Reportagem Brigada Paraquedista

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
vitor freitas
Júnior
Júnior
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 11:23 am

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#16 Mensagem por vitor freitas » Seg Abr 05, 2010 1:59 am

jambockrs escreveu:
vitor freitas escreveu:Calma ai, galera, falar mau de Carioca é apelar, sou do Rio e não sou Traficante, pelo contrario, odeio.
Calma ai, galera, falar mau de Carioca é apelar, sou do Rio e não sou Traficante, pelo contrario, odeio.
Mas eu vou tocar em um ponto que só estão falando em mudar e do Oficial que também acho que falou besteira.
Primeiramente, os esquadrões de transporte estão em Afonsos e Galeão, não ouvi falar em transferencia de Esquadrão de Transporte nenhuma logistica esta incompleta, pois acho que 6ºETA em Brasilia não dará conta de uma brigada PQP.
(...)

Além do mais querendo ou não centro oeste só tem a capital para defender, no Sudeste, tem pontos Cruciais, como Usinas Nucleares, Vale do Paraiba(70% de todas as industrias do Brasil), onde tem as Industrias Nuclear(Resende e Iperó), Aerea, Automotivas e Centros de pesquisas.

Acho que esta muito mau planejado essa transferencia, sem logistica aerea (esquadroes 1º GTT Gordo, Coral (1º/1º) Cascavel (2º/1º), e do Arara que faz o treinamento dos cadetes da AMAN em Resende), financeira que é pago para cada militar a transferencia de cidade.
(...)

Conclusão: "Tá legal levar a Brigada pra Centro Oeste, mas sem que algum esquadrão vá junto fica dificil e foda que Fuzileiro e Para-sar continua no Rio, será que a FAB vai deixar os seus para ir com o Exercito? E mais ainda, toda Logistica de armas, munições, equipamentos esta no sudeste, vale apena deixar os avioes longe dessas fabricas? "

Prezado Vitor Freitas:
Quanto ao 6º ETA, tens razão, não será um Brasília mais três ou quatro Bandeirantes que poderão lançar a Brigada Aeroterrestre.
Mas, veja esta notícia:
A Base Aérea de Campo Grande receberá cinco novas unidades, que deverá aumentar o efetivo em 500 militares e mais 10 novas aeronaves. Neste ano, serão realizados investimentos de R$ 15 milhões.

A previsão é que o Para-sar (Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento), que será transferido do Rio de Janeiro para Mato Grosso do Sul, entre em funcionamento até o fim de 2010. O grupo é responsável pelas Operações Especiais da FAB (Força Aérea Brasileira) de busca e resgate.

Já a vinda do Grupo de Aviação (1º/16º GAvCa) Esquadrão Adelphy- trará caças A1-AMX, considerados de primeira linha, para Campo Grande. Conforme a assessoria de imprensa da Base, a aeronave é mais veloz dos que os caças Super Tucanos, utilizados atualmente.
Há indicações de que os Esquadrões “Coral” – 1º/1ºGTT e “Cascavel” – 2º/1ºGTT também serão transferidos para o Planalto Central, em seguimento à Brigada AeroTerrestre .

O projeto de ampliação também prevê a criação do Esquadrão Vant (Veículo Aéreo não Tripulado), do Grupo de Comunicação e Controle e da 2º CAAD (responsável pela Artilharia Anti-Aérea em aeródromos).
Eu procurei noticias sobre Coral e Cascavel e não encontrei nada. e nem no Plano que postei acima do MD tem esse planejamento.

As transferencias são essas abaixo.
http://pbrasil.wordpress.com/2010/03/26 ... po-grande/




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#17 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Abr 05, 2010 3:28 pm

Frederico Vitor escreveu:Acho o que pode mudar no perfil dos militares recrutados em Anápolis com os do Rio, é a nítida falta de envolvimento dos mesmos com narcotraficantes de morro e outros tipos de malandragem encontrado por lá. Garanto que aqui não brotará nenhum “Marcelo PQD do morro do dendê”.
Posso entender sua insatisfação pessoal com a declaração infeliz do oficial. No entanto, a partir do momento que você passa a atacar terceiros com o mesmo discurso com o qual foi "atacado", você perde totalmente a razão. Essa sua passagem foi muito mais infeliz, porque ao invés de você questionar, você aumenta o problema ao colocar pessoas que não têm nada a ver com a declaração de um indivíduo.

Profundamente lamentável sua declaração.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#18 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Abr 05, 2010 3:48 pm

vitor freitas escreveu:Primeiramente, os esquadrões de transporte estão em Afonsos e Galeão, não ouvi falar em transferencia de Esquadrão de Transporte nenhuma logistica esta incompleta, pois acho que 6ºETA em Brasilia não dará conta de uma brigada PQP.
Nós já noticiamos isso no site DB faz tempo. O GTT vai para onde a BDA PQDT for. http://www.defesabrasil.com/site/blogs/ ... fonsos.php
Segundo, Construir outro Campo se gasta dinheiro, e além do mais a Parasar e Fuzileiros vão continuar no Rio, ou seja o tudo que fala em operações, treinamento das forças em conjunto ficará no papel do END.
Noticiamos em primeira mão semana passada que o Para-SAR irá para a Base Aérea de Campo Grande. http://www.defesabrasil.com/site/notici ... grande.php
Terceiro, Falou que no lugar da Brigada PQD ficar uma Brigada Aeromovel, irá se transferir um esquadrão de Taubate ou vai ser criado outro?
Acho que há alguma confusão no texto.
Por ultimo, Claro, no centro do Pais estrategicamente é valido a transferencia e mais, não acho diferença nenhuma entre recruta do Rio e do Centro Oeste, só o terreno é diferente, porem PQD é pronto para qualquer terreno, se mantiver o mesmo treinamento. vai ser show.
Já falei há um tempo atrás que minha única preocupação era com a quantidade de mão de obra disponível nessas regiões. Se não me engano, a BDA PQDT exige um contingente anual de cerca de 5 mil recrutas. Há diversas unidades sendo transferidas para a região. Me preocupa, sendo cidades com menor número de habitantes, se haverá mão de obra suficiente para selecionar os melhores indivíduos dentro de determinado grupo de jovens. Em relação a qualidade, acho uma grande bobagem e reafirmo que o oficial falou besteira.
Só acho caro transferir, sem que as outras força não vá junto, pois terá que deslocar Hercules e Amazonas, em vez de fazer contenção de gastos para investir onde se tem necessidade, vai fazer mais uma planta militar, para mais um gasto.
Sugiro a leitura da END. Essa reestruturação está sacramentada. As coisas já foram pensadas. Podemos questionar necessidades e prioridades.
Além do mais querendo ou não centro oeste só tem a capital para defender, no Sudeste, tem pontos Cruciais, como Usinas Nucleares, Vale do Paraiba (70% de todas as industrias do Brasil), onde tem as Industrias Nuclear (Resende e Iperó), Aerea, Automotivas e Centros de pesquisas.


Isso é indiferente. O objetivo de tropas como a BDA PQDT é justamente a possibilidade de serem enviadas rapidamente para qualquer lugar. Se for o caso um dia de defender esses pontos estratégicos, certamente haverá tempo hábil pra isso. Guerra nenhuma acontece de surpresa. O dia que esses pontos mencionados por você estiverem sendo atacados, pode ter certeza que a vaca já foi pro brejo há muito tempo.
Acho que esta muito mau planejado essa transferencia, sem logistica aerea (esquadroes 1º GTT Gordo, Coral (1º/1º) Cascavel (2º/1º), e do Arara que faz o treinamento dos cadetes da AMAN em Resende), financeira que é pago para cada militar a transferencia de cidade.
Vitor, não há nada mal planejado. O fato de nós não sabermos determinadas coisas, não significam que elas não estejam sendo feitas. :wink:


De qualquer forma, estou com você na questão das prioridades em relação aos cutos envovidos.

Acho que transferências miltimilionárias de unidades não estariam nos meus planos imediatos. Não vejo grande relevância em tirar a BDA PQDT do Rio. Preferia utilizar o dinheiro para equipá-la melhor. Mas definiram que isso é importante, então vamos ver.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
vitor freitas
Júnior
Júnior
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 11:23 am

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#19 Mensagem por vitor freitas » Seg Abr 05, 2010 4:33 pm

Vinicius Pimenta

"Acho que transferências miltimilionárias de unidades não estariam nos meus planos imediatos. Não vejo grande relevância em tirar a BDA PQDT do Rio. Preferia utilizar o dinheiro para equipá-la melhor. Mas definiram que isso é importante, então vamos ver."

Sobre aeromovel esta no Slide do MD, porem não, vi nada sobre uma base de Rotativas para apoiar essa brigada leve, Se tirar de Taubate não terá como apoiar a 12º Batalhão em Caçapava. teria que cria outro Batalhão de Aviação

Concordo com você, não vejo relevância em mudança de localidade da PQD, mas, tem gente que é paga para pensa isso, os Oficiais Generais.

abraços.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#20 Mensagem por rodrigo » Seg Abr 05, 2010 5:04 pm

Acho que transferências miltimilionárias de unidades não estariam nos meus planos imediatos. Não vejo grande relevância em tirar a BDA PQDT do Rio. Preferia utilizar o dinheiro para equipá-la melhor. Mas definiram que isso é importante, então vamos ver.
A necessidade já beirava o desespero.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#21 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Abr 05, 2010 6:02 pm

vitor freitas escreveu:Vinicius Pimenta

"Acho que transferências miltimilionárias de unidades não estariam nos meus planos imediatos. Não vejo grande relevância em tirar a BDA PQDT do Rio. Preferia utilizar o dinheiro para equipá-la melhor. Mas definiram que isso é importante, então vamos ver."

Sobre aeromovel esta no Slide do MD, porem não, vi nada sobre uma base de Rotativas para apoiar essa brigada leve, Se tirar de Taubate não terá como apoiar a 12º Batalhão em Caçapava. teria que cria outro Batalhão de Aviação

Concordo com você, não vejo relevância em mudança de localidade da PQD, mas, tem gente que é paga para pensa isso, os Oficiais Generais.

abraços.
Eu não estou me recordando desse slide, posso conferir depois. De qualquer forma, se de fato houver necessidade de manter esse tipo de tropas no Rio, me parecerá estranho. Eu não veria então muito sentido em tirar a BDA PQDT do Rio, enviar pra Goiânia e criar uma Aeromóvel no Rio. Mais fácil seria criar uma Aeromóvel em Goiânia e manter a PQDT no Rio.
rodrigo escreveu:
Acho que transferências miltimilionárias de unidades não estariam nos meus planos imediatos. Não vejo grande relevância em tirar a BDA PQDT do Rio. Preferia utilizar o dinheiro para equipá-la melhor. Mas definiram que isso é importante, então vamos ver.
A necessidade já beirava o desespero.
Mas não pelos motivos certos. Se tivermos que pautar nossa Defesa por conta de problemas que não têm nada a ver com Defesa, que lástima de país seremos (ou continuaremos a ser).




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#22 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 05, 2010 8:49 pm

Os mais informados saberiam dizer se estaria nos planos do EB modificar a estrutura da bgda pqdt do atual formação ternária para quartenária?

Se esta modificação for feita, o que modifica, ou não, nas outras estruturas de logistica e de apoio ao combate?

uma ultima pergunta: as atuais formação, doutrina e equipamentos da bgda são suficientes para o emprego a que se destina, tendo-se por base as experiências reais de combate dos últimos anos de tropas congêneres norte-americanas e da OTAN?

Há sim, muito importante também: quantos homens há em um blt de inf pqdt? frente a outras tropas simililares, é pouco, tá bom, ou precimos mais?

abraços




Carpe Diem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#23 Mensagem por Bolovo » Ter Abr 06, 2010 2:41 am

A Brigada PQD vai para Goiânia ou qualquer localização mais ao centro do país. O GTT vai junto, provalvemente ficará em Anapólis e aproveitando, o Esquadrão Puma e o PARA-SAR também parece que irão sair de Afonsos, ficando lá somente o MUSAL. O vácuo que a PQD vai deixar ao sair do Rio, será preenchido por uma Brigada de Infantaria Leve a ser criada. Deve ter havido uma confusão pois, a Aeromóvel também é uma Bda Inf L, porém é especializada em assalto aéreo, e não sairá daqui de Caçapava e muito menos algum BAvEx irá para o Rio. O EB está passando por grandes mobilizações no território nacional e a mudança da Brigada PQD era uma das previstas.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39166
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2778 vezes

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#24 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 06, 2010 9:34 am

Li o texto e realmente há algumas coisas que me deixam um tanto surpreso. Quando eu ingressei na ETAT a primeira coisa que eles faziam era perguntar de onde nós eramos. Se fossemos da área da grande Lisboa ou do grande Porto eramos logo rotulados de drogaditos. Os vários graduados que tive no meu tempo de tropa sempre preferiram ter o tipo que vinha da aldeia perdida no monte do que o "sabe-tudo" do alfacinha (lisboeta) ou do tripeiro (portuense). Digo isso sem complexos já que eu sou da área da Grande Lisboa. Na minha experiência pessoal acho que sem dúvida é melhor ter rapazes que já trabalham e no duro (agricultura, construção civil) do que estudantes ou qualquer outra profissão de trás de uma secretária.

É por isso que os bumbus (portugueses de origem africana) e os pacóvios da "merdaleija de cima" estão em vantagem ao tipo que está habituado a uma vida mais desfogada, sem grandes controles e fisicamente descomprometida. Esta é exactamente a grande vantagem que a tropa portuguesa tinha em relação à tropa norte-americana nos anos 60/70 (Guerra do Ultramar/Vietname), os nossos pais eram pessoas habituadas a uma vida dura enquanto que os norte-americanos já não era bem assim.

Em relação a algumas coisas de teor técnico também fiquei suspreso, o número de saltos no curso, os saltos de manutenção, os procedimentos em caso de algum militar ficar preso...

Em relação à brigada em si, é considerada uma grande unidade se tivermos em conta o tamanho médio das Brigadas Pára-quedistas na Europa.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#25 Mensagem por WalterGaudério » Ter Abr 06, 2010 9:46 am

Bolovo escreveu:A Brigada PQD vai para Goiânia ou qualquer localização mais ao centro do país. O GTT vai junto, provalvemente ficará em Anapólis e aproveitando, o Esquadrão Puma e o PARA-SAR também parece que irão sair de Afonsos, ficando lá somente o MUSAL. O vácuo que a PQD vai deixar ao sair do Rio, será preenchido por uma Brigada de Infantaria Leve a ser criada. Deve ter havido uma confusão pois, a Aeromóvel também é uma Bda Inf L, porém é especializada em assalto aéreo, e não sairá daqui de Caçapava e muito menos algum BAvEx irá para o Rio. O EB está passando por grandes mobilizações no território nacional e a mudança da Brigada PQD era uma das previstas.
Tô achando que a Pqdt vai mesmo é para Anápolis.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#26 Mensagem por WalterGaudério » Ter Abr 06, 2010 9:47 am

No entanto , deixo a pergunta. O Centro de Instrução Gen Penha Brasil vai para onde? ou fica no Rio?




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#27 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 06, 2010 12:13 pm

WalterGaudério escreveu:
Bolovo escreveu:A Brigada PQD vai para Goiânia ou qualquer localização mais ao centro do país. O GTT vai junto, provalvemente ficará em Anapólis e aproveitando, o Esquadrão Puma e o PARA-SAR também parece que irão sair de Afonsos, ficando lá somente o MUSAL. O vácuo que a PQD vai deixar ao sair do Rio, será preenchido por uma Brigada de Infantaria Leve a ser criada. Deve ter havido uma confusão pois, a Aeromóvel também é uma Bda Inf L, porém é especializada em assalto aéreo, e não sairá daqui de Caçapava e muito menos algum BAvEx irá para o Rio. O EB está passando por grandes mobilizações no território nacional e a mudança da Brigada PQD era uma das previstas.
Tô achando que a Pqdt vai mesmo é para Anápolis.
É Anápolis. O GTT vai pra lá.

Dificilmente será outro lugar por uma questão operacional. Só mudaria por uma questão política, creio.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#28 Mensagem por Túlio » Ter Abr 06, 2010 12:42 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Já falei há um tempo atrás que minha única preocupação era com a quantidade de mão de obra disponível nessas regiões. Se não me engano, a BDA PQDT exige um contingente anual de cerca de 5 mil recrutas. Há diversas unidades sendo transferidas para a região. Me preocupa, sendo cidades com menor número de habitantes, se haverá mão de obra suficiente para selecionar os melhores indivíduos dentro de determinado grupo de jovens.


Discordo: que eu saiba o recrutamento não é direto num quartel PQD e sim em todo o nosso Brasil, assim, tanto faz onde estiver a Bda, receberá o mesmo tipo de Soldado, seja o 'potencialmente narco' Carioca, seja o 'potencialmente bonzinho' Gaúcho... :wink:

Aliás, que besteira isso de rotular, como se aqui não tivéssemos vagos da pesada, com fuzil e tudo, inclusive oriundos de unidades especiais das FFAA, só aqui em Osório já tive aos meus 'cuidados' um ex-PQD (J*) e um ex-Sgt BIS com curso no CIGS (F*). Aprendi montes de kôzaz, os caras saíram em liberdade, largaram do crime e até hoje de vez em quando encontro algum na rua. Milico tem mania de tirar foto e me mostraram várias, por onde pude ver que estiveram mesmo onde disseram ter estado...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#29 Mensagem por Marino » Ter Abr 06, 2010 12:45 pm

Alguém pode imaginar a transferência da Brigada sem que o EB tenha executado um estudo sobre o potencial humano da área?
No Centro Oeste ela estará localizada próxima de Anápolis, Goiania, Brasília, Palmas, etc.
Acreditam realmente que faltará gente? E gente de qualidade?
Eu não!




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#30 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 06, 2010 1:46 pm

Túlio escreveu:Discordo: que eu saiba o recrutamento não é direto num quartel PQD e sim em todo o nosso Brasil, assim, tanto faz onde estiver a Bda, receberá o mesmo tipo de Soldado, seja o 'potencialmente narco' Carioca, seja o 'potencialmente bonzinho' Gaúcho... :wink:
Só que eu acho complicadíssimo você pegar um cara de Osório ou do Rio e enviar pra Anápolis sendo ele um recruta para ganhar salário mínimo e morar no quartel. Acho estranho. Acho desperdício de dinheiro. O grosso do efetivo variável terá que ser preenchido com recursos humanos locais. Quando são militares de carreira, aí sim, as transferências são comuns.

Repito mais uma vez que só falo de quantidade, não de qualidade. Soldado brasileiro é soldado brasileiro.
Marino escreveu:Alguém pode imaginar a transferência da Brigada sem que o EB tenha executado um estudo sobre o potencial humano da área?
No Centro Oeste ela estará localizada próxima de Anápolis, Goiania, Brasília, Palmas, etc.
Acreditam realmente que faltará gente? E gente de qualidade?
Eu não!
Não, mas eu acredito que nem sempre as razões técnicas são preponderantes quando se trata desse tipo de coisa. Ok, a END pode mudar isso. Mas sei de um fato de um esquadrão da FAB cujo estudo de implantação indicava um lugar e a política mandou para outro.

Quanto a qualidade, tenho certeza que será a mesma em todo lugar.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder