caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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#16 Mensagem por Pablo Maica » Qua Jun 14, 2006 12:22 pm

Aqui em Santa Maria praticamente só se vê estes novos caminhões mercedes, ainda existem alguns engesa, mas bem poucos, e é visivel a diferença entre eles e os mercedes civis, eles são um pouco mais altos em função da suspenção modificada e como disse o Guerra a carroceria tambem é reforçada.


Um abraço e t+ :D




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#17 Mensagem por Guerra » Qua Jun 14, 2006 2:11 pm

Guilherme escreveu:Eu vi 3 caminhões da Mercedes-Benz saindo da Beira-Mar Norte e dirigindo-se para a 14a. Brigada, aqui em Florianópolis, há 4 ou 5 anos atrás. Eram modelos recentes e a pintura estava muito boa.



Não sei porque o pessoal tem bronca dos MB (novos). São viaturas novas, podem transportar tropas com uma relativo conforto em qualquer parte do território. Não sei o que mais pode ser adicionado numa viatura de transporte.




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#18 Mensagem por Clermont » Qua Jun 14, 2006 2:26 pm

SGT GUERRA escreveu:
Clermont escreveu:Taí, uma curiosidade sobre a infantaria motorizada. No Brasil, os caminhões de transporte ficam sob o controle de quem? Do batalhão ou da brigada?



Aos Batalhôes. Cada subunidade tem suas viaturas e são resposnsaveis pela sua manutenção de 1º escalão.


Obrigado pela resposta, Sgt Guerra.




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#19 Mensagem por Piffer » Qua Jun 14, 2006 9:42 pm

Doutrinariamente (ou TTPicamente, como se diz na ESAO), as viaturas são orgânicas dos Pelotões de Fuzileiros.

Como na prática, isso é inviável (nenhum batalhão tem todas as viaturas previstas), eles ficam centralizadas nas companhias ou mesmo no batalhão.

Na verdade, a infantaria motorizada é uma fórmula ultrapassada (na verdade é uma infantaria a pé, porque ninguém combate em cima de caminhões). A idéia do Exército é criar unidades de infantaria mecanizada para substituir até mesmo a infantaria blindada.

Abraços,




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#20 Mensagem por Guerra » Sáb Jun 17, 2006 7:49 pm

Piffer escreveu:Doutrinariamente (ou TTPicamente, como se diz na ESAO), as viaturas são orgânicas dos Pelotões de Fuzileiros.

Como na prática, isso é inviável (nenhum batalhão tem todas as viaturas previstas), eles ficam centralizadas nas companhias ou mesmo no batalhão.

Na verdade, a infantaria motorizada é uma fórmula ultrapassada (na verdade é uma infantaria a pé, porque ninguém combate em cima de caminhões). A idéia do Exército é criar unidades de infantaria mecanizada para substituir até mesmo a infantaria blindada.

Abraços,


Piffer, o Urutu modernizado seria a opção para as tropas mecanizadas? Voce esta sabendo de alguma coisa?
Como assim substituir a infantaria blindada? Substituir por quem?




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#21 Mensagem por Piffer » Sáb Jun 17, 2006 8:24 pm

O emprego da infantaria mecanizada é bem semelhante ao da infantaria blindada, porém com um poder de fogo e velocidade maiores. Podem ser usados carros sobre rodas (Urutu ou seu sucessor) ou lagartas (M113).

A diferença é que teremos CC orgânicos nas Cia Fuz: 3 Pel Fuz Mec e 1 Pel CC ou senão 2 de cada, além do Pel Ap

Claro que isso é estudo; não sei de projetos concretos. Mas é comum o EB estudar nas escolas e depois de algum tempo criar unidades assim. Foi assim com a Aviação, com a Infantaria Leve, com a GE. Deve ser com as unidades Mec também.

Essa integração Inf/CC pode ser no nível unidade, com Cias Fuz e Esqd CC ou no nível SU, como o que eu citei acima e que é o mais aceito. Outra coisa interessante é que nas unidades mecanizadas é mais comum trabalhar com quatro peças de manobra, ao invés de três, como estamos acostumados.

Abraços,




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#22 Mensagem por Guerra » Sáb Jun 17, 2006 8:39 pm

Piffer escreveu:O emprego da infantaria mecanizada é bem semelhante ao da infantaria blindada, porém com um poder de fogo e velocidade maiores. Podem ser usados carros sobre rodas (Urutu ou seu sucessor) ou lagartas (M113).

A diferença é que teremos CC orgânicos nas Cia Fuz: 3 Pel Fuz Mec e 1 Pel CC ou senão 2 de cada, além do Pel Ap

Claro que isso é estudo; não sei de projetos concretos. Mas é comum o EB estudar nas escolas e depois de algum tempo criar unidades assim. Foi assim com a Aviação, com a Infantaria Leve, com a GE. Deve ser com as unidades Mec também.

Essa integração Inf/CC pode ser no nível unidade, com Cias Fuz e Esqd CC ou no nível SU, como o que eu citei acima e que é o mais aceito. Outra coisa interessante é que nas unidades mecanizadas é mais comum trabalhar com quatro peças de manobra, ao invés de três, como estamos acostumados.

Abraços,


Piffer, isso já esta em fase de implantação nas duas brigadas blindadas. Essas já são quartenáiras (com 2 RCC e 2 BIB). As unidades (BIB e RCC) também já são quatrenárias.
Dizem que futurtamente (devido a problemas de logistica), havera uma troca de subunidades dentro da brigada, cada BIB vai receber um esquadrão dos RCC, e os RCC uma cia de Fzo dos BIB.

E quanto as unidade motorizadas, voce sabe se o urutu pode ser a VBTp dessas unidades se essas trasnformarem em mecanizadas?




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#23 Mensagem por Piffer » Sáb Jun 17, 2006 9:24 pm

Pois é... Das brigadas eu estou sabendo. Mas nesse nível não ocorre a integração que as unidades Mec usam. Tem que ser no nível U ou SU.

Quanto ao futuro das unidades Mtz, eu não sei de nada. É certo que é uma fórmula ultrapassada, mas não sei de nenhum projeto para mudá-las.




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#24 Mensagem por faterra » Sáb Jun 17, 2006 11:17 pm

A MOTOMECANIZAÇÃO NO EXÉRCITO BRASILEIRO
UM BREVE HISTÓRICO


http://www.defesa.ufjf.br/fts/MOTOMECANIZA%C7%C3O.pdf

http://www.defesa.ufjf.br/fts/DC4.pdf




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#25 Mensagem por faterra » Sáb Jun 17, 2006 11:32 pm

A LOGÍSTICA NA GUERRA DO GOLFO

Na Conclusão um breve comparativo entre a Logística do US Army e do EB.

http://www.segurancaedefesa.com/log_golfo.html




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#26 Mensagem por faterra » Dom Jun 18, 2006 8:27 pm

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TnE 1t 4x4 M-601
Classificação: Transporte não especializado
Fabricante: Dodge
Destino: Transporte de pessoal e carga
Nome Vulgar: Dodge M-601
Foto: via Luiz Eduardo Parreira


Imagem
1 1/2t 4x4 Chevrolet
Classificação: Transporte Não Especializado
Fabricante: Chevrolet
Destino: Transporte de pessoal e/ou carga.
Nome Vulgar:Chevrolet 4x4
Foto: Paulo Márcio Leal de Menezes


Imagem
2 1/2t 6x6 GMC Cabine Fechada
Classificação: Transporte não Especializado.
Fabricante: General Motors Truck & Coach.
Destino: Transporte de pessoal e/ou carga
Nome Vulgar: GMC cabine fechada
Foto: Serviço Cinefotográfico do Exército




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#27 Mensagem por faterra » Dom Jun 18, 2006 8:32 pm

Imagem
2 1/2t 6x6 GMC Cabine Aberta
Classificação: Transporte não Especializado.
Fabricante: General Motors Truck & Coach.
Destino: Transporte de pessoal e/ou carga
Nome Vulgar: GMC cabine aberta
Foto: Serviço Cinefotográfico do Exército


Imagem
2 1/2t 6x6 GMC Holofote
Classificação: Transporte não Especializado.
Fabricante: General Motors Truck & Coach.
Destino: Iluminação Aérea
Nome Vulgar: GMC holofote
Foto: Serviço Cinefotográfico do Exército


Imagem
2 1/2t 6x6 GMC Anti Aérea
Classificação: Transporte não Especializado.
Fabricante: General Motors Truck & Coach.
Destino: Anti Aérea
Nome Vulgar: GMC AA
Foto: Serviço Cinefotográfico do Exército




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#28 Mensagem por faterra » Dom Jun 18, 2006 8:37 pm

Imagem
2 1/2 6x6 M-34
Classificação: Transporte não especializado
Fabricante: REO Truck Adv.
Destino: Trasnporte de pessoal e/ou carga
Nome Vulgar: REO M-34
Fotos: José Robalinho Neto


Imagem
2 1/2 6x6 M-35
Classificação: Transporte não especializado
Fabricante: REO Truck Adv.
Destino: Trasnporte de pessoal e/ou carga
Nome Vulgar: REO M-35
Foto: Sérgio Lins Miguel Augusto


Imagem
TNE 2 1/2t 6x6 LG 1213/36
Classificação: Transporte não Especializado
Fabricante:Mercedes Benz do Brasil
Destino: Transporte de carga e/ou pessoal
Nome Vulgar: LG 1213
Foto: Sérgio Lins Miguel Augusto




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#29 Mensagem por faterra » Dom Jun 18, 2006 8:42 pm

Imagem
2 1/2 6x6 M-47
Classificação: Transporte não especializado
Fabricante: REO Truck Adv.
Destino: Trasnporte de carga basculável ou pessoal
Nome Vulgar: Basculante REO M-47
Foto: Sérgio Lins Miguel Augusto


Imagem
TNE 5t 6x6 MB 1519
Classificação: Transporte não Especializado
Fabricante:Mercedes Benz do Brasil
Destino: Transporte de carga e/ou pessoal
Nome Vulgar: 1519 Engesa
Foto: via Ismael Grynza




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#30 Mensagem por faterra » Dom Jun 18, 2006 8:44 pm

Imagem
1/4t 4x4 Jeep Bombeiro
Classificação: Transporte não Especializado
Fabricante: Ford Willys-Overland, Motor Co.
Destino: Unidades de Incêncio
Nome Vulgar: Carro Bombeiro
Fotos: Cesar do Rosario Ferreira


Imagem
1/4t 4x4 M-38 A1C
Classificação: Transporte Especializado
Fabricante: Ford do Brasil.
Destino: Receber e transportar canhão sem recuo
Nome Vulgar: Jeep c/canhão sem recuo M38 A1C
Foto: via Ismael Grynza


Imagem
1/4t 4x4 M151 A1C
Classificação: Transporte Especializado
Fabricante: Ford.
Destino: Receber e transportar canhão sem recuo
Nome Vulgar: Jeep c/canhão sem recuo M151 A1C
Foto: via Ismael Grynza




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