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Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Seg Mar 09, 2009 7:50 pm
por joao fernando
Bem, a Ponte Rio-SP é a mais lucrativa do Brasil. Porque será? Falta de passageiro é que não é!!!

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Ter Mar 10, 2009 12:34 pm
por Brasileiro
Trem de alva telovidade pô!

No Brasil não se pode fazer obras de maior porte, por que é dinheiro demais, deveríams "dar pros pobres", "tanta gente passando fome", gastar dinheiro com "luxo", etc. Papo de brasileiro frustrado.

Já foram feitos "N" estudos de demanda tanto por empresas quanto por universidades, e que apontaram a viabilidade do projeto. Outras cidades reivindicam para o futuro ramais do TAV: Curitiba (passando por Sorocaba), Ribeirão Preto, Uberaba, Uberlândia até Brasília, formando uma grande teia.

Mas daí vocês irão falar que seria caro demais, já que somente os 500 Km do TAV Rio-SP-Campinas custará mais de 15 bilhões. A questão é que este trecho inicial será em boa parte sobre relevo acidentado, necessitando de grande número de túneis e pontes, encarecendo grandemente a obra. Certamente as ligações para estas outras cidades sairia em uma relação R$/Km bem melhor.

Creio que não seja viável trechos de mais de 150km com trens convencionais (80 a 100 km/h), já que as linahs atuais são antigas e por isso sinuosas, aumentando o trajeto e o tempo de viagem, deixando a viagem de trem totalmente incompetente ante à de ônibus. No estado de São Paulo, trens convencionais seriam bastante interessantes em trechos como Bauru-Botucatu, Campinas-Rio Claro, Sorocaba-São Paulo e Rio Preto-Araraquara.

Na verdade há um estudo do BNDES para todo o Brasil, que viabilizaria trechos de até 200km interligando cidades de até 200 mil habitantes. Estes trechos seriam feitos por trens leves e modernos de piso baixo, para viagens curtas a cerca de 100-120km/h.



abraços]

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Qui Mar 12, 2009 10:35 pm
por zezinhodasilvasauro
Trem bala? só daqui a 15 anos.. e olhe lá!

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Sex Mar 13, 2009 12:30 am
por Alagoano
Acho totalmente viável o trem bala nos dias atuais.

Vocês estão analisando a viabilidade do meio apenas no aspecto financeiro direto. Tem que se levar em conta também outros aspectos como: Economia de tempo, economia devido ao modal mais barato, independência com relação ao custo do combustível (no caso dos aviões esses custos oscilam com o dólar), a geração de empregos durante a implementação e manutenção dentre outros.

Acho que é totalmente viável! Geraria qualidade de vida e riquezas para o país.

Saudações.

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Sex Mar 13, 2009 7:28 am
por MARCOS RIBEIRO
Fazer igual como aconteceu no Rio, um ministro de estado passou por uma região de conflito aqui na baixada do rio em uma composição(trem) coreana recem comprada e teve de se abaixar com a troca de tiros entre os lados rivais da favela......ou seja....o Rio ja tem trem-BALA....... :mrgreen: :mrgreen:

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Seg Abr 13, 2009 3:35 pm
por soultrain
13 Abril 2009 - 18h36
Portocolo na área dos transportes
TGV português inspira Brasil
O modelo da empresa pública que gera a alta velocidade (RAVE), o tipo de concessão e até aspectos de engenharia em Portugal vão inspirar o projecto brasileiro de comboios de alta velocidade TGV. Os dois países vão assinar um protocolo de cooperação na área dos transportes mas a alta velocidade é um dos assuntos em que os brasileiros estão mais interessados.

O compromisso de troca experiências foi hoje assumido em Brasília numa reunião entre a secretária de estado dos transportes, Ana Paula Vitorino e o secretário executivo do Ministério dos Transportes brasileiro, Paulo Sérgio Passos. O governo brasileiro quer construir uma linha de alta velocidade entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, com cerca de 550km, e vai começar a trabalhar no projecto ainda este ano, garantiu Paulo Sérgio Passos.

Ana Paula Vitorino reuniu-se ainda com o secretário executivo do Comércio, Ivan Ramalho, que manifestou a intenção de abrir um centro de negócios brasileiros em Lisboa.
Raquel Oliveira, enviada especial a Brasília (Brasil)

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Seg Abr 13, 2009 5:39 pm
por torres_thiago
Algo que não vi levarem em conta na analise de viabilidade desse trem-bala era que, ao menos na maiorias das noticias e colunas que li a respeito, não se falava apenas na receita dos bilhetes, mas também da exploração de empreedimentos (como hoteis, restaurantes etc) nos arredores da linha. A empresa que ganhasse a licitação teria o direito sobre essa esploração, que possivelmente também chegue a publicidade dentro dos vagões e no percurso da viagem. Em todos os lugares do mundo que existem Trens bala há essas fontes de receitas e possivelmente elas fazem diferença viabilizando ou não um projeto, caso contrario não seriam incluidos nos contratos.

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Seg Abr 13, 2009 6:13 pm
por Sniper
Não levem a mal, mas, se o TAV é viável em Portugal com 10 milhões de habitantes, por que não seria viável no Brasil? Só a cidade de São Paulo tem mais de 10 milhões de habitantes e é o centro econômico do país.

O Rio é o destino de mais de 60% dos turistas que vem ao país, sem falar na importância econômica e no "turismo doméstico".

Existe um potencial absurdo de passageiros. Se conseguirem cumprir em 1hora e meia de trem o trecho Rio - São Paulo, só viaja de avião com esses péssimos serviços e atrasos quem for bobo.

Se não conseguirmos tirar esse projeto do papel será um atestado completo de incompetência! :evil:

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Seg Abr 13, 2009 6:14 pm
por talharim
Façam em distancias menores então SãoPaulo-Santos / SãoPaulo-Jundia / SãoPaulo-Campinas para começar.

Com certeza aniquilaria completamente o transporte rodoviário de onibus gerando inicialmente desemprego expressivo.

Mas a medio e longo prazo trariam beneficios imensuráveis a população dessas regiões só de imaginar a quantidade de automóveis que deixariam de pegar estradas.................

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Seg Abr 13, 2009 6:19 pm
por Sniper
Acredito ser um contracenso deixar de fazer uma obra como essa do TAV pensando em prejuísos do transporte rodoviário ou aeroviário.

Cabe as empresas do ramo se modernizarem ou migrarem de negócio! Existem vários exemplos de tecnologias que ficaram defasadas e inicialmente geraram desemprego, mas a economia se adapta as mudanças.

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Seg Abr 13, 2009 6:42 pm
por usskelvin
O que acho cretino nessa historia de trem bala, é que não conseguimos nem manter direito as linhas de trem convencionais e queremos pagar de gatinho com trem bala.

Isso é ridiculo, se arrumarem o Ferro-anel, e as ferrovias que já existiam, teriamos sucesso em desafogar nosso as estradas tráfego aéreo, etc etc etc.

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Seg Abr 13, 2009 7:28 pm
por Bolovo
usskelvin escreveu:O que acho cretino nessa historia de trem bala, é que não conseguimos nem manter direito as linhas de trem convencionais e queremos pagar de gatinho com trem bala. Isso é ridiculo, se arrumarem o Ferro-anel, e as ferrovias que já existiam, teriamos sucesso em desafogar nosso as estradas tráfego aéreo, etc etc etc.
Concordo. O mais bizarro é que regredimos no quesito ferrovias. Vejam a antiga rede da FEPASA como era.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a3/Mapa_-_Malha_Ferrovi%C3%A1ria_da_FEPASA_-_1987.jpg


Aquelas linhas perto de campinas hoje não funcionam mais. Mas eu dependi delas. Foi num trem que meu pai conheceu minha mãe. :mrgreen:

Nossas atuais linhas

http://www.antf.org.br/imgs/mapa_nacional.jpg


Hoje boa parte da antiga FEPASA ainda é usada, foi privatizada, mas em maioria é para transporte de carga. Esses trens itinerários são fundamentais para desafogar o transito, mais que o tal trem bala, acho. Trem muitas linhas abandonadas por aí. Antigamente dava-se para ir de trem de Sao Paulo para Santos, por exemplo. Dava para recuperar essa linha, colocar um trenzinho bom e morderno e pegar uma boa viagem de trem saindo da Luz, passando pela serra do mar e chegando a Santos. [100] O que não falta é linha abandonada, detonada, mas viavel de recuperação e com demanda para tal.

Trem modernos assim

Imagem

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Ter Abr 14, 2009 3:46 pm
por Agra
Temos que obter a tecnologia mais avançado que o mercado dispõe.
Votei no Trem Bala.

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Ter Abr 14, 2009 4:18 pm
por Glauber Prestes
Esses trens de "baixa" velocidade deveriam ligar cidades, como uma alternativa às estradas vicinais, e aos ônibus intermunicipais...

Re: Trem Bala x Trem convencional

Enviado: Qui Jun 04, 2009 8:06 am
por Flávio Rocha Vieira
Trem-bala terá nove estações entre Rio e SP

Dilma Roussef apresenta traçado definitivo e prevê conclusão da obra para a Copa de 2014.

Viagem entre Rio de Janeiro e Campinas deverá durar pouco mais de uma hora.


Rio - O governo federal apresentou ontem, durante divulgação do sétimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento, traçado do trem-bala que ligará o Rio a Campinas (SP). No modelo de traçado apresentado, o trem-bala terá, no Rio, estações na Leopoldina, Aeroporto do Galeão e Volta Redonda. Em São Paulo, seis paradas são previstas: São José dos Campos, Jundiaí, Aparecida, Campo de Marte, Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e Guarulhos. Viagem deverá vai durar pouco mais de uma hora.
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O projeto está estimado em U$ 11 bilhões e será debatido em consulta pública este mês. A licitação será realizada no início do segundo semestre. A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, garantiu que o trecho entre Rio e São Paulo estará pronto em 2014. “Pretendemos ter os trens para a Copa. Ou pelo menos o trecho Rio-São Paulo. Até porque esta é uma região muito importante em termos de movimentação”, afirmou Dilma.

Para acelerar o ritmo das obras do trem-bala brasileiro, a ministra sugeriu que duas equipes trabalhem simultaneamente: uma abrindo caminhos e construindo estrutura para trilhos no sentido Rio/São Paulo e outra realizando o mesmo trabalho no sentido Campinas/Rio. Assim, as obras andariam mais rápido e os trilhos se encontrariam na intercessão dos estados. A distância de São Paulo a Campinas terá 98 quilômetros e de São Paulo a Rio, 413 quilômetros, com extensão total de 511 quilômetros.

Dilma reafirmou a idéia de formar uma empresa estatal para gerenciar o processo de implantação do trem-bala para que o Brasil possa utilizar a tecnologia adquirida em outros empreendimentos de transporte sobre trilhos.

Em: http://odia.terra.com.br/portal/rio/htm ... 16008.html

Um fraternal abraço,