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Enviado: Dom Dez 02, 2007 11:42 am
por Vector
Segundo a minhas contas, a FAB recebeu 166 Xavantes...

11 foram vendidos para a Argentina, e dos 155 restantes:

74 foram perdidos em acidentes,
21 estão preservados,
23 estão fora de operação (desativados, usados como fonte de peças, para instrução no solo, etc);

e os outros trinta e poucos estãoem operação... pelo menos devem estar.

Sds,
Vector

Enviado: Dom Dez 02, 2007 11:47 am
por WalterGaudério
Vector escreveu:Segundo a minhas contas, a FAB recebeu 166 Xavantes...

11 foram vendidos para a Argentina, e dos 155 restantes:

74 foram perdidos em acidentes,
21 estão preservados,
23 estão fora de operação (desativados, usados como fonte de peças, para instrução no solo, etc);

e os outros trinta e poucos estãoem operação... pelo menos devem estar.

Sds,
Vector


Ano passado ou no início desse ano, eu li em um forum boliviano algo impensável. Uma discussão ferrenha dessas que a gente tem aqui no DB entre partidários do recebimento da do :shock: :? :? ação de AT-26 ex-FAB como se fossem SU-35.(...) :? :shock:

Tem gente que odeia o Xavante ou o fato dele ainda estar operativo. Mas foi um grande avião que está dando muito mais do que o seu projeto oferecia originalmente à FAB.

Ponto para a EMBRAER e para a FAB.

Mas pelo amor de DEus, vamos aposentar o Xava, e comprar uns vinte Hawks usados sos Suíços, ou uns YAK-130 dos russos se vier o Flanker(não vem). Ou ainda sair a francesa e comprar uns vinte AEM-346, que afinal são da linhagem sucessória direta dos Xavsas, pelo menos vem da mesma fábrica.

sds

Walter

Enviado: Dom Dez 02, 2007 11:50 am
por Edu Lopes
Vocês acham que o Xavante foi um projeto mais importante, ou bem sucedido, que o AMX? Cada um em sua época, é claro.

Enviado: Dom Dez 02, 2007 11:54 am
por Beronha
rcolistete escreveu:
Beronha escreveu:Graças a Deus as cargas do ejetor nao estavam vencidas


Olá Beronha,

Não dá para concluir isso. Antes do prazo de vencimento de uma carga de ejeção, o fabricante garante (se obedecidos os procedimentos de manutenção, operação, etc) uma probabilidade X % dela funcionar.

Após o prazo de vencimento, é uma probabilidade Y % < X %, sendo que na verdade Y vai cair com o tempo pós-vencimento.

Ou seja, a carga de ejeção pode sim falhar antes do vencimento, seria um grande azar e aí o fabricante e/ou equipe de manutenção ficaria com o seu na reta.

Ou a carga de ejeção pode sim funcionar após o vencimento, seria sorte.

[]s, Roberto


Obrigado , nao sabia disso ,

bom fim de semana amigo

Enviado: Dom Dez 02, 2007 12:11 pm
por WalterGaudério
Edu Lopes escreveu:Vocês acham que o Xavante foi um projeto mais importante, ou bem sucedido, que o AMX? Cada um em sua época, é claro.


Acho que ele foi mais importante que o AMX, pq quem ensinou a EMBRAER a trabalhar com realidades de jato, foi o Xavantão. Ele foi um abre portas. Uma base de referência. Uma fonte de dados. O AMX foi uma feliz concequência industrial.

sds

Walter

Enviado: Dom Dez 02, 2007 9:12 pm
por Bolovo
Vector escreveu:Segundo a minhas contas, a FAB recebeu 166 Xavantes...

11 foram vendidos para a Argentina, e dos 155 restantes:

74 foram perdidos em acidentes,
21 estão preservados,
23 estão fora de operação (desativados, usados como fonte de peças, para instrução no solo, etc);

e os outros trinta e poucos estãoem operação... pelo menos devem estar.

Sds,
Vector

74! Orra! :shock:

Foto do acidente de ontem...

Imagem

Enviado: Dom Dez 02, 2007 9:42 pm
por PRick
Bolovo escreveu:
Vector escreveu:Segundo a minhas contas, a FAB recebeu 166 Xavantes...

11 foram vendidos para a Argentina, e dos 155 restantes:

74 foram perdidos em acidentes,
21 estão preservados,
23 estão fora de operação (desativados, usados como fonte de peças, para instrução no solo, etc);

e os outros trinta e poucos estãoem operação... pelo menos devem estar.

Sds,
Vector

74! Orra! :shock:

Foto do acidente de ontem...

Imagem


Se continuar neste rítmo, não vai sobrar nenhum XAVANTE para a Bolívia. :twisted: :twisted:

[ ]´s

Enviado: Dom Dez 02, 2007 10:00 pm
por Thomas
O problema dos xavantes é que eles estão voando...

Enviado: Dom Dez 02, 2007 10:39 pm
por Brasileiro
O problema dos xavantes é que eles estão voando...



Eu acho que a FAB já deveria estar pensando na substituição dessa aeronave há muito tempo. Idéia de colocar cockpit de A-29 no Xavante não me agrada nem um pouco. A FAB tem que reconhecer que já chegou a vez do Xavante, que ele já deu tudo o que tinha que dar, que hoje ele é um avião totalmente anti-econômico, obsoleto e com um péssimo histórico de segurança. (74 de 155, ou seja, quase a metade).
O Pampa argentino poderia ser uma boa opção, deve ser um avião moderno e barato de operar, o suficiente para a formação de pilotos, ainda mais com essa aproximação da Embraer com os hermanos...Outra opção seria o T-50 coreano, mas esse é praticamente um caça de verdade, deve custar o olho da cara.
Talvez um lote de 25 unidades de quaisquer desses modelos cairia muito bem para Natal.



abraços]

Enviado: Seg Dez 03, 2007 12:19 am
por Mapinguari
F6F escreveu:Por que a mídia insiste em chamar o Xavante de caça? LIFT, OK, mas caça?

Alguém poderia falar: "mas o 1º/4º participa da RAC". Tudo bem, mas ninguém chama o AT-26 de caça lá...


O Xavante é de uma época em que, na FAB, se cumpria missão de caça, a aeronave era considerada caça.

Veja que, no caso do Xavante, apesar da designação AT-26, onde A=Ataque, T= Treinamento e 26= 26º modelo de treinador na FAB, o Xavante recebeu numeração na série reservada aos caças: 45XX e 46XX.

Já o A-1, além de corretamente designado como Avião de Ataque, recebeu numeração na série reservada a aviões de ataque e bombardeiros, ou seja, a série 55XX. Os A-29 e AT-29 Super Tucano também pertencem à série 5XXX.

Enviado: Seg Dez 03, 2007 12:22 am
por Mapinguari
FABIO escreveu:caros amigos sera que esse xavante que caiu e um do tipo impala qua a fab comprou da africa do sul? graças a DEUS o piloto escapou ileso.


Não. O FAB AT-26 4515 é um Xavante mesmo.

Enviado: Seg Dez 03, 2007 12:24 am
por Mapinguari
Brasileiro escreveu:
O problema dos xavantes é que eles estão voando...



Eu acho que a FAB já deveria estar pensando na substituição dessa aeronave há muito tempo. Idéia de colocar cockpit de A-29 no Xavante não me agrada nem um pouco. A FAB tem que reconhecer que já chegou a vez do Xavante, que ele já deu tudo o que tinha que dar, que hoje ele é um avião totalmente anti-econômico, obsoleto e com um péssimo histórico de segurança. (74 de 155, ou seja, quase a metade).
O Pampa argentino poderia ser uma boa opção, deve ser um avião moderno e barato de operar, o suficiente para a formação de pilotos, ainda mais com essa aproximação da Embraer com os hermanos...Outra opção seria o T-50 coreano, mas esse é praticamente um caça de verdade, deve custar o olho da cara.
Talvez um lote de 25 unidades de quaisquer desses modelos cairia muito bem para Natal.



abraços]


Mas o Xavante já foi substituído! Na função de ataque e reconhecimento, seu substituto é o A-1/RA-1. Desde sua entrada em serviço, o Xavante voltou-se para sua missão principal, que é a formação d epilotos de caça. Agora, está sendo substituído nessa missão pelo AT-29 Super Tucano.

Enviado: Seg Dez 03, 2007 2:06 am
por jambockrs
Meus prezados:
Voltando ao acidente, eis a nota oficial da FAB:
O Comando da Aeronáutica informa que neste sábado, 1º de dezembro, por volta das 14h45 (HBV), uma aeronave da Força Aérea Brasileira modelo AT-26 XAVANTE, matrícula FAB 4515, apresentou problemas em vôo obrigando o piloto, capitão aviador Alexandre Salviatto, a ejetar-se nas proximidades do aeroporto de Formosa-GO.
O capitão Salviatto, que havia decolado de Brasília-DF com destino a Petrolina-PE, passa bem e está sendo encaminhado ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde permanecerá em observação.
A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
fonte: http://www.aer.mil.br
É, o cap. Salviatto é o mais recente membro brasileiro do Ejection-Tie-Club com direito à medalha, gravata, pin e boton.
Curiosidade: o sobrenome italiano Salviatto não quer dizer Salvado (ou salvo)?