A Nova FAB
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Sávio Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 2990
- Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
- Localização: Conceição das Alagoas-MG
- Agradeceu: 128 vezes
- Agradeceram: 181 vezes
- Contato:
Re: A Nova FAB
E tem mais... O pais que construiu o Galaxy o utiliza quase que exclusivamente p/ transportar materiais do seu pais p/ outros paises onde estão em fase de ocupação.
Levar Tanques de Guerra, turbinas de aviões, blindagens, carros de combate entre outros p/ o Iraque é um exemplo.
Nós (levando em consideração que não vamos e nem queremos ocupar nenhum outro pais) vamos nos dar ao luxo de ter 5 Galaxy p/ transportes internos?? vá lá, nem temos muitas coisas p/ transportar assim...
ehehhehehehe
Levar Tanques de Guerra, turbinas de aviões, blindagens, carros de combate entre outros p/ o Iraque é um exemplo.
Nós (levando em consideração que não vamos e nem queremos ocupar nenhum outro pais) vamos nos dar ao luxo de ter 5 Galaxy p/ transportes internos?? vá lá, nem temos muitas coisas p/ transportar assim...
ehehhehehehe
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: A Nova FAB
Sávio, é loucura pensar em se desfazer de uma aeronave do porte dos Bandeirantes, e mais loucura ainda colocar um Galaxy pra fazer esse serviço!
Os bandeirantes voam muito, fazem de tudo, desde medevac, passando por lançamento de carga e até transporte de papelada. Isso rotineiramente, todos os dias...Não da nem pra imaginar deslocar um Galaxy todos os dias pra fazer esse tipo de coisa, é loucura.
Os bandeirantes terão de ser substituidos a médio prazo, sem dúvida, mas por uma aeronave da mesma classe...ou seja, pequena, com capacidade de operar em pistas despreparadas e economica. Economica justamente por voar todos os dias.
Não tenho esse dado, mas suspeito que os Bandecos sejam as aeronaves que mais voam na FAB. Posso estar errado...
Um abraço!
Os bandeirantes voam muito, fazem de tudo, desde medevac, passando por lançamento de carga e até transporte de papelada. Isso rotineiramente, todos os dias...Não da nem pra imaginar deslocar um Galaxy todos os dias pra fazer esse tipo de coisa, é loucura.
Os bandeirantes terão de ser substituidos a médio prazo, sem dúvida, mas por uma aeronave da mesma classe...ou seja, pequena, com capacidade de operar em pistas despreparadas e economica. Economica justamente por voar todos os dias.
Não tenho esse dado, mas suspeito que os Bandecos sejam as aeronaves que mais voam na FAB. Posso estar errado...
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
- Sávio Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 2990
- Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
- Localização: Conceição das Alagoas-MG
- Agradeceu: 128 vezes
- Agradeceram: 181 vezes
- Contato:
Re: A Nova FAB
Sky acho que vc atirou no cara errado...
Eu tbm compartilho da mesma opnião que você.
Observe meus posts... hehehehehhe....
Eu tbm compartilho da mesma opnião que você.
Observe meus posts... hehehehehhe....
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: A Nova FAB
Mas não atirei em ti não amigo.
Só estava concordando contigo, complementando teu post.
Um abraço!
Só estava concordando contigo, complementando teu post.
Um abraço!
Editado pela última vez por Skyway em Qua Set 02, 2009 2:00 pm, em um total de 1 vez.
AD ASTRA PER ASPERA
Re: A Nova FAB
VETORES
- Operações aero-estratégicas (ofensivas/defensivas).
REVO, R-99, F-5M, M-2000, A-1M, FX-2, C-390, C-295, C-130, A-29, EC-725
- Superioridade aérea.
FX-2, F-5M, A-1M, A-29, R-99, REVO
- Apoio aéreo aproximado.
FX-2, A-1M, A-29, AH-2
- Operações especiais.
A-29, AH-2, C-130, C-295, EC-725, Blackhawk
- Transporte aéreo.
C-130, C-295, E-145, Bandeirantes, Caravan
- Vigilância e reconhecimento aéreo.
VANT, R-99, A-1M, FX-2
- Operações aéreas sobre áreas marítimas.
FX-2, R-99, A-1m, F-5M, P-3, Bandeirulha
Quanto aos vetores em si, acho que a FAB está bem servida como um todo, supondo que todos os programas em curso se concretizem (C-390, modernização dos caças, FX-2)
Mas vejo pontos onde poderia se dar maior atenção, principalmente REVO e aos Bandeirantes(tinha uma história que iriam ser substituídos e depois só modernizados)
"ÁREAS DE ATUAÇÃO"
- Amazônia "Verde"
-Amazônia "Azul"
-Fronteira Sul
Quanto à área de atuação, acho que a FAB de modo abstrato se divide, principalmente, em 3 grandes "setores".
Na Amazônia "verde", está aumentando sua presença com a previsão de um esquadrão de caças F-5M na Região Norte, o SIVAM já cumpre seu papel podendo ampliar os horizontes com novos radares, os A-29 estão coibindo exemplarmente os voos ilícitos, a aviação de transporte está bem mais perto do teatro de operações e o R-99 também é atuante.
Na Amazônia "azul" acho a situação mais complicada. Não temos vetores condizentes com a importância dela. Com a entrada do P-3 esse gap pode ser reduzido. Uma maior integração com a MB é primordial, e não somente em exercícios conjuntos. No meu ponto de vista poderiam inclusive compartilhar bases e até vetores.
Na Fronteira Sul incluo aí a monitoração das fronteirascom Paraguai e Bolívia (Hidroelétricas e Gaseoduto). Os F-5M e A-1M podem cumprir sua missão facilmente.
POLÍTICA
Na área política ouso dizer duas coisas. Concordo com a criação de um órgão para compras das 3 armas. Se for bem gerido tem tudo para dar certo e balancear as forças no sentido de não deixar uma força com meios e vetores modernos e outra com meios mais defasados. Acho que isso ocorre hoje com o EB. De longe é a Força mais defasada.
Também acho que a FAB deveria se desvincular do Controle Aéreo da aviação civil. Um meio termo seria manter os controladores em aeroportos compartilhados com bases aéreas. Nos centros (APP, CTR) deveriam ter apenas alguns controladores, atuando como consultores, com certo poder de decisão.
- Operações aero-estratégicas (ofensivas/defensivas).
REVO, R-99, F-5M, M-2000, A-1M, FX-2, C-390, C-295, C-130, A-29, EC-725
- Superioridade aérea.
FX-2, F-5M, A-1M, A-29, R-99, REVO
- Apoio aéreo aproximado.
FX-2, A-1M, A-29, AH-2
- Operações especiais.
A-29, AH-2, C-130, C-295, EC-725, Blackhawk
- Transporte aéreo.
C-130, C-295, E-145, Bandeirantes, Caravan
- Vigilância e reconhecimento aéreo.
VANT, R-99, A-1M, FX-2
- Operações aéreas sobre áreas marítimas.
FX-2, R-99, A-1m, F-5M, P-3, Bandeirulha
Quanto aos vetores em si, acho que a FAB está bem servida como um todo, supondo que todos os programas em curso se concretizem (C-390, modernização dos caças, FX-2)
Mas vejo pontos onde poderia se dar maior atenção, principalmente REVO e aos Bandeirantes(tinha uma história que iriam ser substituídos e depois só modernizados)
"ÁREAS DE ATUAÇÃO"
- Amazônia "Verde"
-Amazônia "Azul"
-Fronteira Sul
Quanto à área de atuação, acho que a FAB de modo abstrato se divide, principalmente, em 3 grandes "setores".
Na Amazônia "verde", está aumentando sua presença com a previsão de um esquadrão de caças F-5M na Região Norte, o SIVAM já cumpre seu papel podendo ampliar os horizontes com novos radares, os A-29 estão coibindo exemplarmente os voos ilícitos, a aviação de transporte está bem mais perto do teatro de operações e o R-99 também é atuante.
Na Amazônia "azul" acho a situação mais complicada. Não temos vetores condizentes com a importância dela. Com a entrada do P-3 esse gap pode ser reduzido. Uma maior integração com a MB é primordial, e não somente em exercícios conjuntos. No meu ponto de vista poderiam inclusive compartilhar bases e até vetores.
Na Fronteira Sul incluo aí a monitoração das fronteirascom Paraguai e Bolívia (Hidroelétricas e Gaseoduto). Os F-5M e A-1M podem cumprir sua missão facilmente.
POLÍTICA
Na área política ouso dizer duas coisas. Concordo com a criação de um órgão para compras das 3 armas. Se for bem gerido tem tudo para dar certo e balancear as forças no sentido de não deixar uma força com meios e vetores modernos e outra com meios mais defasados. Acho que isso ocorre hoje com o EB. De longe é a Força mais defasada.
Também acho que a FAB deveria se desvincular do Controle Aéreo da aviação civil. Um meio termo seria manter os controladores em aeroportos compartilhados com bases aéreas. Nos centros (APP, CTR) deveriam ter apenas alguns controladores, atuando como consultores, com certo poder de decisão.
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: A Nova FAB
Olá Renan,R.A.Barros escreveu:Acho que a FAB poderia ter mais atuação nas fronteiras, pois é por lá que entrarão as ameaças. Como Brasil é muuuito grande, seria difícil cobrir toda fronteira só movendo esquadrões, então, defendo a idéia de manter os Mirage 2000 e os F-5E/M até o tempo que os mesmos não aguentarem neim taxiar na pista.
Acho que não é necessário caças no sudeste do Brasil, por lá, a defesa ficaria por conta da Marinha, as bases aéreas ficariam só com A-29 e aviões de carga. Por mim, toda defesa da região do litoral ficaria por conta da marinha, mas sei que não temos essa capacidade ainda.
como atuar mais nas fronteiras sem gerar um clima de animosidade com nossos vizinhos? Neste caso, não seria mais interessante ter um sistema logístico eficiente e apto ao pronto emprego?
Abração,
Orestes
- Sávio Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 2990
- Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
- Localização: Conceição das Alagoas-MG
- Agradeceu: 128 vezes
- Agradeceram: 181 vezes
- Contato:
Re: A Nova FAB
Hum..Sky... Sorry...Skyway escreveu:Mas não atirei em ti não amigo.
Só estava concordando contigo, complementando teu post.
Um abraço!
Desculpe a burrice de não ter entendido as suas complementações.
Abração
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: A Nova FAB
Que isso amigo!Sávio Ricardo escreveu:Hum..Sky... Sorry...Skyway escreveu:Mas não atirei em ti não amigo.
Só estava concordando contigo, complementando teu post.
Um abraço!
Desculpe a burrice de não ter entendido as suas complementações.
Abração
Tem nada de pedir desculpas não! hehehehehehe
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Avançado
- Mensagens: 468
- Registrado em: Dom Mar 09, 2008 7:17 pm
- Agradeceu: 45 vezes
- Agradeceram: 6 vezes
Re: A Nova FAB
Muito boa a ideia Orestes!
So uma lacuna, da varias que tem, um vetor de ataque mesmo, que desde a saida dos B-26 não teve um substituto, mas sim um vetor de apoio aereo aproximado, AMX. O Su-34, desde que os vi na minha frente e pude saber um pouco mais delas, sempre achei a aeronave ideal para as missões de Ataque para a FAB.
Superioridade Aerea:
F-5EM/ M2000/ Fx (......)
Ataque e Apoio aproximando:
A-29/ A-1M/ MI-35M/
Ataque Estrategico:
Su-34 e Fx (......)
Abraços
So uma lacuna, da varias que tem, um vetor de ataque mesmo, que desde a saida dos B-26 não teve um substituto, mas sim um vetor de apoio aereo aproximado, AMX. O Su-34, desde que os vi na minha frente e pude saber um pouco mais delas, sempre achei a aeronave ideal para as missões de Ataque para a FAB.
Superioridade Aerea:
F-5EM/ M2000/ Fx (......)
Ataque e Apoio aproximando:
A-29/ A-1M/ MI-35M/
Ataque Estrategico:
Su-34 e Fx (......)
Abraços
- talharim
- Sênior
- Mensagens: 9831
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
- Localização: Santos-SP
- Agradeceram: 212 vezes
Re: A Nova FAB
Srs, quantos Leopard 1A5 a FAB tem condições de botar na linha de fernte ? Em quantos minutos a FAB tem condições de localizar um BattleGroup inimigo para a MB ?
2 Calcanhares de Aquiles da FAB : Transporte estratégico e rede de satelites.
2 Calcanhares de Aquiles da FAB : Transporte estratégico e rede de satelites.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: A Nova FAB
Não duvido que a FAB necessite de um transportador maior...não tenho certeza disso e nem estou inclinado a concordar com isso, mas não acho impossível a FAB identificar isso como necessidade, e aí sim teremos uma janela para ter um Galaxy ou um transportador Russo. Só que isso é muito diferente das funções de um banderiante...o que um avião da classe do bandeco faz, um Galaxy não pode fazer.talharim escreveu:Srs, quantos Leopard 1A5 a FAB tem condições de botar na linha de fernte ? Em quantos minutos a FAB tem condições de localizar um BattleGroup inimigo para a MB ?
2 Calcanhares de Aquiles da FAB : Transporte estratégico e rede de satelites.
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8404
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Re: A Nova FAB
Eu vejo essa questão dos bandeirantes com outros olhos... Na medida que a região amazônica tem um disparo no tamanho de seus efetivos, o bandeirantes acaba se tornando mais e mais útil. Só que ao invés de modernizar, não podemos adquirir mais C-98, e substituir os C-95 por eles?
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Re: A Nova FAB
Sd Young Guns 2 escreveu:Muito boa a ideia Orestes!
So uma lacuna, da varias que tem, um vetor de ataque mesmo, que desde a saida dos B-26 não teve um substituto, mas sim um vetor de apoio aereo aproximado, AMX. O Su-34, desde que os vi na minha frente e pude saber um pouco mais delas, sempre achei a aeronave ideal para as missões de Ataque para a FAB.
Superioridade Aerea:
F-5EM/ M2000/ Fx (......)
Ataque e Apoio aproximando:
A-29/ A-1M/ MI-35M/
Ataque Estrategico:
Su-34 e Fx (......)
Abraços
Nobre Colega.
A FAB deverá padronizar sua frota de caças com a chegada do caça vencedor do F-X ( RAFALE/ FA-18 SH/GRIPEN NG ) os três são multimissão e tem total capacidade para suprir todas as necessidades dos atuais caças ( AM-X, F-5M, Mirage-2000 ) sem nenhum problema.
O Su-34 é sem dúvida um grande caça, mas não para o Brasil.
Para a Venezuela por exemplo ele seria uma boa escolha, este poderia substituir o F-16A, enquanto os Su-30 realizariam missões de superioridade aérea..
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: A Nova FAB
Concordo 100%, eles são extremamente importantes. Só não sei se um C-98 pode substituir perfeitamente um C-95. Acredito que não. Não que o C-98 não opere bem na amazônia, pelo contrário, parece que o Caravan se deu muitíssimo bem na amazônia, operam nas pistas de lá melhor que bandeco e C-105A, mas acho que ele tem certas limitações em relação ao bandeco em outras questões.glauberprestes escreveu:Eu vejo essa questão dos bandeirantes com outros olhos... Na medida que a região amazônica tem um disparo no tamanho de seus efetivos, o bandeirantes acaba se tornando mais e mais útil. Só que ao invés de modernizar, não podemos adquirir mais C-98, e substituir os C-95 por eles?
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
Re: A Nova FAB
Segue na pag 3..
Sds.
Sds.
Editado pela última vez por gaitero em Qua Set 02, 2009 2:57 pm, em um total de 2 vezes.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???