Imbel / Patria AMV 8 x 8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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#16 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 09, 2004 7:04 pm

Olá Aléx.
Sei que são veiculos diferentes, mas imagino que este veiculo por questão própria de conceito possa vie a ter também sub-variantes especializadas, sejam 4x4 ou 6x6, visto que o EB estaria adquirindo o projeto do veiculo, e daí para evoluir em outras versões não custa muito, e tanto Imbel com Patria/EADS teriam muito interesse nisso; infelizmente nossos milicos tem essas manias de querer fazer tudo por conta própria, sem consultar a industria, etc. Mas talvez, desta vez, possa ser que seja diferente, vamos ver.

Abraços.




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#17 Mensagem por Guilherme » Ter Mar 09, 2004 7:40 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Malandro escreveu:E para os especialistas em forças terrestres , vcs acham que esse veículo pode substituir nosso Cascavel/ Urutu?

Se nós comprassemos alguns C-97 sim, o AMV é meio pesado demais para ser tranpostado com toda a blindagem em um C-130, e se tirarmos blindagem alemd ele ficar parecendo um Cascavel ou Urutu ele ainda vai ter que ser transportado totalmente vazio o que atrasaria o emprego dele.


Que avião é esse, C-97 ?




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#18 Mensagem por Slip Junior » Ter Mar 09, 2004 8:22 pm

Pelo o que eu saiba a designação C-97 na FAB se refere ao Cessna Caravann/Grand Caravan que é um avião um tanto pequeno (na verdade, o menor "cargueiro" da FAB). Alias, já que o mesmo foi citado, vale mencionar que 2 dessas aeronaves foram recem-adquiridas e alocadas na BAPV e constituirão parte fundamental no renascimento do CAN.

Abraços




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#19 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mar 09, 2004 8:39 pm

Não sei se acertei a numeração, mas quis me referir ao avião que os americanos usam para tranpostar o MBT M1.




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#20 Mensagem por Slip Junior » Ter Mar 09, 2004 9:03 pm

Marechal, não seria o C-141 ou o C-5 ou o C-17?

Abraços




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#21 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Mar 10, 2004 12:37 am

Slip Junior escreveu:Pelo o que eu saiba a designação C-97 na FAB se refere ao Cessna Caravann/Grand Caravan que é um avião um tanto pequeno (na verdade, o menor "cargueiro" da FAB). Alias, já que o mesmo foi citado, vale mencionar que 2 dessas aeronaves foram recem-adquiridas e alocadas na BAPV e constituirão parte fundamental no renascimento do CAN.


Não Slip, o C-97 é a versão cargueiro do Brasília. Inclusive, tem uma versão modificada do Brasília, com porta de carga e piso reforçado, chamada C-97K, e versão de transporte VIP, o VC-97...




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#22 Mensagem por Slip Junior » Qua Mar 10, 2004 12:44 am

Valeu pela correção, Finken! A designação do Caravan na FAB, na verdade, é C-98.

Abraços




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#23 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mar 10, 2004 1:40 pm

Slip Junior escreveu:Marechal, não seria o C-141 ou o C-5 ou o C-17?

Abraços

Talvez o C-17, ele tem 7 no final, mas tambem pode ser o C-47, alguem pode matar essa duvida cruel?




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#24 Mensagem por Slip Junior » Qua Mar 10, 2004 3:18 pm

Marechal-do-ar escreveu:Talvez o C-17, ele tem 7 no final, mas tambem pode ser o C-47, alguem pode matar essa duvida cruel?

Deve ser o C-17 Globemaster III mesmo. Dá uma olhada em uma foto do bichão ai para conferir.

Imagem

Abraços




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#25 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Mar 11, 2004 12:28 am

Olá Amigos,


Só como curiosidade, vocês sabiam que o C-17 era concorrente de um avião que originou o Boeing 747???

Como a Boeing perdeu a concorrência, decidiu que já tinha investido muito dinheiro no avião, então decidiu investir mais um pouco, e daí surgiu o B-747!!!

Legal, né???

André Também É Cultura, hehehehe...




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#26 Mensagem por Naval » Qui Mar 11, 2004 4:59 pm

Muito irada esta foto Slip!!
Não sabia que Pqd podia saltar de aeronaves a reação, pensei que só turbohélices, mas uma lição.

Abraços.




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#27 Mensagem por VICTOR » Qui Mar 11, 2004 7:36 pm

André, você poderia explicar melhor (ou dar o link)? Não entendi, porque o 747 é bem mais velho que o C-17. E o C-17 originalmente era da MDDouglas, que depois foi incorporada à Boeing, não?




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#28 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Mar 11, 2004 8:03 pm

VICTOR escreveu:André, você poderia explicar melhor (ou dar o link)? Não entendi, porque o 747 é bem mais velho que o C-17. E o C-17 originalmente era da MDDouglas, que depois foi incorporada à Boeing, não?



Putz, que bola fora...


Na verdade o B-747 perdeu para o C-5 "Galaxy" numa concorrência para a USAF.

Foi mal galera, acho que me empolguei, hehehe...

Aí está o link: http://www.jetsite.com.br/mostra_aeronave.asp?codi=48

É, acho que André também não é cultira, hehehehe... :wink: :lol: :oops:




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#29 Mensagem por VICTOR » Qui Mar 11, 2004 8:15 pm

Que nada cara, você levantou um fato interessante!

um abraço :wink:




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#30 Mensagem por VICTOR » Sáb Mar 20, 2004 1:01 pm

Correio Braziliense, via Notimp

INDÚSTRIA BÉLICA

Exército quer fabricar tanques

Militares brasileiros estão em fase adiantada de negociação com a África do Sul e empresa finlandesa para a produção de veículo blindado anfíbio. A idéia é suprir a demanda das Forças Armadas e exportar

Sandro Lima
Da Equipe do Correio

A cooperação entre os grandes países em desenvolvimento do hemisfério sul proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá dar seus primeiros passos em breve na área militar. Está em fase adiantada de negociação uma parceria entre Brasil e África do Sul para a produção de veículos blindados. Na última quarta-feira, o tanque anfíbio Patria passou por uma bateria de testes em Brasília e foi apresentado ao ministro da Defesa, José Viegas, e a comandantes militares no Setor Militar Urbano. O carro está no Brasil há cerca de um mês e também passou por testes em São Paulo.
Caso o veículo passe nos testes de avaliação do Exército, deverá ser produzido no Brasil pela estatal Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), juntamente com a empresa EADS/Patria. Um memorando de entendimento já foi firmado entre a EADS/Patria e a Imbel para uma parceria técnica-comercial. O preço por unidade é de US$ 1,5 milhão.

A EADS/Patria confirmou a negociação em andamento com o governo para a produção do veículo blindado anfíbio no Brasil. O Exército informou por meio de seu Centro de Comunicação Social que tem interesse em favorecer o desenvolvimento da indústria bélica nacional e que apóia a produção do Patria no Brasil. O tanque anfíbio também seria montado na África do Sul, por meio de uma tri-parceria entre a indústria de material bélico da África do Sul, a Imbel e a EADS.

O negócio se encaixaria às pretensões da África do Sul, que abriu licitação para a compra de 250 tanques anfíbios. A EADS/Patria é uma das concorrentes. O Brasil, por sua vez, supriria o Exército e poderia ser um pólo de vendas para os países da América Latina. A proposta está sendo analisada pelo Ministério da Defesa e depende de acertos diplomáticos e econômicos.

Segundo o Exército, há outros interessados no negócio, como a empresa Mowag, da Suíça, que produz o veículo blindado Piranha 8x8; e a Iveco-Oto Breda, da Itália, fabricante do Centauro 8x8.

Versatilidade

O carro-anfíbio blindado Patria foi desenvolvido pela empresa do mesmo nome, que faz parte do conglomerado finlandês EADS. Esse grupo é o segundo maior do mundo em produção de material bélico e tecnologia aeroespacial, perdendo somente para a Boeing.

Com grande capacidade de manobra em combate, o Patria é considerado um veículo bastante versátil e serve de base para uma família de blindados com múltiplas finalidades de emprego. Também serve de plataforma para diversas versões de veículos blindados. São elas: transporte de militares em combate, veículo blindado de combate leve ou pesado, plataforma de comando e controle e plataforma de morteiros.

O veículo tem capacidade para 12 pessoas: um motorista, um auxiliar, um atirador de metralhadora e mais nove combatentes. Possui oito rodas, todas com tração. Flutua em rios e lagoas a uma velocidade de 8 km/h. No solo, chega a 100 km/h. Possui blindagem capaz de resistir até a armamentos de calibre 30mm. O volume interno do veículo é de 13 metros cúbicos.

Os armamentos adaptáveis ao Patria são metralhadora 7,62 mm, canhão 105 mm e morteiro 120 mm. A montagem do Patria, sobre eixos dianteiros direcionadores, reduz a pressão exercida no terreno por roda e o aumento da capacidade de tração, o que diminuiria a possibilidade de atolamento. No entanto, isso aconteceu durante os testes em Brasília.

Há, porém, limitações de locomoção em áreas de vegetação densa e alagadiços. Com transmissão automática com sete velocidades mais marcha a ré, o Patria supera fossos e trincheiras de dois metros e obstáculos com até 70 centímetros

O exército finlandês já adquiriu 100 unidades do modelo e o governo polonês encomendou 690, que serão entregues gradativamente até 2013.

Ficha Técnica
Nome: Veículo Blindado Anfíbio Patria
Comprimento: 7,3 m
Altura: 2,3 m
Peso: 24 mil kg
Aclive máximo: 60%
Lateral máximo: 30%
Velocidade máxima em solo: 100 km/h
Velocidade na água: 8km/h
Potência: 360 kW
Torque: 1974 Nm
Tração: 8x8
Raio operacional: 800 km
Suspensão independente em todas as rodas
Proteção balística: 30 mm




Carlos Eduardo

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