Página 2 de 2

Enviado: Dom Set 02, 2007 1:00 pm
por Poti Camarão
Sobre essa informação, ninguém atentou ainda para um detalhe: cadê as fotos dos destroços? E porque isso só foi divulgado agora?

Enviado: Dom Set 02, 2007 1:14 pm
por Skyway
Isso foi divulgado na época sim se não me engano, mas parece que não existiu tanto interesse nisso....

E quanto a RAC....vamos esperar o A-1M pra ver quem leva o prêmio. :wink:

Enviado: Dom Set 02, 2007 1:23 pm
por Cougar_PH
alguem se lembra quem ganhou em 2004 a rac???

Enviado: Dom Set 02, 2007 1:23 pm
por Skyway
Gente, só uma correção....essa aeronave, o A-1B FAB-5656 caiu em 26 de Março de 2002!
http://www.defesanet.com.br/dn/27MAR02.htm

A Air Force Monthly está errada ao afirmar como sendo em 2007.

Hélio!! Foi mal, erro meu em não ter visto isso! :(


-----------------------------------------------------
Não estou achando referência sobre esse acidente nesse site, mas pra quem não conhece, é até interessante:
http://www.ejection-history.org.uk/Coun ... Brazil.htm

Enviado: Dom Set 02, 2007 1:41 pm
por Cougar_PH
Skyway


Tudo blzinha...
Mais caiu um AMX sim ou foi no segundo semestre do ano passado ou foi no inicio desse ano...

Enviado: Dom Set 02, 2007 1:58 pm
por Skyway
Cougar_PH escreveu:Skyway


Tudo blzinha...
Mais caiu um AMX sim ou foi no segundo semestre do ano passado ou foi no inicio desse ano...


Bom, ai eu já não fiquei sabendo, os últimos que eu soube foram um Xavante se não me engano perto de anápolis e os ALX naquela tempestade onde um piloto ejetou para o chão.


Mas de qualquer forma, se caiu um AMX, não foi o FAB-5656 da pergunta do Hélio.

Tomara então que o/os tripulantes tenham ejetado com segurança.

Enviado: Seg Set 03, 2007 11:40 am
por Pampa
Caros foristas

A FAB só perdeu 03 A-1 em toda sua história, sendo a última perda foi em 2002 e mesmo assim, só duas foram de fato perdas operacionais.
Perdidos foram:

A-1A 5532 - 3°/10° GAV 06JUN1997 Gonçalves-MG
(1 morto + Maj Alberto P Neto)
A-1A 5516 - 1°/16° GAV 24JUL1998 Restinga Marambaia BASC Rio de Janeiro (1 M = TCel Bobonato)
A-1B 5556 - 3°/10° GAV 26MAR2002 Santa Maria/RS
(02 Ok)

Destes, o 5532 estava ainda com a Embraer e foi perdido num vôo de ensaio final onde o piloto FAB teria perdido o controle depois de realizar manobras não previstas (rasantes). Esta aeronave foi resposta no inventário pois tinha seguro. A Aeronave já tinha tail code SM e seria um dos primeiros A-1 do 3°/10° GAV em janeiro do ano seguinte.

Com estas perdas, restam 10 biplaces e 43 moplaces, por tanto restam no inventário 53 aeronaves.
Foram fabricados para a FAB 45 A-1A (5500 a 5544) e 11 A-1B (5650 a 5660)

Abs
Leandro Casella

Enviado: Seg Set 03, 2007 11:45 am
por rcolistete
Pampa escreveu:Caros foristas

A FAB só perdeu 03 A-1 em toda sua história, sendo a última perda foi em 2002 e mesmo assim, só duas foram de fato perdas operacionais.
Perdidos foram:

A-1A 5532 - 3°/10° GAV 06JUN1997 Gonçalves-MG
(1 morto + Maj Alberto P Neto)
A-1A 5516 - 1°/16° GAV 24JUL1998 Restinga Marambaia BASC Rio de Janeiro (1 M = TCel Bobonato)
A-1B 5556 - 3°/10° GAV 26MAR2002 Santa Maria/RS
(02 Ok)

Destes, o 5532 estava ainda com a Embraer e foi perdido num vôo de ensaio final onde o piloto FAB teria perdido o controle depois de realizar manobras não previstas (rasantes). Esta aeronave foi resposta no inventário pois tinha seguro. A Aeronave já tinha tail code SM e seria um dos primeiros A-1 do 3°/10° GAV em janeiro do ano seguinte.

Com estas perdas, restam 10 biplaces e 43 moplaces, por tanto restam no inventário 53 aeronaves.
Foram fabricados para a FAB 45 A-1A (5500 a 5544) e 11 A-1B (5650 a 5660)

Abs
Leandro Casella


Caro Leandro,

Matou as dúvidas ! Ah, parabéns pelo livro "Já te atendo tchê", comprei e fiquei impressionado. Espero que tenha continuação abordando outros esquadrões : por exemplo algum que opere o AMX.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

Enviado: Seg Set 03, 2007 12:51 pm
por Skyway
Pampa escreveu:Caros foristas

A FAB só perdeu 03 A-1 em toda sua história, sendo a última perda foi em 2002 e mesmo assim, só duas foram de fato perdas operacionais.
Perdidos foram:

A-1A 5532 - 3°/10° GAV 06JUN1997 Gonçalves-MG
(1 morto + Maj Alberto P Neto)
A-1A 5516 - 1°/16° GAV 24JUL1998 Restinga Marambaia BASC Rio de Janeiro (1 M = TCel Bobonato)
A-1B 5556 - 3°/10° GAV 26MAR2002 Santa Maria/RS
(02 Ok)

Destes, o 5532 estava ainda com a Embraer e foi perdido num vôo de ensaio final onde o piloto FAB teria perdido o controle depois de realizar manobras não previstas (rasantes). Esta aeronave foi resposta no inventário pois tinha seguro. A Aeronave já tinha tail code SM e seria um dos primeiros A-1 do 3°/10° GAV em janeiro do ano seguinte.

Com estas perdas, restam 10 biplaces e 43 moplaces, por tanto restam no inventário 53 aeronaves.
Foram fabricados para a FAB 45 A-1A (5500 a 5544) e 11 A-1B (5650 a 5660)

Abs
Leandro Casella


Valeu Pampa!!!

A perda do TCel Bombonato foi algo muito triste...uma ótma pessoa e um excelente fotógrafo. :(

Só uma coisinha, o A-1B perdido foi o FAB-5656, é que é tanto número que acabou saindo 5556 ai.hehehehe

Um abraço!

Enviado: Seg Set 03, 2007 9:56 pm
por Pampa
rcolistete

Valeu. Fico feliz que tenha gostado.
É uma idéia continuar escrevendo sobre a aviação militar brasileira.
Vamos ver o que o futuro nos reserva.

Skyway:
Verdade. O Correto é 5656.
Valeu a correção!

Abs
Leandro Casella