Site interessante para quem queira visitar imagens que possam ajudar a constituir a história da actuação FAP durante a aguerra em África:
http://chamuanzasfoto1.no.sapo.pt/album_avioes.htm
Literalmente centenas de fotos de aeronaves, bem como de fotos do quotidiano nas bases aéreas.
Algumas fotos de Angola:
AluetteIII
Nord Atlas
Esquadrilha de F-84, na pista, ao lado de um Nord-Atlas
3 Dornier em formação atrás de outra formação de T-6 Harvard
F-84 após regresso de uma missão
T-6 Harvard em formação
DC 7 Dakota
AllueteIII em formação
Aviões militares que já estiveram ao serviço da FAP
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Noratlas da FAP está finalmente recuperado
Depois de ter permanecido parado desde 1974, este avião de transporte que serviu a Força Aérea Portuguesa, e que ficou conhecido por muitos combatentes como o "Barriga de Ginguba", com o numero 6403, durante a guerra colonial está finalmente recuperado.
Esta recuperação foi o resultado de um acordo de mecenato entre a FAP, Câmara Municipal de Sintra e entidades privadas, e orçou em cerca de 30.000 euros.
Trata-se de único avião recuperado, dos muitos exemplares desta aeronave de origem francesa que serviram a FAP entre os anos 60 e 1975.
Esta aeronave agora recuperada fez a sua última viagem em 1974, entre Luanda e Lisboa.
Espera-se que proximamente se dê início à recuperação e reabilitação de um Junkers dos que ainda se encontram também eles estacionados em Alverca, no depósito geral de material aeronautico, para que também ele venha a ser exposto ao público em Sintra.
Encontra-se hoje no polo do Museu do Ar em Sintra, após cerimónia de apresentação pública, que decorreu a 6 de Outubro de 2006.
Algmas fotos do processo de recuperação do aparelho:
__________________________
Autoria das Fotos: Mário Diniz
Publicadas em: http://www.falcoes.net/9gs/
Depois de ter permanecido parado desde 1974, este avião de transporte que serviu a Força Aérea Portuguesa, e que ficou conhecido por muitos combatentes como o "Barriga de Ginguba", com o numero 6403, durante a guerra colonial está finalmente recuperado.
Esta recuperação foi o resultado de um acordo de mecenato entre a FAP, Câmara Municipal de Sintra e entidades privadas, e orçou em cerca de 30.000 euros.
Trata-se de único avião recuperado, dos muitos exemplares desta aeronave de origem francesa que serviram a FAP entre os anos 60 e 1975.
Esta aeronave agora recuperada fez a sua última viagem em 1974, entre Luanda e Lisboa.
Espera-se que proximamente se dê início à recuperação e reabilitação de um Junkers dos que ainda se encontram também eles estacionados em Alverca, no depósito geral de material aeronautico, para que também ele venha a ser exposto ao público em Sintra.
Encontra-se hoje no polo do Museu do Ar em Sintra, após cerimónia de apresentação pública, que decorreu a 6 de Outubro de 2006.
Algmas fotos do processo de recuperação do aparelho:
__________________________
Autoria das Fotos: Mário Diniz
Publicadas em: http://www.falcoes.net/9gs/