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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Ter Jun 19, 2018 11:44 pm
por FCarvalho
Defesa de área só quando o Prosuper for redivivo.
Vamos ter que esperar a década de 2030.
Se tivermos sorte, pra quem acredita nela.

Abs

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Qua Jun 20, 2018 9:18 am
por P44
Here are the nine teams bidding for the Brazilian Navy’s corvette acquisition project

The Brazilian Navy is currently in the process of selecting the best bidder for its Tamandaré-class corvette acquisition project and has revealed the list of teams vying for the project in which Brazil is reportedly ready to invest US$1.6 billion.

As revealed by the navy, the contender list includes companies from Ukraine and India, in addition to the more prominent warship design exporters.

The navy did not reveal which specific designs the companies are offering.

All bidders are partnering with local Brazilian companies to submit their designs as the navy’s request for proposals states that corvettes “are to be built in Brazil, or with great involvement of the Brazilian industry, in collaboration with a foreign shipbuilder”.

BAE Systems has teamed up naval combat management systems specialist CONSUB Defesa e Tecnologia and could possibly be offering an adapted export version of the Type 31e frigate.

German shipbuilder ThyssenKrupp Marine Systems has teamed up with Brazilian aerospace company Embraer and Ares Aerospacial e Defesa S.A., likely offering one of its MEKO-class corvettes whose displacement is close to Brazilian Navy preferences, which is around 2,800 tons.

Dutch shipbuilder Damen Schelde Naval Shipbuilding and Swedish defense contractor Saab will also be working with CONSUB Defesa e Tecnologia, among a number of other Brazilian companies, should their proposal be selected. This team is offering Damen’s Sigma 10514 ship design.

The Italian defense industry team composed of Fincantieri and Leonardo has partnered with Brazil’s Ezute while French shipbuilder Naval Group entered into a consortium with Brazilian shipyard Enseada Industria Naval S.A. and defense technology company Mectron S.A..

Two Indian shipbuilders, GOA Shipyard Limited and Garden Research Shipbuilding and Engineers (GRSE), are also competing in the tender running two separate bids.

The final two bidders are Ukraine’s Ukrinmash, which has partnered with Thales, and STM who will be competing together with BrasFELS.

The Brazilian Navy further said a “shortlist” would be announced by the end of August 2018 while the best offer for the construction of four vessels in the class would be announced by October 2018.

https://navaltoday.com/2018/06/19/here- ... n-project/

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Qua Jun 20, 2018 10:22 pm
por FCarvalho
Se por um milagre os ingleses conseguirem oferecer Type 31e por menos de trezentos milhões, vai ser uma parada dura.
Por outro lado, os alemães tem em mãos o projeto mais flexível e capaz dessa concorrência.
Os italianos estão apostando tudo na oferta da CCT.
O resto do pessoal vai ganhar experiência.
No mais, vou ficar muito curioso até agosto. Mas de antemão já sabemos qual será a short list.
Daí até outubro, vai ser briga de cachorro grande.
Sorte pra nós.

Abs

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Qui Jun 21, 2018 10:19 am
por Luís Henrique
FCarvalho escreveu: Qua Jun 20, 2018 10:22 pm Se por um milagre os ingleses conseguirem oferecer Type 31e por menos de trezentos milhões, vai ser uma parada dura.
Por outro lado, os alemães tem em mãos o projeto mais flexível e capaz dessa concorrência.
Os italianos estão apostando tudo na oferta da CCT.
O resto do pessoal vai ganhar experiência.
No mais, vou ficar muito curioso até agosto. Mas de antemão já sabemos qual será a short list.
Daí até outubro, vai ser briga de cachorro grande.
Sorte pra nós.

Abs

O programa Type 31 possui um orçamento a ser seguido de 1,25 bi de liras esterlinas para 5 navios.

Ou seja, 250 mi de libras esterlinas POR NAVIO.

Em dólares isso da cerca de U$ 330 mi POR NAVIO.

O Programa da Classe Tamandaré possui orçamento de U$ 1,6 bi para 4 navios.
O que da cerca de U$ 400 mi POR NAVIO.

Mas especifica participação da indústria nacional, construção dos navios no Brasil e Modernização da Corveta Barroso.

Portanto, creio que o navio em si, precisa sair mais barato que U$ 400 mi, para sobrar dinheiro para a modernização da Corveta Barroso, etc.

Com esses dados não da para ser taxativo e dizer que a Type 31e não poderia concorrer.

Eu creio que se a Bae queira ganhar, terá que fazer uma oferta muito boa.
Com a Corveta Kahreef duvido que ganhem.
Eles precisam oferecer algo semelhante à type 31 para serem competitivos a ponto de vencer a concorrência.

Sobre os demais navios, tem também o Naval Group com uma versão melhorada da Gowind 2500.
Que, em minha opinião, é também um forte candidato.

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Qui Jun 21, 2018 11:28 am
por FCarvalho
A questão do custo por navio está ligado diretamente à proposta feita e sua adaptação aos requisitos impostos pela MB como obrigatórios, tal como os itens nacionais que hoje equipam por exemplo a Barroso e Niterói.

Se as empresas conseguirem manter um custo aceitável tanto em projetos próprios como na da CCT, isso fará toda diferença.

Acho que dessa vez os franceses vão ficar a ver navios, já que eles não tem um bom histórico de baixo custo em seus negócios por aqui.

Abs

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Qui Jun 21, 2018 11:11 pm
por gogogas
CCT:Defensea participa da entrega da proposta do projeto

http://www.defesaaereanaval.com.br/cct- ... o-projeto/

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Qui Jun 21, 2018 11:27 pm
por Fábio Machado
Se não der nenhuma zebra, será a Fincantieri. Eles já tem até no anuncio no site deles. Essa concorrência é para inglês ver.

É praticamente o projeto da Tamandaré.
Imagem

As configurações são exatamente o que o Brasil quer:

Length overall

107.00 m

Length between perpendiculars

99.80 m

Beam

14.40 m

Depth

8.60 m

Design displacement

2,800 - 3,000 t

Speed (max/range)

28/15 kn

Range

3,500 nm

Endurance

21 days

Crew

95- 110 people

Flight deck for NH90 type helicopters


ENERGY AND PROPULSION SYSTEM
Propulsion system

CODAD (4 x DE / 2x FCPP)

Generating sets

4

COMBAT SYSTEM
1 Combat Management System

1 3D Surveillance Radar + IFF + Transponder

2 Navigation Radars (X+S Band)

1 AAW Decoy System

1 Radar/EO Fire Control System

2 EO Fire Control Systems

1 InfraRed Search and Track (IRST)

1 EW System (RESM/CESM, RECM)

2 Secondary Caliber Guns

1 Main Caliber Gun

1 SAM Vertical Launching System

1 SSM (4 x 2)

1 RAM

1 Anti Torpedo Defence System

1 Mine Avoidance Sonar

1 Integrated Int/Ext Communication System including SATCOM and Tactical Links

1 Navigation System + Sensors

https://www.fincantieri.com/en/products ... -corvette/

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jun 22, 2018 1:14 am
por Lord Nauta
Fábio Machado escreveu: Qui Jun 21, 2018 11:27 pm Se não der nenhuma zebra, será a Fincantieri. Eles já tem até no anuncio no site deles. Essa concorrência é para inglês ver.

É praticamente o projeto da Tamandaré.
Imagem

As configurações são exatamente o que o Brasil quer:

Length overall

107.00 m

Length between perpendiculars

99.80 m

Beam

14.40 m

Depth

8.60 m

Design displacement

2,800 - 3,000 t

Speed (max/range)

28/15 kn

Range

3,500 nm

Endurance

21 days

Crew

95- 110 people

Flight deck for NH90 type helicopters


ENERGY AND PROPULSION SYSTEM
Propulsion system

CODAD (4 x DE / 2x FCPP)

Generating sets

4

COMBAT SYSTEM
1 Combat Management System

1 3D Surveillance Radar + IFF + Transponder

2 Navigation Radars (X+S Band)

1 AAW Decoy System

1 Radar/EO Fire Control System

2 EO Fire Control Systems

1 InfraRed Search and Track (IRST)

1 EW System (RESM/CESM, RECM)

2 Secondary Caliber Guns

1 Main Caliber Gun

1 SAM Vertical Launching System

1 SSM (4 x 2)

1 RAM

1 Anti Torpedo Defence System

1 Mine Avoidance Sonar

1 Integrated Int/Ext Communication System including SATCOM and Tactical Links

1 Navigation System + Sensors

https://www.fincantieri.com/en/products ... -corvette/

Aposto USD 1 que o navio será este. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jun 22, 2018 1:15 am
por Lord Nauta
Fábio Machado escreveu: Qui Jun 21, 2018 11:27 pm Se não der nenhuma zebra, será a Fincantieri. Eles já tem até no anuncio no site deles. Essa concorrência é para inglês ver.

É praticamente o projeto da Tamandaré.
Imagem

As configurações são exatamente o que o Brasil quer:

Length overall

107.00 m

Length between perpendiculars

99.80 m

Beam

14.40 m

Depth

8.60 m

Design displacement

2,800 - 3,000 t

Speed (max/range)

28/15 kn

Range

3,500 nm

Endurance

21 days

Crew

95- 110 people

Flight deck for NH90 type helicopters


ENERGY AND PROPULSION SYSTEM
Propulsion system

CODAD (4 x DE / 2x FCPP)

Generating sets

4

COMBAT SYSTEM
1 Combat Management System

1 3D Surveillance Radar + IFF + Transponder

2 Navigation Radars (X+S Band)

1 AAW Decoy System

1 Radar/EO Fire Control System

2 EO Fire Control Systems

1 InfraRed Search and Track (IRST)

1 EW System (RESM/CESM, RECM)

2 Secondary Caliber Guns

1 Main Caliber Gun

1 SAM Vertical Launching System

1 SSM (4 x 2)

1 RAM

1 Anti Torpedo Defence System

1 Mine Avoidance Sonar

1 Integrated Int/Ext Communication System including SATCOM and Tactical Links

1 Navigation System + Sensors

https://www.fincantieri.com/en/products ... -corvette/

Aposto U$D 1 que o navio será este. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jun 22, 2018 1:34 am
por knigh7
Fábio Machado escreveu: Qui Jun 21, 2018 11:27 pm Se não der nenhuma zebra, será a Fincantieri. Eles já tem até no anuncio no site deles. Essa concorrência é para inglês ver.

É praticamente o projeto da Tamandaré.
Imagem

As configurações são exatamente o que o Brasil quer:

Length overall

107.00 m

Length between perpendiculars

99.80 m

Beam

14.40 m

Depth

8.60 m

Design displacement

2,800 - 3,000 t

Speed (max/range)

28/15 kn



https://www.fincantieri.com/en/products ... -corvette/
Não Fábio.

A Multirole Corvette tem um caso diferente.


O projeto da Tamandaré tem dimensões:
103,4 m de comprimento (4m a menos)
Boca máxima de 12,9m (1,5m a menos)

e ela tem um calado de 6,2m (2,6m menos profundo)

A Multirole Corvette tem um deslocamento maior (máximo de 3.000 ton x 2.790 ton)
Além do mais, uma é de propriedade da Emgepron, a outra, da própria Fincantieri.

Mas eu concordo com vc que ela seja a favorita.

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jun 22, 2018 1:39 am
por knigh7
knigh7 escreveu: Ter Jun 19, 2018 12:08 am E é justamente para a qual eu torço.
O navio oferecido, o Meko A100, com 3.200 toneladas, tem o mesmo deslocamento que a Classe Niteroi.

Mas a Fincantieri é perigosa, pois ofereceu o xodó da MB (o projeto da Tamanduá) e se associou a um estaleiro da terra do Ministro da Defesa.


Eu me quotei para dar um esclarecimento: o atual Min. da Defesa, Joaquim Silva e Luna, também é pernambucano.

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jun 22, 2018 8:19 am
por pmicchi
Troca o Ram por um reparo Trinity e fica muito proximo da CV-03 no conceito original. O desenho é meramente ilustrativo mas indica um bom numero de celulas no VLS, desenho furtivo e capacidade de multiplas missoes.

O desafio é manter os custos sob controle e blindar o processo de propinas e desvios.

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jun 22, 2018 12:48 pm
por Tutankhamon
Olá

Não sei se é uma pergunta descabida, mas considerando que nossos meios modernos de superfície na proxima década devem ser 4 corvetas / fragatas leves, não seria possível incluir no programa umas 800 a 1000 toneladas extras para futuros incrementos em capacidades, digo um espaço extra "modular" para , talvez incluir um lancador vertical adicional ou coisa parecida?

Deixaria encabresto uma capacidade adicional para dias melhores ($)

Abraços

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jun 22, 2018 1:26 pm
por FCarvalho
Tutankhamon escreveu: Sex Jun 22, 2018 12:48 pm Olá

Não sei se é uma pergunta descabida, mas considerando que nossos meios modernos de superfície na proxima década devem ser 4 corvetas / fragatas leves, não seria possível incluir no programa umas 800 a 1000 toneladas extras para futuros incrementos em capacidades, digo um espaço extra "modular" para , talvez incluir um lancador vertical adicional ou coisa parecida?
Deixaria encabresto uma capacidade adicional para dias melhores ($)
Abraços
Tuta, praticamente todos os projetos de navios hoje são modulares. Já vem com capacidade embutida de crescimento para futuras adaptações e necessidades.
Os navios apresentados nessa concorrência tem essa opção concepção.
Se a MB desejar, pode derivar deles navios bem maiores e equipados.

Abs

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jun 22, 2018 1:28 pm
por FCarvalho
pmicchi escreveu: Sex Jun 22, 2018 8:19 am
Troca o Ram por um reparo Trinity e fica muito proximo da CV-03 no conceito original. O desenho é meramente ilustrativo mas indica um bom numero de celulas no VLS, desenho furtivo e capacidade de multiplas missoes.
O desafio é manter os custos sob controle e blindar o processo de propinas e desvios.
Este navio é basicamente uma CCT evoluída.
Não esquecer que os italianos trabalharam na concepção da CCT através da Vard.
Então é só juntar as peças.

Abs