Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#16 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 21, 2015 12:16 pm

ABULDOG74 escreveu:
FCarvalho escreveu:Abuldog, posso concordar consigo neste item, contudo, adaptações sempre foram e sempre serão necessárias, e bem vindas.
Olá camarada e amigo, algumas informações deixei de passar e serve para mostrar que o CFN tem dado importância a doutrina blindada; ano passado foi adicionado as armas de fileira do corpo a especialidade : BLINDADOS(BD) ; sendo esse ano a formatura da 1ª turma de cabos especializados e sargentos formados e aperfeifoados nessa arma, no qual eles aprenderão todo manuseio doutrinas e táticas de todos os blindados do CFN.
Os FN`S das outras armas mas com curso nos BD`S foi dada a opção da mudança de sua especialidade de origem para essa arma, já que eles já possuem o curso.
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Olá Abuldog.

Bom saber disso. Podes dizer a que nível está a formação dos oficiais FN quanto a esta questão? Já existe na escola naval linhas de formação específica para tal especialidade, ou núcleos de pesquisa no assunto nas escolas de formação superior e técnica na MB? Em que nível se encontra hoje os estudos doutrinários à despeito da organização e emprego de CC's no CFN?

A saber, uma curiosidade: com a definição do VBMT-LR pelo EB, talvez ainda este ano, objetivando o seu emprego na UNIFIL, e sabendo que o CFN atuará nos mesmos moldes do atual gpto ativo no Haiti, a quantas anda o entendimento do CFN/MB sobre a adoção, ou não, do mesmo tipo de veículo para aquela missão, caso entenda-se que ele seja necessário ao gpto que irá compor a missão terrestre brasileira da UNIFIL? Existe alguma expectativa real quanto a isso acontecer? Se o EB entende tal tipo de veículo necessário para aquele TO específico, o mesmo não valeria para o CFN?

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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#17 Mensagem por Lippimax » Ter Jul 21, 2015 5:16 pm

Amigo abuldog as viaturas 4x4 Tupi(Avibras) e LMV(IVECO) poderiam atuar no CFN??.




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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#18 Mensagem por Túlio » Ter Jul 21, 2015 5:49 pm

Pessoalmente, diria que não saem do Piranha 8x8. E com sobras de razões (não que o Guarani seja ruim, apenas não é o que o CFN precisa)...




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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#19 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 21, 2015 6:13 pm

Túlio escreveu:Pessoalmente, diria que não saem do Piranha 8x8. E com sobras de razões (não que o Guarani seja ruim, apenas não é o que o CFN precisa)...
Por enquanto. Se o modelo 8x8 vingar, pode ser que daqui a alguns anos tenhamos uma opção caseira para o CFN. E se tudo der certo, seria até natural que o CFN ditasse os detalhes do que seria um Guarani VBTP 8X8.

Ainda acho que cedo ou tarde o EB ainda acaba se rendendo para este conceito. A ver.

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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#20 Mensagem por Túlio » Ter Jul 21, 2015 6:17 pm

Brabo. Pelo tamanho e composição do GC, ou se faria um contraponto (BEM superior) ao Stryker ou se faria algo desnecessário (15 posições) onde o EB precisa de 11...




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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#21 Mensagem por irlan » Ter Jul 21, 2015 6:25 pm

Enquanto aquele CC austríaco que esqueci o nome,os Leo 1A5 estão indo embora mas esses ficam?




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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#22 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 21, 2015 6:33 pm

editado.




Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Jul 21, 2015 6:42 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#23 Mensagem por juarez castro » Ter Jul 21, 2015 6:39 pm

[quote="Túlio"]Pessoalmente, diria que não saem do Piranha 8x8. E com sobras de razões (não que o Guarani seja ruim, apenas não é o que o CFN precisa)...[/quot

Tulcito(by Degan) se depender deles nunca sairão, mas anota aí, para manter a Iveco funcionando vão ter que comprar e cancelar futuros lotes de Piranha.

Grande abraço




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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#24 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 21, 2015 6:41 pm

Túlio escreveu:Brabo. Pelo tamanho e composição do GC, ou se faria um contraponto (BEM superior) ao Stryker ou se faria algo desnecessário (15 posições) onde o EB precisa de 11...
Até onde pude ver Túlio, a versão 8x8 do Stryker e a 6x6 do Guarani, dimensionalmente não são lá muito diferentes. Mas sua observação é lógica e tem sua razão de ser.

Em todo caso, a questão da escala de produção e o retorno economico de uma suposta versão de transporte do bldo brasileiro poderia, também, ser um impeditivo, já que o CFN não precisaria de tantos veículos, como o próprio EB, que talvez, em minha opinião, poderia, ou não, optar por adotar este modelo apenas nas OM de cavalaria blda e mec.

De qualquer forma, a idéia de uma família de bldos para o CFN ainda me parece o mote de sustentação para o investimento futuro na organização de sua arma blda. A parte mais difícil na verdade me parece ser convencer o EB a engendrar as parcerias necessárias e úteis na definição do que e como seria esta família, no caso, por exemplo, de uma veículo sl.

Vamos ver. Os SK ainda duram uns 10 ou 15 anos, no mínimo. Os M-113 pelo menos mais uns 20 anos. Acho que se depois de 2030 não tivermos solucionado nossos problemas de financiamento da defesa, bem, então acho melhor eu ir contar histórias para os netos que eu tiver. Deve valer mais a pena do que ficar esperando por algo que simplesmente não vem.

abs.




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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#25 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Jul 21, 2015 8:59 pm

FCarvalho escreveu:
ABULDOG74 escreveu: Olá camarada e amigo, algumas informações deixei de passar e serve para mostrar que o CFN tem dado importância a doutrina blindada; ano passado foi adicionado as armas de fileira do corpo a especialidade : BLINDADOS(BD) ; sendo esse ano a formatura da 1ª turma de cabos especializados e sargentos formados e aperfeifoados nessa arma, no qual eles aprenderão todo manuseio doutrinas e táticas de todos os blindados do CFN.
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Olá Abuldog.

Bom saber disso. Podes dizer a que nível está a formação dos oficiais FN quanto a esta questão? Já existe na escola naval linhas de formação específica para tal especialidade, ou núcleos de pesquisa no assunto nas escolas de formação superior e técnica na MB? Em que nível se encontra hoje os estudos doutrinários à despeito da organização e emprego de CC's no CFN?

A saber, uma curiosidade: com a definição do VBMT-LR pelo EB, talvez ainda este ano, objetivando o seu emprego na UNIFIL, e sabendo que o CFN atuará nos mesmos moldes do atual gpto ativo no Haiti, a quantas anda o entendimento do CFN/MB sobre a adoção, ou não, do mesmo tipo de veículo para aquela missão, caso entenda-se que ele seja necessário ao gpto que irá compor a missão terrestre brasileira da UNIFIL? Existe alguma expectativa real quanto a isso acontecer? Se o EB entende tal tipo de veículo necessário para aquele TO específico, o mesmo não valeria para o CFN?

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Olá camarada e amigo, no momento desconheço as informações oficiais a suas perguntas; mas assim que tiver informações oficiais que possam ser passados, divulgo imediatamente aqui no fórum.

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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#26 Mensagem por Lippimax » Qua Jul 22, 2015 5:54 pm

ABULDOG74 escreveu:
FCarvalho escreveu: Abuldog, posso concordar consigo neste item, contudo, adaptações sempre foram e sempre serão necessárias, e bem vindas.

Em todo caso, como o CFN não possui doutrina própria de operação de CC's "de verdade", e de sua organização, é importante que tenhamos algum ponto de partida, para não ter que partir do zero. E para isso, a experiência do EB pode nos servir e/ou ser útil, em termos operacionais, em relação ao emprego hipotético de Leo IA5 no btl de bldos na FFE.

Não estou dizendo que iremos imitar o quê e como o EB faz em suas OM's bldas, mas, do ponto de vista doutrinário, começar a construir um parâmetro adequado às operações anfibias de "tanques" e seus veículos de apoio. Como citei, tais estudos irão nos servir primariamente para determinar quais serão as nossas reais necessidades em termos de organização, material (humano e físico) e doutrina para operar este tipo de bldo no CFN.

Posto isso, acredito que para além do que o EB possa oferecer em termos doutrinais e operacionais, é importante também, para o CFN, que outras forças anfíbias com tal capacidade sejam estudadas e tenham ajustadas e verificadas suas experiências em função de nossas condicionantes. E veja, neste aspecto, salvo engano, lá fora somente o USMC, fuzos russos e chineses detém hoje capacidade real e efetiva de realizar um desembarques anfíbio com apoio bldo próprio. Todos os outros países passam ao largo de tal competência e conhecimento.

Agora, obviamente que não precisamos no CFN imitar ninguém por aí, seja o EB ou qualquer outra força anfíbia. O que precisamos na verdade é dispor de conhecimento técnico-doutrinal e operacional suficiente e condizente para as nossas especificidades. E para além disso, e tão importante quanto, dispor, aí sim, de material bom e adequado para surprir as necessidades que se verifiquem.

Neste sentido, vejo talvez uma disputa até interessante do ponto de vista da doutina, entre bldos SR e SL pela, digamos, supremacia, do apoio bldo dentro da força, vide o aspecto expedicionário cito por ti, e característico do CFN. A pergunta então seria: o que é melhor para o apoio bldo de uma força necessariamente leve e expedicinária como o CFN - e que mormente sempre terá limitações materiais e orçamentárias - em termos efetivos: um bldo SR 8x8 com um canhão de 120mm ou um CC leve e também armado com um canhão de 120mm? O conceito de família de bldos com certeza incorrerá na determinante entre estas opções.

Diante desta questão caberia outras tal como: em termos de veículo bldo SR/SL equipado com canhão de 120mm, o que pode ser considerado leve para operação no CFN? 10, 20, 30 tons? Qual o limite máximo - e mínimo - a impôr-se? Qual parâmetro determinará tal limite? As embarcações de desembarque atuais? As futuras(em hipótese)? Que navios operar? Temos ou teremos navios suficientes para o que se pretende? Qual a melhor organização para uma OM blda anfíbia? A atual ou outra será necessária? O provável desenvolvimento autóctone de uma família de bldos SR e SL pode determinar a definição de que tipo de bldo de apoio ao combate será o esteio da FFE? Qual seria o mais indicado: SR ou SL?

Enfim, são tantas perguntas que nem me atrevo a listá-las. Na verdade existem mais dúvidas hoje do que respostas. Deixo então esta mais que interessantíssima querela para os profissionais. E aguardo, ansioso, que alguém queira e/ou disponha-se a respondê-las no CFN. Seria até muito bom ver tal tema ser tratato com mais profundidade em alguma edição do "O Anfíbio" como tema de artigo.

Bom meu caro e dileto amigo naval, fica aí a dica então para que tu mesmo, ou alguém de farda ao teu lado possa nos prestar esta excelente contribuição ao debate teórico sobre bldos no CFN.

abs.

[009]
Olá camarada e amigo, algumas informações deixei de passar e serve para mostrar que o CFN tem dado importância a doutrina blindada; ano passado foi adicionado as armas de fileira do corpo a especialidade : BLINDADOS(BD) ; sendo esse ano a formatura da 1ª turma de cabos especializados e sargentos formados e aperfeifoados nessa arma, no qual eles aprenderão todo manuseio doutrinas e táticas de todos os blindados do CFN.
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Camarada o Exército vai escolher um dos 2 VBMT-LR o TUPI(AVIBRÁS) LMV(IVECO), a minha pergunta é se o CFN também pode adotar o mesmo VBMT-LR que o Exército? Como os Astros II.




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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#27 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 22, 2015 6:13 pm

Lippimax, poder até pode. Contudo, o que se tem de saber primeiro é: este tipo de veículo bldo é necessário e/ou útil ao CFN? Se sim, qual dos dois modelos, ou outros na mesma categoria, seriam mais adequados ao tipo de usos e missões que os fuzileiros realizam?

Não é apenas uma mera questão de decidir entre Tupi e LMV. Mesmo porque, pode ser que nenhum dos dois veículos apontados possam ser adequados aos requisitos do CFN - que são por natureza diferentes do EB - e que não por acaso, nunca possuiu este tipo de material em sua organização.

Assim, antes de decidir se se vai adquirir um ou outro, é preciso saber qual a real necessidade destes veículos no CFN. O EB está comprando os seus especificamente em função de necessidades impostas pelas missões da ONU. E paralelamente, aproveitou este compra de ocasião para firmar mais um passo no desenvolvimento da família do bldo Guarani, que já previa um modelo 4x4. Juntou-se, enfim, o útil ao agradável.

Qualquer um dos dois pode ser escolhido. Assim como nenhum deles. Um outro veículo pode ser selecionado, por atender melhor e mais adequadamente as necessidades e características do CFN. Vamos aguardar pelo ano que se segue; e no caso da missão UNIFIL sair mesmo, se o CFN vai optar, também, por operar este tipo de bldo no gpto que se prepara para participar, junto com o EB, desta missão.

Lembrar que este tipo de bldo é/será apenas parte do acervo que irá ao Libano. O Guarani 6x6 ao que parece será a base do btl do EB na Unifil, assim como os Piranha III a do CFN para a função de VBTP.

abs.




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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#28 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 22, 2015 6:16 pm

ABULDOG74 escreveu:Olá camarada e amigo, no momento desconheço as informações oficiais a suas perguntas; mas assim que tiver informações oficiais que possam ser passados, divulgo imediatamente aqui no fórum.
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ok, grato pela info Abuldog. Ficamos então no aguardo.

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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#29 Mensagem por ABULDOG74 » Qua Jul 22, 2015 8:24 pm





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Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.

#30 Mensagem por Lippimax » Qui Jul 23, 2015 1:01 am

FCarvalho escreveu:Lippimax, poder até pode. Contudo, o que se tem de saber primeiro é: este tipo de veículo bldo é necessário e/ou útil ao CFN? Se sim, qual dos dois modelos, ou outros na mesma categoria, seriam mais adequados ao tipo de usos e missões que os fuzileiros realizam?

Não é apenas uma mera questão de decidir entre Tupi e LMV. Mesmo porque, pode ser que nenhum dos dois veículos apontados possam ser adequados aos requisitos do CFN - que são por natureza diferentes do EB - e que não por acaso, nunca possuiu este tipo de material em sua organização.

Assim, antes de decidir se se vai adquirir um ou outro, é preciso saber qual a real necessidade destes veículos no CFN. O EB está comprando os seus especificamente em função de necessidades impostas pelas missões da ONU. E paralelamente, aproveitou este compra de ocasião para firmar mais um passo no desenvolvimento da família do bldo Guarani, que já previa um modelo 4x4. Juntou-se, enfim, o útil ao agradável.

Qualquer um dos dois pode ser escolhido. Assim como nenhum deles. Um outro veículo pode ser selecionado, por atender melhor e mais adequadamente as necessidades e características do CFN. Vamos aguardar pelo ano que se segue; e no caso da missão UNIFIL sair mesmo, se o CFN vai optar, também, por operar este tipo de bldo no gpto que se prepara para participar, junto com o EB, desta missão.

Lembrar que este tipo de bldo é/será apenas parte do acervo que irá ao Libano. O Guarani 6x6 ao que parece será a base do btl do EB na Unifil, assim como os Piranha III a do CFN para a função de VBTP.

abs.
Entendo, a EB vai adquirir até ano que vem 186 desses VBMT-LR, a CFN devia ter por também participar desse tipo de missão e por ser uma força expedicionaria. A doutrina do EB é diferente do CFN, o CFN pode selecionar o mesmo que o do EB ou pode como você disse pensar em um melhor e que atenda melhor seus requisitos, mas não sei se seria útil esses VBMT-LR no CFN, mas não sabemos o futuro pode ocorrer um ataque e precisaremos desses tipo de carros 4x4 Multitarefas. Mas eu acho que a CFN pode adotar outro tipo de 4x4 ou o mesmo que o EB. Seja oque o CFN quiser.




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