F22 Raptor ¿fracaso?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#16 Mensagem por Penguin » Qui Mai 18, 2006 6:53 pm

So relembrando a genese do F-22, ele foi avaliado (contra o F-23) em voo antes de ser selecionado. A USAF sabia muito bem o que estava comprando e que potencial teria.

Li em um livro de Tom Clancy (nao ficcao) que ambas atendiam aos requisitos, porem o F-22 era mais agil e foi escolhido. Tb ha a explicacao de beneficiar a Lockheed Martin como o principal fornecedor do programa. Provavelmente os dois fatores tenham pesado.




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Túlio
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#17 Mensagem por Túlio » Qui Mai 18, 2006 11:16 pm

Na boa, me pagar que o F22 é josta tá meio que brabo...
Só falta dizer que o Sucatão é mais caça... 8-]




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#18 Mensagem por Pablo Maica » Qui Mai 18, 2006 11:48 pm

É ruim de pagar que o sucatão é um caça isso sim! :lol:


Um abraço e t+ :D




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#19 Mensagem por old » Sex Mai 19, 2006 5:23 am

80 vao ser o orderem inicial. Depois um tempo vao subtituir todos os F-15C/D com o F-22. Com mais avioes fabricados o preco de cada um baixa. Realmente nao custa 300 milhoes cada um, naquela preco esta incluido o preco de "Reaserch and Development." Para realmente fabricar um F-22 custa alguns 100 milhoes USD.


Mesmo assim 12 F-22 podem derrobar 50 EFA, Rafael, Su-qual quer coisa, ect. Aquelas cacas nem podem superar todas as capacidades de nossas cacas da quarta geracao.


12 F22 no podrian con 50 EFAs-o Rafale o Su35/37 , eso es una exageracion. Quiza la proporcion sea 1,5 Efa x 1 F22 y dependiendo mucho de las circunstancias, pero mucho.
De todas formas el dia que se haga un combate simulado entre un F22 y una aeronave no americana hablamos :wink: Porque segun parece el Raptor es menos agil de lo que parece y menos furtivo de lo que presume



The set of requirements were (predictably) too ambitious to be met. A cost limit placed on each aircraft
was $35M, to purchase a fleet of 750 to 800 aircraft for $
40B.


Despite an increase of funding from
$40B to $70B, the number of purchasable aircraft fell from the initial combat need of 750 aircraft to 275
aircraft and the evidence is that it will likely drop to 180 or 150 aircraft. These


Con esos precios tan disparatados normal que reduzcan pedidos.




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#20 Mensagem por Patton » Sex Mai 19, 2006 5:36 am

12 F-22 e' mais do que suffciente para lutar contra 50 EFA. Numa batalha simulado no canal militar (The Military Channel) 1 F-22 derrobou 8 F-15Cs, sem brincadeiras.

183 F-22s e' o orderem inicial. O USAF quando recebem mais dineiro no ano fiscal de 2009 vao comprar mais.

WASHINGTON: The U.S. House is likely to approve an extra $1.4 billion this week to buy 20 Lockheed Martin Corp. F-22 fighter jets in fiscal 2007, rejecting a Pentagon plan to buy F-22 parts and build the planes the following year.The extra money for the $62.6 billion F-22 program could start a campaign for funds to buy more than the 183 airplanes the Air Force says it can now afford, the analysts said.

"The Air Force has never backed away from its official position that 381 F-22s are required to provide an adequate fighter force for the future," said Loren Thompson of the Lexington Institute. "Anything it does with regard to the F-22 is in some measure related to meeting that ultimate goal."




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#21 Mensagem por old » Sex Mai 19, 2006 7:39 am

Patton escreveu:12 F-22 e' mais do que suffciente para lutar contra 50 EFA. Numa batalha simulado no canal militar (The Military Channel) 1 F-22 derrobou 8 F-15Cs, sem brincadeiras.

183 F-22s e' o orderem inicial. O USAF quando recebem mais dineiro no ano fiscal de 2009 vao comprar mais.

WASHINGTON: The U.S. House is likely to approve an extra $1.4 billion this week to buy 20 Lockheed Martin Corp. F-22 fighter jets in fiscal 2007, rejecting a Pentagon plan to buy F-22 parts and build the planes the following year.The extra money for the $62.6 billion F-22 program could start a campaign for funds to buy more than the 183 airplanes the Air Force says it can now afford, the analysts said.

"The Air Force has never backed away from its official position that 381 F-22s are required to provide an adequate fighter force for the future," said Loren Thompson of the Lexington Institute. "Anything it does with regard to the F-22 is in some measure related to meeting that ultimate goal."



Eso no se lo cree nadie, no esta basado en ningun dato oficial. Es mas opino que uno contra uno el derribo lo haria el avion que tuviera el campo de batalla a su favor (awacs, radares aereos etc etc) maxime con el EFA portando meteors.... En dogfight el F22 caeria derribado sin remedio, ya que incluso un F15 es mas maniobrable que el nuevo y fracasado Raptor.




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#22 Mensagem por Túlio » Sex Mai 19, 2006 10:05 am

Credo, 'fracassado F22'... :roll:
Pois EU num trocaria UM ESQUADRÃO de 'fracassos' desses aí por DEZ de Typhoons, na boa.
'Ah, mas em dogfight...'
Dogfight? Isso existe ainda? Mas POWS, como é que se chega perto de um F22??? No radar do caça adversário ele só vai aparecer se o piloto ianque estiver dormindo, pois NO DO F22 o outro caça já vai estar há um tempão... E ele tem AMRAAM... :twisted:
Para mim, fracasso são os eurocanards, com o Gripen ameaçado de ir para a sucata em sua própria terra, o Rafale que ninguém quer comprar e o Typhoon, com suspeitíssimas capacidades multirole, além de custarem praticamente o mesmo que o 'fracasso ianque', são praticamente inúteis contra ele.
Na boa, no papel ou no PC é uma coisa, lá em cima, meteu com o Raptor, vai acionando o ejetor...:twisted:




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#23 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mai 19, 2006 10:20 am

Túlio, acho que o colega quis dizer que, dependendo das condições tipo: suporte de AWACS e etc, essa proporção de 5 X 1 tá furada, no que eu concordo. Temos que considerar que seria praticamente impossível um Raptor enfrentar um EF ou Rafale nas mesmas condições em que os caças americanos têm enfrentado os vetustos MIG-21 e MIG-29A. Quer dizer, estes eurocanards dificilmente serão operados por uma FAer pobre com a Etiópia, que operou com sucesso o Flanker diga-se de passagem. Estes caças atuariam com apoio de radares em terra e AWACS. Sendo assim, e como todos tem lá seu grau de furtividade, os EF e RAFALE manteriam seus radares apagados e receberiam dados do alvo via datalink de terra ou AWACS. Então, dada a furtividade destes, o combate realmente aconteceria na arena WVR, já que não se detecta um caça com RCS de menos de 1m longe. Isso apenas potentes radares em terra podem fazer. Entrando no WVR, vale manobrabilidade, HMS e IR 4º ou 5° geração. Destes aí, falta ao Raptor a supermanobrabilidade e talvez, como se tem dito, até a manobrabilidade.

Acho que vem daí a aposta russa na manobrabilidade e armas cada vez mais potentes e de maior energia.




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#24 Mensagem por Túlio » Sex Mai 19, 2006 10:42 am

Na boa, Carlos Mathias, Flanker é Flanker, né não? Nem mencionei, compará-lo aos eurocanards é covardia... :twisted:
E consideremos teu exemplo, F22 + AWACS x eurocanard + AWACS, todo mundo com radar desligado:

:arrow: O AWACS dos europeus teria que chegar BEM mais perto para poder detectar o F22, com RCS MUITÍSSIMO MENOR que o dos adversários, até porque suas armas são INTERNAS, enquanto que as dos eurocanards...

:arrow: O AWACS ianque permaneceria mais distante e PROTEGIDO e não teria maiores dificuldades em detectar os adversários, repassando os dados via datalink aos F22 que, EM BVR, acionariam seus AMRAAM. Ia dar europeu de pára-quedas por tudo que é canto...

:arrow: Ah, num é bem assim? APUNTE SUS FUENTES, PERO SIN BROMAS, POWS! :twisted:




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#25 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mai 19, 2006 11:09 am

Não tenho fontes a não ser um exercício de pensamento, lamento. Sobre o F-22 ter pequeno RCS, é verdade, assim como o EF, Rafa e SU-35BM. Então todos seriam detectados já perto, no caso do AWACS, perigosamente perto para ele. Não estou dizendo que a maior furtividade do F-22 não lhe dá nenhuma vantagem , mas simplesmente que não lhe dá uma vantagem definitiva. Crer que apenas por ser um F-22 este varrerá tudo dos céus é receita certa para decepções amargas, mormente quando se considera uma inimigo bem armado e preparado. Essas suposições de que o F-22 terá um escore de 100 X 1(???), não será concretizada a não ser que os adversários sejam países mal armados, mal treinados e muito inferiores na capacidade de combate. Num enfrentamento de iguais(países), certamente o F-22 leva vantagem, mas não será este passeio que querem fazer crer.




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#26 Mensagem por Túlio » Sex Mai 19, 2006 11:37 am

Carlos Mathias escreveu: Sobre o F-22 ter pequeno RCS, é verdade, assim como o EF, Rafa e SU-35BM.


Ué, viraram stealth agora? Os mísseis, que levam EXTERNAMENTE, também ficaram? Ô, meu cupincha, brabo de acreditar, né não? Em todo caso, DEMUENSTRELO!

Carlos Mathias escreveu:Crer que apenas por ser um F-22 este varrerá tudo dos céus é receita certa para decepções amargas, mormente quando se considera uma inimigo bem armado e preparado.


Nada é fácil, mas os ianques estarão BEM MAIS à vontade que seus adversários...ao menos até que chegue o PAK, ou mesmo o MiG-39 ou o Berkut... :twisted:

Carlos Mathias escreveu: Essas suposições de que o F-22 terá um escore de 100 X 1(???), não será concretizada a não ser que os adversários sejam países mal armados, mal treinados e muito inferiores na capacidade de combate. Num enfrentamento de iguais(países), certamente o F-22 leva vantagem, mas não será este passeio que querem fazer crer.


Talvez nunca vejamos tal coisa, eis que os 'eixos do mal' que existem por aí são integrados quase que invariavelmente por boquirrotos...
Sei lá, talvez o Irã...




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#27 Mensagem por old » Sex Mai 19, 2006 11:37 am

Baso mi exposicion en los datos del articulo que pone a parir al F22..

No es mas maniobrable que un F15 (y un F15 no es un prodigio en maniobrabilidad)

Essas suposições de que o F-22 terá um escore de
100 X 1(???), não será concretizada a não ser que
os adversários sejam países mal armados, mal treinados
e muito inferiores na capacidade de combate. Num enfrentamento
de iguais(países), certamente o F-22 leva vantagem, mas
não será este passeio que querem fazer crer.


Efectivamente, no se puede establecer un ratio tan a la ligera.
Siempre defendi que el Raptor puede pasar desapercibido en una estepa
desertica, pero entrando en territorio hostil de un pais con unas FAS
modernas seria detectado sin remedio.
Tendria que portar solo armamento AA porque cargado de bombas perderia su furtividad

Un caza moderno supermaniobrable, con capacidad supercrucero, con RCS reducido al maximo, y armado con misiles de ultimisima generacion (Meteor/IrisT) creo que asustaria al valiente F22 del que se presumen muchas cosas, pero leyendo este articulo quiza haya mas sombras que luces.

Quiza sea el mejor caza del mundo pero no mucho mas que otros de ultima generacion mas baratos y con la mayoria de las cualidades del Raptor.

Eso si, habiendo $$$$$$ prefiero Raptor a otra cosa, pero ni a los Yankees les sobra
:roll:




Carlos Mathias

#28 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mai 19, 2006 11:56 am

Ué, viraram stealth agora? Os mísseis, que levam EXTERNAMENTE, também ficaram? Ô, meu cupincha, brabo de acreditar, né não? Em todo caso, DEMUENSTRELO!
Tô sem tempo agora, mas o que eu quiz dizer é que todos estes tem RCS reduzido, abaixo de 1m. É muito diferente de simular combate com F-15C e seu RCS.




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Carlos Lima
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#29 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mai 19, 2006 11:57 am

Olha...

eu nem sou de defender o Made in USA tanto assim... mas uma coisa é certo... O F-22 está a muitos passos a frente de qualquer outro caça no mundo.

Enquanto as Forças aéreas mais "atuais" estão melhorando o conceito de "Air Superiority" com C4, etc. O Raptor é parte da política de "Air Dominance", ou seja,... o "inimigo" nem decola!

O EFA é ótimo assim como acho o Rafale e o Gripen (C/D) também, mas o F-22 está em outra liga...

Ele não é só mais uma aeronave em serviço, ele é a evolução da filosofia de domínio aéreo americano e nenhuma FA do mundo pensa melhor nisso do que eles (talvez Israel, Japão e pode ser que a Inglaterra pensem sobre isso - tenho minhas dúvidas em relação aos ingleses honestamente).

Ele é um dos inumeros braços de Guerra inteligente e coordenada... é outra liga...

Contra o F-15/16 eu sou mais os 3 Europeus (talvez não em relação ao Gripen x F-15), mas contra o F-22, não há chance.

Essa história de Dog-fight com o F-22... não existe, simples assim! Aqui entre nós... desde quando americano vai para guerra sem total e absurda superioridade?

Olha... não há vergonha em ser o segundo melhor... mas não dá para comparar não!

[]s
Cb_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#30 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mai 19, 2006 12:52 pm

desde quando americano vai para guerra sem total e absurda superioridade?
Sendo assim, não haveria a necessidade de se fazer o Raptor. Ou então, não havendo a tal esmagadora superioridade, todo o aparato pode desmantelar-se com algum ataque a pontos nevrálgicos. Exatamente como eles fazem,não é? Em tempo, mais uma vez ninguém está aqui querendo colocar o F-22 no mesmo patamar de eurocanards, apenas mostrando que este por si só não garante vitória sempre.




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