A situação dos aeroportos da Copa

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

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rodrigo
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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#16 Mensagem por rodrigo » Sex Out 15, 2010 3:30 pm

Brasília, 14/10/2010

Em 2014, bases militares ajudarão a desafogar aeroportos durante a Copa


Brasília, 14/10/2010 - As bases aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB) e aeroportos alternativos de estados e de municípios deverão ser utilizados durante o período da copa para receber voos excedentes e evitar congestionar os aeroportos comerciais. A informação foi dada nesta quinta-feira (14/10) pelo Ministro da defesa, Nelson Jobim, após reunião com os órgãos oficiais da aviação civil.

Segundo Jobim, o objetivo da reunião foi discutir a programação para a Copa de 2014, a partir dos dados mais atualizados sobre o setor. Participaram do encontro dirigentes da Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Defesa, da Infraero, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeromáutica.

O ministro determinou uma avaliação da demanda para 2014, levando-se em conta o crescimento atual da demanda doméstica, que chegou a 27% no último mês, e a demanda específica gerada pela Copa, que dura dois meses e tem como centro o mês de julho de 2014.

A partir da previsão, será calculada a oferta disponível com a infra-estrutura atual, e calculado o desnível entre demanda e oferta de infra-estrutura aeroportuária. Esse vácuo será preenchido com o aumento da oferta proporcionado pelas obras que a Infraero já está executando e também por ações administrativas especiais.

A oferta terá que ser dimensionada para atender à demanda com uma folga de 10%. Dessa forma haverá margem para acomodar eventos inesperados. "Por exemplo, se um presidente da República resolver ir?", comentou Jobim. Com essa folga, o voo extra poderá ser recebido sem maiores transtornos para os demais passageiros.

Entre as medidas administrativas que serão estudadas, estão:
1-Uso de slots (autorizações para pouso e decolagem) em horários vagos para receber voos fretados (charter). Os observadores da Infraero e da Anac que foram enviados à África do Sul durante a Copa constataram um grande aumento do número de voos charter durante os dias de jogos;

2-Uso de Bases Aéreas da Força Aérea Brasileira para receber voos de delegações esportivas e de autoridades, desafogando os aeroportos comerciais;

3-Uso de aeroportos alternativos para os aviões da aviação geral (taxi aéreo, aviões executivos, etc.).Uma possibilidade é eles pararem em bases aéreas, que são mais centrais, deixarem seus passageiros, e decolarem imediatamente para estacionar nesses aeroportos alternativos, inclusive de estados e municípios.

As bases aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB) e aeroportos alternativos de estados e de municípios deverão ser utilizados durante o período da copa para receber voos excedentes e evitar congestionar os aeroportos comerciais. A informação foi dada nesta quinta-feira (14/10) pelo Ministro da defesa, Nelson Jobim, após reunião com os órgãos oficiais da aviação civil.

https://www.defesa.gov.br/index.php/not ... copa-.html




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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#17 Mensagem por Sterrius » Qui Nov 11, 2010 12:44 am

Ok que realmente o aumento de voos no brasil anda absurdo d+ pra dar conta mas precisa mesmo recorrer a aeroportos militares pra isso?




alcmartin
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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#18 Mensagem por alcmartin » Seg Nov 15, 2010 9:47 pm

Talvez, sterrius, seja mais para o lado político, tipo, "estamos fazendo algo"... :?

Sds!




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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#19 Mensagem por rodrigo » Qui Nov 18, 2010 3:35 pm

2-Uso de Bases Aéreas da Força Aérea Brasileira para receber voos de delegações esportivas e de autoridades, desafogando os aeroportos comerciais;
Quantas capitais que sediarão jogos tem bases aéreas exclusivas, fora do aeroporto comercial?
De cabeça me lembro:
POA - BACO
BH - Lagoa Santa
RJ - BASC ou Afonsos
SP - Taubaté ou SJC?
Brasília - BAAN?




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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#20 Mensagem por rodrigo » Sex Nov 19, 2010 12:32 pm

Aeroporto no Brasil é "desastre", diz associação mundial de aéreas

A principal associação mundial de companhias aéreas censurou ontem o Brasil por deficiências de infraestrutura que ameaçam o fluxo de passageiros na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016.

Impostos e taxas no país e na região também foram questionados como um obstáculo à operação, assim como riscos à segurança.

"O Brasil é a maior economia da América Latina e a que cresce mais rápido, mas sua infraestrutura é um desastre crescente", afirmou o presidente da Iata, Giovanni Bisignani, em discurso distribuído à imprensa.

Bisignani, que falou no fórum da Associação de Transporte Aéreo da América Latina e do Caribe, no Panamá, alertou para a demanda que virá com os megaeventos esportivos e exortou autoridades e empresas nacionais a prepararem um plano "se quiserem evitar vexame".

"O relógio está correndo e eu não vejo muito progresso", afirmou. "Dos 20 maiores aeroportos domésticos do Brasil, 13 não conseguem acomodar as demandas em seus terminais. E a situação em São Paulo é crítica."

A maior preocupação da Iata é o Aeroporto Internacional de Guarulhos. A associação criticou a decisão da Infraero, depois revertida, de fechar uma das pistas no próximo ano. A capacidade atual do aeroporto é insuficiente para o crescimento da demanda.

Outro ponto levantado foi o aumento tributário. A Iata relata este como um problema da região, mas destaca o Brasil, o Chile e o Peru ao falar de países cuja competitividade no setor é fortemente afetada pelos impostos.

"É por causa dos altos impostos que esses países são listados, respectivamente, como 45º, 57º e 74º no índice de viagem e turismo do Fórum Econômico Mundial." A lista é liderada pela Suíça.

GRANDES EXPECTATIVAS

Apesar das críticas, a Iata festejou a fusão da TAM com a LAN Chile, um negócio estimado em US$ 14 bilhões em capitalização de mercado, quase o triplo do que é estimado para outra megafusão, a da British Airways com a espanhola Iberia.

A associação está aumentando seu investimento no Brasil e nomeou Carlos Ebner, ex-presidente da OceanAir (hoje Avianca) e ex-diretor financeiro da Varig, como diretor para o Brasil a partir de dezembro.

O movimento aéreo na América Latina (número de voos) deve crescer acima da média global: 15,2% no ano e 6,1% no ano que vem, após fechar 2009 no zero a zero. Em receita, a alta estimada é de 5% e 3,2%, também acima da média do resto do mundo.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/83 ... reas.shtml




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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#21 Mensagem por akivrx78 » Sex Nov 19, 2010 11:15 pm

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Novo aeroporto internacional de haneda, inaugurado em outubro, tenho um amigo brasileiro engenheiro que trabalhou na construção da pista B,C,D e no terminal 2 e terminal internacional desde 1990 até setembro de 2010, demora porque é tudo aterramento dentro do mar.
O vídeo é a parte nova internacional, 5:11 do vídeo saindo do monorail até o guichê, menos de 1 minuto andando.




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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#22 Mensagem por akivrx78 » Sáb Nov 20, 2010 11:49 am

Jobim rebate críticas de organismo internacional às condições dos aeroportos brasileiros

20/11/2010

Roberta Lopes

Brasília - O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse hoje (19) que a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) não tem conhecimento de causa para criticar deficiências na infraestrutura dos aeroportos brasileiros. “Esse é o ponto de vista das empresas, que preferem outro tipo de condições. Eu não vi nenhuma manifestação da Iata, por exemplo, sobre o conforto dos passageiros nos aviões brasileiros. Observa-se que essa é uma manifestação unilateral sem conhecimento de causa”, afirmou.

Ele também rebateu a crítica de que o Brasil não estaria preparado para receber o fluxo de turistas previsto para a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo Jobim, o número de passageiros deve aumentar, durante as competições, entre 2% e 4%, o que não provocaria problemas para os aeroportos. “Não haverá problema, tudo isso já está equacionado”, assegurou.

Sobre a possibilidade de um novo apagão aéreo neste fim de ano por causa do grande movimento de passageiros, Jobim afirmou que, ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, desta vez não haverá problemas.

O ministro fez as declarações ao participar da cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira, no Quartel-General do Exército.

Edição: Vinicius Doria




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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#23 Mensagem por akivrx78 » Sáb Nov 20, 2010 11:52 am

Associação Internacional de Transporte Aéreo critica infraestrutura dos aeroportos brasileiros

20/11/2010

Alex Rodrigues

São Paulo - O presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), Giovanni Bisignani, criticou a infraestrutura aeroportuária brasileira, classificando-a de “inadequada” para atender a grandes eventos, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Durante um fórum promovido pela Associação de Transporte Aéreo da América Latina e Caribe (Alta), ontem (18), no Panamá, Bisignani mencionou que 13 dos 20 principais aeroportos brasileiros já operam no limite da capacidade e que nada estaria sendo feito para resolver o problema.

“Não vemos muito progresso e o tempo está passando. Para evitar um constrangimento nacional, devemos unir todos os envolvidos na mesma mesa e finalizar um plano”, disse o presidente da entidade que reúne 230 companhias de 126 países. Bisignani também afirmou haver um descompasso entre os investimentos na infraestrutura aeroportuária e o crescimento da demanda por transporte aéreo, o maior da América Latina.

“A América Latina é hoje uma estrela luminosa na indústria, depois de uma década de crises e mudanças. Hoje, é a única região a registrar lucratividade. Mas mais mudanças são necessárias”, alertou Bisignani.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que os investimentos necessários para adequar todos os aeroportos brasileiros à projeção de crescimento da demanda de usuários já estavam programados desde antes da escolha do país como sede da Copa ou das Olimpíadas, e que o cronograma de obras vem sendo seguido. Os investimentos nos aeroportos relacionados à Copa do Mundo totalizam R$ 5,15 bilhões. Só no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, deverão ser investidos R$ 1,2 bilhão.

De acordo com o detalhamento apresentado pela estatal, boa parte das obras deverá ser concluída apenas no segundo semestre de 2013, após, portanto, a Copa das Confederações, marcada para junho de 2013 e que servirá de teste para a Copa do Mundo de Futebol.

O especialista em infraestrutura aeroportuária José Wilson Massa acha um exagero afirmar que os aeroportos brasileiros são inadequados. Entretanto, concorda com o presidente da Iata quando disse que os investimentos brasileiros nos últimos anos foram insuficientes.

“ Em algum momento, a Infraero não conseguiu mais acompanhar o aumento do número de passageiros. A maior evidência disso é que, agora, a empresa tem recorrido à instalação de módulos provisórios como alternativa às obras que deixaram de ser feitas nos principais aeroportos.”

Massa defende que o modelo de gestão da Infraero seja reformulado para permitir à estatal firmar contratos com empresas privadas, a exemplo do que faz a Petrobras. “ Só assim haverá tempo de concluirmos tudo para Copa do Mundo. Dentro do atual modelo [de gestão], não vamos conseguir.”

Edição: Vinicius Doria




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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#24 Mensagem por rodrigo » Seg Nov 22, 2010 12:06 pm

Ele também rebateu a crítica de que o Brasil não estaria preparado para receber o fluxo de turistas previsto para a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo Jobim, o número de passageiros deve aumentar, durante as competições, entre 2% e 4%, o que não provocaria problemas para os aeroportos. “Não haverá problema, tudo isso já está equacionado”, assegurou.
Mais acima eu postei a notícia de que o próprio MD está procurando alternativas pro fluxo de vôos e passageiros, e agora vem dizer que estamos prontos!? Também cai por terra a idéia dos entusisatas dos eventos, quando afirmam que a realização da Copa e Olimpiada trarão obras fantásticas, que ficarão para toda população usufruir e melhorar a condição de infraestrutura do país. Só quem não conhece o que foi feito no PAN 2007 no RJ acredita nisso. Nem mesmo as instalações esportivas se salvaram.




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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#25 Mensagem por alcmartin » Seg Nov 22, 2010 1:46 pm

É vero, Rodrigo... :? As empresas privadas, aéreas e de apoio, se viram, contratam e se adequam. As vezes com atraso, mas não dormem tanto no ponto. O galho realmente é a parte estatal*, que precisava começar ontem, para estar tudo pronto até lá. Mas aí começam a debater se privatizam, se constroem, se ampliam, é comissão para cá, é comissão para lá... :roll:

* Exceção ao COMAER, que da parte dele, ampliou a formação de controladores e vem modernizando o controle do espaço aéreo. Tiraram da reta... :lol:

Abs!




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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#26 Mensagem por faterra » Seg Dez 06, 2010 11:48 pm

Por Tânia Monteiro, estadao.com.br, Atualizado: 6/12/2010 21:35
Dilma vai mesmo criar secretaria especial para aeroportos

Além de decidir manter o ministro Nelson Jobim no comando da Defesa, a presidente eleita, Dilma Rousseff, já comunicou a assessores da equipe de transição que vai mesmo criar uma secretaria especial só para cuidar da infraestrutura dos aeroportos e da aviação civil. Na tarde desta segunda-feira, 6, na reunião do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac), Jobim confirmou aos membros do órgão o projeto da presidente eleita. Será uma Secretaria Especial de Aviação Civil ligada à Presidência da República.
A secretaria especial vai abrigar a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) continua vinculado ao Comando da Aeronáutica, embora trabalhe em coordenação constante com os demais órgãos ligados à aviação civil. No Brasil, o controle do espaço aéreo e a vigilância das aeronaves civis e militares são operações a cargo da Força Aérea Brasileira (FAB). Os controladores são civis e militares.
Dilma quer monitorar mais de perto a administração e os investimentos nos aeroportos tendo em vista os grandes acontecimentos esportivos agendados para os próximos anos. Há uma preocupação do governo com o gargalo operacional dos aeroportos diante da demanda provocada pela Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O Estado apurou que a criação da secretaria especial deve ser acompanhada da abertura do capital da Infraero, o que daria mais agilidade à empresa estatal e multiplicaria as fontes de investimentos em aeroportos.




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Um abraço!
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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#27 Mensagem por alcmartin » Dom Dez 12, 2010 8:03 pm

Pode parecer off topic, mas não é. Retrata o que está acontecendo no mercado aéreo.
Rodoviárias perdem por ano 3 milhões de passageiros

São Paulo - No fim do ano, uma olhada nas filas de check-in dos aeroportos e no trânsito caótico das estradas contrasta com o vazio em outro lugar: as rodoviárias. Antes protagonistas das cenas de saguões lotados, esses terminais perderam 13 milhões de passageiros desde 2005, conforme a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Na maior rodoviária da América Latina e segunda do mundo, a do Tietê, há mais cadeiras vazias do que se poderia supor em mês de férias. Os que trabalham por ali são unânimes: nem parece dezembro.

A concorrência do ônibus com o avião ficou evidente. Se a viagem entre São Paulo e cidades do Nordeste leva de dois a três dias pela estrada, o avião faz o mesmo em três horas por preços equivalentes. A classe C trocou as plataformas pelos portões de embarque. "Há dez anos, tínhamos cinco, seis horários para o Recife. Hoje temos um", diz o gerente de vendas da Viação São Geraldo, Paulo Anselmo. E o que também explica a falta de público nos trechos de longa distância é a queda na migração - pesquisa feita pela LCA Consultores mostra que o êxodo do Nordeste para São Paulo caiu pela metade desde os anos 1990.


Enquanto as aéreas ganham no preço - a passagem para Maceió sai a R$ 279 na promoção, por exemplo -, as viações vendem por R$ 300 e não podem fazer muito para mudar. "Ônibus paga ICMS; avião, não. E não dá para ter serviço de bordo, essas coisas que oneram mais ainda o bilhete", diz Paulo Anselmo. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... eiros.jhtm




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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#28 Mensagem por tenso » Dom Jan 09, 2011 9:54 pm

Fantástico embarca com fuzil em voos pelo Brasil

Na bagagem, havia também açúcar simulando cocaína e R$ 100 mil em notas cenográficas. Eduardo Faustini passou por seis aeroportos internacionais nas cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo.


http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... 05,00.html




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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#29 Mensagem por alcmartin » Sex Fev 18, 2011 8:47 pm

Para frente, Brasil, il,il... :? :? Pronto para copa, naquele que é para ser a alternativa para SP... :roll:
7/02/2011 - 23h10
Chuva interdita aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)
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MAURÍCIO SIMIONATO
DE CAMPINAS

A chuva que atingiu a região de Campinas (93 km de SP) na noite desta quinta-feira fechou por mais de uma hora o Aeroporto Internacional de Viracopos para pousos e decolagens.

Leia a cobertura completa sobre as chuvas no país

A pista ficou alagada. Parte do forro do aeroporto desabou em dois pontos. Ningúem ficou ferido.

O teto de gesso desabou perto dos sanitários (entre as área de embarque e desembarque) e dentro da sede da Polícia Civil, no segundo piso.

Os locais em que houve desabamento do teto foram interditados para reparos.

A pista ficou fechada entre 19h35 e 20h39, segundo a assessoria de imprensa da Infraero (estatal que administra os aeroportos).

A partir de 20h40, o aeroporto começou a operar por instrumentos nos voos e decolagens.

A sobrecarga de água prejudicou o escoamento do aeroproto e até o saguão de embarque teve pontos de alagamento.

Às 22h20, nove voos estavam atrasados e o aeroporto já operava normalmente.

Alguns usuários do aeroporto publicaram mensagens sobre a situação no momento da chuva em redes sociais na internet.

A chuva também provocou alagamentos em ruas e avenidas de Campinas e em cidades da região.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... s-sp.shtml




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Re: A situação dos aeroportos da Copa

#30 Mensagem por rodrigo » Ter Fev 22, 2011 11:43 am

O aeroporto de Manaus, no início do ano, ficou fechado vários dias depois de uma chuva forte que danificou a iluminação da pista e alguns instrumentos de auxílio às aeronaves. Isso tudo em uma cidade que praticamente chove forte todo dia.




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