a usar o sistema europeu Galilieu.

O que vocês acham?


Com a china eu sei que o Brasil tem o CBERS que é um satelite de imagiamento de recusços naturais com claras potencialidades militares.
O Brasil ainda tem um satelite feito pelo Brasil memso com tecnologia nacional chamado SCD, pra quem não sabe esse satelite recebe dados ambientais de sonoboias em alto mar e estações meteorológicas em terra e os re-transmite para o INPE.

O Galileu seria otimo para o Brasil!!
É só nosso presidente não romir no ponto.

Re: GPS

Enviado: Dom Abr 09, 2006 2:39 pm
por Guerra
oraculobq escreveu:
Com a china eu sei que o Brasil tem o CBERS que é um satelite de imagiamento de recusços naturais com claras potencialidades militares.
.


Esse esta funcionando a todo vapor, embora a resolução não seja das melhores (30 metros) as fotos são bem melhores que cartas topográficas. É só dar as coordenadas.