AMX da FAB assusta moradores de Londrina-PR

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
welter mesquita vaz
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 163
Registrado em: Seg Fev 13, 2006 9:12 pm
Localização: Oliveira-mg
Contato:

#16 Mensagem por welter mesquita vaz » Qua Mar 05, 2008 11:42 am

Imagina os moradores de Santa Cruz, e nunca vi uma reclamação, dureza né.




Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

#17 Mensagem por Beronha » Qua Mar 05, 2008 11:50 am

Dandolo , longe de mim duvidar de vc , poderia nos responder para o crescimento do fourum db como um todo: Tu já foi militar mesmo ??????




Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

#18 Mensagem por Dandolo Bagetti » Qua Mar 05, 2008 1:23 pm

Beronha escreveu:Dandolo , longe de mim duvidar de vc , poderia nos responder para o crescimento do fourum db como um todo: Tu já foi militar mesmo ??????
Eu sou militar, só que da reserva remunerada. Coronel de Material Bélico.
Coloquei o meu nome aí... Se tiver uma guerra, amanhã poderei ser reconvocado. Agora, eu sou um militar diferente, como vocês já observaram: Humilde, criativo, intuitivo, idealista, boa cultura geral e específica, místico, profeta, crítico, flexível, adaptável, pesquisador, ufólogo, etc. Faço aqui Críticas Construtivas para que esse país melhore ... Só isso. Não tenho ideologia, e nem Partido Político.
Não sou a favor e nem contra os americanos, russos, chineses ... Temos que observar o que eles têm de bom para nos servir. Cada militar é diferente do outro ... Tive um amigo coronel, que trabalhou comigo - era Psicólogo, Sociólogo formado na Itália, Sexólogo, Mestre, Doutor ... Era um homem honesto e acusava os corruptos, dentro e fora das Forças Armadas. Apareceu morto, com tiros no abdome, boiando na Praia de Copacabana. Também aprendi muito com ele. Que a sua alma esteja em paz. O maior Yoga do Brasil é um coronel: Hermógenes.
Toda equipe tem que ter pessoas com pensamentos diferentes, caso contrário a solução não será a melhor possível.
:)




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: AMX da FAB assusta moradores de Londrina-PR

#19 Mensagem por Matheus » Sex Mar 07, 2008 6:14 pm

Falando em susto.....tava eu sentado num tranquilo posto da PRF, a cerca de 8 Kms da Argentina, quando passa a bost@ de um A-1 há uns 100 metros ou menos de altitude, numa velocidade bastante alta.....deu só pra ver a traseira fumacenta desaparecendo na vegetação....




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: AMX da FAB assusta moradores de Londrina-PR

#20 Mensagem por Moccelin » Sex Mar 07, 2008 10:17 pm

O legal é o rastro que ele deixa... Em Três Corações o trânsito de aeronaves da FAB até que é grandinho, mas normalmente em altitudes mais elevadas, quem costuma fazer vento dentro do meu quarto é a AvEx... Várias vezes eu já "vi os olhos dos pilotos". Eu moro no alto do morro e meio que na direção que eles sempre tomam quando saem da EsSA.




The cake is a lie...
Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

Re: AMX da FAB assusta moradores de Londrina-PR

#21 Mensagem por Dandolo Bagetti » Sex Mar 07, 2008 11:46 pm

- Esse avião poderia transportar um míssil Exocet até atingir um navio, tal como os argentinos fizeram ?
- A que altura da água poderia voar no oceano ?
:roll:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: AMX da FAB assusta moradores de Londrina-PR

#22 Mensagem por Bolovo » Sáb Mar 08, 2008 1:04 am

Dandolo Bagetti escreveu:- Esse avião poderia transportar um míssil Exocet até atingir um navio, tal como os argentinos fizeram ?
- A que altura da água poderia voar no oceano ?
:roll:
Tudo isso era previsto, mas nunca saiu por falta de $$$.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: AMX da FAB assusta moradores de Londrina-PR

#23 Mensagem por Moccelin » Sáb Mar 08, 2008 2:54 pm

Se não me engano uma das previsões do A-1M é exatamente adicionar essa capacidade anti-navio no A-1, que nasceu para, entre outras missões, cumprir o ataque a navios, mas por falta de grana nunca houve a integração "A-1 - Míssel". Coisas de Brasil pós 88...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: AMX da FAB assusta moradores de Londrina-PR

#24 Mensagem por Bolovo » Sáb Mar 08, 2008 4:20 pm

vilmarmoccelin escreveu:Se não me engano uma das previsões do A-1M é exatamente adicionar essa capacidade anti-navio no A-1, que nasceu para, entre outras missões, cumprir o ataque a navios, mas por falta de grana nunca houve a integração "A-1 - Míssel". Coisas de Brasil pós 88...
No ínicio dos 90 a FAB queria integrar o míssil Kormoran (usado pelos Tornados alemães) nos A-1 de Santa Cruz, mas a falta de $$$ fez tudo acabar. O Exocet foi cogitado também, mas necas: faltou $$$.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

Re: AMX da FAB assusta moradores de Londrina-PR

#25 Mensagem por Dandolo Bagetti » Dom Mar 09, 2008 12:25 am

É uma pena hem pessoal. E não aterrisa nem em porta-aviões ?
Ué, vamos adaptar ... Pra que temos engenheiros do ITA e da Embraer ?
Será que vai ser eu que terei que adaptar ?
Por que não pode ... Altura da aeronave é baixa ? Falta de um suporte ?
Estrutura da aeronave é frágil ? Altera a aerodinâmica ?
:?:




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: AMX da FAB assusta moradores de Londrina-PR

#26 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mar 09, 2008 12:45 am

Dandolo Bagetti escreveu:É uma pena hem pessoal. E não aterrisa nem em porta-aviões ?
Ué, vamos adaptar ... Pra que temos engenheiros do ITA e da Embraer ?
Será que vai ser eu que terei que adaptar ?
Por que não pode ... Altura da aeronave é baixa ? Falta de um suporte ?
Estrutura da aeronave é frágil ? Altera a aerodinâmica ?
:?:
O desenvolvimento de uma versão embarcada do A-1M chegou a ser cogitado pela MB, porém os custos só de projeto na época estavam em cerca de 250 milhões de dólares, fora depois o custo unitário das aeronaves em si. Ou seja, nada de AMX naval. Dandolo, não basta saber, tem que poder fazer. Sem dinheiro você não faz nada.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re:

#27 Mensagem por faterra » Dom Mar 09, 2008 1:11 am

Beronha escreveu:Dandolo , longe de mim duvidar de vc , poderia nos responder para o crescimento do fourum db como um todo: Tu já foi militar mesmo ??????
Eu creio que já passou da hora de você parar de fumar este baseado em seu avatar! Já está duvidando das pessoas!
Que coisa feia!
:twisted: :lol:




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

Re: AMX da FAB assusta moradores de Londrina-PR

#28 Mensagem por Dandolo Bagetti » Dom Mar 09, 2008 1:24 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Dandolo Bagetti escreveu:É uma pena hem pessoal. E não aterrisa nem em porta-aviões ?
Ué, vamos adaptar ... Pra que temos engenheiros do ITA e da Embraer ?
Será que vai ser eu que terei que adaptar ?
Por que não pode ... Altura da aeronave é baixa ? Falta de um suporte ?
Estrutura da aeronave é frágil ? Altera a aerodinâmica ?
:?:
O desenvolvimento de uma versão embarcada do A-1M chegou a ser cogitado pela MB, porém os custos só de projeto na época estavam em cerca de 250 milhões de dólares, fora depois o custo unitário das aeronaves em si. Ou seja, nada de AMX naval. Dandolo, não basta saber, tem que poder fazer. Sem dinheiro você não faz nada.

Agora entendi ... O Brasil foi boicotado.
Sem equipamento moderno esse avião só atira ferro ...
... os Estados Unidos não permitiram a colocação do canhão Vulcan na versão brasileira.

Então vamos comprar os aviões russos. :shock:

http://www.mirage2000.hpg.ig.com.br/index2.htm

... Em missões anti-navio, o AMX também pode lançar mísseis como o alemão MBB Kormoran 1 e o Aérospatiale AM39 Exocet.

http://members.tripod.com/~ZIPrpg/guerra/amx.htm
...
Parte 3 : Hoje e Amanhã - a realidade brasileira

Para um país na posição do Brasil, o AMX se posiciona como uma aeronave de ataque versátil que deveria desempenhar uma ampla gama de missões, desde apoio aproximado até missões de longo alcance contra objetivos razoavelmente bem defendidos (aeroportos, navios de guerra). Apesar de pequeno, dispõe de espaço interno e carga útil para receber toda a aviônica de apoio necessária para essas missões em qualquer condição atmosférica.

A realidade nos mostra, porém, que as aeronaves das FAB não dispõe nem ao menos de radar, quanto menos de armamento inteligente, casulos de interferência eletrônica ou equipamentos de visão noturna - o que reduz o AMX a um mero carregador de bombas de ferro!

O momento atual coloca a oportunidade de um programa de upgrade com o objetivo de ampliar a capacidade operacional do AMX. A vida útil restante torna esse programa muito mais interessante do que o programa que está sendo proposto para o F-5, podendo inclusive torná-lo desnecessário.

O "Mid-Life-Upgrade" do AMX brasileiro estaria baseado nos seguintes pontos:

Armamento inteligente: aquisição de um número mínimo de bombas guiadas a laser/infravermelho, mísseis anti-radar e anti-navio, munição anti-pista.
Sistemas eletrônicos de aquisição de alvo: designandores laser, alerta de radar e FLIR para navegação noturna. Uma variante especial de guerra eletrônica pode ser criada a partir da conversão algumas unidades biplaces.
Radar Multifuncional: opções interessantes seriam o Grifo italiano (já oferecido em AMXs novos), ou similares, como o Fazotron Kopyo russo sugerido para reequipar o Su-25 e o Mig-21. Um radar multifuncional além de auxiliar nas funções de ataque, permite a busca e rastreio de alvos aéreos e o uso de misseis BVR (beyond-visual-range) como o R-27 Alamo russo ou o Matra MICA francês. Isso daria uma capacidade diferenciada de auto-defesa ao AMX, especialmente com o MICA - um míssel leve e que pode ser facilmente combinado com a carga de ataque. O único problema nesses casos é a remoção de um ou dos dois canhões para receber toda a aviônica necessária.
Conforme já colocado antes, pouco pode ser esperado em relação à capacidade de manobra de uma aeronave de ataque - e o AMX é um bom exemplo disso - e toda a capacidade de auto-defesa deve ser baseada em misseis de longo alcance, ou menos, em misséis infravermelho com capacidade "off-boresight", como o R-73 Archer usado no Mig-29 e que reduzem a necessidade da aeronave manobrar para engajar seu alvo.
Todavia, radares mais baratos e menos capazes, como o Super Skyranger da GEC Marconi que equipa o F-7MG chinês, representariam uma significativa economia. Com um alcance de detecção de pouco menos de 20km, e modos básicos ar-ar e de acompanhamento de terreno, permite o uso de mísseis de curto alcance "off-boresight" - o que por si só já garante um grande aumento na capacidade de combate aéreo.
Autodefesa: equipamento de ECM, além de mísseis ar-ar modernos (indicados acima) que dariam inclusive a possibilidade de utilizar o AMX em tarefas secundárias de interceptação de longo alcance (com misseis BVR) e combate aéreo (com misseis IR com capacidade "off-boresight). Essa medida reduziria em muito a necessidade de aeronaves de caça na FAB, especialmente na função de escolta. Deveríamos, então, repensar o programa FX e principalmente o upgrade dos F-5, pois um número menor de aeronaves, especializadas em missões de interceptação e superioridade aérea, seria suficiente.

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/AER.aspx?nn=11
...
Ao mesmo tempo os Estados Unidos não permitiram a colocação do canhão Vulcan na versão brasileira, ficando portanto o avião brasileiro limitado a dois canhões DEFA/Bernardini.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: AMX da FAB assusta moradores de Londrina-PR

#29 Mensagem por Bolovo » Dom Mar 09, 2008 1:33 am

Dandolo Bagetti escreveu:Agora entendi ... O Brasil foi boicotado.
Sem equipamento moderno esse avião só atira ferro ...
... os Estados Unidos não permitiram a colocação do canhão Vulcan na versão brasileira.

Então vamos comprar os aviões russos. :shock:

http://www.mirage2000.hpg.ig.com.br/index2.htm

... Em missões anti-navio, o AMX também pode lançar mísseis como o alemão MBB Kormoran 1 e o Aérospatiale AM39 Exocet.

http://members.tripod.com/~ZIPrpg/guerra/amx.htm
...
Parte 3 : Hoje e Amanhã - a realidade brasileira

Para um país na posição do Brasil, o AMX se posiciona como uma aeronave de ataque versátil que deveria desempenhar uma ampla gama de missões, desde apoio aproximado até missões de longo alcance contra objetivos razoavelmente bem defendidos (aeroportos, navios de guerra). Apesar de pequeno, dispõe de espaço interno e carga útil para receber toda a aviônica de apoio necessária para essas missões em qualquer condição atmosférica.

A realidade nos mostra, porém, que as aeronaves das FAB não dispõe nem ao menos de radar, quanto menos de armamento inteligente, casulos de interferência eletrônica ou equipamentos de visão noturna - o que reduz o AMX a um mero carregador de bombas de ferro!

O momento atual coloca a oportunidade de um programa de upgrade com o objetivo de ampliar a capacidade operacional do AMX. A vida útil restante torna esse programa muito mais interessante do que o programa que está sendo proposto para o F-5, podendo inclusive torná-lo desnecessário.

O "Mid-Life-Upgrade" do AMX brasileiro estaria baseado nos seguintes pontos:

Armamento inteligente: aquisição de um número mínimo de bombas guiadas a laser/infravermelho, mísseis anti-radar e anti-navio, munição anti-pista.
Sistemas eletrônicos de aquisição de alvo: designandores laser, alerta de radar e FLIR para navegação noturna. Uma variante especial de guerra eletrônica pode ser criada a partir da conversão algumas unidades biplaces.
Radar Multifuncional: opções interessantes seriam o Grifo italiano (já oferecido em AMXs novos), ou similares, como o Fazotron Kopyo russo sugerido para reequipar o Su-25 e o Mig-21. Um radar multifuncional além de auxiliar nas funções de ataque, permite a busca e rastreio de alvos aéreos e o uso de misseis BVR (beyond-visual-range) como o R-27 Alamo russo ou o Matra MICA francês. Isso daria uma capacidade diferenciada de auto-defesa ao AMX, especialmente com o MICA - um míssel leve e que pode ser facilmente combinado com a carga de ataque. O único problema nesses casos é a remoção de um ou dos dois canhões para receber toda a aviônica necessária.
Conforme já colocado antes, pouco pode ser esperado em relação à capacidade de manobra de uma aeronave de ataque - e o AMX é um bom exemplo disso - e toda a capacidade de auto-defesa deve ser baseada em misseis de longo alcance, ou menos, em misséis infravermelho com capacidade "off-boresight", como o R-73 Archer usado no Mig-29 e que reduzem a necessidade da aeronave manobrar para engajar seu alvo.
Todavia, radares mais baratos e menos capazes, como o Super Skyranger da GEC Marconi que equipa o F-7MG chinês, representariam uma significativa economia. Com um alcance de detecção de pouco menos de 20km, e modos básicos ar-ar e de acompanhamento de terreno, permite o uso de mísseis de curto alcance "off-boresight" - o que por si só já garante um grande aumento na capacidade de combate aéreo.
Autodefesa: equipamento de ECM, além de mísseis ar-ar modernos (indicados acima) que dariam inclusive a possibilidade de utilizar o AMX em tarefas secundárias de interceptação de longo alcance (com misseis BVR) e combate aéreo (com misseis IR com capacidade "off-boresight). Essa medida reduziria em muito a necessidade de aeronaves de caça na FAB, especialmente na função de escolta. Deveríamos, então, repensar o programa FX e principalmente o upgrade dos F-5, pois um número menor de aeronaves, especializadas em missões de interceptação e superioridade aérea, seria suficiente.

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/AER.aspx?nn=11
...
Ao mesmo tempo os Estados Unidos não permitiram a colocação do canhão Vulcan na versão brasileira, ficando portanto o avião brasileiro limitado a dois canhões DEFA/Bernardini.
Tudo que escreveu aí é... ahm, esquece. AMX interceptador com BVR? O cara de brincadeira, né?

A questão é que a FAB passou os anos 90 sem grana alguma. Eles voam sem radar até hoje. Nem o AIM-9B eles levam nas asas. Usam bombas burras, foguetes não-guiados e canhão. Porque? Porque sempre gastamos errado com o avião. O avião é totalmente subutilizado por culpa NOSSA.

Na questão do canhão do AMX, sorte ou não, os italianos tem inveja dos dois DEFA 30mm, pois são bem mais poderosos do que o M61 Vulcan para missões de ataque ao solo, que por acaso, é a única coisa que o AMX consegue fazer direito.

Se o A-1M conseguir pelo menos lançar umas bombinhas guiadas, uns misseisinhos tipo o Maverick e Exocet, já estará muito bom. Pois será isso que ele fará até o final de sua vida útil, quando as asas começaram a sair.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

Re: AMX da FAB assusta moradores de Londrina-PR

#30 Mensagem por Dandolo Bagetti » Dom Mar 09, 2008 2:05 am

O Brasil usa esse canhão de 30 mm, de Alcance Anti aéreo: 1.5Km. Acho muito pouco alcance.
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/CAN.aspx?NN=44
:shock:




Responder