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Enviado: Ter Dez 09, 2003 10:24 pm
por Slip Junior
Adorei a pintura! Ficou muito legal!
Sobre a utilização dos F-5 nas unidades Agressor, acredito que muitos ainda continuam em uso nessa função, uma vez que me lembro de ter lido a algum tempo átras que a USN (que utiliza os F-16N) tinha detectado várias falhas na estrutura dos seus F-16's decorrentes da utilização continua dessas aeronaves em simulações de dogfight. Além do mais, para que ficar gastando bilhões de dólares para se trocar o F-5 por F-16 sendo que eles são somente utilizados para treinamento de dogfight?!

Abraços

...

Enviado: Qua Dez 10, 2003 12:34 am
por Super Flanker
Qual vai ser o proximo exercico aéreo? Ai da pra saber como que a gente esta se dando com o "novo" caça.

Flows.

Enviado: Qua Dez 10, 2003 12:41 pm
por Pablo Maica
acho q exercício com o F-5 BR operacional só no ano q vem

Um abraço e t+ :D

Enviado: Qua Dez 10, 2003 4:46 pm
por Plinio Jr
Olá pessoal...

Acho que somente em 2005 poderemos ver os F-5 modernizados em ação, a versão mono irá voar ou neste final de dezembro ou começo de janeiro, acredito que todo o ano de 2004 serão feitos voôs e ensaios p/ checagem e homologação, as unidades da FAB devem receber estes aviões somente em 2005.

Quanto a nova pintura eu achei legal, mas não apropriada p/ este avião. cujas funções prioritárias são de superioridade aérea e interceptação, esta nova pintura ficou ótima p/ os A-1 e ALXs, talvez os modelos F dos Tiger II que são utilizados em treinamento sejão padronizados com estas novas pinturas nos ALX de treinamento.

Ainda gostaria de salientar que não basta novos aviônicos e pintura, estas aeronaves necessitam de novos armamentos, sejam ar-ar ou munição inteligente p/ ataques ao solo, total disponibilidade em termos de manutenção e tbm pilotos qualificados e com uma carga de horas de treinamento adequadas.

Abraços

Plinio

Enviado: Qui Dez 11, 2003 11:45 am
por Slip Junior
Plinio,

Uma vez que na América Latina o número de sistemas anti-aéreos é pequeno, a maioria de aeronaves são operaradas em baixas altitudes o que justifica a utiliação do tal esquema. Mesmo em missões de defesa aérea, os F-5`s quando apoiados por aeronaves R-99 poderiam voar a altitudes menores uma vez que assim não precisariam estar mais alto para ter uma melhor cobertura radar da área já que estariam recebendo os dados fornecidos pelo R-99A e tb poderiam assim surpreender qualquer intruso.

A respeito dos armamentos, concordo plenamente com sua colocação e espere que isso já esteja sendo providenciado.

Abraços

Enviado: Qui Dez 11, 2003 8:19 pm
por Malandro
Slip Junior escreveu:Plinio,

Uma vez que na América Latina o número de sistemas anti-aéreos é pequeno, a maioria de aeronaves são operaradas em baixas altitudes o que justifica a utiliação do tal esquema. Mesmo em missões de defesa aérea, os F-5`s quando apoiados por aeronaves R-99 poderiam voar a altitudes menores uma vez que assim não precisariam estar mais alto para ter uma melhor cobertura radar da área já que estariam recebendo os dados fornecidos pelo R-99A e tb poderiam assim surpreender qualquer intruso.

A respeito dos armamentos, concordo plenamente com sua colocação e espere que isso já esteja sendo providenciado.

Abraços



Er... perdoe minha ignorância mas o fato de na AL não ter justamente muitos SAMS não justificaria a possibilidade de se efetuar voos mais alots poupando combustível?

Enviado: Qui Dez 11, 2003 9:53 pm
por Marechal-do-ar
Malandro escreveu:Er... perdoe minha ignorância mas o fato de na AL não ter justamente muitos SAMS não justificaria a possibilidade de se efetuar voos mais alots poupando combustível?

Malandro, as SAMS são para defesa a baixa altitude, a grande altitude se usa caças como o Mig 29, por quase não ter SAMS na América do Sul a defesa aérea é feita por aeronaves que tem dificultade de encontrar alvos a baixas altitudes, entendeu?

Enviado: Qui Dez 11, 2003 10:06 pm
por VICTOR
Não necessariamente. Existem SAMs de grande altitude, por exemplo o velhíssimo SA-2 Guideline, ou o espetacular S-300. Ambos são capazes de atingir alvos a até 30km de altitude (90000 pés), altitude maior que o teto de serviço do Fulcrum por exemplo.

Acho que o Slip quis dizer mesmo sistemas de baixa altitude, como AAA e MANPADS, são raros por aqui, então os F-5 podem operar a baixa altura.
Se esse tipo de ameaça fosse mais freqüente, então eles teriam que ir para média altitude, usada por exemplo na Allied Force (Kosovo).

Enviado: Qui Dez 11, 2003 11:42 pm
por Marechal-do-ar
Até acerta a 30km de altura mas a que distância? Um simples desenho prova que quanto maior a alitude do caça menor o alcancec efetivo da SAM.

Enviado: Sex Dez 12, 2003 12:28 am
por VICTOR
Não.

Mesmo a grande altitude, sobra alcance para sistemas como o S-300, com alcance que chega a 200km na versão PMU1.

E um sistema como o S-400 chega a ser chamado de "Anti-AWACS" justamente por ter um alcance de 400km e poder atingir facilmente um AWACS na altitude de serviço dele, 33000ft ou 10km.

Enviado: Seg Fev 23, 2004 3:20 pm
por Naval
As negociações com a Suíça não firmaram, então alguém sabe dizer qual os outros países que a FAB mantém contato para adquirir os outros F5 que faltam??

Enviado: Dom Mai 09, 2004 11:50 am
por Fox
Mais 3 fotos do F-5FM.

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Enviado: Seg Mai 10, 2004 12:49 am
por Vinicius Pimenta
Bem legal esse padrão de pintura.

Enviado: Seg Mai 10, 2004 12:38 pm
por Morcego
essa nova pintura ficou muito bonita mesmo, resta saber se vamos ver mais esse projeto parado pra comprar cesta basica para desocupado

...

Enviado: Dom Mai 16, 2004 6:47 pm
por Super Flanker
Alguém sabe como anda o projeto do F-5 M?
Já foi pro saco de novo?


Falow.