Fuzil de Assalto MD 97L e Carabina MD 97LC

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#16 Mensagem por Kratos » Sáb Mai 05, 2007 11:20 pm

vilmarmoccelin escreveu:Imagina... Eles tiram as partes de polímero que deixam ele confortável, e transformam ele num "Enfield L-85"...


Credo.... vira essa boca pra lá. :shock:




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#17 Mensagem por Skyway » Sáb Mai 05, 2007 11:26 pm

Meu deus! :shock:

Mas vou dizer que é até dificil deixar aquele fuzil desconfortável.

Só redesenhando o pistol grip e a coronha inteira.

Por que o conforto nele é justamente aí, a mão se encaixa certinho no Pistol Grip, a coronha se acomoda no ombro, e o rosto deita na confortável coronha para fazer mira.

Sem contar que a mão a frente tambem fica na distância certa.




Editado pela última vez por Skyway em Sáb Mai 05, 2007 11:31 pm, em um total de 2 vezes.
AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
ualisonsiqueira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 178
Registrado em: Ter Out 03, 2006 2:14 pm
Localização: Fortaleza - CE

#18 Mensagem por ualisonsiqueira » Sáb Mai 05, 2007 11:29 pm

eu acho estranho isso de as polícias dos estados usarem os mesmos fuzís que serão os substitutos dos FAL no EB. Seria ideal se houvesse um fuzil que fosse usado somente pelo EB aqui no Brasil, pra manter uma superioridade nesse aspecto.
Porém sei que se a Imbel não procurar novos mercados, terá o mesmo destino da Engesa e todas as outras do segmento de defesa, que faliram!




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#19 Mensagem por Moccelin » Sáb Mai 05, 2007 11:30 pm

Olhem o MD-97 e vejam se não é uma situação possível de se ocorrer???




The cake is a lie...
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#20 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Mai 05, 2007 11:46 pm

O preço do F2000 passado pela FN para contratos de compra em quantidade é de um mil Euros, ou seja, cerca de R$ 2.700,00.

O Imbel MD 97L custa algo em torno de R$ 3.700,00 para as polícias (tabela Imbel), devendo ficar por cerca de R$ 3.000,00 para o EB, em quantidade.

Nada surpreendente: a facilidade de fabrico e o baixo preço de produção proporcionado pelo uso de polímeros é o grande trunfo dos fabricantes que agora utilizam este material. Basta ver a própria HK: tem o G-36, feito em polímero como o F2000, que é cerca de 40% mais barato que um HK416, que é uma arma do mesmo fabricante, utilizando um mecanismo muito semelhante, só que fabricada em duralumínio forjado, como o MD 97.... Traduzindo: duralumínio=caro; polímero=barato...

A Imbel está procurando um fornecedor de polímero de qualidade, entre as várias empresas nacionais habilitadas, para usar na fabricação do chassis de suas próximas pistolas em calibre .40 S&W. Nada de diferente: será uma 40 GC estilo M2D2, só que com chassis de polímero....

Complementando: O F2000 é inovador, de fato, mas com vantagens: ao invés de um ejetor ele utiliza um funil em polímero para coletar as cápsulas deflagradas, que são empurradas pelo ferrolho ao mesmo tempo em que este alimenta outro cartucho na câmara. Resultado: praticamente impossível uma falha de ejeção por quebra de ejetor (óbvio) e a famosa nega do tipo "chaminé"... No mais, a caixa de culatra fica vedada (tem só uma tampinha que abre para cima, para permitir verificar o estado de alimentação da arma) e a abertura de ejeção é um orifício tubular com cerca de 1 cm de diâmetro, que, ainda por cima, tem uma tampa de proteção de abertura automática. Isto tudo significa que a arma fica "herméticamente vedada" durante todo o tempo que não está atirando, impedindo a ingestão de sujeira, poeira, areia, etc., sem contar que na hora do disparo, não lança gases próximos do rosto do atirador, atrapalhando a visada, ardendo os olhos, etc...




A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#21 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Mai 05, 2007 11:48 pm

ualisonsiqueira escreveu:eu acho estranho isso de as polícias dos estados usarem os mesmos fuzís que serão os substitutos dos FAL no EB. Seria ideal se houvesse um fuzil que fosse usado somente pelo EB aqui no Brasil, pra manter uma superioridade nesse aspecto.


Sinceramente não consegui acompanhar seu raciocínio! Por favor, me explique, qual o objetivo ou finalidade disto?




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#22 Mensagem por Skyway » Dom Mai 06, 2007 12:03 am

Alexandre Beraldi escreveu:O preço do F2000 passado pela FN para contratos de compra em quantidade é de um mil Euros, ou seja, cerca de R$ 2.700,00.

O Imbel MD 97L custa algo em torno de R$ 3.700,00 para as polícias (tabela Imbel), devendo ficar por cerca de R$ 3.000,00 para o EB, em quantidade.

Nada surpreendente: a facilidade de fabrico e o baixo preço de produção proporcionado pelo uso de polímeros é o grande trunfo dos fabricantes que agora utilizam este material. Basta ver a própria HK: tem o G-36, feito em polímero como o F2000, que é cerca de 40% mais barato que um HK416, que é uma arma do mesmo fabricante, utilizando um mecanismo muito semelhante, só que fabricada em duralumínio forjado, como o MD 97.... Traduzindo: duralumínio=caro; polímero=barato...

A Imbel está procurando um fornecedor de polímero de qualidade, entre as várias empresas nacionais habilitadas, para usar na fabricação do chassis de suas próximas pistolas em calibre .40 S&W. Nada de diferente: será uma 40 GC estilo M2D2, só que com chassis de polímero....

Complementando: O F2000 é inovador, de fato, mas com vantagens: ao invés de um ejetor ele utiliza um funil em polímero para coletar as cápsulas deflagradas, que são empurradas pelo ferrolho ao mesmo tempo em que este alimenta outro cartucho na câmara. Resultado: praticamente impossível uma falha de ejeção por quebra de ejetor (óbvio) e a famosa nega do tipo "chaminé"... No mais, a caixa de culatra fica vedada (tem só uma tampinha que abre para cima, para permitir verificar o estado de alimentação da arma) e a abertura de ejeção é um orifício tubular com cerca de 1 cm de diâmetro, que, ainda por cima, tem uma tampa de proteção de abertura automática. Isto tudo significa que a arma fica "herméticamente vedada" durante todo o tempo que não está atirando, impedindo a ingestão de sujeira, poeira, areia, etc., sem contar que na hora do disparo, não lança gases próximos do rosto do atirador, atrapalhando a visada, ardendo os olhos, etc...


Bem, tendo em vista isso tudo Beraldi, então me diga. Por que não? :lol:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#23 Mensagem por Moccelin » Dom Mai 06, 2007 12:11 am

Skyway escreveu:Bem, tendo em vista isso tudo Beraldi, então me diga. Por que não? :lol:


Sinceramente: ?????

Apesar de que eu preferiria o SCAR-H...




The cake is a lie...
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#24 Mensagem por A.K. for T-7 » Dom Mai 06, 2007 12:26 am

vilmarmoccelin escreveu:
Apesar de que eu preferiria o SCAR-H...


Estou no aguardo de umas respostas da FN para segunda-feira... E o assunto SCAR é parte importante do tema. Mas só posso falar, e escrever para o Defesanet, se a FN autorizar, o que eu vou saber, como dito, segunda.... :wink: Aguardemos então.... o SCAR-H e a MINIMI 7,62 são uma bela dupla...




Avatar do usuário
ualisonsiqueira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 178
Registrado em: Ter Out 03, 2006 2:14 pm
Localização: Fortaleza - CE

#25 Mensagem por ualisonsiqueira » Dom Mai 06, 2007 12:29 am

Alexandre Beraldi escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:eu acho estranho isso de as polícias dos estados usarem os mesmos fuzís que serão os substitutos dos FAL no EB. Seria ideal se houvesse um fuzil que fosse usado somente pelo EB aqui no Brasil, pra manter uma superioridade nesse aspecto.


Sinceramente não consegui acompanhar seu raciocínio! Por favor, me explique, qual o objetivo ou finalidade disto?


EB e polícia usando o mesmo fuzil...
Seria melhor se o EB sempre possuísse um armamento melhor que a polícia. Uma hora essas armas cairá nas mãos dos bandidos... Aí vai ser EB e BANDIDO com o mesmo armamento.

Parece que o que falo é ridículo, mas o EB subiu as favelas para buscar 11 fuzis FAL dos bandidos. E quando os bandidos comecarem a tomar essas armas dos policiais (todo mundo sabe que isso acontece), o que o EB irá fazer?

Digo isso pois a Imbel venderá essas armas para as polícias também.

O ideal seria o HK416 para o EB, pode ser mais caro, mas é mais caro pq é melhor!




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#26 Mensagem por Matheus » Dom Mai 06, 2007 1:07 am

ualisonsiqueira escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:eu acho estranho isso de as polícias dos estados usarem os mesmos fuzís que serão os substitutos dos FAL no EB. Seria ideal se houvesse um fuzil que fosse usado somente pelo EB aqui no Brasil, pra manter uma superioridade nesse aspecto.


Sinceramente não consegui acompanhar seu raciocínio! Por favor, me explique, qual o objetivo ou finalidade disto?


EB e polícia usando o mesmo fuzil...
Seria melhor se o EB sempre possuísse um armamento melhor que a polícia. Uma hora essas armas cairá nas mãos dos bandidos... Aí vai ser EB e BANDIDO com o mesmo armamento.

Parece que o que falo é ridículo, mas o EB subiu as favelas para buscar 11 fuzis FAL dos bandidos. E quando os bandidos comecarem a tomar essas armas dos policiais (todo mundo sabe que isso acontece), o que o EB irá fazer?

Digo isso pois a Imbel venderá essas armas para as polícias também.

O ideal seria o HK416 para o EB, pode ser mais caro, mas é mais caro pq é melhor!


quem combate bandido é a polícia e não o EB. Fuzil de bandido não vem da polícia, vem normalmente contrabandeado do Paraguai, Uruguai e Argentina ou mesmo do EB. Quanto as diferenças entre os fuzis creio que seria mais significativo em longos períodos como em guerras não em embates polícia vs bandido (que faz diferença faz tu portar uma arma mais leve, mais precisa, mais ergonômica, confiável, etc...mas nos embates curtos não são tão significativas, a meu ver)




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#27 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 06, 2007 12:04 pm

ualisonsiqueira escreveu:EB e polícia usando o mesmo fuzil...
Seria melhor se o EB sempre possuísse um armamento melhor que a polícia. Uma hora essas armas cairá nas mãos dos bandidos... Aí vai ser EB e BANDIDO com o mesmo armamento.

Parece que o que falo é ridículo, mas o EB subiu as favelas para buscar 11 fuzis FAL dos bandidos. E quando os bandidos comecarem a tomar essas armas dos policiais (todo mundo sabe que isso acontece), o que o EB irá fazer?

Digo isso pois a Imbel venderá essas armas para as polícias também.

O ideal seria o HK416 para o EB, pode ser mais caro, mas é mais caro pq é melhor!

Como fuzil é uma arma muito simples isso não faz o menor sentido, se algum bandido pegar uma MD-97 ou uma HK416... Ele sera perigoso de qualquer jeito, 01.% mais perigoso com a HK?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#28 Mensagem por A.K. for T-7 » Dom Mai 06, 2007 12:45 pm

ualisonsiqueira escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:eu acho estranho isso de as polícias dos estados usarem os mesmos fuzís que serão os substitutos dos FAL no EB. Seria ideal se houvesse um fuzil que fosse usado somente pelo EB aqui no Brasil, pra manter uma superioridade nesse aspecto.


Sinceramente não consegui acompanhar seu raciocínio! Por favor, me explique, qual o objetivo ou finalidade disto?


EB e polícia usando o mesmo fuzil...
Seria melhor se o EB sempre possuísse um armamento melhor que a polícia. Uma hora essas armas cairá nas mãos dos bandidos... Aí vai ser EB e BANDIDO com o mesmo armamento.

Parece que o que falo é ridículo, mas o EB subiu as favelas para buscar 11 fuzis FAL dos bandidos. E quando os bandidos comecarem a tomar essas armas dos policiais (todo mundo sabe que isso acontece), o que o EB irá fazer?

Digo isso pois a Imbel venderá essas armas para as polícias também.

O ideal seria o HK416 para o EB, pode ser mais caro, mas é mais caro pq é melhor!


Deixe eu te explicar o seguinte:

É MUITO mais fácil o "bandido" tomar armamento de sentinela do EB, de depósitos guarnecidos por recrutas ou simplesmente comprá-los de militares injustamente mal remunerados, do que tomar de um policial na rua, porque do policial ele só toma na base da bala. No mais, de experiência de 13 anos como policial, o número de Imbel M973, Imbel 1911, Beretta 92, Beretta MT-12, Fal, Para-Fal, Mosquefal, HK 33, granadas CEV e granadas de bocal com brasão das armas da república (seja do EB, da FAB, da MB ou do CFN) que eu e meus colegas já aprendemos com a bandidagem é ABSURDAMENTE, INFINITAMENTE E INCOMPARAVELMENTE SUPERIOR ao número de Revólveres, Pistolas, subs URU e Fuzis provenientes de polícias. Na realidade, falando de fuzis da polícia, eu só vi até hoje a apreensão de dois Colt Commando (um da PCERJ e um da PMERJ) e um Para-Fal (PMERJ), o que é incomparavel com a vastidão de armas ex-FFAA, e principalmente contrabandeadas, que pegamos.

A historinha dos 11 FAL só ficou famosa porque apareceu na Globo, aí tiveram que dar resposta e fizeram aquela cena toda. Agora o que acontece no dia-a-dia das Unidades Brasil afora... só quem é das FFAA sabe. Não é à toa que o EB está querendo colocar os sentinelas de Boito cal 12 ao invés de FAL, de tanto que já perdeu...

No mais, o policial precisa da melhor arma disponível, seja Fuzil, Sub ou Pistola, porque ele está usando-a dia-a-dia para defender a vida de todos os cidadãos da sociedade, além de sua própria, efetivamente COMBATENDO os marginais que dão pesadelo em quem assiste muita Rede Globo. O fuzil, para as polícias, é usado diariamente em COMBATE REAL, não para fazer ordem unida! E SEM DEMÉRITO NENHUM para os militares que, graças a Deus, só precisam utilizá-los desta forma, mas é cada um dentro de sua atribuição constitucional.

E para sua informação, o EB subiu o morro uma vez para pegar suas armas de volta, ficou mais de uma semana neste vaie-vem e só pegou as 11 armas ENTERRADAS porque entregaram a localização, após muita pressão... Já a polícia, seja a civil, a militar ou federal sobe morro e faz apreensão TODOS OS DIAS, apreendendo no mesmo período de uma semana, muito mais armas que isso (dos mais variados tipos possíveis e imagináveis), só que, sem o efetivo, viaturas e material para fazer operações de estrangulamento como o EB fez, vai tomando as armas da mão do "vagabundo" na bala... Só este detalhe.... :wink:




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#29 Mensagem por Skyway » Dom Mai 06, 2007 1:40 pm

Beraldi, qual sua opinião quanto a F2000? Serviria para o EB?




AD ASTRA PER ASPERA
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#30 Mensagem por A.K. for T-7 » Dom Mai 06, 2007 1:56 pm

Claro quem sim! Estamos de FAL, não é?

Serviria muito bem, assim como um SCAR, um G36, etc.




Responder