EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#16 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 06, 2007 11:01 am

As condições devem previlegiar quem tem instalações aqui.




Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

#17 Mensagem por Ricardo Rosa » Seg Ago 06, 2007 11:51 am

Carlos Mathias escreveu:As condições devem previlegiar quem tem instalações aqui.



Bom dia a todos,

Sem falar, que pelas especificações do EB, a viatura deverá ter um alto índice de nacionalização dos componentes. Acho que agora vai.

Abraços.




A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#18 Mensagem por A.K. for T-7 » Seg Ago 06, 2007 12:20 pm

Bom. A Iveco tem tradição. Seu LMV foi adaptado e hoje é feito sob licença na Inglaterra pela Bae Systems com o nome de Panther, para substituir os Land Rover, entre outros. O Centauro fala por si só.

Quando esteve por aqui, o Centauro curiosamente apresentou os mesmos problemas das Vans da Fiat: excesso de ruído interno, muita fumaça e alto consumo. Espero que consertem isso na versão nacional, pois é o que teremos, mais ou menos: um Centauro 6x6 com motor Mercedes Benz e câmbio ZF, com capacidade anfíbia, como quer o EB...

As fotos que aparecem na matéria linkada por aqui não são do protótipo para EB, mas sim de um protótipo italiano que gerou o Centauro...




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#19 Mensagem por Moccelin » Seg Ago 06, 2007 12:38 pm

O problema é que UMA das exigências é a que o projeto seja DO EB... Nâo é toda empresa que quer construir uma coisa que pode ser repassada par outra fábrica a qualquer momento...

Sobre as sacanagens por ser FIAT, só duas palavras PUMA e CENTAURO... Pode, inclusive, vir com o painél do Palio que eu não me queixo hehehehehehe...

A REMAX faz parte do 'pacotão' segundo as fontes que eu lí... É uma exigência do projeto...

E sobre a desistência das empresas... Podem ter desistido na hora que começaram a analisar os custos e viram que não tinham como arcar, inclusive a FIAT/IVECO ganhou, mas segundo as próprias 'regras' da concorrência nada impede que ela venha a trabalhar com TODAS (ou algumas) das empresas citadas, podemos ver, no futuro, a FIAT liderando, com apoio da Avibrás, Agrale, entre outras... Dividindo os custos, com uma cuidando do conjunto propulsor, outra dos sistmemas elétricos, outra do chassi, e por aí vai...




The cake is a lie...
fabioglobo10
Júnior
Júnior
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Abr 17, 2007 8:41 pm

#20 Mensagem por fabioglobo10 » Seg Ago 06, 2007 12:57 pm

Na primeira concorrência do Urutu III, exceto a COLUMBUS Import. e Export. LTDA, todas as outras participantes desistiram porque o EB criou uma série de "complicantes", entre eles a exigência de que todos os desenhos do projeto pertenceriam ao EB. Resultado: A COLUMBUS foi a vencedora mas a cocorrência foi cancelada pelo fato de a mesma não possuir infra-estrutura própria e nem recursos suficientes para arcar com sua parte no projeto.

Desta vez repetiu-se a história: AVIBRAS, AGRALE E EDAG desistiram e só continuaram a FIAT-IVECO e IESA, sendo que esta última não possui experiência nenhuma em projetos militares , tampouco em blindados e está sendo investigada pela Polícia Federal em um caso de fraudes e subornos em licitações da PETROBRAS.

Mais uma oportunidade perdida e mais uma licitação vergonhosa e "nebulosa" do EB.




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#21 Mensagem por Moccelin » Seg Ago 06, 2007 1:15 pm

A questão é bem simples... Existe a exigência de os desenhos (e outros conteúdos intelectuais) serem do EB por um motivo ÓBVIO: evitar a bagunça que era a manutenção dos Urutus e Cascavéis, que usavam peças mecânicas de caminhões mas tinham uma lista numérica de peças específica, que poucos distribuidores tinham, que fazia o preço das peças ser infinitamente maior do que o preço de mercado... Por exemplo, o mesmo diferencial era usado em caminhão e nos Cascavéis, porém, na hora de comprar um rolamento, por exemplo, o EB pedia um "rolamento XXX do diferencial traseiro do Urutu" e as empresas que tinham a lista de peças do URUTU, feitas pela ENGESA, que já havia falido, colocavam o preço lá em cima... Mesmo sendo o mesmo rolamento de um caminhão muito usado...

Isso aconteceu porque os projetos, com as listas numéricas das peças, estavam 100% nas mãos da Engesa, e com a falência dessa uma pequena lista de distribuidores que possuia essas relações numéricas acabaram ficando com uma espécie de monopólio...

E o outro detalhe é bem simples... NENHUMA empresa 100% nacional tem capacidade hoje de participar de uma empreitada dessas (pra mim a Avibrás tinha, não sei porque largou mão da concorrência), então sobrou pra única empresa verdadeira mente forte no setor, e que ESTÁ VENDENDO produtos de defesa...




The cake is a lie...
Sd volcom
Avançado
Avançado
Mensagens: 651
Registrado em: Ter Jul 18, 2006 11:35 pm

#22 Mensagem por Sd volcom » Seg Ago 06, 2007 1:20 pm

vilmarmoccelin escreveu:A questão é bem simples... Existe a exigência de os desenhos (e outros conteúdos intelectuais) serem do EB por um motivo ÓBVIO: evitar a bagunça que era a manutenção dos Urutus e Cascavéis, que usavam peças mecânicas de caminhões mas tinham uma lista numérica de peças específica, que poucos distribuidores tinham, que fazia o preço das peças ser infinitamente maior do que o preço de mercado... Por exemplo, o mesmo diferencial era usado em caminhão e nos Cascavéis, porém, na hora de comprar um rolamento, por exemplo, o EB pedia um "rolamento XXX do diferencial traseiro do Urutu" e as empresas que tinham a lista de peças do URUTU, feitas pela ENGESA, que já havia falido, colocavam o preço lá em cima... Mesmo sendo o mesmo rolamento de um caminhão muito usado...

Isso aconteceu porque os projetos, com as listas numéricas das peças, estavam 100% nas mãos da Engesa, e com a falência dessa uma pequena lista de distribuidores que possuia essas relações numéricas acabaram ficando com uma espécie de monopólio...

E o outro detalhe é bem simples... NENHUMA empresa 100% nacional tem capacidade hoje de participar de uma empreitada dessas (pra mim a Avibrás tinha, não sei porque largou mão da concorrência), então sobrou pra única empresa verdadeira mente forte no setor, e que ESTÁ VENDENDO produtos de defesa...


X2 8-]

Abraços




PRick

#23 Mensagem por PRick » Seg Ago 06, 2007 1:41 pm

Sou capaz de apostar que vai sair assim. Bonitim.:wink:

[ ]´s

Imagem




PRick

#24 Mensagem por PRick » Seg Ago 06, 2007 1:44 pm

Sd volcom escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:A questão é bem simples... Existe a exigência de os desenhos (e outros conteúdos intelectuais) serem do EB por um motivo ÓBVIO: evitar a bagunça que era a manutenção dos Urutus e Cascavéis, que usavam peças mecânicas de caminhões mas tinham uma lista numérica de peças específica, que poucos distribuidores tinham, que fazia o preço das peças ser infinitamente maior do que o preço de mercado... Por exemplo, o mesmo diferencial era usado em caminhão e nos Cascavéis, porém, na hora de comprar um rolamento, por exemplo, o EB pedia um "rolamento XXX do diferencial traseiro do Urutu" e as empresas que tinham a lista de peças do URUTU, feitas pela ENGESA, que já havia falido, colocavam o preço lá em cima... Mesmo sendo o mesmo rolamento de um caminhão muito usado...

Isso aconteceu porque os projetos, com as listas numéricas das peças, estavam 100% nas mãos da Engesa, e com a falência dessa uma pequena lista de distribuidores que possuia essas relações numéricas acabaram ficando com uma espécie de monopólio...

E o outro detalhe é bem simples... NENHUMA empresa 100% nacional tem capacidade hoje de participar de uma empreitada dessas (pra mim a Avibrás tinha, não sei porque largou mão da concorrência), então sobrou pra única empresa verdadeira mente forte no setor, e que ESTÁ VENDENDO produtos de defesa...


X2 8-]

Abraços


Todo mundo que conhece, fala à boca pequena que os donos da Avibrás não batem bem dos pinos. :shock:

[ ]´s




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#25 Mensagem por Moccelin » Seg Ago 06, 2007 2:10 pm

PRick escreveu:Sou capaz de apostar que vai sair assim. Bonitim.:wink:

[ ]´s

Imagem


PRick... Gostei do desenho, mas pelos requisitos, e pelo tamanho do pneu que eles colocaram como o que vai ser usado o desenho ficou compacto demais...


Editado:
Pensando bem acho que não... Pelos requisitos, do pneu o diâmetro dos mesmos será de + ou - 1,17m, fazendo uma 'análise' do desenho ele ficaria com 5,5m de comprimento (do tanque de combustível à ponta) e com uns 2m e pouco de altura (do chão até o teto da viatura)... Ficaria uma VBTP bem compacta...




The cake is a lie...
PRick

#26 Mensagem por PRick » Seg Ago 06, 2007 2:49 pm

vilmarmoccelin escreveu:
PRick escreveu:Sou capaz de apostar que vai sair assim. Bonitim.:wink:

[ ]´s

PRick... Gostei do desenho, mas pelos requisitos, e pelo tamanho do pneu que eles colocaram como o que vai ser usado o desenho ficou compacto demais...


Infelizmente, com os dados disponíveis não dá para termos ainda uma escala perfeita, mas certamente, os pneus serão bem maiores que os do Urutu I. Bem mais próximos dos usados no Puma. O PUMA parece ser um pouco maior que as configurações mostradas do URUTU III.

Mas refiz a arte usando a mesma escala do PUMA, e ainda fiz a versção RC com 8 rodas. Ambas estão usando rodas iguais, apenas recoloquei os eixos.

[]´s


Imagem




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#27 Mensagem por Dieneces » Seg Ago 06, 2007 2:53 pm

PRick escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:
PRick escreveu:Sou capaz de apostar que vai sair assim. Bonitim.:wink:

[ ]´s

PRick... Gostei do desenho, mas pelos requisitos, e pelo tamanho do pneu que eles colocaram como o que vai ser usado o desenho ficou compacto demais...


Infelizmente, com os dados disponíveis não dá para termos ainda uma escala perfeita, mas certamente, os pneus serão bem maiores que os do Urutu I. Bem mais próximos dos usados no Puma. O PUMA parece ser um pouco maior que as configurações mostradas do URUTU III.

Mas refiz a arte usando a mesma escala do PUMA, e ainda fiz a versção RC com 8 rodas. Ambas estão usando rodas iguais, apenas recoloquei os eixos.

[]´s


Imagem
Que torre é essa do RC , Prick ? Uma sugestão : Proteja melhor a .50 ou coloque uma torre remotamente controlada , dará um visual mais atualizado.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#28 Mensagem por jauro » Seg Ago 06, 2007 2:58 pm

vilmarmoccelin escreveu:A questão é bem simples... Existe a exigência de os desenhos (e outros conteúdos intelectuais) serem do EB por um motivo ÓBVIO: evitar a bagunça que era a manutenção dos Urutus e Cascavéis, que usavam peças mecânicas de caminhões mas tinham uma lista numérica de peças específica, que poucos distribuidores tinham, que fazia o preço das peças ser infinitamente maior do que o preço de mercado... Por exemplo, o mesmo diferencial era usado em caminhão e nos Cascavéis, porém, na hora de comprar um rolamento, por exemplo, o EB pedia um "rolamento XXX do diferencial traseiro do Urutu" e as empresas que tinham a lista de peças do URUTU, feitas pela ENGESA, que já havia falido, colocavam o preço lá em cima... Mesmo sendo o mesmo rolamento de um caminhão muito usado...

Isso aconteceu porque os projetos, com as listas numéricas das peças, estavam 100% nas mãos da Engesa, e com a falência dessa uma pequena lista de distribuidores que possuia essas relações numéricas acabaram ficando com uma espécie de monopólio...

E o outro detalhe é bem simples... NENHUMA empresa 100% nacional tem capacidade hoje de participar de uma empreitada dessas (pra mim a Avibrás tinha, não sei porque largou mão da concorrência), então sobrou pra única empresa verdadeira mente forte no setor, e que ESTÁ VENDENDO produtos de defesa...


DESPACHO DECISÓRIO Nº 103/2007
Em 2 de agosto de 2007
PROCESSO: PO nº 9904310/1999 - Gab Cmt Ex (D Log)
ASSUNTO: Pendências do Contrato no 048/97 - DAM/DMB.
Departamento Logístico
1. Processo originário do Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria do Comandante do
Exército no 002 - Res, de 3 de março de 2006, para examinar e propor solução para a conclusão do objeto do
Contrato no 048/97 - DAM/DMB, firmado entre a União, por intermédio do extinto Departamento de
Material Bélico, e a empresa AVIBRAS INDÚSTRIA AEROESPACIAL S/A, para a aquisição de
componentes e serviços do Sistema ASTROS II e do Equipamento Diretor de Tiro - EDT - FILA.
2. Considerando o exposto pelo Grupo de Trabalho, ouvida a Consultoria Jurídica do
Comando do Exército, dou o seguinte
D E S P A C H O
a. DETERMINO que seja instaurado pelo Departamento Logístico (D Log) ProcessoAdministrativo para apuração da inadimplência por parte da AVIBRAS INDÚSTRIA AEROESPACIAL
S/A.
b. Publique-se o presente despacho em Boletim do Exército.
c. Restitua-se o processo ao D Log para as providências decorrentes.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
PRick

#29 Mensagem por PRick » Seg Ago 06, 2007 3:01 pm

Dieneces escreveu:
PRick escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:
PRick escreveu:Sou capaz de apostar que vai sair assim. Bonitim.:wink:

[ ]´s

PRick... Gostei do desenho, mas pelos requisitos, e pelo tamanho do pneu que eles colocaram como o que vai ser usado o desenho ficou compacto demais...


Infelizmente, com os dados disponíveis não dá para termos ainda uma escala perfeita, mas certamente, os pneus serão bem maiores que os do Urutu I. Bem mais próximos dos usados no Puma. O PUMA parece ser um pouco maior que as configurações mostradas do URUTU III.

Mas refiz a arte usando a mesma escala do PUMA, e ainda fiz a versção RC com 8 rodas. Ambas estão usando rodas iguais, apenas recoloquei os eixos.

[]´s


Que torre é essa do RC , Prick ? Uma sugestão : Proteja melhor a .50 ou coloque uma torre remotamente controlada , dará um visual mais atualizado.


Basicamente, estou usando alguns elementos do Cascavel e dos Urutus antigos, a torre é do cascavel modificada para um canhão de 105mm. :wink:

Vamos ver o que existirá de acessórios, vou dar uma olhada nas torrestas automáticas para ver o que existe no mercado, mas não sei se serão adotadas agora, o EB gosta das versões básicas, bem peladas. 8-]

[ ]´s




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#30 Mensagem por Dieneces » Seg Ago 06, 2007 3:09 pm

PRick escreveu:
Dieneces escreveu:
PRick escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:
PRick escreveu:Sou capaz de apostar que vai sair assim. Bonitim.:wink:

[ ]´s

PRick... Gostei do desenho, mas pelos requisitos, e pelo tamanho do pneu que eles colocaram como o que vai ser usado o desenho ficou compacto demais...


Infelizmente, com os dados disponíveis não dá para termos ainda uma escala perfeita, mas certamente, os pneus serão bem maiores que os do Urutu I. Bem mais próximos dos usados no Puma. O PUMA parece ser um pouco maior que as configurações mostradas do URUTU III.

Mas refiz a arte usando a mesma escala do PUMA, e ainda fiz a versção RC com 8 rodas. Ambas estão usando rodas iguais, apenas recoloquei os eixos.

[]´s


Que torre é essa do RC , Prick ? Uma sugestão : Proteja melhor a .50 ou coloque uma torre remotamente controlada , dará um visual mais atualizado.


Basicamente, estou usando alguns elementos do Cascavel e dos Urutus antigos, a torre é do cascavel modificada para um canhão de 105mm. :wink:

Vamos ver o que existirá de acessórios, vou dar uma olhada nas torrestas automáticas para ver o que existe no mercado, mas não sei se serão adotadas agora, o EB gosta das versões básicas, bem peladas. 8-]

[ ]´s
Busca a torre/canhão de 105mmdo Centauro , a metralhadora remotamente controlada do Patria e a torre remotamente controlada Rafael Typhoon por exemplo , a torre ORCWS também da Rafael , já dará um visual de ponta , a OWS-25R é outra que tem boas chances até porque italiana . Sugiro uma torre do lança morteiro Bofors AMOS também.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Responder