Bolivia X Paraguai

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#16 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Out 07, 2006 3:32 pm

César escreveu:Esse pensamento me parece muito com o do Bush. Guerras nunca são boas, não sei por que as pessoas aqui vivem desejando que elas aconteçam...

Concordo, porém, em parte...


O Brasil deve fazer ALGUMA coisa em relação àquilo... A Bolívia não pode sair impunemente do que fez... PUNTO...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#17 Mensagem por rodrigo » Dom Nov 26, 2006 11:25 pm

Paraguai quer mais US$ 100 mi do Brasil por Itaipu

O Paraguai exige do Brasil a compensação adicional de US$ 100 milhões ao ano pela cessão de sua parcela da energia elétrica gerada pela Hidrelétrica de Itaipu. O pleito está sobre a mesa de negociação, e a tendência do Ministério da Fazenda é a de acatá-lo, sob a condição de que Assunção pare de reivindicar mudanças das regras relacionadas ao pagamento da dívida de US$ 19 bilhões de Itaipu com o Tesouro Nacional e a Eletrobrás, fixadas no Tratado de Itaipu, de 1973, e em um acordo de 1997.

Hoje, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ao presidente paraguaio, Nicanor Duarte Frutos, e a seu chanceler, Rubén Ramirez, que o Tratado não será alterado. "Podemos aumentar a compensação. O que não queremos é mexer no Tratado. Não importa se ele foi assinado na época da ditadura militar, no império, o que seja", dissera, antes, à imprensa. Amorim está em Assunção com o objetivo de apaziguar o drama alimentado pelo Paraguai em torno dessa questão e suas críticas constantes contra o Mercosul e as relações comerciais com o Brasil.

Na sua pasta, Amorim trouxe a disposição do governo brasileiro de avançar nas negociações sobre a compensação pela cessão de energia do Paraguai ao Brasil. Mas não dará a palavra final, que caberá à Fazenda. Em 2005, essa parcela anual havia sido de US$ 180 milhões - sem contar os US$ 70 milhões de royalties. No final daquele ano, Brasília concordou em aumentá-la em US$ 21 milhões. A rigor, se o pleito paraguaio for aceito, o desembolso da Eletrobrás com o pagamento dessa energia elétrica aumentará gradativamente de US$ 201 milhões, em 2006, para US$ 301 milhões em data ainda não indicada.

"Temos de encontrar uma fórmula que não onere o consumidor brasileiro, que beneficie o Paraguai e que não prejudique a Eletrobrás", afirmou Amorim, durante o trajeto de Montevidéu a Assunção. "O aumento dessa compensação pela energia cedida traria um sentimento maior de Justiça para os paraguaios, que reclamam particularmente do elevado superávit comercial do Brasil no comércio bilateral", completou.

O governo brasileiro, em princípio, já aceitou elevar a compensação, cujo montante continua em negociação. O Paraguai reivindica há pelo menos dois anos o "fim da dupla indexação" aplicada sobre as parcelas dessa dívida - o equivalente a US$ 1 7 bilhão em 2005. A renegociação da dívida, em 1997, estabeleceu que a remuneração com base em uma taxa de juros fixa de 7,5% ao ano mais a variação da inflação americana, medida por dois índices. Na época, a inflação nos Estados Unidos era quase negativa. Hoje, está em cerca de 4% ao ano e passou a pesar nos compromissos de Itaipu com o caixa brasileiro.


Fonte: Agência Estado




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
3rdMillhouse
Sênior
Sênior
Mensagens: 1937
Registrado em: Sáb Jun 10, 2006 12:24 am
Localização: Na frente do computador.
Agradeceram: 1 vez

#18 Mensagem por 3rdMillhouse » Dom Nov 26, 2006 11:57 pm

Não lembro quem me disse mas é uma analogia boa pro momento político pelo qual passamos atualmente: O Brasil é como aquele grandão fracote que toda escola tem e todo mundo sacaneia o grandão, mas o grandão fica quieto e engole tudo.

Raiva de país vagabundo pqp............ somos governos por viados só pode ser, nunca vi gostarem tanto de levar por trás como esse governo gosta.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#19 Mensagem por WalterGaudério » Seg Nov 27, 2006 12:46 am

3rdMillhouse escreveu:Não lembro quem me disse mas é uma analogia boa pro momento político pelo qual passamos atualmente: O Brasil é como aquele grandão fracote que toda escola tem e todo mundo sacaneia o grandão, mas o grandão fica quieto e engole tudo.

Raiva de país vagabundo pqp............ somos governos por viados só pode ser, nunca vi gostarem tanto de levar por trás como esse governo gosta.


Daqui a pouco angola vai exigir indenização pela escravidão. e o Mulladrão vai claro, conceder de bom grado, pelo fato de que "o Brasil tem uma dívida histórica com os africanos"...blá, blá, blá

Durma-se com um barulho desses

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Eduardo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 139
Registrado em: Dom Out 01, 2006 3:59 pm
Localização: Pelotas/RS
Agradeceram: 1 vez

#20 Mensagem por Carlos Eduardo » Seg Nov 27, 2006 12:49 am

A guerra faz parte da evolução dos povos. Deixará de existir quando os povos evoluirem (parte moral).

Os valores morais são muito engrandecidos. Os de valor aparecem, e os fracos fogem.




CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#21 Mensagem por CFB » Seg Nov 27, 2006 10:59 am

César escreveu:
CFB escreveu:
Pablo Maica escreveu:Mas tabém teriamos que patrulhar muito bem nossas fronteiras se não queisermos uma maremoto de refugiados pro nosso lado.


Um abraço e t+ :D


Isso é logico, mas ainda sim uma querra entre os dois ainda seria mucrativo pra gente, deste q defendessemos Itaipu

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Esse pensamento me parece muito com o do Bush. Guerras nunca são boas, não sei por que as pessoas aqui vivem desejando que elas aconteçam...

Abraços

César


Ñ são boas p/ quem as faz, agora pra nos, deste q vigiarse-mos bem as nossas fronteiras e Itaipu iamos lucrar mttttt, afinal essas exercitos precisar de armas, comida, roupas e etc....td o q nos poderiamos vender pra eles, resumindo iamos ganhar um bom dinheiro, alem de dinamizar a economia nacional




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#22 Mensagem por César » Seg Nov 27, 2006 11:55 am

CFB escreveu:Ñ são boas p/ quem as faz, agora pra nos, deste q vigiarse-mos bem as nossas fronteiras e Itaipu iamos lucrar mttttt, afinal essas exercitos precisar de armas, comida, roupas e etc....td o q nos poderiamos vender pra eles, resumindo iamos ganhar um bom dinheiro, alem de dinamizar a economia nacional

Com todo o respeito que eu tenho por você, CFB, mas foda-se que seja bom para nós. Isso não torna a guerra mais certa ou justa. Em guerras, pessoas inocentes morrem, e não há nada de mais valioso na terra que a vida humana.

Trocar a vida de milhares de inocentes por mais força geopolítica não é certo, nem moralmente aceitável. Esse pensamento inumano é o responsável pela grande merda que se instalou no mundo hoje, com ações militares ou golpes de estado patrocinados que seguiam esse tipo de raciocínio egoísta.

Amo o meu país. Quero o melhor pra ele. Mas não dessa forma, vai contra tudo o que nós acreditamos.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#23 Mensagem por CFB » Seg Nov 27, 2006 12:07 pm

César escreveu:
CFB escreveu:Ñ são boas p/ quem as faz, agora pra nos, deste q vigiarse-mos bem as nossas fronteiras e Itaipu iamos lucrar mttttt, afinal essas exercitos precisar de armas, comida, roupas e etc....td o q nos poderiamos vender pra eles, resumindo iamos ganhar um bom dinheiro, alem de dinamizar a economia nacional

Com todo o respeito que eu tenho por você, CFB, mas foda-se que seja bom para nós. Isso não torna a guerra mais certa ou justa. Em guerras, pessoas inocentes morrem, e não há nada de mais valioso na terra que a vida humana.

Trocar a vida de milhares de inocentes por mais força geopolítica não é certo, nem moralmente aceitável. Esse pensamento inumano é o responsável pela grande merda que se instalou no mundo hoje, com ações militares ou golpes de estado patrocinados que seguiam esse tipo de raciocínio egoísta.

Amo o meu país. Quero o melhor pra ele. Mas não dessa forma, vai contra tudo o que nós acreditamos.

Abraços

César


Bem infelizmente é nesse sistema q as nações crescem em cima das outras, ainda mais qd fazem merda sem vc estar metido, bem-vindo ao capitalismo, esse é o sistema em q vivemos




Editado pela última vez por CFB em Seg Nov 27, 2006 12:09 pm, em um total de 1 vez.
Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#24 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 27, 2006 12:07 pm

César escreveu:
CFB escreveu:Ñ são boas p/ quem as faz, agora pra nos, deste q vigiarse-mos bem as nossas fronteiras e Itaipu iamos lucrar mttttt, afinal essas exercitos precisar de armas, comida, roupas e etc....td o q nos poderiamos vender pra eles, resumindo iamos ganhar um bom dinheiro, alem de dinamizar a economia nacional

Com todo o respeito que eu tenho por você, CFB, mas foda-se que seja bom para nós. Isso não torna a guerra mais certa ou justa. Em guerras, pessoas inocentes morrem, e não há nada de mais valioso na terra que a vida humana.

Trocar a vida de milhares de inocentes por mais força geopolítica não é certo, nem moralmente aceitável. Esse pensamento inumano é o responsável pela grande merda que se instalou no mundo hoje, com ações militares ou golpes de estado patrocinados que seguiam esse tipo de raciocínio egoísta.

Amo o meu país. Quero o melhor pra ele. Mas não dessa forma, vai contra tudo o que nós acreditamos.

Abraços

César

Concordo contigo, César.

Sempre condenamos o que os americanos, israelenses, ingleses e compania fazem, e quando somos nós que fazemos, a coisa muda de figura.

Engraçado isso.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#25 Mensagem por CFB » Seg Nov 27, 2006 12:11 pm

Bolovo escreveu:
César escreveu:
CFB escreveu:Ñ são boas p/ quem as faz, agora pra nos, deste q vigiarse-mos bem as nossas fronteiras e Itaipu iamos lucrar mttttt, afinal essas exercitos precisar de armas, comida, roupas e etc....td o q nos poderiamos vender pra eles, resumindo iamos ganhar um bom dinheiro, alem de dinamizar a economia nacional

Com todo o respeito que eu tenho por você, CFB, mas foda-se que seja bom para nós. Isso não torna a guerra mais certa ou justa. Em guerras, pessoas inocentes morrem, e não há nada de mais valioso na terra que a vida humana.

Trocar a vida de milhares de inocentes por mais força geopolítica não é certo, nem moralmente aceitável. Esse pensamento inumano é o responsável pela grande merda que se instalou no mundo hoje, com ações militares ou golpes de estado patrocinados que seguiam esse tipo de raciocínio egoísta.

Amo o meu país. Quero o melhor pra ele. Mas não dessa forma, vai contra tudo o que nós acreditamos.

Abraços

César

Concordo contigo, César.

Sempre condenamos o que os americanos, israelenses, ingleses e compania fazem, e quando somos nós que fazemos, a coisa muda de figura.

Engraçado isso.


Nos nesse em q foi proposto ñ começamos nenhuma querra, como os países citados acima fazem, apenas iriamos vender nossos produtos p/ os 2 lados, nd mais comum no caqpitalismo




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#26 Mensagem por César » Seg Nov 27, 2006 12:25 pm

CFB escreveu:Bem infelizmente é nesse sistema q as nações crescem em cima das outras, ainda mais qd fazem merda sem vc estar metido, bem-vindo ao capitalismo, esse é o sistema em q vivemos

Isso não tem nada a ver com capitalismo. Parece que você esqueceu as peripécias que a antiga URSS se metia em busca de mais poder geopolítico; das intervenções que realizava ou golpes que patrocinava, e ela não era capitalista.

É uma questão de ética, e, até, de lógica. Toda a merda que você faz hoje visando aumentar o seu poder volta em triplo no futuro pra você(só veja o resultado do golpe americano no Irã em 1953). Uma série de países capitalistas, como Suécia, Noruega, Dinamarca, etc... e, claro, Brasil, não são intervencionistas e nem compactuam com esse tipo de pensamento: "Oba, mais uma guerra, bom pra nós" ou "podemos patrocinar uma guerra e lucrar em cima disso". "Espero que ocorra uma guerra".

Você acha que a minha visão é ingênua... pode até ser. Mas o fato é que, no plano lógico, todos os países que a praticam não se vêem alvo de inimigos externos ou ódio internacional, como ocorre com o EUA e acontece com a Rússia na sua área de influência. Tem poder mas não vivem em paz.

Se as grandes potências empregam esse tipo de raciocínio, não justifica que o façamos também. Por fim, é no mínimo irônico, como o Bolovo bem colocou, que todo mundo meta o pau nos EUA por sua política externa desastrosa, mas na primeira oportunidade querem que o Brasil faça o mesmo. :?

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qui Ago 28, 2003 3:03 pm
Agradeceram: 8 vezes

#27 Mensagem por Renato Grilo » Seg Nov 27, 2006 2:23 pm

Sou mais paraguai.... eles abastecem praticamente todos os bandidos brasileiros com mmmuuuiiiittaaa munição e armamento...... sei não.... acho que se "desviassem o paiol" que fornece para os contrabandistas brasileiros, já dava pra deixar a Bolivia num sufoco danado... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Brasil Acima de Tudo
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#28 Mensagem por CFB » Seg Nov 27, 2006 3:14 pm

César escreveu:
CFB escreveu:Bem infelizmente é nesse sistema q as nações crescem em cima das outras, ainda mais qd fazem merda sem vc estar metido, bem-vindo ao capitalismo, esse é o sistema em q vivemos

Isso não tem nada a ver com capitalismo. Parece que você esqueceu as peripécias que a antiga URSS se metia em busca de mais poder geopolítico; das intervenções que realizava ou golpes que patrocinava, e ela não era capitalista.

É uma questão de ética, e, até, de lógica. Toda a merda que você faz hoje visando aumentar o seu poder volta em triplo no futuro pra você(só veja o resultado do golpe americano no Irã em 1953). Uma série de países capitalistas, como Suécia, Noruega, Dinamarca, etc... e, claro, Brasil, não são intervencionistas e nem compactuam com esse tipo de pensamento: "Oba, mais uma guerra, bom pra nós" ou "podemos patrocinar uma guerra e lucrar em cima disso". "Espero que ocorra uma guerra".

Você acha que a minha visão é ingênua... pode até ser. Mas o fato é que, no plano lógico, todos os países que a praticam não se vêem alvo de inimigos externos ou ódio internacional, como ocorre com o EUA e acontece com a Rússia na sua área de influência. Tem poder mas não vivem em paz.

Se as grandes potências empregam esse tipo de raciocínio, não justifica que o façamos também. Por fim, é no mínimo irônico, como o Bolovo bem colocou, que todo mundo meta o pau nos EUA por sua política externa desastrosa, mas na primeira oportunidade querem que o Brasil faça o mesmo. :?

Abraços

César


A diferença do q proponho da política externa dos EUA é q os EUA provocam essas querras direta ou indiretamente, nos ñ provocamos nd, apenas fariamos comercio com ambos os países no período de conflito como sempre fizemos, vendendo produtos de q eles precisa-sem p/ as suas necessidades




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#29 Mensagem por CFB » Seg Nov 27, 2006 3:15 pm

Renato Grilo escreveu:Sou mais paraguai.... eles abastecem praticamente todos os bandidos brasileiros com mmmuuuiiiittaaa munição e armamento...... sei não.... acho que se "desviassem o paiol" que fornece para os contrabandistas brasileiros, já dava pra deixar a Bolivia num sufoco danado... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Dava mesmo, o Evo no ínimo ia pedir umas armas pro Chavez




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#30 Mensagem por César » Seg Nov 27, 2006 6:19 pm

O que você explicita em muitas de suas mensagens, CFB, é que você deseja e quase anseia que guerras ocorram, de maneiras que elas beneficiem o Brasil no campo geopolítico. E é sobre isso que eu sou contra.

A idéia de vender pros 2 lados também me parece absurda e um tanto ilógica, dado que a primeira coisa que os 2 fariam, ao ver isso, seria parar de comprar de nós para comprar de outro fornecedor mais "leal".

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Responder