Portugal e Brasil, Linguistica.

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3020 vezes
Agradeceram: 2719 vezes

#16 Mensagem por P44 » Sex Jul 21, 2006 6:35 am

Sintra escreveu:

Entrei numa mercearia, pedi 4 carcaças (pão) e de repente a senhora vinha com 4 latas de atum "Bom Petisco" nas mãos :shock:

[018]

*Turn on the news and eat their lies*
pt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#17 Mensagem por pt » Sex Jul 21, 2006 6:47 am

Pior, é levar freiras para comer no cinema :shock:
= = = =

No entanto não devemos fazer confusões sobre o que é uma língua, o que são sotaques e sobre o que é o significado que se dá às palavras.

Freiras e Pipocas são ambas palavras da língua portuguesa.
Ou seja: Por se dar um nome diferente a uma coisa, isso não implica que se esteja a falar numa lingua diferente.

Já a questão do sotaque, é outra, completamente diferente.

Muitas vezes o problema é entender os sons. Mas um sotaque não quer dizer que se fale outra língua.

= = =

Se o mundo continuar no sentido do desenvolvimento dos meios de comunicação, então dentro de 500 anos o mais provavel é que - e ao contrário do que já foi dito - a língua portuguesa acabe por ser mais homogenea que o que é hoje.

Para obter a prova, bastaria ver os milhares de mensagens deste fórum:

Alguém já deixou de entender uma mensagem por causa de ser escrita por pessoas que estão a milhares de quilometros de distância ?

O que acontece, é que o código escrito, que é a base da lingua, é basicamente o mesmo. As pequenas diferenças, como o "Facto x Fato", "Sessão x Secção" são uma consequência da separação geográfica, mas realidades como a Internet, acabam por torna-las irrelevantes.

O grande problema, está nas razões que algumas pessoas apontam para uma quantidade de alterações no português do Brasil, que infelizmente são mais resultado das dificuldades económicas que determinam o nível cultural de grandes camadas da população.

Eu já notei isso pessoalmente. Há de facto muita gente com dificuldade em entender um português a falar.
A mim já me chegaram a dizer que não entendiam nada do que eu dizia.

No entanto, isto ocorreu num primeiro contacto, porque ao fim de dois a tr~es dias, qualquer brasileiro se habitua às formas e aos sons, e começa a raciocinar automaticamente e a entender sem qualquer dificuldade.

Aliás, da mesma maneira que os portugueses entendem brasileiros do nordeste ou do interior do Brasil. O problema tem a ver com a interpretação e descodificação inicial dos sons. Mas como a língua é a mesma, em muito pouco tempo a barreira do sotaque deixa de existir.

Pelo menos, essa é a minha experiência.

Cumprimentos

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#18 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jul 21, 2006 12:40 pm

PT:

E se reparar, quanto mais para sul, mais se comem as vogais.

No Algarve chega ser excessivo.

Mas se houver uma diferenciação ao nível da pronúncia muito grande e se essa tendência não for invertida, poderemos daqui a 100 ou mais anos ter nos Açores um dialecto diferente, que não seja exactamete o português do continente.

Imagem
pt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#19 Mensagem por pt » Sex Jul 21, 2006 1:18 pm

A tendência das línguas não é a separação.
Muito pelo contrário.

Com a proliferação dos orgãos de comunicação social, a globalização e a internet nas suas váriadas formas de comunicação, acaba destruindo as barreiras que foram criadas pela distância.

Há alguns anos, o numero de Açoreanos que falavam um português dificil de entender era muito maior que o que é hoje.
Isso acontece porque eles vêm os mesmos programas de televisão, e utilizam o mesmo código escrito.

Aliás é por esta razão que se considera que as linguas menos significativas no mundo têm tendência a acaber e a serem substituidas por um numero relativamente reduzido de linguas.

Cumprimentos

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1269 vezes
Agradeceram: 3294 vezes

#20 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jul 21, 2006 1:21 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Pronto, eu emendo:

Em algumas ilhas (são 9 ilhas nos Açores) eles falam com um sotaque tal que daqui a uns anos passa a dialecto.

Cabeça:

Tu és açoreano? :?

Não Rui, no entanto como o meu pai é terceirense, tb tenho "sangue" açoriano. Os sotaques mudam de ilha para ilha e a pior é sem dúvida a de São Miguel. Tb tenho que referir que se dissesse bem de São Miguel e das suas gentes o meu pai provavelmente espancava-me até à morte! :?

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#21 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Jul 24, 2006 10:04 am

Pôrra, o teu pai desse ser um "durão".

Já em tempos disseste que ele te darai uma tareia daquelas se tivesses ido para outro ramo que não a FAP.

Mas existem rivalidades entre os habitantes das várias ilhas?

Tenho pena de nunca ter posto os pés nos Açores (pelo menos em uma ou duas ilhas de lá) :cry:

Imagem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1269 vezes
Agradeceram: 3294 vezes

#22 Mensagem por cabeça de martelo » Seg Jul 24, 2006 10:52 am

Nã, é mais exagero do que outra coisa. Posso dizer-te que o meu pai até uma pessoa bastante afavel, simplesmente quando não gosta de uma coisa...ele realmente não gosta!
Ele não gosta de:
Exército Português;
Governo americano;
Exército Português;
gays;
Exército Português;
Corruptos;
Exército Português;
Alberto João Jardim;
Exército Português;
e outras coisas mais!

Nas ilhas a rivalidade principal é entre a ilha da Terceirta e a de São Miguel. Eles não se gramam mesmo!
Devo dizer que entre a madeira e os Açores eu prefiro mt mais os Açores. É simplesmente lindo! Tens que ir.

PS: já referi que o meu pai não gosta do Exército Português?!

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#23 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Jul 24, 2006 10:58 am

PS: já referi que o meu pai não gosta do Exército Português?!

Acho que sim [082]

Imagem
Responder