Para o tipo de missão que o R-99A executa ele deve estar sempre atualizado. QUerendo ou não, já se passaram quase 10 anos desde sua entrada em serviço, de lá pra cá muita coisa evoluiu. Parece que a Eriksson já lançou uma novar versão do Erieye e que as antenas mais antigas, como as utilizadas pelos nossos R-99A, podem ser modernizadas para esse padrão.Cross escreveu:Modernização? Pra uma aeronave que entrou em serviço ontem? Que tal focarmos os recursos pra acelerar o mais rápido possível a modernização dos A-1 e comprar um bom estoque de mísseis BVR pros F-5M e bombas guiadas por GPS/GLONASS/GALILEO/Laser, e quem sabe até modernizar os M2000 pro padrão 2000-9, já que a possibilidade do FX-2 sair é mais remota do que uma vagina surgir magicamente na minha testa.
modernizaçao dos R99.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 383 vezes
- Agradeceram: 431 vezes
Re: modernizaçao dos R99.
.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
talharim escreveu:DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO E BÉLICO
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Processo nº 67112.004581/2009-17;
INEXIGIBILIDADE nº 001/PAMAGL/2010;
OBJETO: Serviço de suporte de material e reparo de componentes exclusivos, em 8 (oito) aeronaves E-99 e R-99; CONTRATADA: Embraer Aviation International; VALOR ESTIMADO: U$ 33.622.270,08 (trinta e três milhões, seiscentos e sessenta e dois mil, duzentos e setenta dólares americanos e oito centavos);
FUNDAMENTO LEGAL: Artigo 25, Caput, da Lei nº8.666, de 21 Jun 93 e suas alterações posteriores; JUSTIFICATIVA: Declaração AIAB 024/2010, que apresenta a contratada como detentora exclusiva do objeto em pauta; SOLICITANTE: MAURO FERNANDO COSTA MARRA Cel Int (Ordenador de Despesas do PAMAGL); RATIFICAÇÃO: Maj Brig Ar HÉLIO PAES DE BARROS JUNIOR (Diretor da DIRMAB)
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Na minha opniao, estamos confundindo modernizaçao com MLU.
Modernização e pegar um vetor utrapassado e tentar coloca-lo para operar uma ou duas gerações a frente mudando a avionica, especialmente quando não se tem dinheiro para se comprar algo novo (F-5BR);
MLU é atualizar os sitemas de um vetor que normalmente esta na metade de sua vida util (15 anos) para que ele tenha a mesma capacidade que tinha quando entrou em operação (o que acho que o R/E-99 precisa), sendo util ate sua desativação ou modernização.
Modernização e pegar um vetor utrapassado e tentar coloca-lo para operar uma ou duas gerações a frente mudando a avionica, especialmente quando não se tem dinheiro para se comprar algo novo (F-5BR);
MLU é atualizar os sitemas de um vetor que normalmente esta na metade de sua vida util (15 anos) para que ele tenha a mesma capacidade que tinha quando entrou em operação (o que acho que o R/E-99 precisa), sendo util ate sua desativação ou modernização.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 383 vezes
- Agradeceram: 431 vezes
sapao tem razão, o termo que melhor se adequa a situação é uma atualização nos sistemas.
Creio que a notícia que o binfa posto acima se refere a isso pois é um valor consideravel para a simples manutenção de 8 aeronaves.
Creio que a notícia que o binfa posto acima se refere a isso pois é um valor consideravel para a simples manutenção de 8 aeronaves.
.
- soultrain
- Sênior
Na minha opinião é o contrário, ou seja: Uma modernização é uma coisa leve feita várias vezes ao longo da vida de um equipamento para o manter sempre actual, um MLU é quase uma reconstrução, é a "modernização de meia vida".sapao escreveu:Na minha opniao, estamos confundindo modernizaçao com MLU.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Talvez a denominação mais correcta seja actualização.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Pode ser, talvez seja a diferença apenas no nome, que ai no portugues original signifique uma coisa e aqui, ao cruzar a lagoa, signifique outra.
Apenas usei o que a FAB utiliza, pelo menos que eu me lembre, das aeronaves que receberam uma revitalização ou upgrade (T-25, AT-26, H-1H) daquelas que realizaram uma modernização ( F-5BR).
Dai quando se fala em MLU (pelo menos por aqui), quremos dizer um UPGRADE no que tange as capacidades originais da aeronave, que por força do tempo e da utilizaçao já estão degradadas ou ultrapassadas.
Diferente de uma modernização, que significa transformar o modelo da aeronave em outra, com transformações profundas que vão muito alem de uma simples mudança de painel (como no caso do C-130 que foi revitalizado, e não modernizado).
Como disse, normalmente o salto em um processo desses e de pelo menos uma geração, diferente da revitalização que mantem a geração da aeronave, porem com uma suite ou performance mais moderna.
Apenas usei o que a FAB utiliza, pelo menos que eu me lembre, das aeronaves que receberam uma revitalização ou upgrade (T-25, AT-26, H-1H) daquelas que realizaram uma modernização ( F-5BR).
Dai quando se fala em MLU (pelo menos por aqui), quremos dizer um UPGRADE no que tange as capacidades originais da aeronave, que por força do tempo e da utilizaçao já estão degradadas ou ultrapassadas.
Diferente de uma modernização, que significa transformar o modelo da aeronave em outra, com transformações profundas que vão muito alem de uma simples mudança de painel (como no caso do C-130 que foi revitalizado, e não modernizado).
Como disse, normalmente o salto em um processo desses e de pelo menos uma geração, diferente da revitalização que mantem a geração da aeronave, porem com uma suite ou performance mais moderna.
[justificar]“ Se não eu, quem?
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 234 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
De todo modo, acho que a FAB deveria adquirir pelo menos mais 4 aeronaves R-99, duas de cada versão.
O futuro da FAB, a médio prazo, vai demandar isso. Se estamos levando em conta o recebimento do FX-2 e do advento dos VANTs táticos.
abraços]
O futuro da FAB, a médio prazo, vai demandar isso. Se estamos levando em conta o recebimento do FX-2 e do advento dos VANTs táticos.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Brasileiro
- Sênior
Um outro ponto:
Me lembro de há muito tempo atrás, falarem que além dos 8 R-99 atuais, há no mesmo esquadrão um C-98 Caravan modificado, com sensor de imagem e radar de abertura sintética.
Pergunto: É verdadeira a existência dessa aeronave?
abraços]
Me lembro de há muito tempo atrás, falarem que além dos 8 R-99 atuais, há no mesmo esquadrão um C-98 Caravan modificado, com sensor de imagem e radar de abertura sintética.
Pergunto: É verdadeira a existência dessa aeronave?
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
- Brasileiro
- Sênior
Fotos? Dados?cb_lima escreveu:É vero... tal aeronave existe!
[]s
CB_Lima
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Carlos Lima
- Sênior
Eu tenho algumas revistas com essa informação, mas teria que achá-las.Brasileiro escreveu:Fotos? Dados?cb_lima escreveu:É vero... tal aeronave existe!
[]s
CB_Lima
abraços]
Em todo o caso aqui vai uma página com alguma coisa sobre a aeronave:
http://www.ordemdebatalha.com/fab/guardiao.htm
Eu acho que é a FAB 2720, mas honestamente teria que realmente checar pois posso estar enganado quanto ao prefixo.
Se eu não me engando é essa aqui:
Você consegue identificar pelo símbolo do SIVAM na cauda e a bolacha do 2/6 (essa foto é de 2004).
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Alitson
- Sênior
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
CB, a aeronave em questão não possui radar.Brasileiro escreveu:Fotos? Dados?cb_lima escreveu:É vero... tal aeronave existe!
[]s
CB_Lima
abraços]
[]s
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
- Carlos Lima
- Sênior
Sim, verdade, mas o que ele estava perguntando e se ela era também "especial" e ela na verdade é sim pois está equipada com um HSS (Hyper-Spectral Scanner).Alitson escreveu: CB, a aeronave em questão não possui radar.
[]s
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima