FinkenHeinle escreveu:Como o assunto desbancou para uma conversa de dois flumineneses sobre o Rio de Janeiro, eu tinha me contido à entrar na conversa!
Junte-se a nós
FinkenHeinle escreveu:Mas gostaria apenas de fazer algumas colocações!
Eu sou terminantemente contra o uso sistemático do EB como Polícia!
Ninguém está defendendo a tese do EB ser utilizado como polícia, mas sim dar uma ajuda a polícia.
FinkenHeinle escreveu:Claro que em casos especiais, e pontualmente, o EB possa atuar, como nas greves policiais que ocorreram, não me lembro em que ano!
Policiais nem greves podem fazer (aos olhos do Direito), só para deixar claro.
FinkenHeinle escreveu:Mas, como dizem, o "Exército é uma espada, não um bisturi".
Se eu não tivesse com o que cortar a carne para fazer uma operação, prefiro tentar cortá-la com uma espada para obter resultados do que ficar sentado lamentando e morrendo simplesmente por não ter um bisturi.
FinkenHeinle escreveu:Eu tenho certeza de que o uso sistemático do EB somente iria trazer problemas.
Do jeito proposto por mim não traria até pq seria muito difícil os homens do EB entrarem em confronto realizando o trabalho que eu especifiquei.
Só para deixar claro, o EB já realiza essa tarefa em alguns lugares do RJ onde tem quartéis por perto. Perto da minha casa por exemplo, eles costumam fazer blitz num local, perto de uma favela e de um quartel do próprio EB!
Quando o Exército ta lá, fica uma blz, completamente seguro... basta o Exército sair que o índice de roubo de automóvei cresce uns 150%.
FinkenHeinle escreveu:Primeiro, o EB não tem poderes constitucuinais para agir dessa forma. Certamente, ficaria à mercê de processos em situações em que dele se exigiria o uso da força.
Eu acho engraçado que todos rasgam a CFRB/88 em situações de vantagem própria, mas não podemos rasgá-la em situação de emergência em prol do próprio povo.
Só para deixar mais uma vez claro, principalmente para você que é leigo em direito... NENHUM direito é inviolável, este também não é e não seria um problemão consertar isso.
Segundo, do modo como eu especifiquei não seria necessário ao EB o uso da força.
FinkenHeinle escreveu:Outra coisa, o EB não tem nenhuma capacidade de investigação policial! Isso apenas poderia gerar problemas!
Mais uma vez... quem disse que o EB investigaria alguma coisa? Essa função sempre coube e sempre vai ser da P2 e das delegaciais especializadas.
FinkenHeinle escreveu:Acredito que o EB, e as FFAA em geral, dando apoio às Polícias, sejam Federal, Militar, Civil, Rodoviárias, à técnicos do Ibama, Incra, etc... pode ser de grande ajuda.
Aleluia Sr.
FinkenHeinle escreveu:Mas o uso sistemático dele em funções que não são suas é um grande perigo.
Eu acredito que, se não há como resolver os problemas das Polícias (mas há, sim, como resolvê-los), então nós teremos de ficar mais algumas décadas em "guerra civil" (como alguns adoram dizer, para invocar o uso do EB como Polícia).
Invocar o EB como Polícia, ou mais, como solução de nopssa segurança pública, é algo bastante cômodo! Bastante simples.FinkenHeinle escreveu:É só alegar que a PM/PC são uma porcaria, e que não dão conta do recado.
Já disse e vou repetir, nenhum governante seja ela a Rosinha ou qualquer outro irá alegar isso! Com certeza passaria atestado de incompetência e teria para o resto da vida sua carreira política machada.FinkenHeinle escreveu:Bom, eu lhes digo: resolvamos os problemas das Polícias, do Judiciário, para resolver o problema estruturalmente, senão todos os males que lvaram à esse caos continuarão à, silenciosamente, corroer as Polícias para o futuro!
Com certeza, também concordo... só que para isso é necessário tempo, tempo que não temos, então é de melhor proveito geral para o próprio EB, polícia e cadadãos do RJ que os soldados do exército ajudem a SSP-RJ nas ruas do que ficar pintando muro de quartel.FinkenHeinle escreveu:Não existe comodismo nisso! É díficil, complexo, caro, mas tem que ser feito. É preciso enfrentar a corrupção, planejar melhor, melhorar o Judiciário, contratar mais policiais, dar maior capacidade investigativa!
Sem isso, podem chamar o Suer-Man, Mulher Maravilha, Batman e Robin, nada vai dar certo...
Concordo, mas como eu disso isso demandará tempo e muito tempo! precisamos achar uma solução a curto-médio prazo e com certeza em alguns aspectos o nome "EB" aparece como solução temporária apesar de não qualificada