Portugal vende 12 aviões F16

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#16 Mensagem por old » Qua Jun 07, 2006 8:23 am

Yo creo que al final no los venden, seguro que dentro de poco sale una noticia diciendo lo contrario o que compran mas F16 o que entran en el consorcio JFS o que adquieren F22, o Typhoons, o que ya no quieren los C295 etc etc

Un saludo comañeros :wink:




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#17 Mensagem por Sideshow » Qua Jun 07, 2006 8:28 am

Rui Elias Maltez escreveu:Sideshow:

E o Uruguai teria dinheiro para os pagar?

Só se em jeito de promoção, na compra dos F-16, oferecermos as 2 João Belo que eles querem.

Mas da maneira que o nosso governo é errático, na volta ainda se engana, e vende-os ao Evo boliviano :mrgreen:


Eu não sei, mas com a situação esquentando com a Argentina quem sabe eles não poderiam fazer um esforço.




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#18 Mensagem por Sideshow » Qua Jun 07, 2006 8:30 am

old escreveu:Yo creo que al final no los venden, seguro que dentro de poco sale una noticia diciendo lo contrario o que compran mas F16 o que entran en el consorcio JFS o que adquieren F22, o Typhoons, o que ya no quieren los C295 etc etc

Un saludo comañeros :wink:


Pow até os espanhois estão fazendo piada com Portugal.

O que aconteceu com o poderoso Império Português??




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A-29
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#19 Mensagem por A-29 » Qua Jun 07, 2006 8:50 am

Ei Side!

acho que o Uruguai não tem condições de operar os F-16. Comenta-se que tentariam trocar seus Dragonfly por outro caça subsônico barato ou mesmo por turbohélices como o ALX.




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#20 Mensagem por Sideshow » Qua Jun 07, 2006 9:05 am

A-29 escreveu:Ei Side!

acho que o Uruguai não tem condições de operar os F-16. Comenta-se que tentariam trocar seus Dragonfly por outro caça subsônico barato ou mesmo por turbohélices como o ALX.


Normalmente não, mas com a Argentina enchendo o saco por causa das fabricas de Celulose quem sabe....




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Degan
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#21 Mensagem por Degan » Qua Jun 07, 2006 9:15 am

O Uruguai tem boas relações com os EUA, eu não vejo problema na compra dos F-16.


Uruguay nunca ha tenido aviones Jet supersónicos. Esa capacidad significa masivas inversiones en sus bases aéreas (pistas, sistemas de seguridad y control de vuelo) y en su capacidad de soporte y logística, además de tener que preparar cuadros completos de personal…..
Mejor sería que la MB les vendiera sus A-4 sin modernizar….

Para os países europeus tem F-16 mais modernos dos estoques americanos.


Lo más moderno que tiene USA en AMARC son F-16 Block42….que serán vendidos a clientes de una larga lista de prioridades anteriores, ademása, no aportan muchas ventajas respecto a un F-16MLU…
Otra cosa es comprar esos Block42 y hacerles el upgrade CCIP, pero eso no tiene nada de “compra de oportunidad”…

Eu continuo querendo ver F-16 na FAU.


Se verían mejor como primer reemplazo de ciertos M2kC… :wink:

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#22 Mensagem por Sideshow » Qua Jun 07, 2006 9:19 am

Degan escreveu:
Se verían mejor como primer reemplazo de ciertos M2kC… :wink:

Saludos cordiales,


Concordo 100%. Sou mais F-16MLU 8-]




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Luís Henrique
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#23 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jun 07, 2006 9:27 am

Normalmente não, mas com a Argentina enchendo o saco por causa das fabricas de Celulose quem sabe....


Concordo plenamente.

Na última revista aero magazine tem uma pergunta sobre o FX brasileiro. A resposta da revista é que o FX acontecerá o quanto antes segundo o comandante da aeronáutica. Disse que o único competidor que permanecerá será o Su-35 mas que talez terá TVC (Su-37). Fala dos outros participantes, Rafale, EF e F-35 e diz que será levado em conta a opção que oferecer a melhor proposta de transferência de tecnologia para que os aviões de caça sejam produzidos no país.

No final do texto eles falam que devido as novas tensões no continente sul americano (mudança na geopolítica) a FAB talvez compre aeronaves mais rapidamente sem licitação, de forma direta, adiando um pouco mais o FX.

Na minha opinião, com as tensões todas no continente, o Chile se armando, o Peru querendo seguir o mesmo caminho, o Chaves partindo para aeronaves russas, o Brasil também aumentara o poder aéreo.

Seja na aquisição de + aeronaves F-5M ou em uma outra aeronave (M2000 modernizada). Ou até mesmo ambas.

Creio que o interesse da FAB em 2 esquadrões no norte permanece, mas talvez, também exista a necessidade de reforçar o Sul/Sudeste. Desta forma, 25 F-5M para o Sul/Sudeste e uma solução de M2000 para a Amazônia pode até acontecer.

Ficariamos bem servidos e o custo seria muito menor que a de um novo FX.

36 M2000-5mk2
80 F-5M
53 A-1M

12 M2k5 no norte da Amazônia
12 M2k5 no sul da Amazônia
12 M2k5 em Anápolis

12 F-5F no nordeste
68 F-5M no Sul / Sudeste
53 A-1M no Sul / Sudeste

O custo seria da aquisição de 24 M2000, modernização de 36 M2000 para o padrão -5Mk2, aquisição de 25 F-5 e a modernização para o padrão F-5M.

O custo total das aquisições e modernizações para os M2000 seria de U$ 660 mi, para os F-5M seria de U$ 220 mi.
O custo total seria de U$ 880 mi.




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#24 Mensagem por Sideshow » Qua Jun 07, 2006 9:37 am

Pois é Luís Henrique, eu postei uma notícia em outro tópico em que o Chavez fala que em Julho chegam os primeiros SU-30.


Se tratando do Chavez eu quero ver primeiro.......




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#25 Mensagem por P44 » Qua Jun 07, 2006 9:44 am

Sideshow escreveu:Pois é Luís Henrique, eu postei uma notícia em outro tópico em que o Chavez fala que em Julho chegam os primeiros SU-30.


Se tratando do Chavez eu quero ver primeiro.......


A escola Chavista tem bons alunos em Portugal :mrgreen:

Cá a gente tb só acredita quando vê :wink:

old escreveu:Yo creo que al final no los venden, seguro que dentro de poco sale una noticia diciendo lo contrario o que compran mas F16 o que entran en el consorcio JFS o que adquieren F22, o Typhoons, o que ya no quieren los C295 etc etc

Un saludo comañeros :wink:


Tirando um sarro, como diz o Brasileiro, hein? 8-] :lol:




Triste sina ter nascido português 👎
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#26 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Jun 07, 2006 10:05 am

Old:

Yo creo que al final no los venden, seguro que dentro de poco sale una noticia diciendo lo contrario o que compran mas F16 o que entran en el consorcio JFS o que adquieren F22, o Typhoons, o que ya no quieren los C295 etc etc

Un saludo comañeros :wink:


Provavelmente até acontecerá que não os vendam.

Afinal a venda será para 2011, e até lá o governo será outro, o programa MLU demorará mais uns 5 ou mais anos, a LPM será revista daqui a 3 ou 4 anos, e até lá outras decisões poderão ser tomadas.

Pode ser que acabemos por ficar como até aqui, mas trocar até lá os F-16 por outros caças mais avançados/modernos, acho que nunca.




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#27 Mensagem por Charlie Golf » Qua Jun 07, 2006 3:01 pm

Os 12 F-16 que Portugal irá vender após a sua modernização (portanto, o "Mid-Life Update") têm somente como alvo aliados e futuros parceiros europeus da Aliança Atlântica. Isso é quase um dado adquirido e eu estou convicto que candidatos não faltarão como, por exemplo, a Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Croácia, Macedónia, algum dos estados bálticos porventura, etc, etc.




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

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#28 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jun 07, 2006 7:00 pm

Isso é quase um dado adquirido e eu estou convicto que candidatos não faltarão como, por exemplo, a Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Croácia, Macedónia, algum dos estados bálticos porventura, etc, etc.

Podem acrescentar o Paquistão, estão com verbas liberadas para compra de F-16MLU disponíveis no mercado...

Se tratando do Chavez eu quero ver primeiro.......

Com certeza....




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#29 Mensagem por Sintra » Qua Jun 07, 2006 7:12 pm

Charlie Golf escreveu:Os 12 F-16 que Portugal irá vender após a sua modernização (portanto, o "Mid-Life Update") têm somente como alvo aliados e futuros parceiros europeus da Aliança Atlântica. Isso é quase um dado adquirido e eu estou convicto que candidatos não faltarão como, por exemplo, a Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Croácia, Macedónia, algum dos estados bálticos porventura, etc, etc.


Claro, claro, vamos lá descontar as ofertas Belgas, Holandesas, Americanas de f16 em segunda mão, os 70 gripens Suecos e outras coisas quaisquer que venham a ser colocados no mercado nos próximos cinco anos... O mercado de caças em segunda mão está CHEIO e ainda arrisca-se a ficar pior no espaço de tempo de cinco anos :shock:
E se a isto juntarmos o valor que o ministro quer por cada um deles, 15 milhões de euros, quando os Chilenos acabaram de pagar 10 milhões por f16 mlu aos Holandeses...
Os estados balticos teriam de ser completamente malucos para passarem ao lado da oferta que a Suecia lhes fez de Gripens de graça, a Eslováquia tem um muito especial pais na sua fronteira chamado a Republica Checa que acabou de adquirir... Gripens, somando 1+1 dá, normalmente, 2, a Romenia estava em negociações por f16 com... Israel, não estou a ver a Croacia a ser autorizada a receber caças deste calibre antes de uns bons anos e se o for, os aparelhos chegam directamente de um sitio chamado AMARC e não de Monte Real, quanto à Macedonia e à Eslovénia, só se assaltarem um banco, se achamos que o orçamento da defesa de Portugal é pequenino, o deles é microscópico...

Saludos




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#30 Mensagem por Charlie Golf » Qua Jun 07, 2006 8:54 pm

Uma dúzia de F-16, elevados ao último padrão MLU e ainda para mais depois de sofrerem os reforços estruturais Falcon UP e Falcon STAR (habilitando-os assim a mais 8000 horas de voo ou 20 anos de operação), dificilmente serão de descartar. Das OGMA sairão doze caças praticamente como novos e prontos a operar; isto não é atraente?

Quanto ao potencial cliente, a mais forte possibilidade reside em vendê-los a aliados europeus. Mas isso não significa, por exemplo, que os MLU não possam vir a ser vendidos a países como a Jordânia ou Paquistão. Como os Estados Unidos consideram estes dois estados grande aliados fora da NATO, é bem possível que tal aconteça já que a venda destas aeronaves estará sempre sujeita à aprovação prévia norte-americana.

Em relação aos exemplos que desfiou a nível das forças aéreas europeias, obrigado pela lição colega Sintra mas já a tinha bem estudada. E acredite numa coisa: nem tudo é tão linear como descreveu. Esqueceu-se de inserir nessa sua equação a vertente política da questão. 8-]




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

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