Luis Bastos escreveu:O amigo portuga está esquecendo de algo muito importante. O Valor Homem. Na MB este valor se supera a cada instante. Valor Homem é o mesmo que o "jeitinho Brasileiro", só que usado para o bem.
Caro luis Bastos.
Eu faço análises de situações e/ou de equipamentos, e não análises sobre coragem, empenho, brio patriótico ou o que quer que seja que não se pode medir, quantificar ou racionalizar.
Eu já estive há uns anos atrás no Arsenal de Marinha no Rio de Janeiro, ainda não se falava na possibilidade de aquisição de aeronaves de asa fixa, e os Tracker tinham deixado de ser utilizados.
Eu não ponho em causa a qualidade a competência ou o brio profissional de ninguém, agora aquilo que eu sei, e conheço como facto é:
Facto 1 (fato)
A União Soviética, com uma quantidade de engenheiros por metro quadrado, varias vezes superior ao Brasil, e com recursos enormes de todo um regime, não conseguiu fabricar uma catapulta capaz de colocar aviões no ar.
Facto 2
A República Francesa, a unica nação da terra que até hoje construiu um porta-aviões nuclear, além dos Estados Unidos, muito mais rica que o Brasil, e com um muito maior numero de engenheiros e técnicos, não conseguiu construir (por razões técnicas e financeiras) uma catapulta superior às dos americanos e por isso o actual Charles De Gaule, funciona com catapultas americanas.
Você acha que o AMRJ pode mais que a União Soviética e a República Francesa. Eu elogio o seu sentido patriótico. Mas eu sou por natureza um individuo racional.
= = =
Os tecnicos da Sukhoi (ou algo parecido) estiveram medindo o conves, hangar, elevadores, corredores, escadas, etc do SP e atestaram que bastaria aumentar a potencia das catapultas em 20% para uma decolagem segura do aviao totalmente carregado.
Para vender aviões, os técnicos da Sukhoi fizeram o óbvio. Não é necessário muito para concluir que é possivel fazes descolar aeronaves (DESDE QUE COM uma rampa).
Quanto ao aumento de potência, os russos podem ser muito inteligentes, mas a verdade NUA e CRUA é que não foram capazes de produzir uma catapulta em condições para os porta-aviões deles, mas de repente, têm capacidade para aumentar a capacidade e a potência das catapultas americanas que estão no São Paulo e as quais JÁ VIRAM A SUA POTÊNCIA AUMENTADA NA ULTIMA REVISÃO QUE OS FRANCESES FIZERAM ENTRE 1987 E 1988)
Eu respeito a sua confiança, nos russos, mas eu gosto de ser tão racional quanto possível.
Como disse anteriormente, até um Opala 65 pode virar dragster. Mas não dura nem seis meses.
Nao vejo como sendo um problema tao grande assim, pois o alcance, velocidade e qualidade dos avioes compensariam qualquer perda de tempo neste sentido, ademais, quanto tempo se leva para armar um caça? só teriam que transferir o armamento para o convoo. O amigo nao acha?
Não, não acho, porque tenho um conhecimento minimo de como é que as coisas funcionam. Os armamentos têm que ser transportados por equipas (times) inteiros de homens, com carros de apoio, para ligar, armar e preparar uma aeronave. É um circo à volta de cada aeronave.
O São Paulo é pura e simplesmente muito pequeno para isso. O tamanho do Sukhoi, só viria complicar ainda mais a situação.
O alcance e a velocidade dos aviões não tem nada a ver. Se você quer mandar um grupo de aeronaves para uma missão tem que os enviar ao mesmo tempo. Os Sukhoi tinham que ficar voando em circulos à espera uns dos otros até que um pequeno grupo de aeronaves estivesse formado. Entretanto o primeiro Sukhoi, já teria gasto uma parte do seu combustível.
Querido amigo. Como pode ser logica a utilizacao de um aviao com mquase 50 anos de uso, desarmado e totalmente obsoleto? Para demonstracao eu acho eles lindos com a ancora pintada e tudo o mais, mas nas necessidades da guerra atual aquele aviao mais parece um caixao voador, pois pode ser derrubado até com tiro de 12. (espingarda)
A compra deles para os pilotos adquirirem experiencia foi acertada, mas agora é hora de progredir. Acho o Su33 a melhor opcao em funcao da qualidade do aviao X preco, alem do que seriam montados aqui no BR gerando empregos,
Eu não estou a fazer uma comparação sobre as qualidades do SU-33, que até considero (pelas características no papel) uma excelente aeronave.
A unica coisa que eu digo é: Uma análise fria e racional, diz que o São Paulo não tem capacidade para operar esse avião.
Também não fazemos, naturalmente neste tipo de matérias, análises politicas. Apenas análises do ponto de vista técnico, de forma a que as questões sejam facilmente compreensiveis.
nao é verdade gajo?
A expressão gajo, não se aplica neste tempo verbal
Cumprimentos