A Doutrina Vietcong do Exército Brasileiro.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

A Doutrina Vietcong é válida para um país como o nosso ?

Sim
20
28%
Não
22
31%
Precisa ser apenas aprimorada
29
41%
 
Total de votos: 71

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61273
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#16 Mensagem por Túlio » Ter Set 19, 2006 10:02 pm

Brasileiro escreveu:Mas quem disse que o Exército só se preocupa com guerra na Amazônia? Quem disse que a doutrina é vietcongue?
Se assim é, não é por opção, mas sim por imposição das miseráveis verbas liberadas por aqueles BURROS-BUNDÕES-INCOMPETENTES que tem lá em Brasília.
Isso é um absurdo. O Exército se preocupa com todas as formas de combate imagináveis por aqui, pena que o governo não vê isso e não ajuda.
As fronteiras da amazônia são justamente as mais desguarnecidas do país!
Estou até sem vontade de responder esse tópico....


abraços]


E eu estava até sem vontade de LER teu post, por ser extremamente desagradável.

Queres saber por quê?

PORQUE É VERDADE, POWS!!!

Josta mesmo... :evil:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#17 Mensagem por CFB » Ter Set 19, 2006 10:03 pm

tulio escreveu:
Brasileiro escreveu:Mas quem disse que o Exército só se preocupa com guerra na Amazônia? Quem disse que a doutrina é vietcongue?
Se assim é, não é por opção, mas sim por imposição das miseráveis verbas liberadas por aqueles BURROS-BUNDÕES-INCOMPETENTES que tem lá em Brasília.
Isso é um absurdo. O Exército se preocupa com todas as formas de combate imagináveis por aqui, pena que o governo não vê isso e não ajuda.
As fronteiras da amazônia são justamente as mais desguarnecidas do país!
Estou até sem vontade de responder esse tópico....


abraços]


E eu estava até sem vontade de LER teu post, por ser extremamente desagradável.

Queres saber por quê?

PORQUE É VERDADE, POWS!!!

Josta mesmo... :evil:



HAHAHAHAHAHAAHHAA




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#18 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 19, 2006 10:04 pm

Olá

Não entendo muito de exército, mas pelo que aprendo com os colegas que entendem (e fazem parte dele), eu acho que há um certo exagero em chamar de vietcong a dountrina do exército na Amazônia... acho que seria o mesmo que chamar qualquer guerra de resistência urbana de Hezbolla...

O Vietnã aconteceu a mais de 30 anos atrás e acho que não temos um exército de 30 anos atrás.

Se a doutrina de defesa da amazonia contra um agressor muito bem armado (eu só conheço um :? ) é/foi "baseada" no que aconteceu no Vietnã( :?: )... isso é muito distante de "ser" um Vietnã.

Para quem pensa que S-400/300 da vida resolvem o problema a má notícia é que somente 2 ou no máximo 3 países no mundo poderiam se opor ao poderio da maior potência em um enfrentamento 1-1 (é claro que isso é um absurdo sem tamanho :wink: pq a maior potência nunca 'joga sozinha'). E certamente todos os outros usuários desse tipo de míssil assim como Patriot, etc tem que torcer para não brigar com "cachorro grande". :?

Para que a compra de um míssil desse tenha algum valor (se é que tem), tem que haver um investimento enoooooorme em infra-estrutura (radares, número de mísseis, integração com os nossos atuais radares, etc) que honestamente não faz sentido... Se esse dinheiro todo existir tem é que ser investido em tropas e equipamentos para os soldados e outras coisas...

E no fim das contas... a não ser que tenhamos um número significativo de lançadores e meios de detecção... esse tipo de solução é ínutil... pois o retorno (aviões abatidos) será pequeno quando comparado ao tamanho do exército opositor.

E se não ouver um investimento pesado em infra-estrutura para um troço desse, vai ser mais um elefante branco.

Só meu 1 cent pq eu realmente só aprendo no que diz respeito à exército :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#19 Mensagem por Piffer » Ter Set 19, 2006 10:19 pm

Vamos esclarecer algumas coisas:

O EB trabalha com duas doutrinas básicas: a Delta e a Gama. Cada uma tem suas variações para diferentes cenários e inimigos.

A Doutrina Delta é para ser empregada no combate regular em todo o território brasileiro, exceto a Amazônia. É o combate "regular" (entre aspas mesmo, depois explico porque), com CC, helicópteros, manobras de grandes unidades e toda a parafernália que conhecemos.

Os princípios básicos (bem básicos mesmo) da Doutrina Delta podem ser vistos aqui: http://www.exercito.gov.br/NE/2005/12/1 ... /10266.pdf

A Doutrina Gama é para o combate na Amazônia. Eu deixei o regular entre aspas lá em cima, pois o combate na Amazônia também é um combate regular e não uma guerra de guerrilha, como se apregoa.

Ele se caracteriza por uma enorme descentralização das ações, baseadas normalmente no nível subunidade, com meios alternativos de comunicações e logística.

O combate é com os soldados fardados, com armamento e equipamento regular do EB e não todos sumirem no meio do mato e cada um faz o que quer e do jeito que quiser como células de guerrilha.

Se a idéia é fazer um paralelo, que seja com o Exército do Vietnã do Norte e não com os vietcongs.

Abraços,




Carpe noctem!
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#20 Mensagem por jauro » Ter Set 19, 2006 10:44 pm

Piffer escreveu:Vamos esclarecer algumas coisas:

O EB trabalha com duas doutrinas básicas: a Delta e a Gama. Cada uma tem suas variações para diferentes cenários e inimigos.

A Doutrina Delta é para ser empregada no combate regular em todo o território brasileiro, exceto a Amazônia. É o combate "regular" (entre aspas mesmo, depois explico porque), com CC, helicópteros, manobras de grandes unidades e toda a parafernália que conhecemos.

Os princípios básicos (bem básicos mesmo) da Doutrina Delta podem ser vistos aqui: http://www.exercito.gov.br/NE/2005/12/1 ... /10266.pdf

A Doutrina Gama é para o combate na Amazônia. Eu deixei o regular entre aspas lá em cima, pois o combate na Amazônia também é um combate regular e não uma guerra de guerrilha, como se apregoa.

Ele se caracteriza por uma enorme descentralização das ações, baseadas normalmente no nível subunidade, com meios alternativos de comunicações e logística.

O combate é com os soldados fardados, com armamento e equipamento regular do EB e não todos sumirem no meio do mato e cada um faz o que quer e do jeito que quiser como células de guerrilha.

Se a idéia é fazer um paralelo, que seja com o Exército do Vietnã do Norte e não com os vietcongs.

Abraços,


Valeu PIFFER!
Grande explicação.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61273
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#21 Mensagem por Túlio » Ter Set 19, 2006 11:57 pm

É, o Capitão matou a pau MESMO!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Franz
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Set 19, 2006 10:04 pm
Localização: Jaragua do Sul, SC

#22 Mensagem por Franz » Qua Set 20, 2006 3:31 pm

Sou novo por aqui e estou achando o nível das disussões excelente.
Ref. ao comentário do Cap. Piffer: veleu pelo esclarecimento.




cebola
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 254
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 2:29 pm

#23 Mensagem por cebola » Qua Set 20, 2006 6:12 pm

Independente da doutrina a ser usada, se não contarmos com 180 caças pesados não temos como nos defender.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9366
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

#24 Mensagem por Brasileiro » Qua Set 20, 2006 6:28 pm

Independente da doutrina a ser usada, se não contarmos com 180 caças pesados não temos como nos defender.

Depende de qual for o adversário!
Aqui na américa do sul, para se defender, cerca de 40 caças no estado da arte (F-16 da versão Chilena, Mirage 2000-5, EF, Rafale)e armados dão conta de qualquer ameaça.
Agora se você está falando de guerra contra Inglaterra ou França, uns 100 seguram a barra.
Agora se você está falando de guerra contra os EUA ou Rússia (sem a OTAN), você precisa de no mínimo uns 300 caças no estado da arte e com grande disponibilidade para ter um páreo duro.


abraços]




Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

#25 Mensagem por Delta Dagger » Qua Set 20, 2006 9:07 pm

Piffer escreveu:
Se a idéia é fazer um paralelo, que seja com o Exército do Vietnã do Norte e não com os vietcongs.

Abraços,


Gostaria de saber se a doutrina Gama do EB prevê a utilização na Amazônia de um sistema a exemplo dos tuneis e quarteis subterrâneos do Exército do Vietnam do Norte. Sistema muito eficiente por sinal.




Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#26 Mensagem por Piffer » Qua Set 20, 2006 9:29 pm

Não sei. Eu sei que são usados suprimentos enterrados em cachês (comida, munição, etc), mas nunca servi na Amazônia e meus conhecimentos são parcos.

Mas instalações enterradas são comuns, não só na Amazônia. Túneis já são uma coisa mais elucubrada, que não faz parte da nossa cultura.

Abraços,




Carpe noctem!
cebola
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 254
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 2:29 pm

#27 Mensagem por cebola » Qui Set 21, 2006 9:31 am

Brasileiro, pelo rumo que as coisas estão tomando hoje no mundo acho que deveriamos nos preocupar muito mais com a China do que com os EUA.
Quando falei em 180 caças estava pensando nos chineses.
Acho improvável(não impossível), uma invasão norte-americana na Amazônia.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

A Dout VIETCONG do EB.

#28 Mensagem por jauro » Qui Set 21, 2006 12:22 pm

cebola escreveu:Brasileiro, pelo rumo que as coisas estão tomando hoje no mundo acho que deveriamos nos preocupar muito mais com a China do que com os EUA.
Quando falei em 180 caças estava pensando nos chineses.
Acho improvável(não impossível), uma invasão norte-americana na Amazônia.


PREGUNTO:
Onde seria o desembarque do grosso das tropas da Força Invasora, caso o objetivo fosse a Amazônia ou parte dela?




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#29 Mensagem por talharim » Qui Set 21, 2006 1:50 pm

jauro escreveu :
PREGUNTO:
Onde seria o desembarque do grosso das tropas da Força Invasora, caso o objetivo fosse a Amazônia ou parte dela?


Eu imagino que a Ilha de Marajó.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#30 Mensagem por CFB » Qui Set 21, 2006 4:22 pm

talharim escreveu:jauro escreveu :
PREGUNTO:
Onde seria o desembarque do grosso das tropas da Força Invasora, caso o objetivo fosse a Amazônia ou parte dela?


Eu imagino que a Ilha de Marajó.


Realmente fica mtttt perto de Belem, o q dificulta a nossa situação, mas pra domina o resto, a força invasora precisaria ir p/ o continente, ai cabe a nos bloquear os seus meios de suprimentos e reconquistarmos a ilha




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Responder