Força Terrestre na CAATINGA

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cesarw
Avançado
Avançado
Mensagens: 617
Registrado em: Ter Mai 30, 2006 11:32 pm
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Agradeceram: 3 vezes

#16 Mensagem por cesarw » Qui Out 26, 2006 12:51 pm

SGT GUERRA escreveu:
nemesis escreveu:guerra, que tu acha, não seria interessante um padrão camuflado com as cores da caatinga...


Nemesis, eu acho que sim. Se o uniforme tem duas cores ele deveria ser rajado para quebrar o contorno.


Não há uito o que se fazer pra ese uniforme.
Utilizar camuflagem é muito difícil e caro. Imagine costurar couro em cima de couro. Ademais a Caatinga muda muito rapidamente. 15 minutos de chuva, deixa tudo verde, para depois voltar ao tradicional laranja do solo.
Não há um padrão de camuflagem exequível nesse ambiente.




"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#17 Mensagem por Guerra » Qui Out 26, 2006 1:02 pm

Bolovo escreveu:Muito loco esse uniforme, é bem especifico a Caatinga.

Só acho que a bota é preta demais.

Deveria ser uma daquelas camurça bege, que meio mundo usa no Iraque e Afeganistão.

E trocar a FAL e a cintaiada NA por um fuzil novo, mais leve e melhor e por vestimentas mais modernas.

Daí ficaria o bicho. 8-]


Meu comentário sumiu...mas em todo caso. Com relação ao coturno, na caatinga a melhor forma de observar é por baixo e o coturno tem esa deficiencia.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#18 Mensagem por Guerra » Qui Out 26, 2006 1:08 pm

cesarw escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
nemesis escreveu:guerra, que tu acha, não seria interessante um padrão camuflado com as cores da caatinga...


Nemesis, eu acho que sim. Se o uniforme tem duas cores ele deveria ser rajado para quebrar o contorno.


Não há uito o que se fazer pra ese uniforme.
Utilizar camuflagem é muito difícil e caro. Imagine costurar couro em cima de couro. Ademais a Caatinga muda muito rapidamente. 15 minutos de chuva, deixa tudo verde, para depois voltar ao tradicional laranja do solo.
Não há um padrão de camuflagem exequível nesse ambiente.


Cesaw, veja como o uniforme segue o padrão das cores predominantes do terreno.

Imagem

O problema é que o corte é muito reto. Acho que deveriam ter deixado só um padrão de cores, ou misturar mais as cores. Com certeza alguém deve ter feito um teste e a camuflagem do uniforme deve ser aceitavel




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#19 Mensagem por Bolovo » Qui Out 26, 2006 7:14 pm

Só as unidades da Caatinga usam esse uniforme?!

Eu já vi fotos do 1ºBAC treinando na Caatinga, mas com o uniforme padrão do EB.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#20 Mensagem por jauro » Qui Nov 02, 2006 9:56 am

Obtenção de alimentos na caatinga

Imagem




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#21 Mensagem por Guerra » Sáb Nov 04, 2006 3:24 pm

Imagem

Um prec perdido na caatinga




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#22 Mensagem por Bolovo » Sáb Nov 04, 2006 3:31 pm

Pablo Maica escreveu:O problema das vestes mais modernas bolovo é que normalmente são em forma de colete, que teriam tambem que ser confecionadas em couro para não rasgarem, ainda acho suspensório + cinto NA uma boa para caatinga.


Um abraço e t+ :D

não necessáriamente são em forma de colete

existem soluções para os cintos NA

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
3rdMillhouse
Sênior
Sênior
Mensagens: 1937
Registrado em: Sáb Jun 10, 2006 12:24 am
Localização: Na frente do computador.
Agradeceram: 1 vez

#23 Mensagem por 3rdMillhouse » Sáb Nov 04, 2006 4:32 pm

Para verem a figura que o Bolovo postou digitem "mm" (sem aspas), em ambos os campos.




Avatar do usuário
SALVATORE
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 11:23 am
Localização: Fortaleza-CE

#24 Mensagem por SALVATORE » Seg Nov 06, 2006 10:29 am

cabeça de martelo escreveu:Eu sei que esses uniformes são concebidos especialmente para esta zona do Brasil, mas será que não reflete demasiado a luz? É que na foto assim parece...


Amigão você já viu um g]folha de cajueiro seca?
e de pau-ferro já viu? pois é são igualzinha a camuflagem usada. Outra coisa a noite você passa 90 min. ao releu e a umidade relativa do ar toma conta de você




Não me pergunte se sou capaz dei-me a missão....
Avatar do usuário
SALVATORE
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 11:23 am
Localização: Fortaleza-CE

#25 Mensagem por SALVATORE » Seg Nov 06, 2006 10:39 am

Carlos Mathias escreveu:Eles é que sabem o que é bom lá na espinhada, o cara que vive lá usa isso à um cacetão de tempo, portanto deve ser o melhor. MAs vou te falar, levar um tombo aí e cair num espinheiro destes...


Posso afirmar que já bracei literalmente um cacto desses, com o uniforme padrão, e posso garantir que não é muito bom não, mas o problemas não são os que ferem são os quase invisivel, bem piquenos que ficam entre as fibras do fardamento, o uniforme é verde e o espino também, de noite tu não vê, e sem poder ligar a lanterna, você vai levar furada até amanhecer, e todo "inchado".




Não me pergunte se sou capaz dei-me a missão....
Carlos Mathias

#26 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Nov 06, 2006 11:00 am

Como eu disse, os caras sabem o que fazem.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#27 Mensagem por Pablo Maica » Seg Nov 06, 2006 11:24 am

Bolovo escreveu:
Pablo Maica escreveu:O problema das vestes mais modernas bolovo é que normalmente são em forma de colete, que teriam tambem que ser confecionadas em couro para não rasgarem, ainda acho suspensório + cinto NA uma boa para caatinga.


Um abraço e t+ :D

não necessáriamente são em forma de colete

existem soluções para os cintos NA

Imagem


Hummm to ligado... mas acho que seria interessante fabricar estes equipamentos em algo de resistencia semelhante a do uniforme para aumentar a sua durabilidade.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
SALVATORE
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 11:23 am
Localização: Fortaleza-CE

#28 Mensagem por SALVATORE » Seg Nov 06, 2006 11:57 am

[quote="Pablo Maica

existem soluções para os cintos NA


Hummm to ligado... mas acho que seria interessante fabricar estes equipamentos em algo de resistencia semelhante a do uniforme para aumentar a sua durabilidade.[/quote]

Com certeza, na região centro sul do Ceará o material desse cinto iria pro espaço rapidim, seria botimo se fosse de couro cru




Não me pergunte se sou capaz dei-me a missão....
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#29 Mensagem por Pablo Maica » Seg Nov 06, 2006 2:36 pm

SALVATORE escreveu:[quote="Pablo Maica

existem soluções para os cintos NA


Hummm to ligado... mas acho que seria interessante fabricar estes equipamentos em algo de resistencia semelhante a do uniforme para aumentar a sua durabilidade.


Com certeza, na região centro sul do Ceará o material desse cinto iria pro espaço rapidim, seria botimo se fosse de couro cru[/quote]

Pois é isso que eu digo Salvatore! Colete ou cinto + equipamentos... teriam que ser em material semelhante ao da farda, assim como seria interessante uma bolsa de hidratação nesse sistema.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
SALVATORE
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 11:23 am
Localização: Fortaleza-CE

#30 Mensagem por SALVATORE » Seg Nov 06, 2006 2:56 pm

Pablo Maica escreveu:
SALVATORE escreveu:[quote="Pablo Maica

Pois é isso que eu digo Salvatore! Colete ou cinto + equipamentos... teriam que ser em material semelhante ao da farda, assim como seria interessante uma bolsa de hidratação nesse sistema.

Um abraço e t+ :D


e se não for descaracteriza, em relação a bolsa já tem o cantil, e se você quiser levar um sache de solução hidratante, não vai fazer mal não, pois dificilmente há a falta d'água, aqueles pezinhos cheio de espim chamado de palma-palma, tem armazenado em seu interior uma quantidade significativa de água, não é umas das melhores, mas veja pelo lado bom vc não vai morrer de sede, mas se você quiser dá pra cozinhar a planta ai você vai ter a água pura, destilada prontinha pra beber. :lol:




Não me pergunte se sou capaz dei-me a missão....
Responder