F-X2 e a MB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: F-X2 e a MB

#16 Mensagem por P44 » Sex Set 10, 2010 1:22 pm

angelogalvao escreveu:Desculpe a minha ignorância, mas não existem videos e fotos do Rafale decolando do Foch, antes de se tornar o São Paulo?








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Re: F-X2 e a MB

#17 Mensagem por Joaca » Sex Set 10, 2010 2:53 pm

Senhores
Vou fazer a pergunta:
"Com Quantos quilos o rafale M foi lançado do Foch e com quantos quilos foi recuperado?"
Se alguém puder dizer e provar "com full load" eu direi que ele opera no SP.
At
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Re: F-X2 e a MB

#18 Mensagem por Carlos Lima » Sex Set 10, 2010 2:59 pm

Só para adiantar a resposta:

Esses foram Rafales F1 que são consideravelmente mais "leves" do que os F3.

Além disso esses testes não foram para qualificar o Rafale operando no Foch e sim testar o Rafale a Bordo, já que os franceses não dispunham de outro PA disponível para testes.

Várias medidas foram tomadas a partir daí, resultando na versão F2 e depois F3...

O Rafale "tem a chance" de operar no SP, mas com restrições.

[]s
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Re: F-X2 e a MB

#19 Mensagem por LeandroGCard » Sex Set 10, 2010 3:01 pm

talharim escreveu:A-7 Corsair
F-8 Crusader
A-6 INtruder
F-4 Phantom
Super Etendard

Todos operam no Sampa.

Se for ordem de cima mesmo que as 2 forças operem o mesmo caça.........e em virtude da total incompetencia da TAB em sequer comprar papel higienico direito........

A MB para nao ter que ficar esperando mais 40 anos para ter um caça poderia muito bem comprar uma duzia destes vetores citados acima e modernizar para lançar um Harpoon e AIM-9X para ter sua defesa de frota.
Bom, já que vamos reformar coisas velhas para colocar como tampão no SP, será que não teria ainda uns A-7 disponíveis em algum lugar que pudéssemos mandar para a Embraer no lugar dos A-4? Em princípio eles poderiam receber os motores dos 20 AMX que serão encostados, os mesmos aviônicos previstos para os A-4, A-darter, MAN-1, etc..., e ficariam bem mais capazes do que os Skyhawk. Será que no final o custo/avião não ficaria na mesma faixa?


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Re: F-X2 e a MB

#20 Mensagem por crubens » Sex Set 10, 2010 3:09 pm

Quê 20 AMX que serão encostados ? fuentes ?




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Re: F-X2 e a MB

#21 Mensagem por LeandroGCard » Sex Set 10, 2010 3:19 pm

crubens escreveu:Quê 20 AMX que serão encostados ? fuentes ?
Ué,

A FAB recebeu 56, e 36 serão modernizados. Que eu saiba os 20 que sobram não caíram, não foram vendidos e nem vão ser transformados em Lift, então... ?

Os gregos vão trocar seu último esquadrão de A-7 por F-16, e a Tailândia ainda tem alguns estocados (não sei como estão os de portugal e os americanos). Velharia por velharia acho melhor reformar A-7 que A-4. Melhor um Opala tunado que um Fiat-147, não?

A idéia da compra dos A-4 na época foi que eles estavam prontos para operar e podiam ser usados no A-11 (desconfio que os A-7 não poderiam), mas se é para reformar e colocar em um PA maior, porque insistir neles se tiver coisa melhor por aí? E ainda com a vantagem adicional de usar o mesmo motor do AMX, com manutenção local (as turbinas dos A-4 não estão tendo que ser enviadas para fora?).


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Re: F-X2 e a MB

#22 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Set 10, 2010 4:46 pm

talharim escreveu:A-7 Corsair
F-8 Crusader
A-6 INtruder
F-4 Phantom
Super Etendard

Todos operam no Sampa.

Se for ordem de cima mesmo que as 2 forças operem o mesmo caça.........e em virtude da total incompetencia da TAB em sequer comprar papel higienico direito........

A MB para nao ter que ficar esperando mais 40 anos para ter um caça poderia muito bem comprar uma duzia destes vetores citados acima e modernizar para lançar um Harpoon e AIM-9X para ter sua defesa de frota.
LeandroGCard escreveu:Bom, já que vamos reformar coisas velhas para colocar como tampão no SP, será que não teria ainda uns A-7 disponíveis em algum lugar que pudéssemos mandar para a Embraer no lugar dos A-4? Em princípio eles poderiam receber os motores dos 20 AMX que serão encostados, os mesmos aviônicos previstos para os A-4, A-darter, MAN-1, etc..., e ficariam bem mais capazes do que os Skyhawk. Será que no final o custo/avião não ficaria na mesma faixa?


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Não há oferta de nenhum desses aviões para o Sampa. A bem da verdade, os A-4K são mais novos que todos esses e as células encontram-se em excelente estado. A alternativa SE não vale. Estão sendo usados ao limite da irresponsabilidade pela Marinha Nacional francesa.

A Marinha do Brasil avaliou os três finalistas e já coloquei os dados aqui:

1. F/A-18E/F: Não opera de modo algum;
2. Rafale F.3: Opera com 40% da capacidade
3. Gripen NG Naval: Opera com 80% da capacidade "mas não passa de um projeto" (segundo o relatório)

O que poderia operar?

F/A-18A/B, que poderiam ser modernizados... Vale a pena? Não, o custo de implantar uma segunda linha de suprimento é maior que o benefício de operar um avião mais capaz que o AF-1.

Abraços

Pepê




Editado pela última vez por Pepê Rezende em Sex Set 10, 2010 4:55 pm, em um total de 1 vez.
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Re: F-X2 e a MB

#23 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Set 10, 2010 4:53 pm

LeandroGCard escreveu:A FAB recebeu 56, e 36 serão modernizados. Que eu saiba os 20 que sobram não caíram, não foram vendidos e nem vão ser transformados em Lift, então... ?

Os gregos vão trocar seu último esquadrão de A-7 por F-16, e a Tailândia ainda tem alguns estocados (não sei como estão os de portugal e os americanos). Velharia por velharia acho melhor reformar A-7 que A-4. Melhor um Opala tunado que um Fiat-147, não?

A idéia da compra dos A-4 na época foi que eles estavam prontos para operar e podiam ser usados no A-11 (desconfio que os A-7 não poderiam), mas se é para reformar e colocar em um PA maior, porque insistir neles se tiver coisa melhor por aí? E ainda com a vantagem adicional de usar o mesmo motor do AMX, com manutenção local (as turbinas dos A-4 não estão tendo que ser enviadas para fora?).


Leandro G. Card
A FAB vai modernizar todos os A-1 para o padrão A-1M. Além disso, os motores são muito diferentes. O Mk807 é bem mais leve e menor (além de mais problemático) que seus antecessores.

http://www.rolls-royce.com/defence/prod ... s/spey.jsp

Abraços

Pepê




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Re: F-X2 e a MB

#24 Mensagem por LeandroGCard » Sex Set 10, 2010 5:17 pm

Pepê Rezende escreveu: Não há oferta de nenhum desses aviões para o Sampa. A bem da verdade, os A-4K são mais novos que todos esses e as células encontram-se em excelente estado. A alternativa SE não vale. Estão sendo usados ao limite da irresponsabilidade pela Marinha Nacional francesa.

A Marinha do Brasil avaliou os três finalistas e já coloquei os dados aqui:

1. F/A-18E/F: Não opera de modo algum;
2. Rafale F.3: Opera com 40% da capacidade
3. Gripen NG Naval: Opera com 80% da capacidade "mas não passa de um projeto" (segundo o relatório)

O que poderia operar?

F/A-18A/B, que poderiam ser modernizados... Vale a pena? Não, o custo de implantar uma segunda linha de suprimento é maior que o benefício de operar um avião mais capaz que o AF-1.

Abraços

Pepê
Percebo que estas ofertas de Rafale, F-18 e Gripen seriam de aviões novos para uso nos novos PA's (mesmo que sua operação se iniciasse no A-13 mesmo), mas não é disso que estamos falando, mas na colocação de vetores usados e reformados no Sampa mesmo. Já vamos gastar com os A-4, então porque não avaliar o que gastaríamos em outra plataforma mais poderosa que também possa operar no A-13 e verificar se não vale à pena? Foi feito com o F-18A e não era viável, mas ainda daria tempo para avaliar o A-7, que certamente teria um custo muito inferior ao do Hornet e um desempenho muito superior ao do Skyhawk.

Na verdade os A-4 do Kuwait que compramos foram entregues em 77/78, e os últimos A-7 foram construídos em 84, então é evidente que existem Corsair II's mais novos que nossos Skyhawks em algum lugar por aí. Tudo bem que o Kuwait praticamente não utilizou estes aviões e é bem possível que não se encontrem células de A-7 em tão bom estado, mas devem existir pelo menos algumas aproveitáveis, e a reforma da estrutura é a parte mais barata da atualização.

A FAB vai modernizar todos os A-1 para o padrão A-1M. Além disso, os motores são muito diferentes. O Mk807 é bem mais leve e menor (além de mais problemático) que seus antecessores.

http://www.rolls-royce.com/defence/prod ... s/spey.jsp

Abraços

Pepê
Não sabia que a FAB iria modernizar todos os AMX, sempre ví noticias de que seriam só 36 e os demais estavam muito batidos e não valeria mais à pena. Isto é decisão recente?

Com relação ao motor Spey 807 você tem razão, ele cabe, mas não é compatível com a geometria e o peso dos motores atuais dos A-7. Uma reforma nas células poderia permitir seu uso, mas aí realmente tenho receio de que fosse ficar caro demais, pois além da reforma teriam que ser adquiridos novos motores (já que os dos AMX não ficarão disponíveis).

Mas é de dar tristeza ver um PA equipado só com Skyhawk's, vai ser o único porta-aviões-escola do mundo.


Leandro G. Card




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Re: F-X2 e a MB

#25 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Set 10, 2010 5:33 pm

LeandroGCard escreveu:Percebo que estas ofertas de Rafale, F-18 e Gripen seriam de aviões novos para uso nos novos PA's (mesmo que sua operação se iniciasse no A-13 mesmo), mas não é disso que estamos falando, mas na colocação de vetores usados e reformados no Sampa mesmo. Já vamos gastar com os A-4, então porque não avaliar o que gastaríamos em outra plataforma mais poderosa que também possa operar no A-13 e verificar se não vale à pena? Foi feito com o F-18A e não era viável, mas ainda daria tempo para avaliar o A-7, que certamente teria um custo muito inferior ao do Hornet e um desempenho muito superior ao do Skyhawk.

Na verdade os A-4 do Kuwait que compramos foram entregues em 77/78, e os últimos A-7 foram construídos em 84, então é evidente que existem Corsair II's mais novos que nossos Skyhawks em algum lugar por aí. Tudo bem que o Kuwait praticamente não utilizou estes aviões e é bem possível que não se encontrem células de A-7 em tão bom estado, mas devem existir pelo menos algumas aproveitáveis, e a reforma da estrutura é a parte mais barata da atualização.
Os A-7 existentes estão completamente detonados. Quem disse que os F/A-18A/B não são compatíveis com o Sampa?
LeandroGCard escreveu:Não sabia que a FAB iria modernizar todos os AMX, sempre ví noticias de que seriam só 36 e os demais estavam muito batidos e não valeria mais à pena. Isto é decisão recente?
É antiga. Vão recuperar 12 células com alto grau de corrosão...
LeandroGCard escreveu:Com relação ao motor Spey 807 você tem razão, ele cabe, mas não é compatível com a geometria e o peso dos motores atuais dos A-7. Uma reforma nas células poderia permitir seu uso, mas aí realmente tenho receio de que fosse ficar caro demais, pois além da reforma teriam que ser adquiridos novos motores (já que os dos AMX não ficarão disponíveis).

Mas é de dar tristeza ver um PA equipado só com Skyhawk's, vai ser o único porta-aviões-escola do mundo.
É uma reforma MUITO complicada e que não vale a pena. Mesmo com Skyhawks, o Brasil entra em novo patamar na América Latina.

Amplexos...

Pepê




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Re: F-X2 e a MB

#26 Mensagem por LeandroGCard » Sex Set 10, 2010 7:20 pm

Obrigado pelas informações Pepê.

Mas permita-me fazer só um pedido, não coloque mais nas respostas aos meus posts estas expressões do tipo "no contexto da America Latina...", isso chega a ser deprimente. Se nossa preocupação é com com Argentina, Venezuela, Colômbia, etc... então o melhor é nem termos porta-aviões nenhum. Tudo bem que não estamos na mesma liga dos EUA, China, França ou mesmo da Inglaterra, mas temos que nos comparar com países mais ou menos no nosso nível, como Espanha, Itália ou Índia, e aí convenhamos que um PA com 12 Skyhawks é realmente muita pobreza.


De resto um grande abraço,


Leandro G. Card




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Re: F-X2 e a MB

#27 Mensagem por Penguin » Sex Set 10, 2010 7:49 pm

LeandroGCard escreveu:Obrigado pelas informações Pepê.

Mas permita-me fazer só um pedido, não coloque mais nas respostas aos meus posts estas expressões do tipo "no contexto da America Latina...", isso chega a ser deprimente. Se nossa preocupação é com com Argentina, Venezuela, Colômbia, etc... então o melhor é nem termos porta-aviões nenhum. Tudo bem que não estamos na mesma liga dos EUA, China, França ou mesmo da Inglaterra, mas temos que nos comparar com países mais ou menos no nosso nível, como Espanha, Itália ou Índia, e aí convenhamos que um PA com 12 Skyhawks é realmente muita pobreza.


De resto um grande abraço,


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Estamos em uma zona (AL) sem vizinhos "ameçadores". Nossa localização geográfica é das mais "tranqüilas".
Penso que essa tranqüilidade regional é boa para o país, porém funciona como um desestimulo para maiores investimentos militares.

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Re: F-X2 e a MB

#28 Mensagem por gaitero » Sáb Set 11, 2010 12:17 pm

LeandroGCard escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Não há oferta de nenhum desses aviões para o Sampa. A bem da verdade, os A-4K são mais novos que todos esses e as células encontram-se em excelente estado. A alternativa SE não vale. Estão sendo usados ao limite da irresponsabilidade pela Marinha Nacional francesa.

A Marinha do Brasil avaliou os três finalistas e já coloquei os dados aqui:

1. F/A-18E/F: Não opera de modo algum;
2. Rafale F.3: Opera com 40% da capacidade
3. Gripen NG Naval: Opera com 80% da capacidade "mas não passa de um projeto" (segundo o relatório)

O que poderia operar?

F/A-18A/B, que poderiam ser modernizados... Vale a pena? Não, o custo de implantar uma segunda linha de suprimento é maior que o benefício de operar um avião mais capaz que o AF-1.

Abraços

Pepê
Percebo que estas ofertas de Rafale, F-18 e Gripen seriam de aviões novos para uso nos novos PA's (mesmo que sua operação se iniciasse no A-13 mesmo), mas não é disso que estamos falando, mas na colocação de vetores usados e reformados no Sampa mesmo. Já vamos gastar com os A-4, então porque não avaliar o que gastaríamos em outra plataforma mais poderosa que também possa operar no A-13 e verificar se não vale à pena? Foi feito com o F-18A e não era viável, mas ainda daria tempo para avaliar o A-7, que certamente teria um custo muito inferior ao do Hornet e um desempenho muito superior ao do Skyhawk.

Na verdade os A-4 do Kuwait que compramos foram entregues em 77/78, e os últimos A-7 foram construídos em 84, então é evidente que existem Corsair II's mais novos que nossos Skyhawks em algum lugar por aí. Tudo bem que o Kuwait praticamente não utilizou estes aviões e é bem possível que não se encontrem células de A-7 em tão bom estado, mas devem existir pelo menos algumas aproveitáveis, e a reforma da estrutura é a parte mais barata da atualização.

A FAB vai modernizar todos os A-1 para o padrão A-1M. Além disso, os motores são muito diferentes. O Mk807 é bem mais leve e menor (além de mais problemático) que seus antecessores.

http://www.rolls-royce.com/defence/prod ... s/spey.jsp

Abraços

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Não sabia que a FAB iria modernizar todos os AMX, sempre ví noticias de que seriam só 36 e os demais estavam muito batidos e não valeria mais à pena. Isto é decisão recente?

Com relação ao motor Spey 807 você tem razão, ele cabe, mas não é compatível com a geometria e o peso dos motores atuais dos A-7. Uma reforma nas células poderia permitir seu uso, mas aí realmente tenho receio de que fosse ficar caro demais, pois além da reforma teriam que ser adquiridos novos motores (já que os dos AMX não ficarão disponíveis).

Mas é de dar tristeza ver um PA equipado só com Skyhawk's, vai ser o único porta-aviões-escola do mundo.


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O A-7, utiliza o turbofan Allison/RR TF41-A-2, que se não me engano, é o mesmo Rolls Royce Spey, com um leve ganho de potência, e produzido sob licença pela Allison.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: F-X2 e a MB

#29 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Set 11, 2010 11:03 pm

Carlos Mathias escreveu:Não Talha, a MB vai acabar adaptando um bom caça para lançar as armas nacionais, entre elas o MAN-1NucBr. :wink: 8-]
Os estudos da propulsão ran-jet vão avançando...CM, primeiro virá o trivial MAN-1 depois lembre do ASM 3 japa. Quanto ao talha..., nunca se esqueça do papel higiênico reciclado...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: F-X2 e a MB

#30 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 11, 2010 11:10 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Walter, eu chuto logo o balde.
Quero de imediato MAN-2TURBO RAM Nuc. :mrgreen:




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