Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

SIM
62
63%
NÃO
37
37%
 
Total de votos: 99

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#16 Mensagem por orestespf » Ter Jun 24, 2008 11:03 pm

Sideshow escreveu:
ZeRo4 escreveu:Também acho que não... A FAB precisa mais de um sistema de defesa aéreo do que de helis de ataque e nisso ninguém fala :P
Bem lembrado 04 :wink:

A FAB não precisa de um inútil sistema de defesa anti-aérea.......precisamos são de Helicópteros de Ataque porque temos o Pacto de Varsóvia com 5000 MBT do outro lado da fronteira :roll:
Pô, Side, este radicalismos foi pra lá de desnecessário, não é o seu estilo, não precisava disso. Não vi uma pessoa no DB dizendo que a FAB pensa usar seus hélis de ataque para combater MBT, seja onde for. Mas compreendo seu ponto de vista, aliás respeito a divergência.


Grande abraço,

Orestes




Carlos Mathias

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#17 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 24, 2008 11:05 pm

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Sim, concordo com a FAB, que sabe mais do que todos nós somados e elevedados a décima potência. E seja qual for o heli, assim como a MB escolheu o seu, comprou e ponto final.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#18 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jun 24, 2008 11:07 pm

Carlos Mathias, eles realmente sabem mais do que nós... a tal ponto de comprarem Mirage-2000C pra tampar o buraco do F/X! Eu estou meio por fora, mas o Chavez ainda anda recebendo os seus Su-30 9km não frente da gente em relação aos M-2000C pra lá de usados?!?! :D




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#19 Mensagem por orestespf » Ter Jun 24, 2008 11:12 pm

ZeRo4 escreveu:Carlos Mathias, eles realmente sabem mais do que nós... a tal ponto de comprarem Mirage-2000C pra tampar o buraco do F/X! Eu estou meio por fora, mas o Chavez ainda anda recebendo os seus Su-30 9km não frente da gente em relação aos M-2000C pra lá de usados?!?! :D
Foi a FAB que comprou o M-2000C ou o mesmo foi empurrado pelo atual governo???

Tá vendo, ZeRo4? A gente acaba formando opinião sobre as coisas, mas sem saber o que de fato existe de real, né?


Abração,

Orestes




Carlos Mathias

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#20 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 24, 2008 11:12 pm

Você sabe que a história do M-2000C, dos M-60 e tantas outras nada tem à ver com escolhas. E corremos o risco de acontecer outra vez, só que agora a conta pode sair mais salgada que bacalhau.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: "

#21 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 24, 2008 11:13 pm

Orestes, vou dar meu pitaco sobre seus questionamentos, um por um.
orestespf escreveu:Meu voto é SIM, mas ao invés de justificá-lo agora apenas deixo alguns questionamentos:

1) se a FAB não tiver um héli de ataque com o perfil que se apresenta e se o mesmo for para o EB, o mesmo tem condições de dar o suporte que a FAB deseja?
Não, e FAB e EB usam os helis de modos bem diferentes. Mas é que sério, o que a FAB pretende com um heli de ataque. O que ele vai fazer lá? Não imagino muita coisa que justifique o gasto de 300 milhões e mais uma linha logistica na força.
orestespf escreveu:2) Se sim, em quanto tempo o EB estaria apto a prestar tal apoio?
Simplesmente não prestaria apoio porque não estaria lá a tempo.
orestespf escreveu:3) Qual a infra-estrutura do EB na região Norte do País e qual a da FAB?
Diria que a infraestrutura da FAB é menos pior.
orestespf escreveu:4) A FAB possuir um héli de ataque impede o EB de ter o seu? Mesmo que seja da mesma família (não necessariamente do mesmo modelo).
Claro que não. Mas imagino eu que existam outras prioridades hoje para a FAB. 300 milhões de verdinhas é bastante dinheiro.
orestespf escreveu:5) Será por que a FAB saiu na frente do EB em termos de hélis de ataque? Pista: não foi a toa, teve o ok do EB.
Não sei. Mas segundo o que você diz, imagino que é porque o EB não tem a estrutura que a FAB tem devido o Calha Norte.
orestespf escreveu:6) Alguém realmente acredita que a FAB vai usar um héli de ataque pra combater traficante apenas? De outra forma, alguém imagina que a FAB concebeu o A-29 para combater traficantes? Não se esqueçam do SIVAM (antigo)... Fala sério, um caça precisa de data-link pra combater aviões de traficantes??? rsrsrs

Existe uma coisa chamada doutrina e outra chamada de "para inglês ver". Sendo sarcástico para ver se a ficha cai: o dia que a FAB disser que precisa de um puta caça de 4ª ou 5ª geração para combater traficante ela troca sua frota de aviões de combate. Em suma, nem tudo que se usa para justificar uma compra é de fato real, mas os "problemas" diminuem drasticamente.
Sim, concordo com isso. Isso é verdade. Os R-99A foram para combater os vôos ilicitos, os R-99B para combater o desflorestamento, os C-295 para ajudar no Fome Zero, etc. Conheço isso. Mas meu ponto é que quase sai na forca com o Pepe lá no BM... ele jura de pé junto que já falou com um monte de estrelinha da FAB e todos eles dizem que o heli é para combater traficantes e coisas do tipo.
orestespf escreveu:Mais uma, existe uma "tendência" dos países vizinhos para adquirir o Mi-35 e operarem na região Amazônica, então... Os estudos sobre este héli são pra lá de consistente, isto não significa que seja o melhor da categoria, mas que possa ser o melhor para região onde se pretende usá-lo. Tento explicar de outra forma: o héli de ataque pra FAB não vai ser usado nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, vai lá pra cima mesmo. Será por quê????
Imagem

Orestes, segundo o mapa, de vizinhos temos o Peru e a Venezuela que compraram estes helis. Essa tendencia está meio... lenta eu diria. Os Mi-25D peruanos foram comprados ainda nos anos 80 e foram usados contra o Equador. Os Mi-35M venezuelanos foram comprados porque o Chavez anda se armando um pouquito. A Colômbia usa o AH-60 Harpia, explicito para uso contra guerrilha.

E vou jogar um pergunta do Cap Piffer para vocês pensarem...

"Sem querer jogar pedra... Eu pergunto porque não sei mesmo.

Alguém sabe como funciona a manutenção de todas essas aeronaves na Venezuela?

Aqui no Brasil temos a Helibras, o Btl Mnt Sup Av Ex, a BAeNSPA, os PAMA e sempre tem fila para a manutenção. Se eles não estiverem montando uma estrutura realmente grande de manutenção, daqui a dois anos essas aeronaves vão estar todas paradas, como os Mi-24 peruanos.

Abraços"




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#22 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jun 24, 2008 11:13 pm

Vou repetir minhas duas últimas frases na mensagem sobre o voto:

Debater é preciso. Mas com seriedade.

Sides, concordo com o Orestes, você ainda não apresentou argumentos contrários. Disse que "não porque não".

ZeRo4, é realmente a FAB não sabe nada não... Nós aqui que sabemos mais que ela. :roll: E sobre o M2000C, é piada né? Você está cansado de saber o que houve e que não foi escolha da FAB.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
brisa

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#23 Mensagem por brisa » Ter Jun 24, 2008 11:21 pm

Votei pelo SIM

Como ja coloquei em varios posts, esta ira ser a compra (politica) mais espetacular ja acontecida pela FAB......Um divisor de aguas.....

Nao devem os senhores questionarem se deveria, o vetor, ser operado pela FAB ou o EB.

A COMPRA IRA SER FEITA PELA FAB.

A posicao democratica de todos, só vem a aclarar o ensejo de que todos almejamos o melhor para as nossas FFAA.

Se todos querem ou almejam o melhor..... que venca o melhor......


ABRACAO a todos

Brisa




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#24 Mensagem por Sideshow » Ter Jun 24, 2008 11:21 pm

Tem mais gente na fita. rsrsr
Quem Peru, Equador, Colômbia.....?

Ah já entendi a função desse helicóptero de ataque e mostrar para as outras potências sulamericanas que a FAB também tem um....tipo o meu é mais feio que o seu? se for assim vai ficar empatado já que tudo é Mi-24/35.
Você falou que o EB tem uma estrutura maior na região Norte que a FAB, mas não argumentou. Pois lhe digo, não é o que ouvi da boca do Gen. Heleno recentemente e muito menos da boca dos generais Monteiro e Madureira, sejam que forem estes para alguns. Aliás, por que estes ilustres senhores estariam apresentando em público seus descontentamentos sobre o que acontece naquela região? Pagando mico a toa??? Creio que não...
E PRAXE te qualquer força exagerar nos seus defeitos e aumentar a capacidade de outra para chamar a atenção e conseguir mais recursos.

O EB tem mais bases e homens que a FAB na Amazõnia sim.

[quote[Outra coisa, por que a FAB não precisa de um vetor de ataque (dedicado???)? Qual ou quais o(s) argumento(s) que justifica(m) tal pensamento? Não vejo nenhum até agora, mas pode ser que haja algum(ns). Mas uma coisa é certa, sem argumento, sem fundamentação, não dá para concordar, aí é queda de braço, na dúvida fico com o meu. rsrrsrs[/quote]

Dedicado = Caçar Tanques, ou Carro de Combate :P

Meu argumento é que a FAB poderia realizar todas essas funções com os modelos de helicópteros que já emprega.




Carlos Mathias

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#25 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 24, 2008 11:22 pm

Bolovo, destaca estes países em azul, senão dá muito na pinta que você é macartista. :roll: :lol:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#26 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 24, 2008 11:24 pm

Verdade, vermelho é coisa de comuna! [003]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#27 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jun 24, 2008 11:24 pm

Orestes, pode até ter sido empurrado pelo Governo, mas se eu fosse comandante ou "manda-chuvas" da FAB teria optado por adquirir mais F-5 E/F em vez de aviões que só vão atrasar o progresso feito até agora com tanto esforço...

Quanto aos Helis de Ataque na FAB eu até concordaria se a FAB fosse um modelo de força aérea "perfeito" com todos os vetores aéreos e terrestre que pudessem perfeitamente manter a defesa dos nossos céus...

Acontece que a função principal da FAB é a defesa aérea, Defesa Aérea se faz com aviões e sistemas anti-aéreos... A FAB peca no primeiro quesito e está atrás, inclusive, do EB atrás do segundo quesito...

A FAB tem uma inversão de prioridades, como o Sideshow disse: quer fazer tudo ao mesmo tempo e acaba não fazendo nada...




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#28 Mensagem por Sideshow » Ter Jun 24, 2008 11:25 pm

Pelo EB brisa....e talvez pela CFN.

NUNCA PELA FAB.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#29 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jun 24, 2008 11:25 pm

Leva a mal não Carlos, mas no final sempre há escolhas! Sempre!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Carlos Mathias

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#30 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 24, 2008 11:28 pm

Verdade, vermelho é coisa de comuna! [003]
BÚÚÚÚÚÚÚÚÚ! OLHA O COMUNISTA VINDO DE MI-35.... :lol: :lol: :lol: :lol:
Ah já entendi a função desse helicóptero de ataque e mostrar para as outras potências sulamericanas que a FAB também tem um....tipo o meu é mais feio que o seu? se for assim vai ficar empatado já que tudo é Mi-24/35.
Chute no saco num vale! Noooossa, essa foi péssima hein? :lol:




Responder