O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#16 Mensagem por Brigadeiro » Qua Mai 04, 2011 9:17 pm

Caras, to morrendo de rir e também muito orgulhoso pela industria nacional... Eu também tenho um causo que aconteceu com meu pai, mas fica pra uma outra hora, pois num dah para escrever num iPod...

Ate mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#17 Mensagem por Valdemort » Qui Mai 05, 2011 8:51 am

Ola pessoal

Tenho andado sem tempo de entrar no DB .

Bem voei o Bandeirante E110 de março de 84 a maio de 85 como comandante da Rio Sul. Fiz 1299 hs no Bandeco.

Dentre varias aventuras e " merdas" feitas conto 1 .

Sai de Uruguaiana pra Porto Alegre no final da Tarde levando so malotes do correio , combinei com o COP de espantar os gados das fazendas , entao fui a 100' de altura em grande parte do trajeto , so cuidando das redes de eletricidades , rsss
Quando pousei em POA de noitinha o aviao estava totalmente sujo de mosquitos colados a fuzelagem , os mecanicos me perguntaram oque era isso e disse : Tem muito mosquito por aqui ne ? rsssss.

Nunca vi um aviao pousar tao curto , era possivel aplicar o reverso no "flaire" ( arredondamento ).

Abcs




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#18 Mensagem por alcmartin » Qui Mai 05, 2011 9:07 am

Fala, cmte!!

Sobre pousar curto com o Bandeco, acho que nada superaria um "causo" de um colega meu de turma. Ele estava de 2p com um outro colega que afirmou que ia lhe mostrar como se fazia, lá em Porto Alegre. :shock: Bom, chegou tão baixo, mas tão baixo que o trem bateu no degrau do asfalto da cabeceira com o gramado, com a consequente quebra do trem!!! :shock: :shock: :shock: :( [002] [001] :!:

O avião parou instantaneamente, ainda na zebra... :shock: :shock: O meu colega: "É, parou curto..." :shock: :twisted: :lol: :lol:

Abs e bons vôos! E cuidado com as viúvas do Bin Laden... :mrgreen:




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#19 Mensagem por joao fernando » Qui Mai 05, 2011 10:11 am

Se alguem ainda não viu...

http://bandeirante40anos.blogspot.com/2 ... antes.html

Tem muita coisa legal. E eu vou peruar um voo no Bandeco PT-EDO :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#20 Mensagem por joao fernando » Qui Mai 05, 2011 10:16 am

Uma curiosidade, pra quem voou ou voa o Bandeco:

Custa caro de manter? As peças são nacionais e faceis de encontrar?

Comparativamente, existe solução mais economica? Ele voa bem?

Ouvi, que o Bandeco come muita pista, é um avião ruim de decolar. Procede ou é mito?

A PT6, na decolagem, segura em monomotor, no caso de parada de um deles?

No geral, é um bom avião, seguro? Sei que se venderam 499 deles, logo ruim não é. E que os acidentes, foram em parte, por exceder os limites do avião (o que convenhamos, é apenas para projetos bons, jipes voadores - ou a Kombi alada)

Ps - Sou moderador de um forum de Fuscas, e lá, adoramos a Kombi :mrgreen:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#21 Mensagem por helio » Qui Mai 05, 2011 11:07 am

Amigos
Mais um "causo" envolvendo um Bandeirante. Desta vez eu não estava a bordo e aconteceu segundo me contaram com um Bandeirante da FAB do 1ºETA do BABE.
Os pilotos do BABE tinham como costume fazer brincar com os ilhéus, fazndo rasantes nos rios amazonicos assustando os que navegavam em canoas. Alguns deles assustados chegavam a mergulhar na água.
Certa feita( esta historia deve ter quase 10 anos) um dos Bandeirante fez um rasante sobre uma canoa, mas assim que deu o rasante ouviu um barulho de algo chocando no avião.
Assustado e até imaginando o pior, ter chocado com o avião na pessoa que estava remando a canoa, ele pousou em Belém e foi procurar algum indicio de choque nas asas. Nada encontrou, entretanto para surpresa dele encontrou um facão de mateiro fincado na fuselagem! Assim que o Bandeirante tinha dado o rasante, o ilhéu furioso tinha arremessado seu facão contra o avião.
Para ter acertado a fuselagem dá para imaginar quão baixo estava o avião.....
Infelizmente não sei a matrícula do Bandeirante, entretanto quando estive no BABE em 2007 perguntei ao comandante da Base se o caso era verdadeiro, e ele num sorriso maroto disse "sem comentários".

Abraços

Hélio




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#22 Mensagem por Justin Case » Qui Mai 05, 2011 2:44 pm

helio escreveu:Amigos
Mais um "causo" envolvendo um Bandeirante. Desta vez eu não estava a bordo e aconteceu segundo me contaram com um Bandeirante da FAB do 1ºETA do BABE.
Os pilotos do BABE tinham como costume fazer brincar com os ilhéus, fazndo rasantes nos rios amazonicos assustando os que navegavam em canoas. Alguns deles assustados chegavam a mergulhar na água.
Certa feita( esta historia deve ter quase 10 anos) um dos Bandeirante fez um rasante sobre uma canoa, mas assim que deu o rasante ouviu um barulho de algo chocando no avião.
Assustado e até imaginando o pior, ter chocado com o avião na pessoa que estava remando a canoa, ele pousou em Belém e foi procurar algum indicio de choque nas asas. Nada encontrou, entretanto para surpresa dele encontrou um facão de mateiro fincado na fuselagem! Assim que o Bandeirante tinha dado o rasante, o ilhéu furioso tinha arremessado seu facão contra o avião.
Para ter acertado a fuselagem dá para imaginar quão baixo estava o avião.....
Infelizmente não sei a matrícula do Bandeirante, entretanto quando estive no BABE em 2007 perguntei ao comandante da Base se o caso era verdadeiro, e ele num sorriso maroto disse "sem comentários".

Abraços

Hélio
Amigos,

Ouvindo esses papos, lembrei do comentário de que o par Bandeirante & Kombi formaram a espinha dorsal do transporte multimodal na FAB.
Se não quiserem deixar de fora os meios navais, podem adicionar as chatas da COMARA.
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#23 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 05, 2011 3:33 pm

Causo número 2: :)

Estava trabalhando como voluntário para a ONU/Cruz Vermelha na Bósnia basicamente cadastrando pessoas refugiadas e fazendo serviço de repatriação de refugiados. Eu trabalhava na parte de informática e tínhamos que ir para uma cidade instalar um posto para repatriação e cadastramento.

Estavamos nós da equipe e todos os computadores, malas, e mais uma famíla que estava retornando para a sua cidade natal.

Eles tinham um apelido para o avião que transportava as cargas e chamavam de 'Pelé Cargo'... bom... qual não foi a minha surpresa a ver um Bandeirante mal pintado de Branco e com aquele símbolo da UN (o avião estava alugado de um outro lugar).

A minha surpresa maior foi ver que o piloto era brasileiro (um Sr chamado Denis "Pelé" - Pelé era o "nome de guerra dele" :D ) daí o nome "Pelé cargo".

O pessoal falava muito bem dele e depois descobri que ele era assim como eu um voluntário e que na verdade era um piloto de outra companhia aérea, mas tinha muita experiência com o Bandeco.

O vôo correu tranquilo, e quando chegamos ao nosso destino a família não parava de beijar ele e o interessante foi ver que que na recepção da família as pessoas que vieram recebê-la ficavam acariciando o Bandeco e falando coisas que não pude entender e sorrindo para o avião.

Descobri que esse avião era conhecido por sempre trazer boas notícias, e fazer as famílias se reencontrarem.

Fiquei emocionado e fico arrepiado quando me lembro desse 'causo'. Muito orgulho do nosso Bandeco de uma outra maneira justificando o nome de "Bandeirante".

Quando voltei, peguei uma nova carona com o Bandeco e fiz o ritual de agradecer ao Bandeco pela viagem e por tudo ter corrido bem no meio de tanta tragédia. :)

Causo 3 eu deixo para outra hora.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#24 Mensagem por joao fernando » Qui Mai 05, 2011 4:01 pm

Na Asas desse mes, saiu uma reportagem sobre transplante, onde o pessoal de BASP com o Bandeco, faz uma cirurgia de troca de figado

Muito emocionante. Me faz pensar, quando o Ozires e Cia, veem o tanto de frutos que a ideia deles, deu certo, revolucionou a industria do Brasil, o modo como nos vemos (como produtor de tecnologia de ponta) e que ainda, prestam serviços por ai

E que pela capacidade deles, vai voar com painel moderno por um longo tempo




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60726
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#25 Mensagem por Túlio » Qui Mai 05, 2011 5:09 pm

Muito legais essas histórias. Mas tenho aqui uma que veio das entranhas da EMBRAER no tempo de sua infância, contada a mim pessoalmente pelo Cel. Ozires, numa cachaçada que tomamos em Juiz de Fora, MG, há muitos anos. Lembro bem da ocasião, tinha um piazito em volta da gente enchendo o saco, botando banca que era fera em matemática e contando causos enigmáticos, cheios de subentendidos e entrelinhas. O Cel. Ozires, já de saco cheio, perguntou pro guri:

- Como é seu nome?
- Orestes. Mas pode me chamar de OrestesPF.
- Por quê as letras?
O menino apenas sorriu com ares conspiratórios, murmurando algo como "quem sabe, sabe". Com o saco arrastando no chão, o Cel. Ozires falou:
- Isso de ficar falando as coisas pela metade é feio, menino. Vou lhe mostrar. - voltou-se para mim:
- Túlio, sabe o Bandeirante?
- Ué, quem não sabe, hôme véio?
- Pois é. Há muita coisa a respeito dele que ninguém sabe...
- POWS - disse eu, de olho arregalado. O gurizinho:
- Pois é, tio, agora conta!
O Cel. Ozires:
- Tá vendo, menino, como é feio contar as coisas pela metade? Mas tudo bem, vou contar a vocês algo que pouquíssimas pessoas sabem. Refiro-me às


VERSÕES DO BANDEIRANTE QUE NUNCA SAÍRAM DA PRANCHETA


:arrow: A-95 Warthogueirante - Bandeirante blindado e com um baita canhão de 30mm embaixo. Não foi em frente porque os malvados ianques se negaram a exportar o canhão, temendo a concorrência com o A-10.

:arrow: AH-95 HINDeirante - Bandeirante blindado com torreta de canhão no 'queixo', pilones para mísseis e foguetes nas asas, mantendo uma capacidade residual de transporte de tropas. Diferiria do AH-2 Sabre da FAB por lançar as tropas de paraquedas. Descontinuado porque os pérfidos ianques se negaram a exportar as torretas de medo que concorresse com o Apache. As torretas Russas não serviam porque ninguém entendia o manual que vinha com elas e os parafusos, em vez de soltar, apertavam mais e vice versa.

:arrow: B-95 Bombeirante - Uma das mais antigas. Bandeirante com torres de metralhadoras e bomb-bay. Na EMBRAER há quem diga que o Bandeirante como o conhecemos na verdade descende dele. Não deu porque os malignos ianques se recusaram a passar ToT dos bomb-bays. Tinham medo que ninguém mais quisesse comprar seus B-26K usados (era no tempo do Vietnã).

:arrow: E-95 BandeirAWACS - Bandeirante com radar de antena rotativa e cheio de antenas para ELINT/EW. Furou porque os criminosos ianques se recusaram a vender a antena rotativa, de medo que o AWACS perdesse mercado.

:arrow: F-95 Bandeiraça - Bandeirante com radar Griffo, pilones para AAMs e lançadores de chaffs/flares. Ferrou porque os incorrigíveis ianques, temerosos de não conseguirem mais exportar um único caça, ameaçaram o Brasil com retaliações comerciais e de apoiarem O PARAGUAI para o Conselho de Segurança.

:arrow: H-95 Bandeiróptero - Bandeirante com rotor em lugar das asas. Deu em nada porque os asquerosos ianques se recusaram a repassar as ToTs dos rotores. Medo de o Blackhawk empacar, claro.

:arrow: KC-95 BandeiTANKER - Bandeirante com tanques extras e mangueira de REVO. Compatibilíssimo com os Super Tucanos. Só ia precisar achar um jeito seguro de botar uma sonda neles. Como sempre, os insuportáveis ianques complicaram tudo, dessa vez com burocracia e padrinhagens. Tanto que até o Programa KC-X deles está de pernas para o ar...

:arrow: S-95 Neptuneirante - Bandeirante com capacidade ASW, com cauda alongada para o MAD, lançador de sonobóias e, claro, torpedos. Para variar, os pilantras ianques estragaram tudo ao vetarem os sistemas eletrônicos. Temiam que seus SSNs jamais pudessem navegar de novo no Atlântico Sul.

:arrow: SR-95 Espioneirante - Bandeirante com asa delta, duas turbinas muito mais potentes capazes de levá-lo a cruzar a mach 3 em FL990 com câmeras e sensores. Para variar, os patifes dos ianques estragaram tudo ao vetar a exportação das potentes turbinas, das asas delta, das câmeras e dos sensores. Diz-se à boca pequena que temiam passar a serem espionados do mesmo jeito que espionam todo mundo, ou seja, impunemente.

:arrow: V-95 BandeiOSPREY - Bandeirante com asas basculantes para decolar e pousar na vertical mas cruzar mais rápido e mais longe que um heli. Por incrível que possa parecer, com essa os infernais ianques não tiveram nada a ver, parece que foi o COPAC que decidiu que era muito cara a hora de voo.

:arrow: X-95 BandeiSHUTTLE - Protótipo de Bandeirante capaz de ir ao espaço e voltar com 19 passageiros. Nessa os símios ianques se superaram: ameaçaram o Brasil com uma guerra nuclear, pois sabiam que se fosse adiante poderiam até fechar a NASA porque ninguém mais iria precisar dela mesmo...


Devem haver ilustrações aí pela net... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#26 Mensagem por joao fernando » Qui Mai 05, 2011 5:15 pm

Cade a assinatura, se não for nada que preste fique quieto??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Boa, Tulio!




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#27 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 05, 2011 5:21 pm

Túlio...

[100] [009]

:lol: :lol: :lol: :lol:

Esqueceu do:

F/A/C -95 Faztudodeirante - O Bandeco muito Multirole mesmo que era basicamente o substituto do F-5 / M3 que tinha motores CF-56 e além de misseis ar-ar/ar-terra, tinha um bomb bay capaz de levar bombas e ainda assim como o Mi-35 levava tropas para desembarque de forças especiais.

C-96Ch Chuckeirante - A versão oferecida ao Chile como substituto dos Hunter e dos A-36... que basicamente treinava e combatia e podia levar tanto tiro a ponto de fazer como o F-15 e voar com uma asa só além de um motor.

Se Googlar, ou Bingar, acha... :mrgreen:

Mas faz parte do livro,

Projetos Secretos Brasileiros de Camões a Aviões, 1620-2010, Autores: Mr M, Corredor X, Professor X, Paulo Coelho. Editora: Abas
Primeira Edição: 2003.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#28 Mensagem por pafuncio » Qui Mai 05, 2011 5:48 pm

cb_lima escreveu: C-96Ch Chuckeirante - A versão oferecida ao Chile como substituto dos Hunter e dos A-36... que basicamente treinava e combatia e podia levar tanto tiro a ponto de fazer como o F-15 e voar com uma asa só além de um motor.
Armamento principal, roundhouse kick ... :wink: (aperfeiçoado em terras chilenas pela SISDEF, creio).




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8859
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 450 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#29 Mensagem por Pablo Maica » Qui Mai 05, 2011 6:00 pm

Túlio escreveu:Muito legais essas histórias. Mas tenho aqui uma que veio das entranhas da EMBRAER no tempo de sua infância, contada a mim pessoalmente pelo Cel. Ozires, numa cachaçada que tomamos em Juiz de Fora, MG, há muitos anos. Lembro bem da ocasião, tinha um piazito em volta da gente enchendo o saco, botando banca que era fera em matemática e contando causos enigmáticos, cheios de subentendidos e entrelinhas. O Cel. Ozires, já de saco cheio, perguntou pro guri:

- Como é seu nome?
- Orestes. Mas pode me chamar de OrestesPF.
- Por quê as letras?
O menino apenas sorriu com ares conspiratórios, murmurando algo como "quem sabe, sabe". Com o saco arrastando no chão, o Cel. Ozires falou:
- Isso de ficar falando as coisas pela metade é feio, menino. Vou lhe mostrar. - voltou-se para mim:
- Túlio, sabe o Bandeirante?
- Ué, quem não sabe, hôme véio?
- Pois é. Há muita coisa a respeito dele que ninguém sabe...
- POWS - disse eu, de olho arregalado. O gurizinho:
- Pois é, tio, agora conta!
O Cel. Ozires:
- Tá vendo, menino, como é feio contar as coisas pela metade? Mas tudo bem, vou contar a vocês algo que pouquíssimas pessoas sabem. Refiro-me às


VERSÕES DO BANDEIRANTE QUE NUNCA SAÍRAM DA PRANCHETA


:arrow: A-95 Warthogueirante - Bandeirante blindado e com um baita canhão de 30mm embaixo. Não foi em frente porque os malvados ianques se negaram a exportar o canhão, temendo a concorrência com o A-10.

:arrow: AH-95 HINDeirante - Bandeirante blindado com torreta de canhão no 'queixo', pilones para mísseis e foguetes nas asas, mantendo uma capacidade residual de transporte de tropas. Diferiria do AH-2 Sabre da FAB por lançar as tropas de paraquedas. Descontinuado porque os pérfidos ianques se negaram a exportar as torretas de medo que concorresse com o Apache. As torretas Russas não serviam porque ninguém entendia o manual que vinha com elas e os parafusos, em vez de soltar, apertavam mais e vice versa.

:arrow: B-95 Bombeirante - Uma das mais antigas. Bandeirante com torres de metralhadoras e bomb-bay. Na EMBRAER há quem diga que o Bandeirante como o conhecemos na verdade descende dele. Não deu porque os malignos ianques se recusaram a passar ToT dos bomb-bays. Tinham medo que ninguém mais quisesse comprar seus B-26K usados (era no tempo do Vietnã).

:arrow: E-95 BandeirAWACS - Bandeirante com radar de antena rotativa e cheio de antenas para ELINT/EW. Furou porque os criminosos ianques se recusaram a vender a antena rotativa, de medo que o AWACS perdesse mercado.

:arrow: F-95 Bandeiraça - Bandeirante com radar Griffo, pilones para AAMs e lançadores de chaffs/flares. Ferrou porque os incorrigíveis ianques, temerosos de não conseguirem mais exportar um único caça, ameaçaram o Brasil com retaliações comerciais e de apoiarem O PARAGUAI para o Conselho de Segurança.

:arrow: H-95 Bandeiróptero - Bandeirante com rotor em lugar das asas. Deu em nada porque os asquerosos ianques se recusaram a repassar as ToTs dos rotores. Medo de o Blackhawk empacar, claro.

:arrow: KC-95 BandeiTANKER - Bandeirante com tanques extras e mangueira de REVO. Compatibilíssimo com os Super Tucanos. Só ia precisar achar um jeito seguro de botar uma sonda neles. Como sempre, os insuportáveis ianques complicaram tudo, dessa vez com burocracia e padrinhagens. Tanto que até o Programa KC-X deles está de pernas para o ar...

:arrow: S-95 Neptuneirante - Bandeirante com capacidade ASW, com cauda alongada para o MAD, lançador de sonobóias e, claro, torpedos. Para variar, os pilantras ianques estragaram tudo ao vetarem os sistemas eletrônicos. Temiam que seus SSNs jamais pudessem navegar de novo no Atlântico Sul.

:arrow: SR-95 Espioneirante - Bandeirante com asa delta, duas turbinas muito mais potentes capazes de levá-lo a cruzar a mach 3 em FL990 com câmeras e sensores. Para variar, os patifes dos ianques estragaram tudo ao vetar a exportação das potentes turbinas, das asas delta, das câmeras e dos sensores. Diz-se à boca pequena que temiam passar a serem espionados do mesmo jeito que espionam todo mundo, ou seja, impunemente.

:arrow: V-95 BandeiOSPREY - Bandeirante com asas basculantes para decolar e pousar na vertical mas cruzar mais rápido e mais longe que um heli. Por incrível que possa parecer, com essa os infernais ianques não tiveram nada a ver, parece que foi o COPAC que decidiu que era muito cara a hora de voo.

:arrow: X-95 BandeiSHUTTLE - Protótipo de Bandeirante capaz de ir ao espaço e voltar com 19 passageiros. Nessa os símios ianques se superaram: ameaçaram o Brasil com uma guerra nuclear, pois sabiam que se fosse adiante poderiam até fechar a NASA porque ninguém mais iria precisar dela mesmo...


Devem haver ilustrações aí pela net... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu tenho essas ilustrações feitas pelo Euro Duncan assim que der vo escanear e postar aqui! :)



Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: O inigualavel Embraer Bandeirante - EMB110

#30 Mensagem por Penguin » Qui Mai 05, 2011 6:15 pm

cb_lima escreveu:Causo número 2: :)

Estava trabalhando como voluntário para a ONU/Cruz Vermelha na Bósnia basicamente cadastrando pessoas refugiadas e fazendo serviço de repatriação de refugiados. Eu trabalhava na parte de informática e tínhamos que ir para uma cidade instalar um posto para repatriação e cadastramento.

Estavamos nós da equipe e todos os computadores, malas, e mais uma famíla que estava retornando para a sua cidade natal.

Eles tinham um apelido para o avião que transportava as cargas e chamavam de 'Pelé Cargo'... bom... qual não foi a minha surpresa a ver um Bandeirante mal pintado de Branco e com aquele símbolo da UN (o avião estava alugado de um outro lugar).

A minha surpresa maior foi ver que o piloto era brasileiro (um Sr chamado Denis "Pelé" - Pelé era o "nome de guerra dele" :D ) daí o nome "Pelé cargo".

O pessoal falava muito bem dele e depois descobri que ele era assim como eu um voluntário e que na verdade era um piloto de outra companhia aérea, mas tinha muita experiência com o Bandeco.

O vôo correu tranquilo, e quando chegamos ao nosso destino a família não parava de beijar ele e o interessante foi ver que que na recepção da família as pessoas que vieram recebê-la ficavam acariciando o Bandeco e falando coisas que não pude entender e sorrindo para o avião.

Descobri que esse avião era conhecido por sempre trazer boas notícias, e fazer as famílias se reencontrarem.

Fiquei emocionado e fico arrepiado quando me lembro desse 'causo'. Muito orgulho do nosso Bandeco de uma outra maneira justificando o nome de "Bandeirante".

Quando voltei, peguei uma nova carona com o Bandeco e fiz o ritual de agradecer ao Bandeco pela viagem e por tudo ter corrido bem no meio de tanta tragédia. :)

Causo 3 eu deixo para outra hora.

[]s
CB_Lima
Muito legal!

[009]




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder