QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça TAMPAO ideal para a FAB?

F-5
11
6%
F-16 MLU
34
20%
F-18 A/B
11
6%
Mirage 2000-9
57
33%
MIG 29
7
4%
SU-30 MK2
33
19%
nda...ficamos como estamos até o de 5 Geraçao
19
11%

Total de votos: 172

Mensagem
Autor
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#16 Mensagem por faterra » Sex Jul 27, 2012 11:24 pm

"SUCATA NUNCA MAIS" !

Que continuem com os amados, idolatrados, salve salve F-5`s e A-1's brasileiros até começarem a cair de maduro. Talvez aí, com a tragédia, tomem vergonha na cara e comecem a trocá-los por VETORES NOVOS.
Deus nos livre disto! [024]

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Petry
Avançado
Avançado
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#17 Mensagem por Petry » Sáb Jul 28, 2012 1:45 am

Acho que as mais viáveis sejam F-16. Mas uns Su-30 cairiam muito bem.

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#18 Mensagem por joao fernando » Sáb Jul 28, 2012 12:16 pm

Pows, iamos montar aqui os M2000-5BR...

Bem, F16A do deserto com modernização Elbit+Embraer. Como está no meu avatar a uns 4 anos, pelo menos...

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Italo Lobo
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 28 vezes

#19 Mensagem por Italo Lobo » Sáb Jul 28, 2012 1:21 pm

Vai lá na França e compra a linha de montagem e projeto do Mirage e monta aqui do jeito que quiser, com um radar melhor e com possibilidades de instalar os mísseis que interessa a FAB.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6314 vezes
Agradeceram: 6662 vezes
Contato:

#20 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 28, 2012 1:30 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Procurei o "TAMPAX NUNCA MAIS!" entre as opções e não encontrei... :cry:
Abraços e bom fim de semana,

Justin

Não creio que exista essa opção. Qualquer caça que comprássemos HOJE, 28/07/2012, levaria pelo menos um ano até estar tudo certinho e assinado, ainda mais com essa charla de ToT, acho que dá mais de um ano só em discussões. Depois as aeronaves ainda teriam de ser fabricadas e isso implica em fornecedores dos milhares de itens que as compõem. Desse modo, quando da baixa dos M2000, programada para o ano que vem, algo terá de ser colocado em seu lugar, assim como eles vieram para ficar emergencialmente no lugar dos Mirage III. E não tem como ser um FX.

Mesmo que se decidisse hoje o FX ainda assim teria de vir TAMPAX. Sad but true...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#21 Mensagem por Andre Correa » Sáb Jul 28, 2012 1:37 pm

Túlio escreveu:

Justin

Não creio que exista essa opção. Qualquer caça que comprássemos HOJE, 28/07/2112, levaria pelo menos um ano até estar tudo certinho e assinado, ainda mais com essa charla de ToT, acho que dá mais de um ano só em discussões. Depois as aeronaves ainda teriam de ser fabricadas e isso implica em fornecedores dos milhares de itens que as compõem. Desse modo, quando da baixa dos M2000, programada para o ano que vem, algo terá de ser colocado em seu lugar, assim como eles vieram para ficar emergencialmente no lugar dos Mirage III. E não tem como ser um FX.

Mesmo que se decidisse hoje o FX ainda assim teria de vir TAMPAX. Sad but true...
Túlio, o meu amigo do futuro... :mrgreen:

Mas estás correcto no pensamento :wink:

Audaces Fortuna Iuvat
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#22 Mensagem por Justin Case » Sáb Jul 28, 2012 1:47 pm

Túlio escreveu:

Justin

Não creio que exista essa opção. Qualquer caça que comprássemos HOJE, 28/07/2112, levaria pelo menos um ano até estar tudo certinho e assinado, ainda mais com essa charla de ToT, acho que dá mais de um ano só em discussões. Depois as aeronaves ainda teriam de ser fabricadas e isso implica em fornecedores dos milhares de itens que as compõem. Desse modo, quando da baixa dos M2000, programada para o ano que vem, algo terá de ser colocado em seu lugar, assim como eles vieram para ficar emergencialmente no lugar dos Mirage III. E não tem como ser um FX.

Túlio, boa tarde.

Parar de voar os F-2000 no final de 2013 é OPÇÃO operacional, não obrigação técnica ou logística.
E ainda, operação de TAMPAX não seria imediata.
Quanto anos passaram entre a decisão de matar o F-X1 / buscar Tampax 1 (F-2000) e a chegada do 12º avião, sem qualquer modificação importante? Cinco e meio (jan 2003/ago 2008)?
E o Tampax 2? Quatro anos no mínimo?
Abraço,

Justin

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#23 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 28, 2012 1:49 pm

Corrigi... :oops: :oops: :oops: :oops:

Mas vou aproveitar para fazer outro comentário: caça hoje não se compra, chama um piloto e ele sai voando e cumprindo missões, depois chama um mecânico "genérico", ele dá uma revisada básica, uma mexida aqui, outra ali e tá pronto de novo. Tem que fazer curso daquele avião para estar minimamente preparado, depois vem a experiência e o conhecimento da aeronave pela Força como um todo, de modo a se definir as modificações necessárias na Doutrina de Emprego. E isso não tem como fazer de hoje até a baixa dos M2000...

Se estivéssemos pela época da 2GM aí sim, os aviões eram tão parecidos que praticamente dava para cumprir uma missão com um Thunderbolt, pousá-lo, pular no cockpit de um Spitfire e cumprir outra, pousar, saltar para um FW-190 e seguir mandando mecha até não aguentar mais. O mecânico seria sempre o mesmo sem maiores problemas.

Hoje é BEM diferente... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#24 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 28, 2012 1:53 pm

Justin Case escreveu: Túlio, boa tarde.

Parar de voar os F-2000 no final de 2013 é OPÇÃO operacional, não obrigação técnica ou logística.
Quanto anos passaram entre a decisão de matar o F-X1 / buscar Tampax 1 (F-2000) e a chegada do 12º avião, sem qualquer modificação importante? Cinco e meio (jan 2003/ago 2008)?
Abraço,

Justin

Buenas, Justin

Se é apenas OPÇÃO, por que ainda o é? Pois é ululantemente ÓBVIO que não vamos ter nada novo aqui já no ano que vem, assim, se é só opção, poderia ser alterada, não? Então o M2000B/C poderia ser seu próprio TAMPAX-FIGHTER.

Resta saber qual seria o custo de alterar essa opção... :wink: 8-]

Justin Case
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por Justin Case » Sáb Jul 28, 2012 2:45 pm

Túlio escreveu:
Justin Case escreveu: Túlio, boa tarde.

Abraço,

Justin

Buenas, Justin

Se é apenas OPÇÃO, por que ainda o é? Pois é ululantemente ÓBVIO que não vamos ter nada novo aqui já no ano que vem, assim, se é só opção, poderia ser alterada, não? Então o M2000B/C poderia ser seu próprio TAMPAX-FIGHTER.

Resta saber qual seria o custo de alterar essa opção... :wink: 8-]
Pois é,

Para mim, seria a melhor saída.
Mas essa alternativa não poderia ser colocada na mesa agora, senão o GF quase que certamente iria considerar o problema dos caças como resolvido até o próximo mandato :evil:
E haveria o início de novo ciclo..., sem que este tivesse sequer sido decidido. E o que aconteceria com o novo ciclo? Algo diferente do que vimos nas últimas duas décadas? Por que seria diferente?
Abraço,

Justin

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#26 Mensagem por Matheus » Sáb Jul 28, 2012 3:45 pm

Para mim a saída é a decisão do FX e conseguir, mediante acordo com o país da empresa que vencer a disputa, pelo menos 12 aeronaves até a chegada das novas.

A outra saída é conseguir mais um dúzia de Mirage 2000C/B, sem grandes alterações no status quo.

Se for um tampão "definitivo", a melhor opção ao meu ver é a compra de F-16C usados, por ser mais econômicos que outras opções como M2000-5, F-18, etc...

Dall
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 13 vezes

#27 Mensagem por Dall » Sáb Jul 28, 2012 8:41 pm

Falta nesta lista o Gripen A/B e C/D e no caso de um tampão ele é um fortíssimo candidato haja vista que a Força Aérea
Sueca sempre deu mostras de que facilitaria a venda ou aluguel de seus Gripens. Há um antigo e acirrado debate na Suécia sobre o tamanho do custo das FA´s locais em um cenário pós guerra fria e de estabilidade política européia.

Se é pra ser tampão, penso eu que deve ser barato eu retiraria desta lista aviões como o Su-27/30 ou Mig-29. Eles introduziriam custos de migração de logística e treinamento que não valem a pena para um “tampão”.

O Mirage-2000 apesar dos seus “adoradores” sempre se lê noticias sobre seus custos operacionais e de modernização mais elevados. Eu particularmente acho um baita avião, mas tenho pé atrás com ele na questão custos e pela maneira como costumamos “negociar” com a França.

O F-5 já é tampão, mais F-5 é criar um “tampão do tampão” se é que isto é possível.

O F-16 é um tampão natural, tem mais células e operadores voando do que qualquer outro desta lista eu acredito que a decisão seria entre F-16 MLU e Gripen C/D.

Outro comentário sobre “tampão”. Se for para seguir a END, no tocante ao desenvolvimento ou cooperação para a obtenção de um caça de quinta geração, um tampão pode fazer sentido sim.

Vamos imaginar que o FX fosse anunciado agora, neste momento.

Então estaríamos comprometendo uma soma de dinheiro elevada para adquirir um caça de quarta geração cuja desativação se daria na década de 2040-2050.

O desenvolvimento de um caça de quinta geração com outra nação como a Turquia ou Coréia do Sul, seria outra empreitada que levaria outros vários bilhões de dólares. Vamos supor que esta empreitada começa-se em 2015 com entrada em serviço em 2025.

Vejam que seriam DUAS linhas de custos extremamente caras, o quarta geração do FX e o quinta geração em desenvolvimento.

Os europeus não desenvolveram nada de quinta geração porque motivo? Porque estão sangrando até hoje os custos de seus projetos Rafale e EF-2000. Não dá pra abrir duas linhas de custos elevadas em paralelo, ninguém agüenta isto que não seja EUA e China e olha lá.

Um tampão daria a FAB um “alivio” de custos até 2025 e o dinheiro seria aplicado em um caça realmente nacional.

Não estou dizendo que isto é a melhor saída, porem não acho um tampão o fim do mundo não, como alguns acham.

Justin Case
Sênior
Sênior

#28 Mensagem por Justin Case » Sáb Jul 28, 2012 9:44 pm

Amigos, boa noite.

Essas são as considerações sobre a maneira de obter caças da próxima geração, conforme citadas na Estratégia Nacional de Defesa:
END escreveu:O princípio genérico da solução é a rejeição das soluções extremas – simplesmente comprar, no mercado internacional, um caça “de quinta geração”, ou sacrificar a compra para investir na modernização dos aviões existentes, nos projetos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), no desenvolvimento, junto com outro país, do protótipo de um caça tripulado do futuro e na formação maciça de quadros científicos e técnicos.

1. A compra de prateleira está descartada.
2. Não comprar nada e partir para apenas modernizar existentes e investir pesado somente no caça do futuro também está descartado.
Do parágrafo anterior da END, também se entende que é necessário recuperar a capacidade operacional, de modo a cumprir adequadamente a missão até que consigamos ter esse avião de nova geração.
Ou seja: F-X2 existe E serão realizados investimentos para que o F-X3 tenha conteúdo nacional significativo.
Foi o que eu entendi.
Abraços,

Justin

nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#29 Mensagem por nveras » Sáb Jul 28, 2012 9:56 pm

Eu não sei por que vcs dão tanta atenção ao que está escrito. Pra mim, isso no Brasil não vale nada. :evil:

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#30 Mensagem por REGATEANO » Sáb Jul 28, 2012 11:10 pm

Então o futuro da FAB é não ter futuro?

Responder